F-X 2008

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Jose Matos
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F-X 2008

#1 Mensagem por Jose Matos » Qui Set 15, 2005 11:22 am

Olá pessoal

A última AFM de Outubro traz na página 24, uma notícia interessante sobre o discurso do General Luiz Carlos Bueno, na Base de Natal, onde esteve no passado dia 10 de Agosto no aniversário do 1º ano do Super Tucano ao serviço da FAB.

Nessa cerimónia, o General deu conta que o famoso F-X destinado a escolher um novo caça para o Brasil, foi unicamente adiado e não cancelado como se falou insistentemente há um ano atrás.

Segundo o chefe máximo da FAB, o concurso foi adiado porque nenhuma das propostas concorrentes (excepto o JAS 39 Grippen) satisfazia os requisitos da FAB. No entanto, parece que a FAB continua interessada na compra de um novo caça em 2008, para que entre em serviço em 2010.

Este novo caça iria formar um novo esquadrão de defesa aérea juntamente com os Mirages 2000s e com os F-5BRs.

Parece que os planos da FAB apontam para que em 2015, o Brasil tenha 3 esquadrões de defesa aérea (dois deles na região Amazónica). Parece que um será formado com um novo caça, outro com o Mirage 2000 e outro com o F-5BR.

É claro que estamos aqui a falar das intenções da FAB, não sabemos se o poder político nos próximos tempos seguirá o mesmo caminho. Ou seja, a abertura de um novo F-X em 2008 dependerá sempre do clima político na altura e das prioridades do mesmo para a FAB.

Mas penso que há sempre alguma chance disso acontecer. É curioso a excepção do JAS 39 na questão dos requisitos, ou seja, parece que seria afinal o concorrente melhor colocado para vencer o F-X. Se assim é, afigura-se de novo como um forte candidato para 2008, embora não seja aí de excluir a presença de outros candidatos fortes como o Rafale e o Tufão, que não participaram no último F-X.

Em relação aos Mirages confirma-se os prazos de entrega, ou seja, os primeiros quatro deverão ser entregues em meados do próximo ano, de forma a estarem presentes no desfile da Independência no dia 7 de Setembro, enquanto que mais quatro serão entregues em 2007 e os últimos quatro em 2008. Neste momento dois biplaces e um monoplace foram transferidos da base de Orange para Bordeaux, onde a Dassault os vai revisionar para depois os entregar à FAB.

Já agora uma nota final sobre o Mirage 2000. Saiu este mês em França o nº2 da colecção Check List da edições DTU dedicado ao Mirage 2000, já aqui referido por mim. O livro é uma tremenda decepção, pois embora tenha excelentes fotografias do interior e do exterior do aparelho não explora muito o avião em termos de características, aviónicos e desempenho. Pode ter interesse para modelistas, mas é pena que fique só por aí.

Portanto, parece-me que o melhor livro escrito até hoje sobre o Mirage 2000, ainda continua a ser os “Les Mirages 2000" do Jean-Paul Philippe publicado pela Taillandier em 91.

E é pena que tanto tempo depois mais ninguém tenha escrito ainda um livro capaz de esmiuçar o Mirage 2000 a fundo. E estou a ver que também já não vão escrever. É pena, pois o avião ainda continua em serviço e vai continuar por muitos anos.

Um abraço





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#2 Mensagem por Degan » Qui Set 15, 2005 11:53 am

Extraño:

• Si en el proyecto FX, solo el Grippen cumplía con los requerimientos, el resultado obvio era que ganara el concurso.....no que el concurso se suspendiera.... :?

• Si se quiere comprar un nuevo caza para el 2010, que trabaje en conjunto con los F-5 y Mirage 2000, es ilógico integrar una 3° línea logística, de entrenamiento y doctrina.......solo es lógica la elección del Mirage 2000 otra ves.

Creo muy difícil la elección de Rafale, es demasiado caro y serían (si se dá) los primeros compradores externos.

Es realmente FX un concurso libre, o se está buscando un resultado final ya definido :?: :?:


Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#3 Mensagem por talharim » Qui Set 15, 2005 11:54 am

Olá José Matos,não estou tirando sarro de vc,apenas gostaria de saber se em Portugal os comandantes da Força Aérea vcs chamam de "general"

O correto aqui no Brasil seria Brigadeiro Luiz Carlos Bueno.

Sinceramente,vindo deste senhor comandante que nós temos :evil: ,uma notícia destas não pode levar crédito.

SE a FAB pretende comprar caças novos em 2008,então porque adquiriam caças completamente obsoletos Mirage 2000C para serem entregues em doses homeopáticas até 2008 e sem nenhum armamento ?

