TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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knigh7
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81196 Mensagem por knigh7 » Sex Set 15, 2017 4:45 pm

É uma variante do Gripen C. E ainda por cima downgraded.




Editado pela última vez por knigh7 em Sex Set 15, 2017 4:46 pm, em um total de 1 vez.
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vplemes
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81197 Mensagem por vplemes » Sex Set 15, 2017 4:46 pm

Por essa lógica os russos são piores ainda, vendem seus caças para inimigos figadais como Índia, China e Paquistão. Pior ainda, com armas e doutrina de uso. Os marvados irmãos do norte então nem se fala, venderam F16 para os egípcios e israelenses e ainda chamam para treinar nas red flag da vida. :mrgreen:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81198 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Set 15, 2017 4:50 pm

Próximo passo, vender o Gripen para a Argentina, com aval da uk.




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Carlos Lima
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81199 Mensagem por Carlos Lima » Sex Set 15, 2017 5:42 pm

Marechal-do-ar escreveu:Próximo passo, vender o Gripen para a Argentina, com aval da uk.
:lol: :lol:

Pois 'e!

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81200 Mensagem por knigh7 » Sex Set 15, 2017 6:15 pm

AEL entrega protótipos do WAD ‘Modelo B’ para o Gripen brasileiro

15 de setembro de 2017

Porto Alegre, 15 de setembro de 2017 – A AEL Sistemas (AEL) entregou à Saab, com sucesso e dentro do cronograma, o primeiro protótipo “Modelo B” do display panorâmico Wide Area Display (WAD) para o Gripen brasileiro. Trata-se de um protótipo com mecânica e hardware finais para uso em laboratório, simulador e aeronave (no solo), o que permitirá à Saab dar continuidade às atividades de desenvolvimento de software e sistemas.

Uma extensa campanha de testes em voo será ainda realizada com o futuro protótipo Modelo C, previsto para ser entregue em 2018, em estreita cooperação entre a AEL e a Saab, em Linköping, na Suécia.

“Estamos orgulhosos de entregar os protótipos dentro do cronograma e com qualidade, permitindo que os engenheiros da Saab avancem no trabalho de integração para a aeronave. Este fato evidencia o compromisso da AEL com a Saab e a Força Aérea Brasileira (FAB) para fornecer a próxima geração de cockpit para a próxima geração de caças”, afirma Sérgio Horta, presidente da AEL.

“Este é um passo muito importante no desenvolvimento do Gripen para o Brasil. Demonstra uma cooperação muito eficaz entre a AEL e a Saab e é mais uma etapa de sucesso na cooperação industrial entre as empresas brasileiras no programa Gripen”, diz Mikael Franzén, chefe da unidade Gripen Brasil na Área de Negócios Aeronáuticos da Saab.

O WAD é um sistema inteligente com tela panorâmica (19 x 8 in) de alta resolução, que permite exibir uma imagem contínua e redundante em toda a sua extensão, e é capaz de receber entradas de teclas multifuncionais, touchscreen ou interfaces externas. É a principal fonte de todas as informações de voo e missão na cabine de piloto.

A AEL no programa Gripen
Em fevereiro de 2015, a Saab anunciou a seleção da AEL como nova fornecedora no Brasil. Saab e AEL também assinaram um contrato de transferência de tecnologia. A empresa foi selecionada para fornecer o Wide Area Display (WAD), o Head-Up Display (HUD) e o Helmet Mounted Display (HMD), que serão integrados ao Gripen para o Brasil como parte do contrato F-X2.

O programa de desenvolvimento do WAD começou em janeiro de 2015. O novo programa de sistemas aviônicos para a aeronave está planejado para ser executado ao longo de cinco anos e inclui o desenvolvimento, a integração e o trabalho de produção, que serão realizados em Porto Alegre (RS), na sede da AEL. A integração do WAD com a aeronave será feita pela Saab e pela Embraer, com o suporte da AEL.

Em 2 de setembro de 2015, a AEL entregou à Saab, também dentro do cronograma, os primeiros protótipos “Modelo A” das unidades do WAD para o Gripen brasileiro. Em maio de 2016, a AEL anunciou a entrega, com sucesso, da aplicação de Interface Homem-Máquina (Human-Machine Interface – HMI) para o WAD, uma versão preliminar de software que demonstra os conceitos de HMI da Saab para o futuro WAD. Em 2017, mantendo o cronograma de desenvolvimento da Saab, a AEL está entregando o modelo B.

