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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Carlos Lima
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#4891 Mensagem por Carlos Lima » Qua Nov 14, 2007 10:12 pm

Bom...

Planos para o Rafale:

DATE:18/06/07
SOURCE:Flight Daily News
Radar and Optronics will define future Rafale


AESA
The DGA announced plans for a ‘post-F3’ standard, to follow the aircraft now on order, in January 2006. These would be required for service after 2012, when the last eight F3 models are now expected to be delivered. Key features of the new standard were to include a self-designated LGB capability using the Damocles laser designator pod, an Active Electronically Scanned Array (AESA) radar, modernisation of the Optronique Secteur Frontal (front sector optronics, or OSF), and improvements to the Spectra self-protection system.

Though part of the ‘Roadmap’ contract, the Damocles pod will be integrated early, and is expected to be in use by F3 standard Rafales after 2008.
The AESA radar will be based on the DRAAMA testbed, currently expected to fly next year, which will add an active array to the existing RBE2 radar’s ‘back end’. The new radar is expected to fly in Falcon and Rafale testbeds from 2008, leading to qualification in 2009 and evaluation in 2010, and with the first serial production radar to be delivered in 2011, in time for the first ‘Roadmap Rafale’.

The upgraded optronics package, known as OSF-IT, will address known obsolescence issues with the original OSF and will have performance and capability improvements, and an increase in wavelength coverage.
Targeting pod
Some reports suggest that the new OSF-IT will not have an IR channel at all, meaning that Rafale would lose its onboard IRST and FLIR capabilities, relying on the Damocles targeting pod to provide any IR picture. There has been speculation that the loss of the IR is required to make space for the larger AESA radar boxes. Because the OSF-IT and the new radar will be validated together (to save duplication in the flight test effort), the new OSF will not be incorporated until the ‘Roadmap’ aircraft, though it could have been made available much earlier.

The ‘Roadmap’ Rafale will also have a new DDM-NG new generation missile warning system. This is a “form, fit, and function” replacement for the original DDM, and is based on a staring array sensor with a long range, a very large field of view and with sufficiently high angular accuracy to be compatible with DIRCM systems. Advanced algorithms will ensure a very low false alarm rate.

Development of the new radar, OSF and other systems is being funded by deferring the delivery of, and therefore the payment for, eight of the F3 standard Rafales.
There are no plans for the new standard to incorporate conformal fuel tanks as was once expected, nor is a more powerful engine expected. Despite this, the ‘Roadmap’ promises to address some of the shortcomings that were perceived to have counted against the aircraft in the evaluations in Singapore and Korea, and may help the aircraft in future export campaigns.


Para aqueles que precisam de uma ajuda com o Inglês aqui vai um resumo:

:arrow: O tópico fala sobre planos para para uma versão "Pós-F3". Essas aeronaves estariam em serviço em 2012 quando as últimas aeronaves do modelo F3 forem entregues.

:arrow: Objetivos são:

Capacidade de lançar bombas à laser com o use de designador próprio utilizando o Damocles
Instalação do radar AESA
Modernização dos sensores óticos (IRST francês ... chamado de OST)
Melhorias no Spectra

Apesar dos planos, a integração com o Damocles está sendo adiantada para ser utilizada com os Rafales após 2008

O radar AESA será baseado na plataforma de ensaios DRAAMA que aguarda o primeiro vôo para o próximo ano. Essa plataforma adicionará capacidade 'active array' a "plataforma básica" do radar RBE2. O novo radar será testado a partir de aeronaves Falcon e Rafale (de testes) em 2008, com qualificação em 2009 e avaliação em 2010 e o primeiro radar de série entregue em 2011.

A atualização do pacote de sensores eletrônicos, conhecido como OSF-IT, irá resolver problemas de obsolência e terá desempenhoe capacidades melhoradas assim como aumento do espectro eletromagnético atualmente utilizado.

Algumas informações sugerem que o OSF-IT não terá um 'canal' infra-vermelho o que significa que o Rafale perderia suas capacidades IRST e FLIR, confiando no Damocles para providenciar esse tipo de informações.