Para mim esse Brigadeireco Bueno é um retardaddo mental que só fala bobagem.......quando é que esse cara vai deixar a FAB ? será que a FAB vai existir até lá ? :roll:




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#4 Mensagem por Alcantara » Qui Set 15, 2005 12:10 pm

Degan escreveu:Creo muy difícil la elección de Rafale, es demasiado caro y serían (si se dá) los primeros compradores externos.


Eu acho plenamente possível que o Rafale seja o escolhido. É mais avançado que o Mirage 2000, tem laços com a Embraer e, principalmente, os franceses estão loucos para vendê-lo. :lol:

Le Figaro escreveu:Chez Dassault, on rappelle que jamais un avion de combat n'a été vendu à l'exportation avant qu'il ne soit en vol dans son pays d'origine. C'est désormais chose faite pour le Rafale, puisque les premiers appareils ont été livrés à l'armée de l'air cette année. Les livraisons s'étaleront jusqu'en 2021.

"Il nous reste 275 Rafale à fabriquer, et nous pourrons participer à d'autres compétitions pendant une vingtaine d'années, estime M. Edelstenne. La situation aurait été beaucoup plus préoccupante si nous arrivions à la fin de la production sans avoir de contrats à l'exportation."

Pour bien montrer sa volonté de conquérir des marchés, il ajoute : "J'ai demandé aux pouvoirs publics que le développement des capacités du Rafale soit gardé au même rythme, pour favoriser l'exportation."

Sur le plan de l'activité, "étant très présent dans l'aviation d'affaires, nous pouvons équilibrer notre production entre les deux pôles civils et militaires", précise M. Edelstenne, qui compte profiter du redémarrage de l'aéronautique civile.

En 2004, l'aviation d'affaires représentait 61 % des 3,46 milliards d'euros de chiffre d'affaires de Dassault Aviation et 54 % du carnet de commandes. En montant global, cependant, le carnet de commandes conserve sa dominante militaire, avec le Mirage et le Rafale.


Ser o primeiro comprador externo não impediu o Chile de comprar os submarinos Scorpene, por exemplo... :lol: E pelo que me parece, estão muito felizes com isso. Não vejo porque não seríamos com a aquisição dos Rafales.




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
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#5 Mensagem por Lauro Melo » Qui Set 15, 2005 12:42 pm

Alcantara escreveu:Ser o primeiro comprador externo não impediu o Chile de comprar os submarinos Scorpene, por exemplo... :lol: E pelo que me parece, estão muito felizes com isso. Não vejo porque não seríamos com a aquisição dos Rafales.


Nota = 1.000
Isto mesmo amigo Alcantara.
Quando é o F-16 C é uma boa escolha pois EF-2000 e Rafale não estão totalmente desenvolvidos.
Agora quando é o Scorpene, ai é melhor que o U-209-1400/1500 porque é novo.

Abraços,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
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#6 Mensagem por Jose Matos » Qui Set 15, 2005 1:37 pm

Olá Talharim

Bem, nós chamamos realmente o chefe de estado maior de General pois essa é a patente dele.

O Bueno disse o que disse num discurso público e, portanto, se o disse é porque essa é a intenção da FAB e o governo concerteza que sabe disso.

Para mim a questão fulcral é que governo terá o Brasil em 2008? É Lula ainda?

A opção do Mirage 2000 é mais um opção de recurso para substituir os Mirages III. Porque se a FAB estivesse à espera do novo F-X nunca teria o avião antes de 2010. Ou seja, a FAB agarrou a hipótese do Mirage 2000 não perdendo de vista o F-X. Se o governo em 2008 não quiser abrir de novo o F-X pelo menos a FAB tem o Mirage 2000. Portanto, foi uma jogada cautelosa.

Como disse esta é a intenção da FAB e não sabemos se o governo em 2008 estará para aí virado?

Um abraço





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#7 Mensagem por Degan » Qui Set 15, 2005 1:46 pm

Cuidado con las comparaciones,

Ser o primeiro comprador externo não impediu o Chile de comprar os submarinos Scorpene, por exemplo... E pelo que me parece, estão muito felizes com isso.


Claro, y lo hizo porque así se obtenía un precio mucho mas bajo...... :wink:
Si Brasil compra Rafales, ¿por qué tendría que ser a precio menor que los súper altos ofrecidos en otros concursos internacionales?.

Quando é o F-16 C é uma boa escolha pois EF-2000 e Rafale não estão totalmente desenvolvimos


No es así, el F-16C es mucho mas barato y costo eficiente en nuestra realidad. ¿No crees que sería ridículo comprar F/A-22 en Chile (si se pudiera) para enfrentar hipotéticamente a unos viejos Mig-29, A-4R o Mirage 5?

Agora quando é o Scorpene, ai é melhor que o U-209-1400/1500 porque é novo.


