AMX's italianos novamente em ação!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

AMX's italianos novamente em ação!

#1 Mensagem por Slip Junior » Qui Fev 09, 2006 8:53 pm

AMX no Afeganistão

ROMA - Em breve veremos aterrisar no Afeganistão, no âmbito da missão ISAF, seis aeronaves AMX da Aeronáutica Militar Italiana (AMI) com capacidade de inteligência, que poderão ser empregadas também para reconhecimento de plantações de papola. Foi o que informou, durante uma convenção organizada pela UDV sobre "aspectos humanitários das missões militares no exterior", o General Fabrizio Castagnetti, comandante do COI (Comando Operativo Interforças). O responsável do COI (orgão do ministério da defesa que gere todas operações italianas 'fora da área') falou da empenho dos militares italianos no Afeganistão, alojadas tanto em Kabul quanto em Herat, focando-se em particular nas atividades de caráter humanitário.

Sobre este front, na área da capital afegã, falou que foram gastos em 2005 cerca de 200 mil euros de fundos italianos em vários setores (da educação à saúde), enquanto no primeiro semestre de 2006 serão alocados mais 300 mil euros. Ainda maiores foram os investimentos na área de Herat onde, para aquisição de bens e serviços em favor da população local, foram gastos em 2005 aproximadamente 2,8 milhões de euros, por vários fundos nacionais, enquanto a despesa prevista para o primeiro semestre de 2005 é de 2,5 milhões. Outras importantes novidades aguardam em um futuro imeditado porque a Itália, informou Castagnetti, desenvolverá atividades de apoio aos militares afegãos e à polícia de fronteira local, com o envio de instrutores da Força de Carabineri e da Guarda de Finanças.

Se tratará do primeiro deslocamento "real" ao exterior de aeronaves de combate italianas depois da Guerra de Golfo em 1991.


Fonte: achei essa noticia em um fórum italiano e a pessoa que a postou, infelizmente, não indicou a fonte. :?

Abraços




Avatar do usuário
Carlos
Avançado
Avançado
Mensagens: 666
Registrado em: Seg Jan 03, 2005 9:03 pm
Localização: São Paulo - SP

#2 Mensagem por Carlos » Qui Fev 09, 2006 9:00 pm

Nossa, se isso for verdade mudou e muito a opinão que a AMI tinha do seus AMXs.

Falou,

Carlos.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#3 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Fev 10, 2006 12:16 am

Dá-lhe AMX!!




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#4 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Fev 10, 2006 8:07 am

Eu continuo a acreditar que é um avião com muitas potencialidades para complementar (e não apenas somar) o poder de uma Força Aérea, oferecendo-lhe maior flexibilidade de utilização.




Imagem
Avatar do usuário
lelobh
Sênior
Sênior
Mensagens: 1294
Registrado em: Qua Set 21, 2005 11:48 am
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 14 vezes

#5 Mensagem por lelobh » Sex Fev 10, 2006 10:14 am

Rui Elias Maltez escreveu:Eu continuo a acreditar que é um avião com muitas potencialidades para complementar (e não apenas somar) o poder de uma Força Aérea, oferecendo-lhe maior flexibilidade de utilização.


Portugal podia dar uma força e comprar uns né! :D




Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#6 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Fev 10, 2006 10:17 am

Lelobh.

Eu acredito que acrescentaria e complementaria a nossa capacidade.

Mas muitos colegas portugueses acham que para Portugal o AMX não traria grandes vantagens tácticas (isto independentemente do investimento financeiro).

:?