Especula-se que a perda do IR seria resultado do requerimento de mais espaço para os componentes do Radar AESA. Porque o OSF-IT e o novo radar serão 'validados' em conjunto (para poupar duplicação de esforços durante os testes de voo) o novo OSFT não será incorporado até o Rafale F3+ estar pronto, contudo nada impede dele ser integrado muito antes. :wink:

O Rafale 'Roadmap' (estou chamando de F3+) terá um novo DDM-NG (nova geração de RWR)... aqui o objetivo é substituir o sistema original eliminando o máximo possível de 'alarmes falsos'.

O desenvolvimento dos novos sistemas está sendo pago com a movimentação de verbas que seriam utilizadas para a compra de 8 F3 'padrão' no momento.

Não existem planos no momento para a instalação de CFT (tanques 'conformais') ou um motor mais poderoso. Apesar disso o F3+ tem como objetivo incorporar e resolver problemas que foram observados e contaram contra a aeronave durante as avaliaçãoes de Cingapura e Coréia do Sul e podem ajudar com futuras exportações.

uffffaaaa...

Espero ter ajudado e isso certamente coloca mais 'luz' na história do que será o Rafale 'no futuro'.

Gosto do fato que os franceses aparentemente estarem fazendo o dever de casa e tentar melhorar a aeronave que tem em mãos inclusive utilizando informações adquiridas quando outras naçoes avaliaram a aeronave.

IMPORTANTE: As 8 aeronaves que tinham sido preteridas em função do upgrade foram encomendadas esse ano (2007).

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
orestespf
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#4892 Mensagem por orestespf » Qua Nov 14, 2007 10:13 pm

projeto escreveu:
orestespf escreveu:
projeto escreveu:A Thales só diz que o alcance será muito grande mas já vi gente escrevendo sobre ele ter +230 km contra alvos pequenos. Se o alcance do PESA atual for de uns 150/160 km, com mais 50% de ganho com uma antena ativa, deveria ser mesmo por aí.
Uma coisa é certa, não gastariam uma baba para fazer um radar chinfrim, e nem o pesa não é ruim assim. Que adianta um radar de grande alcance sem sofisticação eletrônica, com ECCM fraco, sem NCTR, LPI, capacidade de processamento e outras cositas más? É melhor enxergar um pouco do que ficar cego.

[]'s


Projeto, Projeto... Não é assim, esqueça os panfletos. rsrsrs O radar do Rafale na prática tem um alcance de 90 km para alvos com RCS de 1-3 m2. Não estamos falando de alvos maiores.

Os franceses gastaram uma baba sim no desenvolvimento do RBE2, mas o motivo não é porque é genial, é porque foi um radar feito do zero, sem usar nada de comum com os radares franceses anteriores.

Esta crítica não diminui em nada a capacidade francesa de projetar radares de qualidade, muito implica que este problema não será resolvido. Mas não adianta dizer uma coisa e ser outra. Quando anunciaram o RBE2 havia um planejamento para que se atingisse este objetivo, mas não foi possível. Viram que não compensava mais investir tanta grana no PESA, resolveram (acertadamente) concentrar esforços e grana no AESA.

Acho bobeira insistir nesta tese, defender este radar, até porque o povo daqui fala que a FAB comprará (se for o caso) o Rafale com radar AESA. Não sei disso ainda, mas não duvido de outras fontes dos amigos. A gente não sabe tudo e ando sem tempo para correr atrás.

Abraços,

Orestes


Orestes, desculpe a falta de boas maneiras mas, você não sabe nada (sobre isso).

[]'s


Sobre o que exatamente Alberto? Radares? O sobre o Rafale?

Sinto muito, mas não falo para agradar a todos, falo o que sei. Podemos medir credenciais. Quais as do amigo? Posso apresentar abertamente as minhas. Topa? Se não topar que não sabe sobre o que fala é o amigo. Façamos o seguinte, comecemos por currículos. Vou atualizar o meu Lattes (aí Beraldi, véio! rsrs).

