Dassault-Dornier Alpha-jet Portugal

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Charlie Golf
Sênior
Sênior
Mensagens: 1541
Registrado em: Sex Mai 27, 2005 5:55 pm
Localização: Almada, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#106 Mensagem por Charlie Golf » Ter Fev 07, 2006 9:27 pm

Perdão mas alguém viu por aí um Alpha-Jet? :mrgreen:




Um abraço,
Carlos Jorge Gomes

"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

#107 Mensagem por pafuncio » Ter Fev 07, 2006 9:30 pm

A uns trinta posts antes ...

Sessão telecatch. Alvo, o pobre AMX ... :lol:




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

#108 Mensagem por Penguin » Ter Fev 07, 2006 10:15 pm

Pelo que li sobre a participação dos AMX da AMI na campanha de Kosovo, o seu desempenho satisfatorio se deveu ao fato de estar equipado com bombas Opher, com guiagem infravermelho, podendo atingir, em certas condições climaticas, alvos que os caças equipados com outros armamentos com tipos distintos de guiagem não operavam bem.

É bom lembrar que das 1081 missoes da AMI naquele conflito, aprox. 250 foram realizadas pelos AMX. OBS.: AMX eram os caças de ataque da AMI naquele conflito, uma vez que os Tornado IDS nao foram empregados.

Do total de sortidas de combate realizadas (38.000), 10.484 foram de ataque ao solo.

A pergunta é: se os AMX foram assim tão eficientes pq não foram mais utilizados?




Editado pela última vez por Penguin em Qua Fev 08, 2006 12:43 am, em um total de 2 vezes.
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#109 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Fev 07, 2006 10:59 pm

jacquessantiago escreveu:A pergunta é: se os AMX foram assim tão eficientes pq não foram mais utilizados?


Olá jacques!

Não sei se entendi bem a sua pergunta mas acho que a resposta seria porque não houve mais oportunidade.

Abraços




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#110 Mensagem por Carlos Lima » Ter Fev 07, 2006 11:13 pm

Olá Srs,

venho pedir desculpas por sair do tema original... (Alpha Jet) [091]

Desculpem-me

Cb_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
p_shadow
Júnior
Júnior
Mensagens: 47
Registrado em: Dom Dez 05, 2004 11:56 pm
Localização: Portugal
Contato:

#111 Mensagem por p_shadow » Qua Fev 08, 2006 1:57 am

JNSA escreveu:Falando curto e grosso, não precisamos do AMX para nada. Ou queremos aviões de treino, ou queremos aviões de ataque. Andar a fazer compromissos entre os dois é um disparate financeiro (pelos maiores custos de operação) e operacional (porque como o José Matos, o p_shadow, o Charlie e eu próprio já dissemos, o AMX não faz qualquer sentido no quadro de uma força aérea como a portuguesa). Tem muito mais limitações de emprego do que os F-16, que é incomparavelmente mais versátil; penso que, mesmo nas versões modernizadas, terá muito menos capacidade de sobrevivência que um F-16MLU; e finalmente, só serviria para desviar fundos da já "descapitalizada" modernização dos Falcon, bem como da eventual compra de multiplicadores de força.

Rui, já lhe disse isto várias vezes e repito - trocaria a "sua" esquadra de AMX, a terceira esquadra de F-16 que propõe e talvez mesmo 4 F-16 de cada uma das esquadras actuais por 2 Erieye e 1 MRTT. Como não vamos ter nem uma coisa nem outra, é melhor optimizar o que temos em vez de desperdiçar dinheiro em soluções à procura de um problema.


Ave JNSA, ave!!!!

Abraços




A realidade não alimenta fóruns...
p_shadow
Júnior
Júnior
Mensagens: 47
Registrado em: Dom Dez 05, 2004 11:56 pm
Localização: Portugal
Contato:

#112 Mensagem por p_shadow » Qua Fev 08, 2006 2:01 am

cb_lima escreveu:Só estou querendo dizer que nesse perfil de missão (CAS) o AM-X hoje é melhor do que o F-16... só isso!...


Não sei se o colega consegue provar esta afirmação...!
:roll:


cb_lima escreveu:sugiro você dizer isso para os pilotos dos F-16 abatidos no Kosovo


Pilotos dos F-16 abatidos?! Então não foi só um?! :? Tenho quase a certeza que sim...