Como parte do programa WAD, está em curso uma intensa transferência de tecnologia para a AEL, permitindo à empresa gaúcha desenvolver competências anteriormente inexistentes e colocando-a na vanguarda da tecnologia em displays panorâmicos. Um escopo adicional tem ocorrido no desenvolvimento da interface Homem-Máquina (HMI) para os avançados caças, juntamente com a capacidade de realizar manutenção de aviônicos.

Sobre a AEL Sistemas
A AEL Sistemas é uma empresa brasileira, situada em Porto Alegre, que há 35 anos dedica-se a projeto, desenvolvimento, fabricação, manutenção e suporte logístico de avançados sistemas eletrônicos, com foco nos mercados aeroespacial, de defesa e de segurança pública. Capacitada para o fornecimento, projeto e desenvolvimento de aviônicos, optrônicos, sistemas de comunicação, sistemas espaciais, ARP (aeronaves Remotamente Pilotadas) e simuladores. A empresa participa de projetos estratégicos das Forças Armadas Brasileiras como Gripen, KC-390, Guarani e SISFRON – Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras. Através de tecnologias e conhecimentos avançados, infraestrutura moderna e treinamento sistemático, a AEL produz soluções de última geração, confiáveis e inovadoras, com a qualidade de seus produtos e serviços reconhecidos internacionalmente.

Sobre a Saab
A Saab atende o mercado global com produtos, serviços e soluções de ponta nas áreas de defesa militar e segurança civil. A Saab possui operações e funcionários em todos os continentes. Graças a suas ideias inovadoras, colaborativas e pragmáticas, a Saab desenvolve, adota e aprimora novas tecnologias para atender às necessidades, em constante mudança, de seus clientes.

DIVULGAÇÃO: FSB Comunicação
http://www.aereo.jor.br/2017/09/15/ael- ... rasileiro/




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81201 Mensagem por Túlio » Sex Set 15, 2017 6:41 pm

Lembrar que a mesma Elbit - dona da AEL - está desenvolvendo e produzindo o WAD do F-35, que eles chamam de PCD (Panoramic Cockpit Display), de 20 x 8 pol, touchscreen. É a mesma tecnologia e, tirando o F-35, só o Gripen E/F a tê-la.

Não tem como me convencer de que isso não será um senhor diferencial na próxima década. O tempo dirá...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81202 Mensagem por knigh7 » Sex Set 15, 2017 7:03 pm

Esse engenheiro sueco constante nesse press release, Mikael Franzén, concedeu uma extensa entrevista (5 páginas) para edição da revista Força Aérea que está nas bancas.
É uma dica para quem quer se inteirar melhor sobre status do projeto do Gripen E.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81203 Mensagem por Penguin » Sex Set 15, 2017 9:57 pm

Arexis – nova família de guerra eletrônica da Saab
15 de setembro de 2017 1329 11
http://www.aereo.jor.br/2017/09/15/arex ... a-da-saab/

Imagem
Jammer Pod Arexis, da Saab
Na feira de defesa DSEI 2017 em Londres, a Saab apresenta o pod de ataque eletrônico avançado Arexis

A empresa de defesa e segurança Saab fornece sistemas de guerra eletrônica (EW) a clientes em todo o mundo. A mais recente adição ao seu extenso portfólio de EW é uma família de produtos chamada Arexis.

O Saab está atualmente em estágios finais de desenvolvimento de uma nova família de sistemas de auto-proteção EW denominada Arexis. Uma versão do Arexis é a suite EW on-board na nova versão do caça Gripen, Gripen E/F. Será um dos mais avançados sistemas EW já instalados em um avião de combate.

Na exposição DSEI 2017 em Londres, a Saab está expandindo a família de produtos Arexis, apresentando o pod de ataque eletrônico avançado Arexis. O Arexis jammer pod tem a capacidade de proteção e, portanto, protege a aproximação e a partida de formações de ataque inteiras contra radares de baixa freqüência pela utilização inteligente de técnicas de interferência baseadas em DRFM (Digital Radio Frequency Memory), como ruído inteligente, alvos falsos coerentes e várias técnicas de saturação.

