Chegou nosso gajo... Vamos só lembrar alguns pontos, meu caro.alcluiz escreveu:x2
O velho mimimi de que Portugal é responsável pela bagunça no Brasil, ou que saqueou o Brasil, enquanto ainda era uma extensão de Portugal, é desculpa de quem não tem o que dizer sobre Portugal, mas quer dar uma opinião. Espero que tal não se repita mais aqui, uma vez que o Brasil só existe graças aos Portugueses, caso contrário, poderia ser mais um pedaço de terra dominado por 1 dúzia de países "espanhóis", sem a devida grandeza que possui hoje.
1. Estávamos proibidos de ter imprensa
2. Não podíamos ter universidades
3. Indústrias eram proibidas
4. Nas áreas de minas eram proibidos cultivos de alimentos e criação de animais de abate
Será que não há uma relação entre nossos problemas de sair do subdesenvolvimento e a política colonialista de Portugal, que Pombal, diga-se de passagem, quis mudar? Quanto aos ganhos territoriais, quem levou a discussão foi um nascido em Santos, Alexandre Gusmão, que propôs o princípio do utis posidetis. Vale dizer que os bandeirantes ampliaram nosso território durante o período da união das coroas. Como Espanha e Portugal eram apenas um país, não havia porque limitar as explorações dos paulistas e baianos pelo interior do território.
Quanto à exploração de ouro, saiba que 70% do metal ainda está no solo. Em Prados, uma cidadezinha mineira, as crianças ganhavam dinheiro do dentista colhendo ouro no pé-de-moleque (um tipo de piso) das ruas depois das chuvas. Como os portugueses tinham pressa de obter reservas, em lugar de desmontar os morros de cima para baixo (técnica já conhecida na época) cavavam túneis ao longo dos veios. Os morros ruiam e os veios se quebravam, tornando a exploração inviável.
As reservas portuguesas acabaram em mãos inglesas por acordos comerciais desiguais e terminaram por financiar a Revolução Industrial. Vale lembrar mais uma vez, Pombal, que era um gênio, queria transformar o país e aplicar em desenvolvimento técnico. As elites prefiriram aplicar os recursos do Brasil de outras maneiras, principalmente enchendo os próprios bolsos. O papel da Inglaterra no Século XVIII e XIX poderia ser de Portugal.
Vou ressalvar um ponto. Devemos MUITO aos fluxos de imigrantes que vieram nos séculos XIX e XX. Gente laboriosa, criativa e esforçada, mas o período colonial foi caótico.
Entendo seu deslumbramento, é o mesmo de um rapaz que encontra uma viúva bancada por um coronel do sertão, mas será que a relação é sólida? Veja o preço imposto pela União Europeia...
Pepê