Poste aqui sua Sugestão

Tópicos sobre regras de conduta, informações, comunicados, tutoriais de uso das funções do fórum e o Procedimento de Registro. Leitura indispensável.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: Poste aqui sua Sugestão

#61 Mensagem por felipexion » Sex Ago 01, 2014 8:06 pm

Paisano escreveu:
Bourne escreveu:Como a moderação é leniente com o mergulho do fórum ao nível uol games, me retiro.

Um dia, se emergir, volto.

Adeus,
Realmente, a Moderação tem o dom da onisciência e da onipresença.
Paisano, não querendo justificar, mas vejo alguns pontos que sustentam a ideia do Bourne:
O Fórum tem 6630 membros e o conselho de moderação tem apenas 8 membros, dos quais, 3 (Pimenta - fundador-, Adelphi e Leo) nem se quer entrar no fórum há semanas. O Adelphi não entra no fórum desde maio.
O Fórum já foi mais movimentado até na época das expulsões (CM, Orestes, etc...) e o clima novamente esquentou com os acontecimentos no leste europeu e no oriente médio. Eu mesmo já evito de postar em certos tópicos para evitar discussões.

Uma sugestão para aumentar a patrulha seriam novos moderadores específicos para cada subfórum como vejo em outros locais. Pelo menos 1 para cada subfórum seria de grande ajuda.




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60519
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6310 vezes
Contato:

Re: Poste aqui sua Sugestão

#62 Mensagem por Túlio » Sex Ago 01, 2014 8:29 pm

E TE recomendo para os "Conflitos", Doc... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

Re: Poste aqui sua Sugestão

#63 Mensagem por pt » Dom Ago 03, 2014 11:52 am

É muito complicado moderar forums de discussão.
O problema naturalmente não tem que ver com moderadores, nem com as regras estabelecidas.

Quando se trata de discussões deste tipo, normalmente surgem conflitos entre as verdades de cada um.
Nestes casos, nós não podemos estabelecer um tribunal, porque seja em que caso for, não se consegue provar nada num fórum de discussão.

A única coisa que faz sentido, é tentar garantir o primado do bom senso ou do senso comum.

As guerrinhas entre participantes são sempre maiores nos periodos em que existem conflitos, porque há sempre torcedores dos dois lados, que complicam de sobremaneira quem quer que seja que pretenda ser racional.

E, quem tenta ser racional, acaba sendo atacado, quando a racionalidade, a lógica, o senso comum, não condizem com os pontos de vista de um dos lados.
Daqui resultam mais conflitos, porque há pessoas que tentam explicar, racionalizar, explicar, e depois há os torcedores, que acreditam que com um link ou uma notícia de uma qualquer fonte obscura, resolvem o problema da discussão e «ganham» os 10 pontos nesse nivel do jogo.

Este problema não é do Forum Defesa Brasil, é generalizado em grande número de fórums.
Grupos de pessoas que não entendem absolutamente nada de defesa, de História, de relações internacionais, discutem temas com base em textos que pescam na Internet e depois defendem-nos com argumentos das caixas de comentários de outros forums.

Não há uma solução clara.
Numa situação destas, estamos sempre caminhando numa linha ténue, em que se coloca em causa o direito à liberdade de expressão.
Mas é grave quando, se extrapola o direito à liberdade de expressão em direito a dizer tudo, mesmo que seja completamente absurdo, e coloque em causa o senso comum.




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6715
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 755 vezes

Re: Poste aqui sua Sugestão

#64 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Ago 05, 2014 3:47 pm

A falta de tempo que a moderação tem aqui é um problema sério, não os culpo pois estão todos aqui na base do voluntariado. Ontem mesmo eu denunciei um usuário por anti-semitismo e nenhuma providência foi tomada.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceram: 132 vezes

Re: Poste aqui sua Sugestão

#65 Mensagem por Hermes » Qua Ago 06, 2014 3:49 pm

Antissemistismo é até pouco, tem usuário já chamando o outro para a "porrada". Para mim que gosto mais de ler para aprender do que participar de muitas discussões, fica uma leitura "feia".