Já agora compare as horas de vôo e nº de missões de cada uma das frotas F-16 e AMX e diga-me o que conclui :wink:


cb_lima escreveu:Olá Srs,

venho pedir desculpas por sair do tema original... (Alpha Jet)

Desculpem-me


:oops: Também fui "na onda"

Mas pronto, no fundo estes 2 aparelhos até têm algumas coisas em comum... :P


Abraços




A realidade não alimenta fóruns...
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60811
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6417 vezes
Contato:

#113 Mensagem por Túlio » Qua Fev 08, 2006 2:27 am

p_shadow escreveu:
cb_lima escreveu:Só estou querendo dizer que nesse perfil de missão (CAS) o AM-X hoje é melhor do que o F-16... só isso!...


Não sei se o colega consegue provar esta afirmação...!
:roll:




Bueno, que eu saiba, CAS é Close Air Support, ou seja, Apoio Aéreo Aproximado. Para isso, o AMX tem razão de aspecto adequada, o que não se pode dizer do F16, que é um...CAZA, como diria o nosso grande Degan... O F16 tem baixa carga alar, ótima para dogfights, mas péssima para voar baixo, suportando turbulências... Já o AMX, com alta carga alar, mal nota as tales de turbulências...
Eu num vou postular a aquisição de AMX por Portugal, a menos que pretendam declarar guerra à Espanha...hehehhehehhe
Aí sim, fariam grande diferença, podendo voar por baixo dos F/A-18 e Typhoons...
Creio que, pior para o inimigo - seja quem for, e de quem for - do que temer que suas aeronaves sejam interceptadas, é temer que seus caças não consigam interceptar os atacantes opostos...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
p_shadow
Júnior
Júnior
Mensagens: 47
Registrado em: Dom Dez 05, 2004 11:56 pm
Localização: Portugal
Contato:

#114 Mensagem por p_shadow » Qua Fev 08, 2006 2:38 am

tulio escreveu:
p_shadow escreveu:
cb_lima escreveu:Só estou querendo dizer que nesse perfil de missão (CAS) o AM-X hoje é melhor do que o F-16... só isso!...


Não sei se o colega consegue provar esta afirmação...!
:roll:




Bueno, que eu saiba, CAS é Close Air Support, ou seja, Apoio Aéreo Aproximado. Para isso, o AMX tem razão de aspecto adequada, o que não se pode dizer do F16, que é um...CAZA, como diria o nosso grande Degan... O F16 tem baixa carga alar, ótima para dogfights, mas péssima para voar baixo, suportando turbulências... Já o AMX, com alta carga alar, mal nota as tales de turbulências...
Eu num vou postular a aquisição de AMX por Portugal, a menos que pretendam declarar guerra à Espanha...hehehhehehhe
Aí sim, fariam grande diferença, podendo voar por baixo dos F/A-18 e Typhoons...
Creio que, pior para o inimigo - seja quem for, e de quem for - do que temer que suas aeronaves sejam interceptadas, é temer que seus caças não consigam interceptar os atacantes opostos...


Preferia uma resposta baseada em factos operacionais e não por designações retiradas "do papel".

Por exemplo, não imagino um AMX a ter um desempenho tão elevado em missões CAS como os F-16 têm tido sobre o Iraque e Afeganistão.
Se a isto compararmos a polivalência do F-16 com a (falta dela) do AMX... :roll:


Abraços




A realidade não alimenta fóruns...
JNSA
Sênior
Sênior
Mensagens: 720
Registrado em: Dom Dez 12, 2004 9:28 pm
Localização: Lisboa, Portugal

#115 Mensagem por JNSA » Qua Fev 08, 2006 8:30 am

tulio escreveu:Eu num vou postular a aquisição de AMX por Portugal, a menos que pretendam declarar guerra à Espanha...hehehhehehhe
Aí sim, fariam grande diferença, podendo voar por baixo dos F/A-18 e Typhoons...
Creio que, pior para o inimigo - seja quem for, e de quem for - do que temer que suas aeronaves sejam interceptadas, é temer que seus caças não consigam interceptar os atacantes opostos...


