Degan,
O que significou para a Embraer e para a FAB o programa AMX foi de uma importância tal que pode ser considerado uma revolução.
Para a Embraer:
- Duplicou seu parque fabril, linha de montagem e de usinagem, que passou a ser assistida por computador central.
- Se capacitou no desenvolvimento de software embarcado.
- Se capacitou para o desenvolvimento de material composto, o que possibilitou inclusive a fabricação de flaps para o MD-11 da McDonnel Douglas.
- Se capacitou no desenvolvimento de sistema fly-by-wire.
- Se capacitou no projeto e na fabricação de trens de aterrisagem.
- Se capacitou em desenho aerodinâmico assistido por computador, principalmente no projeto de asas.
- Se capacitou em gerenciamento de projeto, engenharia de produto e controle de qualidade.
- Se capacitou para trabalhar em projetos multinacionais.
Enfim, capacitou seus técnicos e engenheiros no que havia de mais moderno em desenvolvimento aeronáutico.
Tudo isso foi fundamental para o desenvolvimento das famílias ERJ-135/145 e Embraer 170/190.
Para outras empresas nacionais:
- Uma série de mais de 100 itens, que vão de componentes eletrônicos à turbina aeronáutica, foram produzidos sob-licença no brasil por empresas como a Aeroeletrônica, Celma, ABC Sistemas etc.
A modernização do AMX continuará trazendo benefícios para empresas nacionais, como a produção do radar SCP-01 pela Mectron.
Para a FAB:
- Passou contar com um avião de ataque e reconhecimento moderno, preciso e com possibilidade de reabastecimento aéreo. Até hoje é o caça da FAB com maior autonomia (incluindo REVO) e de maior precisão.
- Pôde enfim entrar na era da guerra eletrônica, com os primeiros RWR e ECM.
- Está desenvolvendo uma família de armas para ele, como um míssil anti-radiação e bombas de diversos tipos de emprego.
- Considera-se que foi um divisor de águas para a modernização da força.
Não são suposições ou teorias, são fatos.
Abraços