Abraços cordiais,

Orestes




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#4893 Mensagem por orestespf » Qua Nov 14, 2007 10:15 pm

PRick escreveu:Por sinal,

Falando em panfletos, olha a entrevista interessante, Laurent Mourre Diretor Geral da Thales no Brasil. Fonte:DEFESANET


D@N - Quais as estratégias da Thales para ter maior presença no Brasil?
Laurent Mourre - Primeiro incrementar a nossa força de vendas. Desde a minha chegada aumentamos em 100% e estamos contratando mais.

Nosa meta participar de todos os principais programamas de defesa e segurança do Brasil, expandir a atuação da OMNISYS, a recente incorporação das atividades da AlCATEL-LUCENT trouxe uma importante setor para nós que é o de satélites. O Brasilsat C1-C2 da Global One (empresa Embratel). Na área de controle trabalhamos parater as linhas de metro 4 e 5 de São Paulo. Temos a participação do radar RBE2, que equipa o Rafale, já preparado para receber o módulo AESA que equipará a versão F-3 do caça.

É essencial trazer tecnologia. Não há mais possibilidade de fazer negócios sem trazer tecnologia e nós somos líderes mundiais em inúmeras áreas esse é o nosso diferencial.


Não entendi, PRick. O que quis dizer com isso? Que a boca diz o que quer? Ou quis demonstrar que o Defes@Net é pró-França desde sempre? Poderia me ajudar como isso?

Abs,

Orestes




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Tigershark
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#4894 Mensagem por Tigershark » Qua Nov 14, 2007 10:16 pm

AHMOS flight trials demonstrate airframe active health monitoring
By Richard Scott
14 November 2007



BAE Systems Advanced Systems and Future Capability - part of the company's Military Aircraft Solutions business - has flight-tested a new system of sensors designed to automatically inspect aircraft structures for damage, and so potentially offer significant reductions in servicing costs and maintenance downtime.

The flight trial, which tested a podded Active Health Monitoring System (AHMOS) on a Hawk trainer aircraft, is claimed by the company to have "demonstrated for the first time the operation of a fully integrated automated damage-detection system within a flight environment".

Structural inspection is recognised as a significant driver in the cost of supporting aircraft fleets. Moreover, as many platforms can now be expected to enjoy a service life of 40 years or more, the servicing required to maintain ever more stringent airworthiness standards becomes increasingly costly.

"The new system aims to avoid lengthy and expensive structural inspections that require repeated dismantling of large sections of the aircraft," according to Jim McFeat, BAE Systems' technical manager for the AHMOS project, adding: "Very often, such inspections are precautionary and no faults that need repairing are found."


© 2007 Jane's Information Group




AlbertoRJ
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#4895 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Nov 14, 2007 10:22 pm

orestespf escreveu:
projeto escreveu:
orestespf escreveu:
projeto escreveu:A Thales só diz que o alcance será muito grande mas já vi gente escrevendo sobre ele ter +230 km contra alvos pequenos. Se o alcance do PESA atual for de uns 150/160 km, com mais 50% de ganho com uma antena ativa, deveria ser mesmo por aí.
Uma coisa é certa, não gastariam uma baba para fazer um radar chinfrim, e nem o pesa não é ruim assim. Que adianta um radar de grande alcance sem sofisticação eletrônica, com ECCM fraco, sem NCTR, LPI, capacidade de processamento e outras cositas más? É melhor enxergar um pouco do que ficar cego.

[]'s


Projeto, Projeto... Não é assim, esqueça os panfletos. rsrsrs O radar do Rafale na prática tem um alcance de 90 km para alvos com RCS de 1-3 m2. Não estamos falando de alvos maiores.

Os franceses gastaram uma baba sim no desenvolvimento do RBE2, mas o motivo não é porque é genial, é porque foi um radar feito do zero, sem usar nada de comum com os radares franceses anteriores.

Esta crítica não diminui em nada a capacidade francesa de projetar radares de qualidade, muito implica que este problema não será resolvido. Mas não adianta dizer uma coisa e ser outra. Quando anunciaram o RBE2 havia um planejamento para que se atingisse este objetivo, mas não foi possível. Viram que não compensava mais investir tanta grana no PESA, resolveram (acertadamente) concentrar esforços e grana no AESA.