Es mejor porque tiene 30 años de nuevas tecnologías YA desarrolladas y en funcionamiento....no es solo una promesa a 5 años más.


Saludos cordiales,




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#8 Mensagem por A-29 » Qui Set 15, 2005 1:53 pm

Oi José Matos!

Quê revista é essa que está se referindo? Desculpe a ignorância, mas não a conheço. Se for boa, quem sabe não consigo adquirí-la em alguma banca especializada em publicações importadas...




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#9 Mensagem por ZeRo4 » Qui Set 15, 2005 2:04 pm

F/X 2008 - A piada continua!

Há alguns dias através pipocaram notícias sobre um possível FX do FX (afinal FX significa Fénix não é?!). Supostamente a FAB não teria "cancelado" o negócio (me engana que eu gosto...) mas apenas "adiado" para a possível compra de uma nova geração de caças, mais modernos que os concorrentes do FX original. Os concorrentes do novo FX seriam:

- JSF/F-35
- Eurofighter Typhoon
- Dassault Rafale
- SAAB Jas-39 Gripen
- Su-35BM

Porém, alguns indícios nos mostram que essa notícia é no mínimo uma piada de mau gosto! Aliada a ela, está também uma notícia onde a FAB criaria mais 2 GDAs na região norte do país. Os Mirage2000C seriam então deslocados para essas bases ao norte quando o novo FX estivesse operacional. Entretanto, duas coisas que me deixam com a pulga atrás da orelha, são elas:

Logística, Com a aquisição de um "novo" avião teríamos uma terceira linha logística não apenas para aviônicos, motores e peças estruturais mais também em termos de armamento! Imagine a FAB operando R-Darter (F-5BR), Super-530D (Mirage2000C) e Mica (Rafale) caso o Rafale saia como vencedor no possível FX-2 (A Revanche...).

2008, Como sabemos... somos um país de poucas tradições, poucas compras militares e etc. Com a chegada dos Mirage2000C apenas no final de 2008, alguém acredita que antes de 2015-2020 (data da substituição dos F-5 e AMX) a FAB inicie algum processo para a compra de um novo caça ?!

Se aliarmos isso ao fator logística, diria que os Franceses fizeram uma jogada de mestre! Com os Rafales entrando em operação na AdlA, a oferta de Mirage2000 crescerá substancialmente e terá um potencial mercado para a América Latina. Argentina, Equador e Peru operam equipamento Francês ou semelhante (i.e Kfir) a substituição ou complementação desta frota traria uma nova oportunidade de vendas aos Franceses de cerca de 50 Aeronaves, não contando as possíveis futuras aquisições de nós Brasileiros.

Com um Mercado de cerca de 60 Aeronaves (incluíndo as Brasileiras), acredito que seria uma jogada de mestre dos Franceses oferecerem um centro de manutenção completo no Brasil via Embraer, assim os aviões e/ou motores não precisariam cruzar o atlântico para revisões mais críticas, aliado a um upgrade "meia-boca" que permita aos Mirage2000C dispar MICA ou qualquer outro míssil BVR com guiagem ARH.

Para os padrões da América Latina até que seriam "boas" aeronaves. Essa é a situação que vem se desenhando pós 2010! Continuando e analisando os futuros competidores essa proposta fica de certa forma mais forte. Vejamos:

JSF/F-35

Alguém em sã consciencia levou a sério esta notícia da possível participação do F-35 já para 2010 ?! Provavelmente em 2010 os aliados de projeto dos Americanos estariam recebendo os seus primeiros F-35, ademais, como se sabe os F-35 para exportação não terão capacidade Stealth, sendo assim sua performance seria muito próxima a de um F-16 com um custo absurdamente maior! De cara já está descartado...

Eurofighter Typhoon

Extremamente caro para o que oferece, em 2010 o preço com certeza será mais baixo... porém antes de se pensar em adquirir o Typhoon teremos o Rafale pela frente, melhor na arena Ar-Solo, Sem versão navalizada e fabricado pelos nossos "aliados" Franceses da Dassault. Também tem poucas chances de ser operado por nós Brasileiros.

Dassault Rafale

O Favorito, se não fosse pela questão "logística" descrita por mim acima até acreditaria na aquisição deste belo avião. Infelizmente o seu preço de aquisição e operação também é extremamente alto assim como o do Typhoon. Mas ainda está no páreo com certeza... resta saber se mais uma vez nossos "aliados" Franceses aliados a "BraZileira" EmFraer vão tentar nos vender produtos superfaturados mais uma vez.

