Crise Econômica Mundial

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

Re: Crise Econômica Mundial

#1411 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Mar 17, 2010 1:24 pm

que venham:

Imagem

:mrgreen:

alguém aqui se lembra destas?

Imagem

Imagem
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2752 vezes
Agradeceram: 2434 vezes

#1412 Mensagem por P44 » Qua Mar 17, 2010 1:32 pm

Meu rico escudinho... :(

Tenho uma dessas no Sto António :mrgreen: e tb uma do garcia de orta e outra do gago coutinho :wink:

Guardei algumas notas de escudo "para mais tarde recordar" :o tb tenho uma dessas de 500

Triste sina ter nascido português 👎
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#1413 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Mar 17, 2010 1:39 pm

e como a Espanha está no mesmo bote das desgraças (agora o Liste vai-me enforcar), ainda nos veremos a fazer o velhinho cambio: Uma peseta = 12 tustos

Imagem
P44
Sênior
Sênior

#1414 Mensagem por P44 » Qua Mar 17, 2010 1:51 pm

Rui Elias Maltez escreveu:e como a Espanha está no mesmo bote das desgraças (agora o Liste vai-me enforcar), ainda nos veremos a fazer o velhinho cambio: Uma peseta = 12 tustos

tb tenho uma notinha de 1000 pesetas...dará para UM caramelo em 2013?

e que dizem disto...??????

Jim Rogers Sizes Up Two Global Bubbles

Published: Wednesday, 17 Mar 2010 | 7:40 AM ET

By: Antonia Oprita
Web Producer, CNBC.com

The euro is unlikely to still exist as a currency over the longer term, the pound will fall substantially in the next few years and US Treasurys and some real estate in China are the world's two current bubbles, legendary investor Jim Rogers told CNBC.com Wednesday.

"The euro will probably break up in the next 15 to 20 years,"
Rogers said in an interview. "Don't get me wrong, I own the euro."

"We've had currency unions in history, they didn't survive, this one won't survive either," he explained.

The euro has been under pressure because of Greece's sovereign debt concerns. But European Union finance ministers agreed to bail out Greece if it will need aid because of its growing public debt, which is forecast to exceed 120 percent of gross domestic product this year.
http://www.cnbc.com/id/35906680

PRick

#1415 Mensagem por PRick » Qua Mar 17, 2010 2:09 pm

P44 escreveu:
Rui Elias Maltez escreveu:e como a Espanha está no mesmo bote das desgraças (agora o Liste vai-me enforcar), ainda nos veremos a fazer o velhinho cambio: Uma peseta = 12 tustos

e que dizem disto...??????

Web Producer, CNBC.com

The euro is unlikely to still exist as a currency over the longer term, the pound will fall substantially in the next few years and US Treasurys and some real estate in China are the world's two current bubbles, legendary investor Jim Rogers told CNBC.com Wednesday.

"The euro will probably break up in the next 15 to 20 years,"
Rogers said in an interview. "Don't get me wrong, I own the euro."

"We've had currency unions in history, they didn't survive, this one won't survive either," he explained.

The euro has been under pressure because of Greece's sovereign debt concerns. But European Union finance ministers agreed to bail out Greece if it will need aid because of its growing public debt, which is forecast to exceed 120 percent of gross domestic product this year.
:lol: :lol: :lol: Em casa que falta pão, todo mundo briga e ninguém tem razão! Creio que só vão ficar no EURO, França e Alemanha, o resto será jubilado! :twisted: :twisted:

O pior é que sair do EURO, para a moeda nacional, significa uma perda de PIB considerável, já fizeram essa conta? 8-] 8-]

[]´s

P44
Sênior
Sênior

#1416 Mensagem por P44 » Qua Mar 17, 2010 2:10 pm

como nós estamos desde para aí o ano 2000 a perder PIB , já vamos ficando habituados :roll: :roll:

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#1417 Mensagem por Bourne » Qua Mar 17, 2010 6:22 pm

Um certo rapaz aqui do fórum sempre falou isso e, ainda, explicitou os motivos. :roll:

Porém não confundir a medida nominal do PIB pela transformação cambial com o crescimento real medida na sua moeda nacional. Por exemplo, perder 20% do PIB em termos reais é uma hecatombe e, mas em termos monetários, é insignificante ou até útil no curto prazo. Peguem o brasil nos últimos 10 anos e verifiquem a variação do PIB em dólares pelo câmbio anual. É normal a variação de mais de 10% para cima ou baixo. Faria o gráfico, mas estou com preguiça :mrgreen:

Bourne
Sênior
Sênior

#1418 Mensagem por Bourne » Qua Mar 17, 2010 6:27 pm

Rui Elias Maltez escreveu:
Merkel defende que Zona Euro deve poder expulsar um país que não cumpra condições para manter moeda única

Hoje às 12:00

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/
A líder da Zona quer expulsar os rebeldes. Sinal que a solidariedade entre membros e a possibilidade de uma união política estão ou foram para o saco. São as sementes da destruição emergindo. :shock:

Bourne
Sênior
Sênior

#1419 Mensagem por Bourne » Qua Mar 17, 2010 6:32 pm

P44 escreveu:e que dizem disto...??????