Acho bobeira insistir nesta tese, defender este radar, até porque o povo daqui fala que a FAB comprará (se for o caso) o Rafale com radar AESA. Não sei disso ainda, mas não duvido de outras fontes dos amigos. A gente não sabe tudo e ando sem tempo para correr atrás.

Abraços,

Orestes


Orestes, desculpe a falta de boas maneiras mas, você não sabe nada (sobre isso).

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Sobre o que exatamente Alberto? Radares? O sobre o Rafale?

Sinto muito, mas não falo para agradar a todos, falo o que sei. Podemos medir credenciais. Quais as do amigo? Posso apresentar abertamente as minhas. Topa? Se não topar que não sabe sobre o que fala é o amigo. Façamos o seguinte, comecemos por currículos. Vou atualizar o meu Lattes (aí Beraldi, véio! rsrs).

Abraços cordiais,

Orestes


Orestes,
Eu topo, mas antes me prove o que disseste sobre o que realmente estamos conversando.

Abraços




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#4896 Mensagem por orestespf » Qua Nov 14, 2007 10:31 pm

projeto escreveu:
orestespf escreveu:
projeto escreveu:
orestespf escreveu:
projeto escreveu:A Thales só diz que o alcance será muito grande mas já vi gente escrevendo sobre ele ter +230 km contra alvos pequenos. Se o alcance do PESA atual for de uns 150/160 km, com mais 50% de ganho com uma antena ativa, deveria ser mesmo por aí.
Uma coisa é certa, não gastariam uma baba para fazer um radar chinfrim, e nem o pesa não é ruim assim. Que adianta um radar de grande alcance sem sofisticação eletrônica, com ECCM fraco, sem NCTR, LPI, capacidade de processamento e outras cositas más? É melhor enxergar um pouco do que ficar cego.

[]'s


Projeto, Projeto... Não é assim, esqueça os panfletos. rsrsrs O radar do Rafale na prática tem um alcance de 90 km para alvos com RCS de 1-3 m2. Não estamos falando de alvos maiores.

Os franceses gastaram uma baba sim no desenvolvimento do RBE2, mas o motivo não é porque é genial, é porque foi um radar feito do zero, sem usar nada de comum com os radares franceses anteriores.

Esta crítica não diminui em nada a capacidade francesa de projetar radares de qualidade, muito implica que este problema não será resolvido. Mas não adianta dizer uma coisa e ser outra. Quando anunciaram o RBE2 havia um planejamento para que se atingisse este objetivo, mas não foi possível. Viram que não compensava mais investir tanta grana no PESA, resolveram (acertadamente) concentrar esforços e grana no AESA.

Acho bobeira insistir nesta tese, defender este radar, até porque o povo daqui fala que a FAB comprará (se for o caso) o Rafale com radar AESA. Não sei disso ainda, mas não duvido de outras fontes dos amigos. A gente não sabe tudo e ando sem tempo para correr atrás.

Abraços,

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Orestes, desculpe a falta de boas maneiras mas, você não sabe nada (sobre isso).

[]'s


Sobre o que exatamente Alberto? Radares? O sobre o Rafale?

Sinto muito, mas não falo para agradar a todos, falo o que sei. Podemos medir credenciais. Quais as do amigo? Posso apresentar abertamente as minhas. Topa? Se não topar que não sabe sobre o que fala é o amigo. Façamos o seguinte, comecemos por currículos. Vou atualizar o meu Lattes (aí Beraldi, véio! rsrs).

Abraços cordiais,

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Orestes,
Eu topo, mas antes me prove o que disseste sobre o que realmente estamos conversando.

Abraços


Estou de viagem marcada para a França em fevereiro, tentarei ir a Rússia no mesmo mês, ainda não acertado. Por que não vamos juntos, poderá conhecer pessoalmente que conhece do assunto?

Posso passar por MP detalhes para a tal viagem, inclusive a cópia do bilhete de viagem e que o "financiou" (espero ter sido claro). Topa?

Estudei muito na vida para discutir panfletos. Pouco posso dizer por aqui, mas quem já me conheceu pessoalmente já sabe. Pode procurar e perguntar. Quem não conheceu, fica realmente na dúvida, mas não espere que eu fale abertamente em fóruns de Internet, sou sério e responsável.