As tecnologias principais no Arexis são receptores digitais de banda ultra larga e dispositivos DRFMs (memória digital de radiofrequência), transmissores de interferências de matriz eletrônica ativa de nitreto de gálio e sistemas de descoberta de direção interferométrica. Para a aplicação de ataque eletrônico avançado, essas tecnologias são adaptadas às faixas de freqüência mais baixas que são necessárias para bloquear os modernos sistemas de defesa aérea anti-stealth, a potência de saída é aumentada e tudo é reembalado em um pod para torná-lo uma solução específica para o papel.

Os sistemas EW da Saab são utilizados por clientes em todo o mundo. A Saab pode fornecer tudo, desde medidas de apoio eletrônico (ESM), receptores de alerta radar (RWR) e jammers (ECM), até sistemas de autoproteção com alerta de aproximação de mísseis (MAW) e sistemas de dispensador de contramedidas.

DIVULGAÇÃO: Saab




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81204 Mensagem por Penguin » Sex Set 15, 2017 10:03 pm

Imagem

Arexis is based on wideband digital technology specifically developed for robustness in the very complex signal environment of today. The core technologies in Arexis are ultra-wideband digital receivers and digital radio frequency memory devices, gallium nitride (GaN) solid state active electronically scanned array (AESA) jammer transmitters and interferometric direction finding systems.

Arexis products are adapted to fighter aircraft installation and environmental requirements. The architecture supports multi-function integration with other fighter aircraft sensors and countermeasures. One version of Arexis will be installed on board the new version of the Gripen fighter, Gripen E/F.

KEY FEATURES

360° platform protection
Situational awareness combined with jamming and expendables

Electronic attack
Support and escortjamming against modern anti–stealth radars

EW independence
Fully programmable system and support tools creates sovereign capability

Handles complex signal environment
State of the art ultra-wideband digital receivers and DRFMs

GaN-based AESA
Very high output power combined with good efficiency and redundancy

Proven
Architecture proven in Gripen, Tornado and Saab’s airborne early warning & control platforms

Adaptable
Can be fitted to all fighters and is easy to integrate due to a highly modular design

http://saab.com/air/electronic-warfare/ ... rs/arexis/




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81205 Mensagem por knigh7 » Sáb Set 16, 2017 12:57 pm

Caça Saab Gripen: próximas etapas de desenvolvimento


Protótipo de nova geração leva ao renascimento do Gripen

Por David Donald

No dia 15 de junho de 2017, a Saab realizou o primeiro voo de seu caça Gripen E. O piloto de teste do avião de nova geração, Marcus Wandt, decolou da fábrica da Saab em Linköping, às 10h32, hora local, para um voo de 40 minutos durante o qual o controle de voo foi avaliado. Wandt inicialmente manteve o trem de pouso baixado, enquanto uma aproximação simulada e uma volta foram conduzidas, antes que o trem de pouso fosse levantado e o manuseio da aeronave fosse avaliado em modo de combate.

O voo de 15 de junho seguiu-se às provas anteriores de táxi de alta velocidade durante as quais foram alcançadas velocidades de mais de 100 nós. Wandt informou que, durante o primeiro voo, o sistema de controle de voo funcionou “como esperado”.

Sob o cronograma inicial de teste de voo, o Gripen E deveria fazer seu primeiro voo já no final do ano passado. A Saab enfatizou que o atraso de seis meses no primeiro voo do protótipo não se deveu a dificuldades técnicas. Em vez disso, a empresa decidiu revisar seu planejamento de testes e atrasar o início dos testes de voo até que a arquitetura inovadora da aviônica da aeronave tivesse sido totalmente qualificada. Usando um conceito conhecido como DIMA (distributed integrated modular avionics – aviônica modular integrada distribuída), a aviônica do Gripen E segrega as funções críticas do voo de aplicativos não críticos.

Refinar a arquitetura antes do voo deve acelerar o programa de testes, uma vez que novas funcionalidades podem ser adicionadas e testadas sem ter que ser re-qualificadas à medida que as iterações sucessivas da arquitetura básica são introduzidas. Com base nos padrões civis RTCA 1788/C, a arquitetura de aviônica DIMA permite que os desenvolvedores se concentrem em funções de software sem ter que levar em conta como elas podem afetar os sistemas da aeronave — da mesma forma que os desenvolvedores de aplicativos podem conectar funcionalidades aos smartphones. Isso não só agiliza o ritmo de desenvolvimento inicial, mas no futuro permitirá a rápida inserção de novas tecnologias e funcionalidades sem a necessidade de qualificar de novo os sistemas críticos de voo.

