Marinha de Portugal
Moderador: Conselho de Moderação
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2910 vezes
- Agradeceram: 2580 vezes
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
- P44
- Sênior
- P44
- Sênior
Portugal
CM Online, 2006-02-07
Tráfico: PJ, Marinha e Força Aérea em acção
Fuzos tomam de assalto navio cheio de cocaína
Manuel Moreira
O cargueiro "Luna del Mar" está apresado no porto de Lisboa. Dois helicópteros chegaram de madrugada. Os 16 fuzileiros e três inspectores da Polícia Judiciária, fortemente armados com pistolas-metralhadoras, desceram até ao convés do navio. A descida por cordas durou segundos. Dominaram os 17 tripulantes, tomaram o cargueiro e apreenderam 2,8 toneladas de cocaína. A operação decorreu ao nascer do sol de domingo, em pleno Atlântico.
Terminava assim a operação "Atlântida" e mais de 15 dias de vigilância no mar. A PJ coordenou, um avião da Força Aérea recolheu todas as informações e a Marinha de Guerra, através do Corpo de Fuzileiros, liderou o ataque final ao "Luna del Mar" – um cargueiro de 133 metros de comprimento que saiu no final de Dezembro da costa do Suriname, na América do Sul. O navio tinha como destino provável ao Norte da Europa e há muito que estava referenciado pela Direcção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes (DCITE) da PJ.
Há cerca de 15 dias, os inspectores da DCITE pediram apoio à Força Aérea Portuguesa (FAP) para "identificar e reportar a terra, em tempo real, a posição e todos os movimentos do navio", adiantou ontem ao CM o Tenente-Coronel Carlos Barbosa, porta-voz da FAP. A uma distância segura e sem levantar suspeitas, levantou da Base Aérea do Montijo um avião P-3P Orion – "aeronave de luta anti-submarina, com uma autonomia de 12 horas de voo e tripulada por 12 homens, que operam os vários sensores, desde o radar ao equipamento de infravermelhos". Reunidas todas as informações, a PJ decidiu que no último domingo de madrugada era a altura certa para avançar – a cerca de 145 milhas a oeste de Aveiro, em águas internacionais, mas na zona económica exclusiva portuguesa.
E nessa altura, já a fragata "Côrte-real", da Marinha de Guerra, tomava posição a algumas milhas, com dois helicópteros "Super Lynx" a bordo e "três equipas do Destacamento de Acções Especiais – formadas por 16 elementos do Corpo de Fuzileiros", segundo adiantou o porta-voz da Armada, Comandante Bráz de Oliveira. E ao nascer do dia o primeiro helicóptero fez a aproximação, ficou estacionário em cima do navio, soltou o cabo e seis homens desceram, um por um. Controlaram os vários pontos do navio, até que outros seis fuzileiros desceram, para captura e primeira vistoria ao cargueiro. Finalmente embarcaram os três inspectores da PJ, seguidos por mais quatro fuzileiros, para oficializarem 17 detenções e procederem à grande apreensão – 2,814 toneladas de cocaína, em 118 fardos, "bem escondidos junto às paredes de um porão", segundo informou o Director-Nacional Adjunto da PJ, José Braz.
Quanto aos 17 traficantes surpreendidos em alto mar, são todos homens, têm entre os 28 e 71 anos e nacionalidades venezuelana, indiana, romena, jugoslava e nepalesa. "Não ofereceram qualquer resistência" – e não teriam sequer armas a bordo. Transportados para terra, continuavam, ao início da noite de ontem, a ser ouvidos no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa. O "Luna del Mar", já removido para o porto de Lisboa, é um "barco--mãe" que faz transbordo de droga para pequenas embarcações durante a viagem (ver caixa). O navio é do Panamá e o armador tem empresa sediada no Cambodja.
TRANSBORDO PARA LANCHAS RÁPIDAS
A Polícia Judiciária acredita que, com esta apreensão, deu "um rude golpe no tráfico internacional de droga", conforme disse ontem o director nacional adjunto da PJ, José Braz. E tudo porque o "Luna del Mar" era um barco-mãe que abastecia pequenas embarcações – lanchas rápidas, traineiras e pesqueiros – em alto mar. A PJ acredita que "pelo menos dois transbordos foram feitos nesta viagem" e revela que dentro do navio foram encontrados vários bidões de gasolina para abastecer os barcos de menor autonomia. Tirando a droga, escondida de forma a que "quem não procurasse, não encontraria", o navio não transportava qualquer mercadoria. E para tal, o comandante, venezuelano, já tinha uma boa desculpa quando chegasse à Holanda, destino provável: "O navio iria ser desmantelado".
Henrique Machado
*Turn on the news and eat their lies*
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
P44:
Eu sei que tu não és sensível a isto, mas parece que Espanha está a entrar numa espiral de megalomania, e deriva armametista um pouco descabida, precisando eles para isso de "arranjar" um inimigo externo (Marrocos e Argéla), e assim alimentando o triste gérmen da guerra de civilizações e culturas que todos os dias vão fornecendo novos e tristes episódios.
Corrida essa que poderá vir a ser perigosa a prazo.
Quanto aos BAM isso é sinal dessa tendência megalómana e optimista de Espanha.
Se bem que compreenda que sendo o projecto do BAM um projecto concebido para a Marinha espanhola e para exportação, eles apresentem desde já diversas versões possíveis, exactamente para exportação da plataforma.
O que me intriga é a diferenciação entre o navio hidrográfico e o navio oceanográfico, e ainda o "coletor de inteligência".
Eu sei que tu não és sensível a isto, mas parece que Espanha está a entrar numa espiral de megalomania, e deriva armametista um pouco descabida, precisando eles para isso de "arranjar" um inimigo externo (Marrocos e Argéla), e assim alimentando o triste gérmen da guerra de civilizações e culturas que todos os dias vão fornecendo novos e tristes episódios.
Se bem que compreenda que sendo o projecto do BAM um projecto concebido para a Marinha espanhola e para exportação, eles apresentem desde já diversas versões possíveis, exactamente para exportação da plataforma.
O que me intriga é a diferenciação entre o navio hidrográfico e o navio oceanográfico, e ainda o "coletor de inteligência".