:shock: :shock:

Tulio, espero que seja só eu que não estou a captar a ironia desta frase... :? Ou então o amigo acabou de descobrir a panaceia para todas as missões de CAS/BAI/ataque - basta usar um perfil de missão low-low-low e um avião que consiga voar mesmo "rasteirinho", um verdadeiro "caça-toupeira"... :lol: :wink:

Desculpe lá pelo sarcasmo, Tulio, mas acho que é preciso muito boa vontade para acreditar que um AMX, por muito baixo que consiga voar, tenha maior capacidade de sobreviviência que um F-16MLU. Aliás, a vantagem de conseguir voar baixo é cada vez mais irrelevante nas forças aéreas de primeira linha - com as armas inteligentes actualmente ao dispor, é mais inteligente e seguro realizar CAS a uma distância confortável, fora do alcance da artilharia anti-aérea convencional e de MANPADS. Ou seja, para quê construir um caça mais robusto e que voe mais baixo quando se pode usar um caça mais versátil (ou mesmo um B-52, como os EUA fizeram no Afganistão), que realiza a mesma missão sem ter que se expôr ao inimigo? Na América do Sul ou em África, o AMX ainda pode ter muita coisa a dizer; na Europa, é uma opção pouco inteligente. É só a minha opinião, obviamente, mas parece-me que aqui não estou completamente sozinho... :wink:




Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#116 Mensagem por Degan » Qua Fev 08, 2006 8:57 am

...CAZA, como diria o nosso grande Degan...


.....Por favor.... :oops: :oops:

O F16 tem baixa carga alar, ótima para dogfights, mas péssima para voar baixo, suportando turbulências... Já o AMX, com alta carga alar, mal nota as tales de turbulências...


Tulio, me da la impresión que el A-10 tiene aún menor carga alar que el F-16.... :wink:

PD: Lindos los Alpha Jet... :mrgreen:

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#117 Mensagem por Lauro Melo » Qua Fev 08, 2006 9:37 am

JNSA escreveu: Aliás, a vantagem de conseguir voar baixo é cada vez mais irrelevante nas forças aéreas de primeira linha - com as armas inteligentes actualmente ao dispor, é mais inteligente e seguro realizar CAS a uma distância confortável, fora do alcance da artilharia anti-aérea convencional e de MANPADS. Ou seja, para quê construir um caça mais robusto e que voe mais baixo quando se pode usar um caça mais versátil (ou mesmo um B-52, como os EUA fizeram no Afganistão), que realiza a mesma missão sem ter que se expôr ao inimigo? Na América do Sul ou em África, o AMX ainda pode ter muita coisa a dizer; na Europa, é uma opção pouco inteligente. É só a minha opinião, obviamente, mas parece-me que aqui não estou completamente sozinho... :wink:

É claro que sim todos os Português e Chilenos defenderão até a morte o F-16 ( Claro eles tem este caça ), e grande parte dos Brasileiros vão defender o AMX ( mesmo motivo ).




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#118 Mensagem por Lauro Melo » Qua Fev 08, 2006 9:49 am

p_shadow escreveu:Preferia uma resposta baseada em factos operacionais e não por designações retiradas "do papel".
Por exemplo, não imagino um AMX a ter um desempenho tão elevado em missões CAS como os F-16 têm tido sobre o Iraque e Afeganistão.
Se a isto compararmos a polivalência do F-16 com a (falta dela) do AMX... :roll:
Abraços

O F-16 é um melhor caça multi-função.
É muito melhor caça de defesa aérea.
Melhor em WVR.

MAS na função de ataque ( CAS, etc... o AMX vai ganhando de 2 x 0...

1 ) 1998 - Red-Flag
Os AMX brasileiros também mostraram sua capacidade nas manobras Red Flag, em Nellis nos EUA. Em agosto de 1998, seis AMX do primeiro lote e 22 pilotos voaram 52 saídas de ataque em 18 missões nas duas últimas semanas da operação. Os AMX atuaram junto com os F-16A/B MLU belgas e holandeses, CF-18 canadenses e caça americanos. Singapura participou com os CH-47D Chinooks para CSAR. Os AMX acertaram mais de 75% dos alvos contra uma média de 60% dos outros participantes, penetrando defesas em terra e no ar. Nenhum AMX foi "derrubado" e ainda conseguiram duas vitórias contra os caças inimigos que tentaram intercepta-los a baixa altitude. Os pilotos aprenderam táticas como "dog legs", "action point" e "cross viper" que agora são usadas extensivamente.


2) 1999
Defesa @ Net
Em 1999 o AMX cumpriu 274 missões na guerra do Kosovo, com aproveitamento efetivo de 99,5%. A AMI empregou munições guiadas, de origem israelense, nas missões em apoio às operações da OTAN.