Evolução do Gripen E


Ao longo de sua vida, o sistema Gripen foi atualizado através de uma série de atualizações iterativas como parte do programa MS (material system). O primeiro Gripen E (aeronave 39-8) destina-se a testes do veículo aéreo e estruturais e está voando com uma versão do atual software MS20 do Gripen C/D, juntamente com a instrumentação de testes no cockpit. Por enquanto, muitos dos sistemas de missão previstos da aeronave estão sendo testados no demonstrador de tecnologia Gripen Demo (aeronave 39-7), mas as duas aeronaves subseqüentes (39-9 e 39-10) assumirão o trabalho de desenvolvimento do sistema.

As primeiras entregas de aeronaves de produção estão previstas para 2019. A aeronave inicial para a Suécia terá o software MS21 que fornece uma capacidade básica de combate ar-ar, mas, até o final de 2023, o primeiro verdadeiro esquadrão multifunção com a especificação completa do software MS22 está programado para se tornar operacional. A Força Aérea sueca planeja que todos os seis de seus esquadrões de combate operem 60 Gripen E com o MS22 até 2026.

Ainda há muitas decisões a tomar em relação ao Gripen E da Suécia, especialmente no que diz respeito ao cockpit. Uma agência que está desempenhando um papel importante é a unidade TU JAS (Gripen OT&E–operational test and evaluation) da Força Aérea Sueca na base aérea de Malmen, que representa o usuário final em discussões com o governo e a indústria.

Trabalhando com a Saab e a FMV (Swedish Defence Materiel Administration), a unidade TU JAS não só forneceu contribuição nos programas de teste e desenvolvimento, mas também está planejando o programa de treinamento e como a aeronave será colocada em serviço. Conceitos táticos como o uso de bases de guerra austeras estão sendo estudados, e também como empregar taticamente o Gripen C e o Gripen E. Os pilotos da unidade já investiram tempo para pilotar a plataforma de testes em terra do Gripen E como parte de um programa de avaliação operacional em andamento, com toda essa experiência sendo alimentada de volta ao processo de desenvolvimento para refinar a aeronave que será entregue a esquadrões operacionais. A TU JAS também está ajudando a definir o roteiro para o desenvolvimento do Gripen E, com o software MS23 já na fase de definição do projeto.

Abordagem dual

Embora o foco de atenção seja naturalmente no Gripen E/F, a Saab continua promovendo o atual Gripen C/D e, de fato, oferece ao mercado dois produtos de caça. No ano passado, o padrão MS20 tornou-se operacional com os C/Ds da Força Aérea Sueca, trazendo consigo a capacidade de lançar o míssil ar-ar de longo alcance MBDA Meteor, que agora está sendo empregado em exercícios. As capacidades extras de armas exigiram o desenvolvimento de novas táticas pela TU JAS. Tanto a República Checa quanto a Hungria se inscreveram para a atualização do MS20 para seus Gripen C/Ds.

Além das melhorias introduzidas pelo MS20, a Saab continua a explorar desenvolvimentos adicionais para os C/D e E/F em termos de armas, sensores e opções de autoproteção. No início deste ano, a empresa recebeu um contrato para iniciar o desenvolvimento de uma nova geração de seu míssil antinavio RBS 15 para entrar em serviço no meio da década de 2020 no Gripen E. A nova versão oferecerá um alcance muito mais longo do que a arma atual, e muitos outros aprimoramentos.

Enquanto o Gripen E/F é visto como satisfazendo os requisitos de forças aéreas que procuram aeronaves de alto desempenho para realizar tipos avançados de missão, o Gripen C/D destina-se mais a forças aéreas pequenas que exigem caças modernos multimissão, mas que ainda enfrentam restrições orçamentárias consideráveis. Os baixos custos de aquisição e operação dos C/D são vistos como discriminadores fortes neste segmento de mercado, em que os aviões novos enfrentam a concorrência de aeronaves de segunda mão de baixo custo.

Além disso, a Saab está destacando a rapidez com que o novo Gripen C/D pode ser entregue, prometendo um “turnaround” de 18 meses desde a assinatura do contrato até a entrega. Para ajudar a cumprir essa promessa e dar à empresa alguma vantagem competitiva, a Saab iniciou a fabricação de alguns itens de longo prazo para a futura produção de C/D. Embora isso seja muito inferior à construção de aeronaves “white tail”, a empresa “começou o trabalho essencial para reduzir os prazos de entrega” para esses modelos.