Web Producer, CNBC.com
Não seria tão enfático no prazo. Por que creio que seja necessário uma enorme e longa crise para convencer os países da Zona que a melhor alternativa é abandonar a moeda ou, mesmo, alguém fazer isso unilateralmente. Supondo que as medidas para a reestruturação do euro e a eliminação de suas fragilidades não sejam efetivados como não parecem que serão. Pois os formuladores das políticas monetárias e fiscais europeias preferem se culpar o sintoma (o déficit público) e não problemas estruturais (por exemplo, discrepância na estrutura econômica entre os países e fragmentação fiscal).

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#1420 Mensagem por Bolovo » Qua Mar 17, 2010 6:39 pm

Vendo essa situação na Zoropa me dá até calafrios quando numa das ultimas reuniões da UNASUL propuseram uma moeda única (Guarani, salvo engano) para a América do Sul. Imagina um país do tamanho do Brasil ter que nivelar com Paraguai, Bolívia...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Bourne
Sênior
Sênior

#1421 Mensagem por Bourne » Qua Mar 17, 2010 6:54 pm

Bolovo escreveu:Vendo essa situação na Zoropa me dá até calafrios quando numa das ultimas reuniões da UNASUL propuseram uma moeda única (Guarani, salvo engano) para a América do Sul. Imagina um país do tamanho do Brasil ter que nivelar com Paraguai, Bolívia...
Esse era o objetivo do Mercosul. Nos primórdios do acordo foi delimitado que seria uma união aduaneira (todos cobrando os mesmos impostos de importação e negociando acordos comerciais em conjunto) e, como objetivo final, a união monetária e criação de uma moeda única. Até a crise cambial brasileira de 1998/1999 estava tudo certo e caminhava a contento. Entretanto, quando o Brasil decidiu abandonar unilateralmente o câmbio fixo, implodiu a coordenação entre as políticas monetárias e, indiretamente, a união aduaneira. Depois disso o Mercosul é um cadáver in-sepulcro. Existe. Porém não é nem sombra do que deveria ser e, a cada dia que passa, se assemelha a uma área de livre comércio estilo NAFTA, onde é cada um por si.

O Guarani é uma piada. Não vai sair nunca do papel. Se sair afunda de vez os países fracos como Paraguai e Bolívia. Logo a Zona terá os mesmos problemas estruturais da Europa ou, possivelmente, piores. Se falarem isso é retórica barata.

Bourne
Sênior
Sênior

#1422 Mensagem por Bourne » Qua Mar 17, 2010 7:53 pm

Por curiosidade, fiz os gráficos comparando o desempenho do PIB brasileiro em reais e dólares. Observem por que a medida em dólares não é confiável ou para lá de enganosa. Ou, melhor, confundir variável nominal e real dá cacá.

Variação percentual utilizando o PIB a preços 2009.

Imagem

Variação total utilizando o PIB a preços 2009, onde o compara o PIB em reais e dólares transformados pela taxa de câmbio em cada ano.

Imagem

Observem aberrações dos dados quando feito em dólares. O PIB tem variações de mais de 20% para cima ou para baixo nos últimos 15 anos. E, por incrível que pareça, o mundo não acabou e nem o Brasil desapareceu do mapa :shock:

Agora deem uma olhada na variação do Câmbio no período. Quando a linha sobe é sinal que a moeda está desvalorizando em relação ao dólar e, assim, reduzindo o PIB em dólares.

Imagem

manuel.liste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#1423 Mensagem por manuel.liste » Qui Mar 18, 2010 5:48 am

P44 escreveu:

Mil pesetas eram 6 euros, para um cento de caramelos :P

Espanha não tem intenção de sair do euro, sairá da crise este ano. A volta a peseta não é uma opção.

O nosso grande problema é o desemprego, não o euro. Sem o euro ja teriamos uma devaluação a volta, máis pobres e máis desemprego ainda

manuel.liste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#1424 Mensagem por manuel.liste » Qui Mar 18, 2010 5:59 am

Bourne escreveu:
P44 escreveu:e que dizem disto...?????? http://www.cnbc.com/id/35906680
Não seria tão enfático no prazo. Por que creio que seja necessário uma enorme e longa crise para convencer os países da Zona que a melhor alternativa é abandonar a moeda ou, mesmo, alguém fazer isso unilateralmente. Supondo que as medidas para a reestruturação do euro e a eliminação de suas fragilidades não sejam efetivados como não parecem que serão. Pois os formuladores das políticas monetárias e fiscais europeias preferem se culpar o sintoma (o déficit público) e não problemas estruturais (por exemplo, discrepância na estrutura econômica entre os países e fragmentação fiscal).
Se a Zona Euro tem uma Grécia, os States tem uma California quase em quebra. E a economía de California é a grega x10

A fragmentação fiscal é um problema, mas não importante de máis

A Zona Euro sairá da crise este ano. Os BRIC vão melhor agora, mas não há seguridade alguma de que a trend vai seguir nos anos vindeiros. Os paises da Zona Euro não imos ficar parados enquanto a China se faz rica. O tempo dirá

P44
Sênior
Sênior

#1425 Mensagem por P44 » Qui Mar 18, 2010 7:16 am

Oh manuel já mudavas era o teu avatar, é que pôr aí essa aberração da natureza... :mrgreen: :twisted:

Responder