...
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6715
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 755 vezes

Re: Poste aqui sua Sugestão

#66 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Ago 06, 2014 4:05 pm

Negócio é o seguinte, cansei de esperar a moderação tomar providência. Vou denunciar pra Polícia Federal usuários responsáveis por cada incidente de anti-semitismo nesse fórum. Se quiserem continuar protegendo esses racistas de merda, então vão sofrer as consequências.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60519
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6310 vezes
Contato:

Re: Poste aqui sua Sugestão

#67 Mensagem por Túlio » Qua Ago 06, 2014 4:07 pm

Sei lá, mas não achas meio contraditório denunciares um colega como ANTISSEMITA enquanto tacas palavrão em outro só por discordar de ti, Cross véio?

E não adianta me mandar pra PQP que eu não sou mais Moderador... [003] [003] [003] [003]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

Re: Poste aqui sua Sugestão

#68 Mensagem por pt » Qua Ago 06, 2014 4:17 pm

O problema é que existe uma diferença entre quem argumenta com factos conhecidos e tenta explicar e utilizar o senso comum, e quem despeja preconceitos, apenas porque sim.

Chega a um ponto em que não dá mais para dizer que tem que se respeitar os dois pontos de vista, quando de um dos lados, você vê afirmações esdruxulas, sem sentido, muito mais baseadas no coração, no sentido de torcida que na cabeça.

Você, nem ninguém, pode colocar em igualdade de circunstâncias, um torcedor fanático que não aceita argumentos, contra alguém que nem sequer é capaz de ler um texto, porque nem se dá ao trabalho de o fazer.

Eu compreendo que é dificil, senão mesmo impossível a moderação em certos casos.
O moderador não tem tempo para seguir uma discussão e perceber porque razão pessoas começam a discutir de forma mais acirrada.

Se a situação chega ao insulto, e pessoas mais velhas precisam ter muita cabeça fria perante o topete de muita criança, as duas entidades acabam ser punidas da mesma forma.

É como você ter o guri que não quer escutar uma lição, a gritar com o professor que ele é um filha da put@...
E o professor tem que estar errado, porque afinal, um site xpto, feito por um maluco qualquer no fim do mundo, diz que aquilo que faz sentido, afinal é mentira.

E assim, não há forum que resista.
Mas mais uma vez há que referir que este problema é generalizado. Os teoricos da conspiração têm hoje uma capacidade para fazer valer as suas paranoias de uma forma impressionante.
Até a chegada do homem à lua voltou a ser contestada...




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6715
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 755 vezes

Re: Poste aqui sua Sugestão

#69 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Ago 06, 2014 4:30 pm

Outro fato aqui é que haver uma parcialidade em relação aos esquerdistas radicais do fórum, que possuem uma licença implícita pra falarem o que bem entenderem. O PT mesmo foi ofendido gratuitamente em diversas ocasiões em um determinado tópico, eu denunciei o usuário, nenhuma providência foi tomada.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60519
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6310 vezes
Contato:

Re: Poste aqui sua Sugestão

#70 Mensagem por Túlio » Qua Ago 06, 2014 4:38 pm

Há verdade aí: vi isso. 8-]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
cassiosemasas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2700
Registrado em: Qui Set 24, 2009 10:28 am
Agradeceram: 86 vezes

Re: Poste aqui sua Sugestão

#71 Mensagem por cassiosemasas » Qua Ago 06, 2014 4:43 pm

Túlio escreveu:Há verdade aí: vi isso. 8-]

então somos dois!!! :wink:




...
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Poste aqui sua Sugestão

#72 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Ago 11, 2014 11:28 pm

Guardadas às devidas (e gigantescas) proporções, ser moderador é como ser um governante ou um juiz, exceto pelo fato de não ganhar nada. Aliás, muito pelo contrário, muitas vezes tira do próprio bolso para manter o espaço funcionando.