Perspectivas de mercado os Gripen C/D e E/F

Esse investimento pode estar bem colocado, pois os C/Ds de nova fabricação são os que representam as melhores oportunidades de curto prazo para as vendas do Gripen, principalmente em três países. A Eslováquia tem uma necessidade urgente de substituir seus MiG-29 russos e vem conversando com a Saab desde 2015, com um novo pedido no último outono. A Saab propôs um pacote completo, incluindo o treinamento de pilotos e técnicos, e destaca a interoperabilidade da OTAN e a boa experiência do Gripen com o vizinho da Eslováquia, a República Tcheca. O Gripen C/D está competindo na Eslováquia com os Lockheed Martin F-16s portugueses usados e os Eurofighter Typhoon Tranche 1 excedentes.

Se o Gripen for selecionada na Eslováquia, fortalecerá a presença da aeronave na Europa Central e aumentará a possibilidade de estabelecer uma instalação de manutenção na região. Uma nação que poderia se beneficiar é a Bulgária, que também está buscando urgentemente um substituto do MiG-29. Um RFP (pedido de propostas) foi emitido em dezembro do ano passado, ao que a Saab respondeu com um pacote de Gripen C/D completo. A Força Aérea Búlgara anunciou em abril que o Gripen era sua escolha preferida.

Um terceiro prospecto forte de curto prazo é a Botswana, onde as discussões estão em andamento após uma resposta do governo sueco a um RFP emitido em dezembro. No Botswana, o Gripen está competindo contra o KAI FA-50 para uma aeronave que substitua os velhos Northrop F-5s. Se selecionado, a Saab proporcionaria treinamento mais suporte logístico inicial e manutenção para a força aérea do país africano.

Para o Gripen E/F, existem duas grandes oportunidades na Europa. A Finlândia, vizinha da Suécia e parceira de defesa cada vez mais próxima, tem um requisito para entre 48 e 60 aeronaves que substituam sua frota de Boeing F-18 Hornet. O programa está no estágio de RFI (pedido de informação) e o Gripen E é visto como ideal para o tipo de missões avançadas que a Força Aérea Finlandesa está buscando realizar. As sinergias de operar o mesmo tipo de aeronave que a Suécia em uma rede de defesa cada vez mais integrada também fazem parte da atração do Gripen E.

A Bélgica está no estágio de RFP para 30 a 40 aeronaves e o Gripen E está sendo licitado contra o Super Hornet, Rafale, Typhoon e Lockheed Martin F-35. A Suíça é outra perspectiva: enquanto o Gripen foi previamente selecionado pela Força Aérea Suíça — antes que um referendo público rejeitasse a proposta de compra de novos caças — o requisito ainda permanece e está se tornando cada vez mais urgente. Provavelmente é apenas uma questão de tempo antes de a Força Aérea Suíça embarcar em um novo programa de compras, e que provavelmente vai englobar mais do que os 22 aviões da aquisição anterior cancelada.

Provavelmente, a perspectiva mais empolgante para o Gripen, no entanto, está na Índia, que está buscando um substituto para o MiG-21 que possa ser construído no país. O Ministério da Defesa indiano especificou um projeto de um único motor, o que efetivamente deixa o Gripen lutando contra o F-16. Em apoio à sua proposta, a Saab destacou o sucesso da transferência de tecnologia associada ao programa Gripen brasileiro, além de sugerir a parte que a Índia poderia desempenhar no desenvolvimento, como o do próprio radar de combate AESA de nitreto de gálio da Saab.

Em outros lugares do mundo, a Saab está observando atentamente os acontecimentos no Canadá, onde o governo Trudeau sinalizou a intenção de comprar o Boeing Super Hornet como caça interino enquanto adiava uma decisão definitiva sobre o que deveria substituir a sua antiga frota de Hornet. No entanto, a compra do Super Hornet ainda não foi contratada e recentemente passou por um minucioso escrutínio. Para a Saab, uma compra intermediária pode ser vista como uma oportunidade nas mãos do Gripen E/F, uma vez que uma decisão adiada poderia adequar melhor a escala de tempo de entrega.