Imagem
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#7 Mensagem por Lauro Melo » Sex Fev 10, 2006 10:44 am

O AMX na :
OTAN - FORÇAS RÁPIDAS DE REAÇÃO
NATO - RAPID REACTION FORCES
103° Gruppo Caccia Bombardieri
Imagem
Il 1° Gennaio 1989 il 103° Gruppo è stato assegnato al 51° Stormo di Istrana.Come accaduto in precedenza per il G 91, ancora una volta il 103- Gruppo fu la prima unità a ricevere il nuovo velivolo AM-X, costruito da un consorzio formato da Aeritalia, Aermacchi e Embraer.
Il Centotre negli anni seguenti è stato chiamato ad effettuare numerose missioni atte a testare il nuovo sistema d'arma. Per questo si è rischierato in diverse basi italiane ed estere; come successo nel Gennaio 1993 con 10 velivoli sulla base di Al Dhafra, negli Emirati Arabi Uniti, per partecipare all'operazione "Arabian Stallion". Nel Febbraio 1995 ha partecipato all'esercitazione "Strong Risolve '95" rischiarandosi sulla base di Rygge (Norvegia) e alla fine dello stesso anno ha solcato i cieli dell'ex Jugoslavia sotto l'insegna della NATO nella operazione Deny Flight. Primo gruppo AM-X ad essere impiegato operativamente durante le operazioni alleate, il Centotre, nel 1996 è stato insignito di medaglia NATO.
Tra i diversi rischieramenti ed esercitazioni di routine effettuati negli anni seguenti, arriviamo al 1998, anno importantissimo per il raggiungimento di prestigiosi traguardi nella recente storia del Centotre.
Riprese e terminate ancora una volta le operazioni sopra i cieli dell'ex Jugoslavia, il Gruppo nel Marzo 1998 partecipa all'esercitazione "Strong Resolve '98" rischiarandosi sulla base di Moron (Spagna). Si è trattato di un rischieramento del tutto particolare in quanto il Gruppo si è trovato ad operare impiegando strutture campali composte da tende mobili, ritornando così alle proprie origini che lo vedono da sempre in grado di svolgere missioni in qualsiasi condizioni operative e logistiche; è per questo che i suoi Piloti sono conosciuti come gli "Indiani".
Si arriva così al Giugno 1998 mese che vede per la prima volta gli AM-X partecipare ad un'importantissima esercitazione internazionale quale è la "Maple Flag". IL Centotre, insieme agli altri gruppi AM-X, si rischiera nella base di Cold Lake (Canada). Una delle particolarità di questa missione è stato il volo di trasferimento che ha visto sei AM-X attraversare l'Atlantico accompagnati da due aereorifornitori B707.
Ma è Ottobre il mese più ricco di soddisfazioni.
Per la prima volta nella storia di tutte le forze aeree alleate del Sud Europa e di conseguenza per la prima volta in Italia, il Centotre è stato sottoposto ad una particolare valutazione tattica atta a verificare la sua capacità di rischiararsi in tempi brevi in qualsiasi teatro operativo e di operare autonomamente ed autosufficientemente da un aeroporto che non sia la base madre. Di conseguenza nei mesi di Ottobre e Novembre troviamo gli Indiani nella base di Decimomannu in Sardegna seguiti da un folto numero di valutatori appartenenti a tutte le forze NATO.
La valutazione si è conclusa con esito positivo e quindi con fierezza possiamo orgogliosamente affermare che attualmente il 103' Gruppo è assegnato alla NATO come RAPID REACTION FORCES ed ha come compito primario:
* Supporto Aereo ravvicinato (C.A.S.);
* Interdizione Ravvicinata (B.A.I.);
* Contraviazione Offensiva (O.C.A.).
Nel Marzo del 1999, a causa del fallimento delle trattative diplomatiche a Rambouille, la NATO decideva l'intervento armato nel Kosovo. 1 velivoli impegnati in quel momento nei cieli della Bosnia a supporto dell'operazione "Deliberate Forge" furono reimpiegati nell'operazione "Allied Force". Il 103, quale reparto RRF, già presente con due velivoli al giorno sin dal mese di gennaio nelle missioni di sorveglianza in Bosnia, fu inserito immediatamente fin dai primi giorni di Aprile nelle operazioni aeree. La prima missione reale avveniva il 14 Aprile: era il battesimo del fuoco per il velivolo AMX.
In tale contesto, l'AMX è stato utilizzato per le operazioni aeree offensive all'interno di pacchetti CAS (supporto aereo alle operazioni terrestri).
Con la richiesta da parte della NATO di aumentare gli assetti disponibili, nei primi giorni di Maggio, il 103' Gruppo si rischierava presso la base di Amendola dove continuava ad operare insieme con gli altri gruppi AMX italiani nell'ambito della SOA (Sezione Operativa AMX) volando un totale di oltre 70 sortite di guerra. Dal 1995 ad oggi il Gruppo ha volato per un totale di 780 sortite nei cieli dei Balcani.