SAAB JAS-39 Gripen

Na minha opinião continua sendo a melhor opção. Leve, pequeno, moderno, barato de se comprar e manter e substituiria com primazia nossos F-5BR e AMX-M num futuro "próximo" evitanto desde já burradas como a aquisição dos Mirage2000C. O que pesa contra este avião é o fato do seu alcance ser relativamente pequeno, pode ser compensado com o uso (já previsto...) de CFTs e REVO. Também o considero ainda no páreo junto ao Rafale, mas no geral acho que perde para o caça Francês, seja devido ao alto índice de peças Americanas, alcance reduzido, não ter parceria com a Embraer e etc! Mas seria no mínimo a opção mais lúcida.

Su-35BM

Poucos efetivamente conhecem o Su-35BM, que entrará em operação na Rússia até a entrada do Pak-FA. É um Su-35 "normal", com um pacote de Aviônicos, Radar e Motor que serão utilizados no Pak-FA. Além de ter um trabalho para redução do RCS baseado em algumas modificações estruturais e estudos com o Su-47 Berkut.

Seria o caça ideal para o Brasil. Pesado, excelente alcance e/ou persistência em combate, barato de se adquirir e não tão caro de se manter. Juntamente com o Su-32 e os excelentes mísseis Russos seriam capazes de fazer um certo estrago inclusive em GTs Americanos.

Infelizmente o preconceito, medo do desconhecido e algo mais sepultaram completamente a possível operação de aeronaves Russas em solo Brasileiro, visto que tanto no FX original, quanto na concorrência para a compra do "FX-B" eles mantinham as melhores propostas com o Su-35 e Su-27SM respectivamente.




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Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
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#10 Mensagem por Jose Matos » Qui Set 15, 2005 2:07 pm

Olá A-29

A AFM é uma revista inglesa e vende-se aí no Brasil concerteza.

http://www.airforcesmonthly.com/

Um abraço





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#11 Mensagem por Jose Matos » Qui Set 15, 2005 2:11 pm

Olá Zero

Como já disse parece-me improvável que o Bueno falasse disso em público por falar, ou seja, o discurso representa neste momento o pensamento da FAB. Se o governo concorda com isso é possível que sim. Mas daqui até 2008 muita água corre debaixo da ponte. E ninguém sabe o que pensará o governo em 2008?

Em relação aos negócios franceses com o Mirage 2000 concordo contigo foi uma boa venda e com a retirada de mais Mirage 2000s a América Latinha é um mercado interessante para França.

Em relação ao Grippen 100% de acordo. Acho que seria a melhor opção para a FAB.

Um abraço





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#12 Mensagem por Lauro Melo » Qui Set 15, 2005 2:16 pm

1 )
ZeRo4 escreveu:Porém, alguns indícios nos mostram que essa notícia é no mínimo uma piada de mau gosto! Aliada a ela, está também uma notícia onde a FAB criaria mais 2 GDAs na região norte do país. Os Mirage2000C seriam então deslocados para essas bases ao norte quando o novo FX estivesse operacional. Entretanto, duas coisas que me deixam com a pulga atrás da orelha, são elas:


2 )
Seria o caça ideal para o Brasil. Pesado, excelente alcance e/ou persistência em combate, barato de se adquirir e não tão caro de se manter. Juntamente com o Su-32 e os excelentes mísseis Russos seriam capazes de fazer um certo estrago inclusive em GTs Americanos.
Infelizmente o preconceito, medo do desconhecido e algo mais sepultaram completamente a possível operação de aeronaves Russas em solo Brasileiro, visto que tanto no FX original, quanto na concorrência para a compra do "FX-B" eles mantinham as melhores propostas com o Su-35 e Su-27SM respectivamente.


Qual frase tem mais preconceito a 1 ou a 2 ?
Esta parecendo um texto de uma outra lista, mesmo perfil, seria um clone ?




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#13 Mensagem por Spectral » Qui Set 15, 2005 2:29 pm

zero4 escreveu: como se sabe os F-35 para exportação não terão capacidade Stealth, sendo assim sua performance seria muito próxima a de um F-16 com um custo absurdamente maior! De cara já está descartado...


É incrível a certeza e a convicção com que as pessoas afirmam certas coisas na internet. :roll:




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#14 Mensagem por Degan » Qui Set 15, 2005 3:18 pm

Respecto al Gripen....

No creo que los desarrollos de CFT y otros se den en realidad. Suecia no necesita esos aditamentos, por lo que el costo de desarrollo, pruebas y fabricación correría por parte del usuario, así, los costos finales serían masivos.... :?

Creo que el desarrollo de un avión con tan pocas unidades y usuarios es mas que limitada. :roll:

Saludos cordiales,




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#15 Mensagem por Vinícius Martins » Qui Set 15, 2005 3:48 pm

ZeRo4 escreveu:- JSF/F-35
- Eurofighter Typhoon
- Dassault Rafale
- SAAB Jas-39 Gripen
- Su-35BM


Olá Zero

Não é o Su-35BM e sim o Su-37.

Abraços
Vinícius




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