Outras perspectivas para o Gripen incluem a Colômbia, que está procurando substituir os IAI Kfirs; a Malásia, que vem avaliando Gripen, Typhoon, Rafale e Super Hornet há alguns anos; e as Filipinas, que tem um requisito para um caça multifunção. A Indonésia também tem um requisito para uma substituição dos F-5, para o qual Typhoon, Gripen e F-16 estão oferecendo como uma alternativa ao Sukhoi Su-35. A Saab sugeriu que poderia instalar uma linha de montagem nas instalações de Bandung da PTDI como parte de sua proposta, que também poderia incluir aeronaves AEW em um pacote semelhante ao entregue à Tailândia. (Nota do Tradutor: a Indonésia anunciou em agosto que vai comprar 11 caças Sukhoi no valor de US$ 1,14 bilhão da Rússia em troca de produtos indonésios).

Gripens brasileiros

O Brasil encomendou 36 caças Gripen E/F e sua indústria aeroespacial está desempenhando um papel fundamental na aeronave de nova geração. A Embraer lidera o consórcio brasileiro e os principais componentes da aeronave, como seções de fuselagem dianteira e traseira, caixa de asa, cauda e freio aerodinâmico serão fabricadas na instalação Saab Aeronáutica Montagens (SAM) em São Bernardo do Campo. Um centro de montagem final está sendo completado em Gavião Peixoto – SP, onde a GDDN (Gripen Design and Development Network) foi inaugurada em novembro passado. Outras empresas brasileiras envolvidas incluem AEL Sistemas, Akaer, Atech, Atmos, DCTA e Inbra Aerospace.

As atividades de desenvolvimento que estão sendo realizadas no Brasil estão centradas em torno do Gripen F biposto, para o qual uma equipe conjunta da Saab-Embraer foi formada na GDDN. O Brasil também é responsável pelo Gripen marítimo proposto para operar em porta-aviões, para o qual um estudo de viabilidade faz parte do programa de compensação tecnológica.

Grande parte do desenvolvimento do cockpit está sendo realizado no Brasil, com a subsidiária da Elbit AEL Sistemas liderando o esforço. O Brasil especificou um layout do cockpit com uma única tela ampla WAD e uma versão de mira montada no capacete Elbit Targo. A Suécia ainda não decidiu se vai para a tela ampla ou emprega um cockpit semelhante ao encontrado no Gripen C/D, com três monitores grandes multifunções em cores.

Para atender ao cronograma de entrega especificado, a montagem do primeiro Gripen para o Brasil será realizada na Suécia, mas essa atividade será transferida para Gavião Peixoto para que mais de 20 das 36 aeronaves sejam montadas no país. Na verdade, o primeiro avião de produção da linha de Linköping é para o Brasil. Programado para entrar na montagem final no final de 2017, e para voar em 2019, permanecerá na Suécia em campanha de testes por alguns meses.

A instalação de Gavião Peixoto também realizará atividades de teste de voo em um centro que espelhará o que é feito em Linköping. Os planos para um programa de teste brasileiro de entre 500 e 900 voos já estão sendo reunidos, com voos programados para começar no Brasil em 2020.

Relatando o programa, o brigadeiro Bonotto, presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) do Brasil, observou: “Estamos no prazo previsto. Embora tenhamos uma crise financeira no Brasil, a Gripen é nossa prioridade. Durante 20 anos, esperamos por um novo caça, e agora estamos muito perto”.

O Brasil declarou um requisito para mais aeronaves seguindo o lote inicial de 36, tendo sido mencionado cerca de 100 unidades. “Nós temos um número em mente, mas depois de ter visto as capacidades da aeronave, esse número pode mudar”, disse Bonotto, referindo-se ao considerável salto de capacidade entre o Gripen E/F e as aeronaves que vai substituir. “É difícil [avaliar] com aviões antigos, como o F-5 e o AMX se os trocaremos um por um. É por isso que não temos a resposta agora”.
FONTE: AINonline / Tradução e adaptação do Poder Aéreo

http://www.aereo.jor.br/2017/09/16/caca ... olvimento/




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81206 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 16, 2017 1:59 pm

Eu cá tenho comigo que Finlândia e Suíça são certos como compradores do Gripen E. Quanto aos C/D, o Gripen só perde pelo poder de influencia politico e econômico naqueles países do leste europeu com o seu F-16.