Nenhum Derrubado.




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#119 Mensagem por Lauro Melo » Qua Fev 08, 2006 9:51 am

jacquessantiago escreveu:Pelo que li sobre a participação dos AMX da AMI na campanha de Kosovo, o seu desempenho satisfatorio se deveu ao fato de estar equipado com bombas Opher, com guiagem infravermelho, podendo atingir, em certas condições climaticas, alvos que os caças equipados com outros armamentos com tipos distintos de guiagem não operavam bem.
É bom lembrar que das 1081 missoes da AMI naquele conflito, aprox. 250 foram realizadas pelos AMX. OBS.: AMX eram os caças de ataque da AMI naquele conflito, uma vez que os Tornado IDS nao foram empregados.
Do total de sortidas de combate realizadas (38.000), 10.484 foram de ataque ao solo.
A pergunta é: se os AMX foram assim tão eficientes pq não foram mais utilizados?

O AMX realizava missões de apoio aéreo aproximado (CAS) e interdição de campo de batalha. O AMX atacava tropas, postos de comando, blindados e artilharia. Voava órbita de elemento na Macedônia ou Albânia. Um caça atacava enquanto o ala voava mais alto para dar cobertura.
Estavam armados com quatro bombas Mk82 ou duas Opher. No fim do conflito, passaram a voar com um par de GBU-16 de 454kg guiadas a laser. A bomba era apontada por caças A-10 ou F-16 americanos pois o casulo de designação de alvos a laser CLPD usado pelos AMX italianos ainda não tinha sido integrado.
Os Italianos voaram um total de 416 saídas e 1.200 horas de vôo usando o Tornado IDS (4 saídas por dia) e AMX (8 por dia), sendo que o AMX realizou 252 missões em 667 horas de vôo. O AMX também voou 4 missões de reconhecimento.
Um AMX italiano se prepara para uma missão em Kosovo armado com duas bombas Opher no centerline. Os AMX italianos foram baseados na Turquia durante a Guerra do Golfo mas não entraram em ação.
Foram lançadas um total de 39 bombas Opher e 463 Mk82. As bombas Opher se mostraram boas para atacar blindados. As Mk-82 eram lançadas com modos CCIP e CCRP. O canhão não foi usado. O AMX-T não foi usado por ter menos alcance e ser menos manobrável. Os pilotos italianos relataram que foram "trackeados" pelos radares de mísseis SAM sérvios, mas não sabem informar quantos mísseis foram realmente disparados contra eles. A verdade é que nenhum AMX foi derrubado durante o conflito.
As missões de SEAD e interdição era feita pelos Tornado IDS. Os Tornados ECR (6 a 12 aeronaves) dispararam 115 mísseis HARM no conflito. Os 10 Tornados IDS realizaram 338 saídas com 1.285 horas de vôo e lançaram 79 bombas GBU-16 e 54 Mk-82. Os caças italianos voavam como parte de um pacote de ataque da OTAN.
O desempenho neste conflito foi tão bom que o AMX passou a ser elogiado e mudou sua reputação. Os sistemas de navegação e aviônicos tiveram desempenho excelente. Tinha bom raio de ação/alcance e boa velocidade de penetração. Era confiável, tinha manutenção simples, alta disponibilidade e não abortava missões. Nove voltaram com problemas mecânicos e nenhum foi atingido pelo inimigo.
Os operadores de radar dos E-3 AWACS também notaram que tinha pequeno RCS e era difícil de ser acompanhado. Era preciso, mas alguns voltaram com bombas devido ao mal tempo. Passou a ser apreciado pelos planejadores da OTAN. Era o preferido, junto com o A-10, por ser eficiente, preciso e confiável.




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#120 Mensagem por Degan » Qua Fev 08, 2006 10:04 am

Lauro, al menos yo soy capaz de reconocer que un arma es mejor aunque no esté en uso en Chile.

Respecto al AMX en misiones aire-Tierra (CAS, BAI, etc.), pues no veo que tenga NADA a su favor respecto al F-16 y si veo que este último tiene algunas ventajas (hasta en precio....). Si tú eres capaz de nombrar esas ventajas te lo agradecería.

El ejercicio RED FLAG que tanto nombras NO DEMUESTRA que el AMX tuviera un resultado mejor que los F-16MLU.

Finalmente, en Kosovo, el trabajo difícil (peligroso) aire-tierra lo hacían los Tornados de la RAF...

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Responder