- P44
- Sênior
Cumpadre Rui,
Eu sou sensivel a muita coisa
Em relação ao rearmamento da Espanha confesso que também me deixa intrigado (para não dizer invejoso
)
Simplemente não considero isso uma Ameaça a Portugal, pois se a Espanha quisesse nos "conquistar" (cenário que ponho de lado completamente, não sei qual o interesse em ter este bocado de terra,e investir numa guerra por causa disso...ainda se tivéssemos recursos naturais... mas não temos), como eu dizia, num cenário hipotético de conflito a Espanha não precisava da Armada para nada, teria a conquista territorial em 48h no máximo.
Como nos via controlando economicamente, e sem disparar um tiro, ñao vejo...sinceramente, só num cenário de puro delirio, uma invasão.
Agora que a Espanha se quer fazer reafirmar no mundo, disso não tenho dúvidas.
Talvez estejam a prever uma escalada de violência no mundo árabe (e a ver pelos ultimos acontecimentos relacionados com os carttons de Maome e o ódio que isso está a gerar contra os Ocidentais, não me admira que tenham esse receio)
E se olhares para o Mapa, para o Mediterraneo, de onde podem vir as ameaças para Espanha?
De Portugal não.
Da França? A França possui sempre a cartada Nuclear, portanto ficará sempre em vantagem.
Agroa olha para o norte de África e que vez:
-Marrocos, Argélia, Tunisia (assim mais proximos)
Imagina que de hj para amanhã existem golpes de estado/ eleições, e que esses Países passam a ser governados por fanáticos religiosos: ultimamente temos "só" 3 casos : Irão, Iraque e Palestina.
Como escreveu o Vasco Pulido Valente (pessoa que detesto, ficas ´ja informado), mas escreveu com muita razão, podes ver oartigo transcrito no tópico do HAMAS:
O Ocidente deiva estar mil vezes agradecido aos ditadores dos Países Muçulmanos que mantém os seus povos numa atitude passiva, pois no dia em que eles "acordarem" e se voltarem contra o Ocidente...
Eu mais reitero:
-Quem somos nós para dizer aos Espanhois o que devem ou ñao ter ?
(se fosse ao contrário, caía o carmo e a trindade no mesmo instante)
MUITO MAIS CULPO os nossos sucessivos governos por nunca terem aceite a cooperação com Espanha em termos militares (o trauma "nem bom vento nem bom casamento" mais uma vez...), que de certeza teira feito com que as nossas FAs não tivessem chegado ao patamar miserável em que se encontram.
Engraçado é que os grandes defensores da Pátria, a esses nunca os vi levantar a voz por aceitarmos esmolas dos americanos...