No resto do mundo, as perspectivas são realmente boas. A notar que se em pelo menos metade desses países citados o Gripen E ganhar, teremos uma aeronave realmente para os próximos 40 anos de operação. Neste caso, favorecendo eventuais lotes subsequentes do mesmo para a FAB. Em assim sendo, um caça de 5a G por aqui, só mesmo bem depois de 2050.

Torço para que a Colômbia faça sua escolha pelo Gripen E, eles tem motivos de sobra para isso já que teremos aqui uma linha de produção e um centro de desenvolvimento, dentre outras coisas. Bem ao lado de casa para os vizinhos. E ainda podendo contar com a alternativa da versão F, que penso ainda vai dar o que falar depois que voar em 2021 em termos de exportação.

Sorte para nós.

abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81207 Mensagem por MasterCaiafa » Dom Set 17, 2017 12:28 am

https://caiafa.blogspot.com.br/2017/09/ ... wad-2.html

FX-2: Primeiro protótipo “Modelo B” (WAD #2) é entregue pela AEL a Saab.

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Um marco estratégico do Programa Gripen para o Brasil foi alcançado na cidade de Porto Alegre (RS), no dia 15 de setembro de 2017.
Naquela data, a contratada AEL Sistemas* (AEL) entregou à contratante Saab, com sucesso e dentro do cronograma, o primeiro protótipo "Modelo B" (WAD #2) do display panorâmico Wide Area Display (WAD) para o novo jato de combate brasileiro.

Cabine de 5ª geração "Made in Brazil"

Em fevereiro de 2015, a Saab anunciava a seleção da AEL como nova fornecedora no Brasil, habilitada para receber uma ampla transferência de tecnologia. A empresa foi selecionada para fornecer o Wide Area Display (WAD), o Head-Up Display (HUD) e o Helmet Mounted Display (HMD), que serão integrados ao Gripen para o Brasil como parte do contrato F-X2.

Em 2 de setembro de 2015, a AEL entregou à Saab, também dentro do cronograma, os primeiros protótipos "Modelo A" das unidades do WAD para o Gripen brasileiro. Em maio de 2016, a AEL anunciou a entrega, com sucesso, da aplicação de Interface Homem-Máquina (Human-Machine Interface – HMI) para o WAD, uma versão preliminar de software que demonstra os conceitos de HMI da Saab para o futuro WAD. Em 2017, mantendo o cronograma de desenvolvimento da Saab, a AEL está entregando o Modelo B.

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O WAD é um sistema inteligente com tela panorâmica (19 x 8 in) de alta resolução, que permite exibir uma imagem contínua e redundante em toda a sua extensão, e é capaz de receber entradas de teclas multifuncionais, comandos touchscreen ou interfaces externas. É a principal fonte de todas as informações de voo e missão na cabine de piloto.
Em conjunto com o capacete designador de alvos HMD TARGO e o Head-Up Display, o WAD forma uma avançadíssima interface homem máquina (HMI) que só conhece similar na que está sendo desenvolvida para o caça stealth Lockheed F-35 JSF.

O WAD #2

Trata-se do protótipo com mecânica e hardware finais para uso em laboratório, simulador e aeronave (no solo), o que permitirá à Saab dar continuidade às atividades de desenvolvimento de software e sistemas até a entrega do primeiro WAD para instalação em uma aeronave para uso operacional em serviço.

Para que isso aconteça dentro dos prazos planejados, uma extensa campanha de testes em voo deverá utilizar protótipo Modelo C, previsto para ser entregue em 2018, em estreita cooperação entre a AEL e a Saab, em Linköping, na Suécia.

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"Estamos orgulhosos de entregar os protótipos dentro do cronograma e com qualidade, permitindo que os engenheiros da Saab avancem no trabalho de integração para a aeronave. Este fato evidencia o compromisso da AEL com a Saab e a Força Aérea Brasileira (FAB) para fornecer a próxima geração de cockpit para a próxima geração de caças", afirma Sérgio Horta, presidente da AEL.
“Este é um passo muito importante no desenvolvimento do Gripen para o Brasil. Demonstra uma cooperação muito eficaz entre a AEL e a Saab e é mais uma etapa de sucesso na cooperação industrial entre as empresas brasileiras no programa Gripen", diz Mikael Franzén, chefe da unidade Gripen Brasil na Área de Negócios Aeronáuticos da Saab.