Se não sabe do que fala exatamente, questione. Se puder, respondo, quando não posso, sou obrigado a deixar pra lá.

Se acha que sou um blefe, ótimo, melhor que pense assim. Seria um grande elogio. Até porque não venho aqui para explicar sempre, mas para confundir. Fui claro mais uma vez? (Tem gente do DB que entendeu o recado claro que dei).

Mas dou um ajuda ao amigo desconfiado, assista mais filmes, assim me conhecerá melhor. O que está escrito nem sempre é o que de fato se mostra. Pergunto mais uma vez, fui claro?

Pra mim deu, mas compreendo sua ansiedade, é o Natal chegando e os presentes do bom velhinho.

Inté.




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Penguin
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#4897 Mensagem por Penguin » Qua Nov 14, 2007 10:40 pm

DATE:14/11/07
SOURCE:Flightglobal.com
UPDATED: US Air Force clears Boeing F-15Es to fly after inspections
By Graham Warwick

US Air Force Boeing F-15E Strike Eagles have been cleared to return to flight. All F-15s had been grounded since the US Air National Guard F-15C crash in Missouri on 2 November caused by suspected structural failure.

The USAF is allowing wings operating the more than 200 newer E-model F-15s to return their aircraft to flying status after completing a so-called "time compliance technical order" (TCTO) inspection. The targeted inspections are a result of preliminary data from the crash site, says the USAF.

Before returning to flight, the F-15Es must undergo visual and non-destructive inspection of the hydraulic lines, fuselage longerons, and straps and skin panels around the environmental control system bays, the USAF.

The USAF says the TCTO inspection was developed as the result of an engineering analysis conducted after the 2 November crash. An analysis is under way for the older F-15A-Ds, and will result in a similar inspection, says the USAF, but details have yet to be defined.

The F-15A-Ds are expected to remain grounded until after the accident investigation board submits its report, which is due within 30 days of the crash, says the USAF.

The investigation is focusing on the area aft of the cockpit, where the accident F-15 is reported to have separated in flight during one-versus-one air combat training.

Israel and Saudi Arabia are expected to follow suit and lift the grounding of their versions of the F-15E, the F-15I and F-15S respectively. Boeing will also be able to resume deliveries of new F-15Ks to South Korea.

Six US senators, meanwhile, have demanded that the US Department of Defense make public the results of three studies that are said to conclude the 183 Lockheed Martin F-22A Raptors planned for the US Air Force are not sufficient.

The USAF is seeking additional funding to buy more F-22s to replace its ageing F-15s
.


Olha a pressao para mais F-22...




AlbertoRJ
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#4898 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Nov 14, 2007 10:48 pm

orestespf escreveu:
projeto escreveu:
orestespf escreveu:
projeto escreveu:
orestespf escreveu:
projeto escreveu:A Thales só diz que o alcance será muito grande mas já vi gente escrevendo sobre ele ter +230 km contra alvos pequenos. Se o alcance do PESA atual for de uns 150/160 km, com mais 50% de ganho com uma antena ativa, deveria ser mesmo por aí.
Uma coisa é certa, não gastariam uma baba para fazer um radar chinfrim, e nem o pesa não é ruim assim. Que adianta um radar de grande alcance sem sofisticação eletrônica, com ECCM fraco, sem NCTR, LPI, capacidade de processamento e outras cositas más? É melhor enxergar um pouco do que ficar cego.

[]'s


Projeto, Projeto... Não é assim, esqueça os panfletos. rsrsrs O radar do Rafale na prática tem um alcance de 90 km para alvos com RCS de 1-3 m2. Não estamos falando de alvos maiores.

Os franceses gastaram uma baba sim no desenvolvimento do RBE2, mas o motivo não é porque é genial, é porque foi um radar feito do zero, sem usar nada de comum com os radares franceses anteriores.

Esta crítica não diminui em nada a capacidade francesa de projetar radares de qualidade, muito implica que este problema não será resolvido. Mas não adianta dizer uma coisa e ser outra. Quando anunciaram o RBE2 havia um planejamento para que se atingisse este objetivo, mas não foi possível. Viram que não compensava mais investir tanta grana no PESA, resolveram (acertadamente) concentrar esforços e grana no AESA.