Eu sou sensivel a muita coisa

Em relação ao rearmamento da Espanha confesso que também me deixa intrigado (para não dizer invejoso

Simplemente não considero isso uma Ameaça a Portugal, pois se a Espanha quisesse nos "conquistar" (cenário que ponho de lado completamente, não sei qual o interesse em ter este bocado de terra,e investir numa guerra por causa disso...ainda se tivéssemos recursos naturais... mas não temos), como eu dizia, num cenário hipotético de conflito a Espanha não precisava da Armada para nada, teria a conquista territorial em 48h no máximo.
Como nos via controlando economicamente, e sem disparar um tiro, ñao vejo...sinceramente, só num cenário de puro delirio, uma invasão.
Agora que a Espanha se quer fazer reafirmar no mundo, disso não tenho dúvidas.
Talvez estejam a prever uma escalada de violência no mundo árabe (e a ver pelos ultimos acontecimentos relacionados com os carttons de Maome e o ódio que isso está a gerar contra os Ocidentais, não me admira que tenham esse receio)
E se olhares para o Mapa, para o Mediterraneo, de onde podem vir as ameaças para Espanha?
De Portugal não.
Da França? A França possui sempre a cartada Nuclear, portanto ficará sempre em vantagem.
Agroa olha para o norte de África e que vez:
-Marrocos, Argélia, Tunisia (assim mais proximos)
Imagina que de hj para amanhã existem golpes de estado/ eleições, e que esses Países passam a ser governados por fanáticos religiosos: ultimamente temos "só" 3 casos : Irão, Iraque e Palestina.
Como escreveu o Vasco Pulido Valente (pessoa que detesto, ficas ´ja informado), mas escreveu com muita razão, podes ver oartigo transcrito no tópico do HAMAS:
O Ocidente deiva estar mil vezes agradecido aos ditadores dos Países Muçulmanos que mantém os seus povos numa atitude passiva, pois no dia em que eles "acordarem" e se voltarem contra o Ocidente...
Eu mais reitero:
MUITO MAIS CULPO os nossos sucessivos governos por nunca terem aceite a cooperação com Espanha em termos militares (o trauma "nem bom vento nem bom casamento" mais uma vez...), que de certeza teira feito com que as nossas FAs não tivessem chegado ao patamar miserável em que se encontram.
Engraçado é que os grandes defensores da Pátria, a esses nunca os vi levantar a voz por aceitarmos esmolas dos americanos...

- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
Concordo com quase tudo o que disseste:
Mas no que respeita Portugal, e para já nem falar na tradicional tentação espanhola de controlar a costa ocidental da Península, historicamente comprovada, o que me arrepia é a pequenez militar portuguesa que não nos dá condições de segurança.
E no dia em que Portugal for um actor nulo no sistema de desfesa europeu e da NATO, a Espanha se aprestará para controlar as nossas águas territoriais, em nome da defesa da civilização ocidental contra a "ameaça islamica".
É isso que me preocupa, para além da dependência estratégica portuguesa no que respeita a recursos naturais como a água, etc.
Claro que nada disto é culpa de Espanha, mas sim dos governos portugueses que parecem andar estranhamente distraídos.
Tradiconalmente a nossa politica externa sempre balançou entre a Europa e o atlantismo, e tem sido isso que tem segurado a existência de Portugal no concerto das nações.
Com a recente reorientação de Sócrates, que trocou a opção europeia balanceada por um certo atlantismo e relação priveligiada com os PALOP, pela expressão por ele utilizada de que a partir de agora as prioridades da política externa portuguesa seriam "em 1º lugar Espanha, depois Espaha e a seguir Espanha" isso me deixa preocupado, já que nunca poderemos ser parceiros de Madrid em pé de igualdade.
Portugal está a render-se e a entregar-se.
A sua identidade política e nacional está assim em perigo.
Dáis, uma vez assente o domínio económico, até ao assentamento político e militar é um pequeno passo, neste mundo em mudança.
Portugal não deve baixar a guarda em demasia, ou deixará de ser relevante.
E a História de Portugal diz-nos o que sempre aconteceu, durante periodos de crise em Portugal.
Mas no que respeita Portugal, e para já nem falar na tradicional tentação espanhola de controlar a costa ocidental da Península, historicamente comprovada, o que me arrepia é a pequenez militar portuguesa que não nos dá condições de segurança.
E no dia em que Portugal for um actor nulo no sistema de desfesa europeu e da NATO, a Espanha se aprestará para controlar as nossas águas territoriais, em nome da defesa da civilização ocidental contra a "ameaça islamica".
É isso que me preocupa, para além da dependência estratégica portuguesa no que respeita a recursos naturais como a água, etc.
Claro que nada disto é culpa de Espanha, mas sim dos governos portugueses que parecem andar estranhamente distraídos.
Tradiconalmente a nossa politica externa sempre balançou entre a Europa e o atlantismo, e tem sido isso que tem segurado a existência de Portugal no concerto das nações.
Com a recente reorientação de Sócrates, que trocou a opção europeia balanceada por um certo atlantismo e relação priveligiada com os PALOP, pela expressão por ele utilizada de que a partir de agora as prioridades da política externa portuguesa seriam "em 1º lugar Espanha, depois Espaha e a seguir Espanha" isso me deixa preocupado, já que nunca poderemos ser parceiros de Madrid em pé de igualdade.
Portugal está a render-se e a entregar-se.
A sua identidade política e nacional está assim em perigo.
Dáis, uma vez assente o domínio económico, até ao assentamento político e militar é um pequeno passo, neste mundo em mudança.
Portugal não deve baixar a guarda em demasia, ou deixará de ser relevante.
E a História de Portugal diz-nos o que sempre aconteceu, durante periodos de crise em Portugal.

- old
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Rui Elias Maltez escreveu:P44:

Espanha no esta en ninguna carrera armamentistica, solo renueva material y en la mayoria de ocasiones a la baja.
Si los Mirages F1 tienen mas de 25 años es logico renovarlos no?
Si las Knox tienen mas de 25 años es logico renovarlas no?
Si los M60 se caen a trozos es logico renovarlos no?
Los S60 esta viejisimos, logico renovarlos no?
Etc Etc Etc Etc Etc
Si Portugal no puede/quiere renovar material y prefiere quedarse a la altura de paises del 3er mundo no es culpa de Espanha.
Repito, tan solo se renueva material, si alguien puede demostrar lo contrario adelante.
Los BAM siguen la misma dinamica, sustituir a los patrulleros en servicio, cierto que en la Armada se opta por plataformas mas grandes pero su numero es reducido, no entiendo este recelo.
Eu mais reitero:
Efectivamente hablan de cooperar con Brasil que esta bien lejos y ciertamente tiene poco que ofrecerles, y no se dan cuenta que por aqui se fabrican Efas, Scorpenes, S80s, F100s, Bams, Taurus, etc etc etc
Seguro que salvando ese recelo tipico a los Espanhol, una cooperacion mas seria en materia de defensa le vendria muy bien a la industria Portuguesa, pues se montarian cadenas de montaje,fabricas, centros de pruebas etc etc etc, pero bueno es lo que hay
- P44
- Sênior
Old
Os nossos mediocres governantes apenas querem encher o bolso e mais nada.
Até para construir uma "bodega" de uns NPO, parece que estamos a contruir Arleigh Burkes!!!!!
Exactamente!
Old,
é o trauma do "de Espanha nem bom vento nem bom casamento", em vez de fazermos por nós , não, passamos a vida a olhar para Espanha e a dizer : "olha aqueles malandros, estão a fazer isto e aquilo"
Cooperação com o Brasil?
Nós nem cá dentro nos entendemos! Para levar para a frente qq coisa é uma burocracia imensa.
Todos os que têm ideias inovadoras são logo postos de lado, pois cá não vence o mérito, vence o compadrio e as "amizades"
Entre um individuo competente mas que não conheça ninguém numa empresa, e uma "besta" com canudo , que não saiba nada mas que tenha amigos, podes ter a certeza que é a "besta" que fica com o lugar.
E cá, se alguém se "atrever" sequer a sugerir cooperação com Espanha, é logo posto na Lista Negra.
E assim vamos, a bem da Nação, cantando e rindo...
Os nossos mediocres governantes apenas querem encher o bolso e mais nada.
Até para construir uma "bodega" de uns NPO, parece que estamos a contruir Arleigh Burkes!!!!!
Si Portugal no puede/quiere renovar material y prefiere quedarse a la altura de paises del 3er mundo no es culpa de Espanha.
Exactamente!
Efectivamente hablan de cooperar con Brasil que esta bien lejos y ciertamente tiene poco que ofrecerles, y no se dan cuenta que por aqui se fabrican Efas, Scorpenes, S80s, F100s, Bams, Taurus, etc etc etc
Old,
é o trauma do "de Espanha nem bom vento nem bom casamento", em vez de fazermos por nós , não, passamos a vida a olhar para Espanha e a dizer : "olha aqueles malandros, estão a fazer isto e aquilo"
Cooperação com o Brasil?
Nós nem cá dentro nos entendemos! Para levar para a frente qq coisa é uma burocracia imensa.
Todos os que têm ideias inovadoras são logo postos de lado, pois cá não vence o mérito, vence o compadrio e as "amizades"
Entre um individuo competente mas que não conheça ninguém numa empresa, e uma "besta" com canudo , que não saiba nada mas que tenha amigos, podes ter a certeza que é a "besta" que fica com o lugar.
E cá, se alguém se "atrever" sequer a sugerir cooperação com Espanha, é logo posto na Lista Negra.
E assim vamos, a bem da Nação, cantando e rindo...
- old
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Le pondre un ejemplo similar, Francia aqui en Espanha no esta muy bien vista y de echo es un pesimo aliado (crisis de peregil por ejemplo donde apoyo a los invasores) aun asi y todo hay mucho material frances
Se compraron muchos Mirages por ejemplo y ahora se co-fabrican y co-diseñan submarinos Scorpene y a nadie se le pone en la lista negra.
Creo que si superaran ese sentimiento tan retrogrado ganarian mucho
Imaginen plena cooperacion en defensa, creo que les seria muy muy muy beneficiosa.
- manuel.liste
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 8 vezes
Lo único que va a adquirir la Armada española que no tuviese antes será el LHD, el llamado buque de proyección estratégica, cuya entrega será dentro de dos años. El resto son renovaciones de buques obsoletos.
El año pasado fueron dados de baja un submarino, dos fragatas y dos dragaminas. Y a Maltez no le escandalizó
La cooperación de las industrias de armamento está bien, pero nosotros tampoco estamos para hacer favores a nadie. En resumen: mejor que nos lo compren, y sólo si no puede ser hacerlo juntos.
El año pasado fueron dados de baja un submarino, dos fragatas y dos dragaminas. Y a Maltez no le escandalizó