O moderador será criticado por agir e será criticado por não agir. Pecará pelo excesso ou pecará pela omissão. O lado contrariado o chamará de parcial, mas irá aplaudi-lo elogiando sua imparcialidade quando for o beneficiado. Nunca haverá unanimidade. Deus nunca será, tampouco ateus/agnósticos serão.

A grande diferença de um usuário para o moderador é que, enquanto o primeiro pode se dar ao luxo de entrar no fórum quando bem entende, quando estiver com vontade, o segundo assume um compromisso praticamente diário não com sua própria vontade de acessar e participar, mas com procurar garantir que o primeiro tenha o melhor espaço possível quando estiver com vontade de participar. E ele nem sempre consegue.

O moderador não tem bola de cristal. O moderador não é um robô. O moderador não é isento de posicionamentos políticos, crenças e gostos pessoais. O moderador não é infalível. O moderador não é onipresente. Ele tem uma vida lá fora.

O moderador não pode pagar pra ver. Quando irritado com alguém, o moderador não pode se dar ao luxo de contrariar calculadamente o regulamento, devolvendo na medida certa um xingamento ou lição que lhe renderá uma mera advertência. Valeu a pena responder daquela forma, tive minha saída por cima, pensará o usuário. Mas não o moderador.

Mantenho este fórum, com ajuda de tantas pessoas, há mais de 10 anos. Poderia passar um bom tempo descrevendo a comparação entre um usuário e um moderador. Seria inútil.

Inútil porque se engana quem pensa que é só a moderação a responsável por manter um bom fórum. O melhor fórum começa e termina com o melhor usuário. As discussões não descambam porque falta moderador. Descambam porque as pessoas não conseguem estabelecer um diálogo com contrapontos de ideias sem precisar de um mediador.

Não, a moderação não é perfeita. Nunca será.

Você não precisa entender. Apenas respeitar. Respeitar a quem abre mão de muita coisa. Respeitar a quem precisa estar discutindo e aplicando "corretivos" em "meninos feios" como se estivéssemos em um jardim de infância. Respeitar quem por obrigação tem que entrar num lixo de tópico, com um post pior do que o outro, mais baixo nível que o outro, e decidir quem tem ou não tem razão no meio de tanta porcaria escrita.

Antes de apontar o dedo, vale a pena se perguntar o que você está fazendo para contribuir com um bom fórum. O que você agrega? Que conhecimentos, experiências e visões compartilha?

Não digo todos, pois é impossível, mas o dia que a maior parte fizer isso, podem ter certeza que sequer precisaremos de moderação.

Se um tópico precisa de um moderador, não é porque falta moderador, é porque faltam usuários.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60519
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6310 vezes
Contato:

Re: Poste aqui sua Sugestão

#73 Mensagem por Túlio » Ter Ago 12, 2014 2:15 pm

Excelente! Só trocaria a última palavra, "usuários", por CIVILIDADE ou EDUCAÇÃO, escolham a mais apropriada...

Assim e para o MEU gosto, ficaria "se um tópico precisa de um moderador, não é porque falta moderador, é porque falta civilidade".




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6715
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 755 vezes

Re: Poste aqui sua Sugestão

#74 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Ago 17, 2014 11:06 pm

Falta só que pessoas aprendam a diferenciar críticas ao comportamento de um usuário, de ofensas ao mesmo.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
motumbo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 211
Registrado em: Qui Dez 19, 2013 10:14 am
Agradeceram: 36 vezes

Re: Poste aqui sua Sugestão

#75 Mensagem por motumbo » Ter Ago 19, 2014 6:06 pm

O problema é que uns podem dizer e insinuar o que quiserem, e outros, ainda que não usem ou insinuem, são punidos, é o famoso, aos inimigos o rigor da lei, aos amigos os benefícios da lei, aos demais, a lei.

Basta uma regra claro, ofendeu com palavrão, expulsa na hora, acusou de um crime, expulsa na hora, sem quais quais e mimimi´s, aqui, fui suspenso pq acho um determinado navio um lixo gigantesco, fui ofendido de toda forma, mas o suspenso fui, pq? Pq uns são mais iguais que os outros.




Imagem
Responder