O AMX na :
OTAN - FORÇAS RÁPIDAS DE REAÇÃO
NATO - RAPID REACTION FORCES




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#8 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Fev 10, 2006 12:07 pm

É como digo.

Para outros países este tipos de aviões de ataque e/ou helis do tipo Cobra, Tigre ou Apache servem, mas para nós, por razões que não compreendo, não serviriam.




Imagem
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#9 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Fev 10, 2006 12:20 pm

Lauro Melo escreveu:O AMX na :
OTAN - FORÇAS RÁPIDAS DE REAÇÃO
NATO - RAPID REACTION FORCES


É isso aí Lauro, acho que comprova que o AMX correspondeu. Eu comentei sobre isso em outro tópico.

103° Gruppo - 'Ferruccio Serafini'

103° Gruppo was assigned to 51° Stormo at Istrana on 1 January 1989. As happened with the G91, 103° Gruppo was the first unit to receive the new AMX aircraft. Currently 103° Gruppo is assigned to NATO RAPID REACTION FORCES and has primary tasks of:
- Combat Air Support;
- Interdiction;
- Offensive Support.


Abraços




Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#10 Mensagem por Lauro Melo » Sex Fev 10, 2006 2:01 pm

projeto escreveu:
Lauro Melo escreveu:O AMX na :
OTAN - FORÇAS RÁPIDAS DE REAÇÃO
NATO - RAPID REACTION FORCES

É isso aí Lauro, acho que comprova que o AMX correspondeu. Eu comentei sobre isso em outro tópico.
103° Gruppo - 'Ferruccio Serafini'
103° Gruppo was assigned to 51° Stormo at Istrana on 1 January 1989. As happened with the G91, 103° Gruppo was the first unit to receive the new AMX aircraft. Currently 103° Gruppo is assigned to NATO RAPID REACTION FORCES and has primary tasks of:
- Combat Air Support;
- Interdiction;
- Offensive Support.

Abraços

Blz projeto, :wink:
Isto mesmo ! Pouco não : NATO - RAPID REACTION FORCES .
Servem para uma força de reação rápida da OTAN, mas não para a América do Sul..... :lol:
Um grande abraço,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
lelobh
Sênior
Sênior
Mensagens: 1294
Registrado em: Qua Set 21, 2005 11:48 am
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 14 vezes

#11 Mensagem por lelobh » Sex Fev 10, 2006 2:27 pm

Rui Elias Maltez escreveu:É como digo.

Para outros países este tipos de aviões de ataque e/ou helis do tipo Cobra, Tigre ou Apache servem, mas para nós, por razões que não compreendo, não serviriam.


Seria perfeito, mas fazer o que né!




Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
Avatar do usuário
lelobh
Sênior
Sênior
Mensagens: 1294
Registrado em: Qua Set 21, 2005 11:48 am
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 14 vezes

#12 Mensagem por lelobh » Sex Fev 10, 2006 2:28 pm

AMX mandando ver...




Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#13 Mensagem por rodrigo » Sex Fev 10, 2006 2:39 pm

Alguém tem foto do AMX italiano preparado para missão de reconhecimento? Posta aí.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#14 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Fev 10, 2006 3:14 pm

Será esse?

Imagem




Imagem
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#15 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Fev 10, 2006 3:52 pm

Tem esse:
Imagem

Aqui um voando baixo (montagem?):
Imagem

A AMI está "congelando" os seus AMX:
Imagem

Abraços




Responder