La cooperación de las industrias de armamento está bien, pero nosotros tampoco estamos para hacer favores a nadie. En resumen: mejor que nos lo compren, y sólo si no puede ser hacerlo juntos.
- manuel.liste
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 8 vezes
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
Old:
Mas eu nunca disse que a culpa era de Espanha.
Eu, tal como o P44 culpamos os diversos governos que desde o 25 de Abril de 74 nunca investiram a sério numas FA's ao nível de um país europeu e com responsabilidades na NATO.
As poucas coisas que se comprararm (as 3 Vasco da Gama e os F-16) foram compra avulso e para "tapar buraco".
Nem sequer pensamos em substituir os nossos velhos M-60 comprados usados, aproveitando, por exemplo a anunciada dispensa de blindados de lagartas Leopard da VBéloica.
Nada!
Ou seja:
Nem temos visão estratégica, nem pendor para termos uma politica externa sustentada por um poder militar e politico que a sustente de forma continuada.
Portugal navega à deriva.
O que não signidfica que não ache que Espanha se está a armar muito em qualidade relativamente ao que tinha no passado.
Terão que convir que substituir as velhas Knox dos anos 70 por navios AEGIS é um salto muito grande.
Será hipócrita dizer que estão apenas a substituir, porque isso não é uma mera substituição de meios.
Uma F-100 vale o mesmo que as 5 ou 6 Knox que tinham.
Portnato 5 F-100 valem quanto em tremos militares?
Certo?
E para quê os Tomahawk, os Patriot, etc?
Eu não culpo a Espanha, mas acho que tem laivos de megalomania, e corrida armamentista, sim.
E correm para uma hegemonia estratégica na Peninsula, deixando Portugal dependente de tudo relativamente ao seu vizinho.
Se um dia a Espanha achar que precisa da água do Tejo, Douro e Guadiana, que poder tem Portugal para reclamar a água?
Relativamete a cooperação, Portugal nem a tem com Espanha, nem com o Brasil, nem com ninguém.
Vamos adquirindo em diversos mercados o pouco que temos.
E normalmente acabamos, depois de muito pensarmos, com o refugo.
O exemplo das OHP é paradigmático.
Mas eu nunca disse que a culpa era de Espanha.
Eu, tal como o P44 culpamos os diversos governos que desde o 25 de Abril de 74 nunca investiram a sério numas FA's ao nível de um país europeu e com responsabilidades na NATO.
As poucas coisas que se comprararm (as 3 Vasco da Gama e os F-16) foram compra avulso e para "tapar buraco".
Nem sequer pensamos em substituir os nossos velhos M-60 comprados usados, aproveitando, por exemplo a anunciada dispensa de blindados de lagartas Leopard da VBéloica.
Nada!
Ou seja:
Nem temos visão estratégica, nem pendor para termos uma politica externa sustentada por um poder militar e politico que a sustente de forma continuada.
Portugal navega à deriva.
O que não signidfica que não ache que Espanha se está a armar muito em qualidade relativamente ao que tinha no passado.
Terão que convir que substituir as velhas Knox dos anos 70 por navios AEGIS é um salto muito grande.
Será hipócrita dizer que estão apenas a substituir, porque isso não é uma mera substituição de meios.
Uma F-100 vale o mesmo que as 5 ou 6 Knox que tinham.
Portnato 5 F-100 valem quanto em tremos militares?
Certo?
E para quê os Tomahawk, os Patriot, etc?
Eu não culpo a Espanha, mas acho que tem laivos de megalomania, e corrida armamentista, sim.
E correm para uma hegemonia estratégica na Peninsula, deixando Portugal dependente de tudo relativamente ao seu vizinho.
Se um dia a Espanha achar que precisa da água do Tejo, Douro e Guadiana, que poder tem Portugal para reclamar a água?
Relativamete a cooperação, Portugal nem a tem com Espanha, nem com o Brasil, nem com ninguém.
Vamos adquirindo em diversos mercados o pouco que temos.
E normalmente acabamos, depois de muito pensarmos, com o refugo.
O exemplo das OHP é paradigmático.

- P44
- Sênior
manuel.liste escreveu:¿Cual es la situación de los NPO's? ¿Cuantos hay en servicio, en construcción y en proyecto?.
Manuel,
Se tudo correr como previsto (

Estão também em contrução 2 NCP (Navios de combate á poluição) derivados dos NPO. Acho que estes está previsto entrarem em serviço em 2007.
Estão previstos no total 8 NPO + 2 NCP
E foi assinado o contrato para 5 LFC (lanchas de Fiscalização Costeira)
O que não quer dizer nada, dado que em Fevereiro de 2005 foi assinado o protocolo de construção do NAVPOL, do qual apenas só existem...desenhos!
Nem um parafuso

A situação das 2 OHPs continua "no segredo dos deuses", ninguém sabe de nada.
O Amadorismo e a incompetencia nno seu melhor.
Nem sei como a FAP vai comprar 12 C-295, deviam estar a dormir quando assinaram.
Havias de ler (e se calhar leste

(claro que o grande problema é serem Espanhois...se fosse sucata americana presa por fita cola achavam todos muito bem..)