Um programa que cumpre prazos

O programa de desenvolvimento do WAD começou em janeiro de 2015. O novo programa de sistemas aviônicos para a aeronave está planejado para ser executado ao longo de cinco anos e inclui o desenvolvimento, a integração e o trabalho de produção, que serão realizados em Porto Alegre (RS), na sede da AEL. A integração do WAD com a aeronave será feita pela Saab e pela Embraer, com o suporte da AEL.

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Como parte do programa WAD, está em curso uma intensa transferência de tecnologia para a AEL, permitindo à empresa gaúcha desenvolver competências anteriormente inexistentes e colocando-a na vanguarda da tecnologia em displays panorâmicos. Um escopo adicional tem ocorrido no desenvolvimento da interface Homem-Máquina (HMI) para os avançados caças, juntamente com a capacidade de realizar manutenção de aviônicos.

* A AEL Sistemas é uma empresa brasileira, situada em Porto Alegre, que há 35 anos dedica-se a projeto, desenvolvimento, fabricação, manutenção e suporte logístico de avançados sistemas eletrônicos, com foco nos mercados aeroespacial, de defesa e de segurança pública. Capacitada para o fornecimento, projeto e desenvolvimento de aviônicos, optrônicos, sistemas de comunicação, sistemas espaciais, ARP (aeronaves Remotamente Pilotadas) e simuladores. A empresa participa de projetos estratégicos das Forças Armadas Brasileiras como Gripen, KC-390, Guarani e SISFRON - Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras.

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hunter
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81208 Mensagem por hunter » Dom Set 17, 2017 8:30 pm

Penguin escreveu:
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Arexis is based on wideband digital technology specifically developed for robustness in the very complex signal environment of today. The core technologies in Arexis are ultra-wideband digital receivers and digital radio frequency memory devices, gallium nitride (GaN) solid state active electronically scanned array (AESA) jammer transmitters and interferometric direction finding systems.

Arexis products are adapted to fighter aircraft installation and environmental requirements. The architecture supports multi-function integration with other fighter aircraft sensors and countermeasures. One version of Arexis will be installed on board the new version of the Gripen fighter, Gripen E/F.

KEY FEATURES

360° platform protection
Situational awareness combined with jamming and expendables

Electronic attack
Support and escortjamming against modern anti–stealth radars

EW independence
Fully programmable system and support tools creates sovereign capability

Handles complex signal environment
State of the art ultra-wideband digital receivers and DRFMs

GaN-based AESA
Very high output power combined with good efficiency and redundancy

Proven
Architecture proven in Gripen, Tornado and Saab’s airborne early warning & control platforms

Adaptable
Can be fitted to all fighters and is easy to integrate due to a highly modular design

http://saab.com/air/electronic-warfare/ ... rs/arexis/

pessoal por favor me corrijam ....

o Arexis ja vem embutido no Gripen E?

e isso mesmo?

serio se for ... que coisa boa

caso nao seja isso, perdoem esse leigo

abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81209 Mensagem por knigh7 » Dom Set 17, 2017 9:50 pm

Já.
Aliás, observa no vídeo da SAAB como ele fica embutido.
http://saab.com/air/electronic-warfare/ ... rs/arexis/




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Carlos Lima
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81210 Mensagem por Carlos Lima » Seg Set 18, 2017 4:01 am

FCarvalho escreveu:Eu cá tenho comigo que Finlândia e Suíça são certos como compradores do Gripen E. Quanto aos C/D, o Gripen só perde pelo poder de influencia politico e econômico naqueles países do leste europeu com o seu F-16.

No resto do mundo, as perspectivas são realmente boas. A notar que se em pelo menos metade desses países citados o Gripen E ganhar, teremos uma aeronave realmente para os próximos 40 anos de operação. Neste caso, favorecendo eventuais lotes subsequentes do mesmo para a FAB. Em assim sendo, um caça de 5a G por aqui, só mesmo bem depois de 2050.

Torço para que a Colômbia faça sua escolha pelo Gripen E, eles tem motivos de sobra para isso já que teremos aqui uma linha de produção e um centro de desenvolvimento, dentre outras coisas. Bem ao lado de casa para os vizinhos. E ainda podendo contar com a alternativa da versão F, que penso ainda vai dar o que falar depois que voar em 2021 em termos de exportação.

Sorte para nós.

abs
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

[]s
CB




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