Acho bobeira insistir nesta tese, defender este radar, até porque o povo daqui fala que a FAB comprará (se for o caso) o Rafale com radar AESA. Não sei disso ainda, mas não duvido de outras fontes dos amigos. A gente não sabe tudo e ando sem tempo para correr atrás.

Abraços,

Orestes


Orestes, desculpe a falta de boas maneiras mas, você não sabe nada (sobre isso).

[]'s


Sobre o que exatamente Alberto? Radares? O sobre o Rafale?

Sinto muito, mas não falo para agradar a todos, falo o que sei. Podemos medir credenciais. Quais as do amigo? Posso apresentar abertamente as minhas. Topa? Se não topar que não sabe sobre o que fala é o amigo. Façamos o seguinte, comecemos por currículos. Vou atualizar o meu Lattes (aí Beraldi, véio! rsrs).

Abraços cordiais,

Orestes


Orestes,
Eu topo, mas antes me prove o que disseste sobre o que realmente estamos conversando.

Abraços


Estou de viagem marcada para a França em fevereiro, tentarei ir a Rússia no mesmo mês, ainda não acertado. Por que não vamos juntos, poderá conhecer pessoalmente que conhece do assunto?

Posso passar por MP detalhes para a tal viagem, inclusive a cópia do bilhete de viagem e que o "financiou" (espero ter sido claro). Topa?

Estudei muito na vida para discutir panfletos. Pouco posso dizer por aqui, mas quem já me conheceu pessoalmente já sabe. Pode procurar e perguntar. Quem não conheceu, fica realmente na dúvida, mas não espere que eu fale abertamente em fóruns de Internet, sou sério e responsável.

Se não sabe do que fala exatamente, questione. Se puder, respondo, quando não posso, sou obrigado a deixar pra lá.

Se acha que sou um blefe, ótimo, melhor que pense assim. Seria um grande elogio. Até porque não venho aqui para explicar sempre, mas para confundir. Fui claro mais uma vez? (Tem gente do DB que entendeu o recado claro que dei).

Mas dou um ajuda ao amigo desconfiado, assista mais filmes, assim me conhecerá melhor. O que está escrito nem sempre é o que de fato se mostra. Pergunto mais uma vez, fui claro?

Pra mim deu, mas compreendo sua ansiedade, é o Natal chegando e os presentes do bom velhinho.

Inté.


Orestes, como sempre enrolando.
Você quer que eu acredite em você porque? Eu escrevo sobre o que é público e isso sim é debate. E você? Você só fala de especulações, de fontes secretas furadas, e agora vem de falar de currículo??
Você não sabe quem eu sou, tanto quanto
eu não sei quem você é. Você acha que vou ficar fazendo isso aqui Orestes? Você além de enrolão é arrogante.

Cadê o F-16 com AESA israelense e códigos abertos?

O problema é ter informações da internet? a internet é uma maravilha da qual todos estamos usufruindo aqui e agora, é a maior fonte de informação da humanidade!! É tão válida que é usada por Estados, por cientistas, por Universidades, por centros de pesquisa, por empresas.

Você acha que pode vir aqui e dizer que é o fodão do DB e que a sua palavra é a verdade, apesar de todas as informações contrárias? Então prove meu amigo!

Abraços




Alberto -
orestespf
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#4899 Mensagem por orestespf » Qua Nov 14, 2007 10:58 pm

Projeto:
Orestes, como sempre enrolando.
Você quer que eu acredite em você porque? Eu escrevo sobre o que é público e isso sim é debate. E você? Você só fala de especulações, de fontes secretas furadas, e agora vem de falar de currículo??
Você não sabe quem eu sou, tanto quanto
eu não sei quem você é. Você acha que vou ficar fazendo isso aqui Orestes? Você além de enrolão é arrogante.

Cadê o F-16 com AESA israelense e códigos abertos?

O problema é ter informações da internet? a internet é uma maravilha da qual todos estamos usufruindo aqui e agora, é a maior fonte de informação da humanidade!! É tão válida que é usada por Estados, por cientistas, por Universidades, por centros de pesquisa, por empresas.

Você acha que pode vir aqui e dizer que é o fodão do DB e que a sua palavra é a verdade, apesar de todas as informações contrárias? Então prove meu amigo!

Abraços
_________________
Alberto


Alberto, grande abraço.




AlbertoRJ
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#4900 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Nov 14, 2007 11:02 pm

orestespf escreveu:Projeto:
Orestes, como sempre enrolando.
Você quer que eu acredite em você porque? Eu escrevo sobre o que é público e isso sim é debate. E você? Você só fala de especulações, de fontes secretas furadas, e agora vem de falar de currículo??
Você não sabe quem eu sou, tanto quanto
eu não sei quem você é. Você acha que vou ficar fazendo isso aqui Orestes? Você além de enrolão é arrogante.

Cadê o F-16 com AESA israelense e códigos abertos?

O problema é ter informações da internet? a internet é uma maravilha da qual todos estamos usufruindo aqui e agora, é a maior fonte de informação da humanidade!! É tão válida que é usada por Estados, por cientistas, por Universidades, por centros de pesquisa, por empresas.

Você acha que pode vir aqui e dizer que é o fodão do DB e que a sua palavra é a verdade, apesar de todas as informações contrárias? Então prove meu amigo!

Abraços
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Alberto, grande abraço.


Outro.




Alberto -
Carlos Mathias

#4901 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Nov 14, 2007 11:07 pm

Peço calma aos amigos, por favor. Não há razão para tanto. Do alto da minha ignorância, peço encarecidamente que os amigos se acalmem. Todos podem colaborar, uns com informações, outros instigando a busca por estas informações.

Senhores, muita calma nessa hora.




Editado pela última vez por Carlos Mathias em Qua Nov 14, 2007 11:21 pm, em um total de 1 vez.
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#4902 Mensagem por RenaN » Qua Nov 14, 2007 11:13 pm

Acho que o problema aqui é que os com fontes não podem falar, ficam só dando cutucadas, isso gera duplas interpretações e aí o pau quebra. :twisted:

Vida "cretina" essa sem fonte. :lol: :lol:




[<o>]
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Skyway
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#4903 Mensagem por Skyway » Qua Nov 14, 2007 11:56 pm

RenaN escreveu:Acho que o problema aqui é que os com fontes não podem falar, ficam só dando cutucadas, isso gera duplas interpretações e aí o pau quebra. :twisted:

Vida "cretina" essa sem fonte. :lol: :lol:



Não é bem assim Renan...



Agora, quanto ao post do colega Projeto.........bem........




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#4904 Mensagem por Carlos Lima » Qui Nov 15, 2007 12:00 am

Ola Srs,

Vamos deixar algumas coisas claras aqui...

Em primeiro lugar temos que sempre ter na cabec'a que nao importa as nossas paixoes, fontes, conhecimentos, dicas, torcidas, quem ira 'sugerir' ao Governo Brasileiro a compra de uma nova aeronave de combate 'e a For'ca A'erea Brasileira (FAB)...

Nao sou eu, e nao 'e nenhum de voces quem tomara essa decisao... Ponto!

Bom... estando isso claro e cristalino (espero que sim) discutimos nesse forum ideias, mostramos as nossas paixoes e eventualmente por conta de uma ou outra informacao nos consideramos 'melhor' informados...

Tais informacoes podem vir da Internet, livros, revistas, analises em casa, jornais, e profissionais ligados a Forca Aerea Brasileira, o Ministerio da Defesa, o Governo Federal ou tudo isso e muito mais...

Vamos por favor tentar utilizar tais informacoes (quando possivel!) para ajudar os colegas a entender melhor de aviacao/defesa/Brasil, etc.

Como o Forum 'e um espaco democratico e nessa democracia existem regras venho pedir a todos que as respeitem e mesmo que apaixonados ou nao pelo assunto, com conhecimento ou nao pelo assunto, nao se esque'cam de que temos que tratar uns aos outros com EDUCACAO e RESPEITO...

Entao... venho pedir que agressores manerem pois a Moderacao est'a de olho e agredidos nao respondam e se dirijam a n'os por MP para que quando 'online' n'os da Moderacao possamos fazer algo a respeito...

Em resumo... Nao h'a necessidade de ficarmos comparando curriculos aqui ou mesmo duvidar do conhecimento dos colegas, pois isso j'a passa a ser pessoal e nao 'e do interesse desse forum de saber o que cada um faz ou deixa de fazer da vida... Aqui discutimos DEFESA.

Calma n'e?!... todo mundo adulto aqui Pows!

Fiquem em Paz

CB_Lima


PS: Traduzi nesse mesmo t'opico o que vai acontecer com o Programa Rafale n'os proximos anos inclusive com informacoes relevantes para uma discussao boa e voces ficam ai nesse disse... me disse! :?




CB_Lima = Carlos Lima :)
rcolistete
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#4905 Mensagem por rcolistete » Qui Nov 15, 2007 12:02 am

orestespf escreveu:Veja o caso do Afeganistão, algo claro e bastante sintomático. O Rafale levou sob as asas bombas inteligentes, mas que iluminou o alvo foi um Mirage. O F-16 chileno não precisa disso. Ah... Mas é a questão do pod designador. Sim, este é um grande problema, ainda não foi integrado e depois de integrado precisa ser homolgado.

...

Para ataque naval a mesma coisa, nem integrado ainda está, nada mesmo. Na realidade o Rafale só opera o MICA. Claro, tem o Magic 2 também, mas estão optando pelo MICA nas "duas versões".

Na verdade o Rafale não está apto para missões confiáveis que não seja ar-ar. Este é o ponto.


Caro Orestes,

Desculpe-me, mas quais são suas fontes ? O Rafale F1 em 2001 entrou em operação limitada na Marine Nationale, depois de anos de bugs e acertos, em 2004 o esquadrão com 10 Rafales M F1 foi declarado 100% operacional para combate ar-ar. Mas estamos em 2007, não em 2004.

Desde antes de 2004 já tinha protótipo do Rafale F2 (i.e., F1 + capacidade ar-superfície) sendo testado. Foram sendo entregues e em meados de 2006 o Rafale F2.2 estava declarado operacional a nível de esquadrão da Armée de l'Air (AdlA). Para isso :

- foram feitos inúmeros vôos de ensaios com os Scalps, vários lançamentos do mesmo, o qual está declarado operacional para uso pela AdlA desde meados de 2006;

- até meados de 2007 o AASM já tinha sido disparado 60 vezes, em 23/04/2007 um Rafale F2 da AdlA disparou uma salva de 3 AASM. Em 05/06/2007 um Rafale F2 M (naval) disparou uma salva de 2 AASM, antes decolando do NAe Charles de Gaulle, disparando e depois pousando. Tem um artigo recente de Setembro falando que acabaram os ensaios do AASM, falta eu ler (se esse fórum der folga para tanto...);

- as bombas GBU foram lançadas várias vezes em 2007/1 no Afeganistão por Rafales F2. O Scalp é caro e inapropriado para CAS, o AASM não estava entregue e a 1a versão INS+GPS não é apropriada para CAS, mas sim a INS+GPS+IR (2008-9) e versão laser (depois).

Enfim, podem até fazer pirraça quanto ao AASM (não está nos inventários da AdlA e MN por culpa de atrasos do fabricante) e às GBU (sem designação laser por enquanto), mas falar que o Scalp não está operacional é desconsiderar dezenas de textos, filmes, fotos, cerimônias oficiais, etc. Não faz sentido, sinto dizer isso.

Já falei também que o Rafale F3 protótipo decolou do NAe Charles de Gaulle, disparou um AM-39 Exocet Block 2 M2 atingindo um navio-alvo e pousou novamente. Isso em meados de 2007. Estará operacional em 2008-9, por aí.

Estou me repetindo demais. Todos os dados que cito aqui são públicos e passíveis de verificação, é só gastar tempo lendo em francês e inglês. Cito às vezes as fontes, mas se quiserem posso citar várias outras, oficiais, de mídia impressa com tradição, etc.

Abraços,

Roberto




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