NOTÍCIAS POLÍTICAS

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2369
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 671 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#24736 Mensagem por EduClau » Seg Jan 22, 2018 5:39 pm

Dia de crássico:

Imagem

Imagem
felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#24737 Mensagem por felipexion » Ter Jan 23, 2018 11:06 am

Em defesa de Lula, PCO pede revogação da Lei da Ficha Limpa


Início » Crise brasileira » Em defesa de Lula, PCO pede revogação da Lei da Ficha Limpa
Em defesa de Lula, PCO pede revogação da Lei da Ficha Limpa
por Giselle Santos | 23/01/2018 07:17
CATEGORIA(s): Crise brasileira, Eleições 2018, Ficha limpa, Manchetes, Notícias, Operação Lava Jato, Outros destaques

Reprodução

PCO divulgou em sua página no Facebook montagem em foto de Lula na qual pede a revogação da lei que barra candidatos condenados na Justiça


Uma postagem compartilhada pelo Partido da Causa Operária (PCO) em suas redes sociais, na última sexta-feira (19), tem dado o que falar. Na montagem, ilustrada pelo ex-presidente Lula (PT), o partido defende a revogação da Lei da Ficha Limpa como uma forma de garantir o “direito da população a escolher seus próprios candidatos”. O fim da legislação favoreceria a candidatura do petista à Presidência da República neste ano, ameaçada por uma possível condenação em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). É a primeira vez que um partido faz publicamente esse tipo de defesa. Nem o PT, de Lula, fez tal crítica à lei.

Na página do PCO no Facebook, a foto já teve mais de 18 mil compartilhamentos e 14 mil reações. A maioria dos comentários, no entanto, é de reprovação, perplexidade e até mesmo escárnio. Ainda assim, as críticas não abatem a direção nacional da legenda. Para o presidente nacional do PCO, Rui Costa Pimenta, a maior parte das manifestações contra o fim da Ficha Limpa vem de setores da sociedade que apoiam os ideais da direita brasileira.

ma postagem compartilhada pelo Partido da Causa Operária (PCO) em suas redes sociais, na última sexta-feira (19), tem dado o que falar. Na montagem, ilustrada pelo ex-presidente Lula (PT), o partido defende a revogação da Lei da Ficha Limpa como uma forma de garantir o “direito da população a escolher seus próprios candidatos”. O fim da legislação favoreceria a candidatura do petista à Presidência da República neste ano, ameaçada por uma possível condenação em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). É a primeira vez que um partido faz publicamente esse tipo de defesa. Nem o PT, de Lula, fez tal crítica à lei.

Na página do PCO no Facebook, a foto já teve mais de 18 mil compartilhamentos e 14 mil reações. A maioria dos comentários, no entanto, é de reprovação, perplexidade e até mesmo escárnio. Ainda assim, as críticas não abatem a direção nacional da legenda. Para o presidente nacional do PCO, Rui Costa Pimenta, a maior parte das manifestações contra o fim da Ficha Limpa vem de setores da sociedade que apoiam os ideais da direita brasileira.

PCO divulgou em sua página no Facebook montagem em foto de Lula na qual pede a revogação da lei que barra candidatos condenados na Justiça



“Eu queria chamar a atenção para o seguinte: a maior parte dos comentários negativos são de elementos de direita. Isso ajuda a caracterizar também o sentido político da lei. Quer dizer, quem é que defende? Quem é que tem interesse nela?”, questionou.

Rui Costa reiterou ao Congresso em Foco que “desde o primeiro momento”, o PCO foi contra a sanção da Lei da Ficha Limpa por dois motivos. O primeiro, que, segundo ele, seria uma questão de princípio geral, é que em uma democracia eleitoral cabe ao povo decidir quem são os bons candidatos, e não aos juízes. “Os juízes, ao impugnarem candidatos antes deles serem submetidos ao escrutínio popular, agem como uma espécie de colégio eleitoral, suprimem a candidatura de determinadas pessoas. Isso é absurdo, porque se o fundamento de um regime baseado na eleição é o voto popular, então quem tem que decidir é o voto popular. O voto popular não pode ter um tutor”, argumentou.

O segundo motivo, em sua avaliação, seria o uso da Lei da Ficha Limpa como “um instrumento de manipulação das eleições pelas forças direitistas contra a esquerda”.

“Curiosamente, a nossa tese se comprovou de uma maneira bastante impactante, que é a questão do próprio Lula. Agora, nós temos uma situação que é assim: o candidato mais popular do país pode vir a não concorrer às eleições porque alguns juízes decretaram que ele não é um candidato adequado para ser votado, embora quase metade da população queira votar nele. É por isso que não deveria haver Lei da Ficha Limpa. Se o pessoal quer votar no Lula, vota no Lula. Eles têm que votar em quem quiserem”, afirmou Rui Costa, que disputou as eleições presidenciais pelo partido, criado por dissidentes mais à esquerda do PT.

Direita x esquerda

Apesar das declarações do presidente do PCO, o ranking de partidos com o maior número de políticos barrados pela Lei da Ficha Limpa em disputas eleitorais é bastante variado. Nas eleições municipais de 2016, foram as legendas tradicionalmente de centro-direita que tomaram os holofotes. A partir de registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Congresso em Foco mostrou que, do total de 2.329 candidaturas indeferidas pela Justiça Eleitoral naquele ano com base na Ficha Limpa, 306 eram do PMDB, o equivalente a 11,1% do total. Em segundo lugar aparecia o PSDB – 209 tucanos foram considerados inelegíveis.

Já em 2014 ficaram na dianteira o PT e o PSB, com 20 candidatos considerados “ficha suja” cada. Em seguida, o PP, com 18 concorrentes que tiveram suas candidaturas negadas em razão de condenações por órgão colegiado ou por rejeição de contas referentes a outros cargos públicos. Os dados são de um levantamento feito pelo Congresso em Foco com base em informações dos tribunais regionais eleitorais (TREs).

O caso Lula

O presidente nacional do PCO destacou ainda que a Ficha Limpa, além de ser “antidemocrática”, não livra o Congresso Nacional da corrupção, o que é evidenciado pelos inúmeros escândalos de corrupção que foram descobertos já sob a vigência da lei. “Se esse Congresso Nacional é o resultado de uma depuração, eu tenho até medo de pensar como é que seria um Congresso Nacional que não tivesse depuração. A Ficha Limpa não cria depuração, ela simplesmente impede que a população vote em quem ela quer, e o caso do Lula é muito marcante”, considerou.

Vale lembrar que foi o próprio Lula, enquanto presidente da República, que sancionou a Lei da Ficha Limpa em junho de 2010, no último ano de seu segundo mandato. “O próprio PT e o Lula estão aprendendo muita coisa com o processo que vem já há quase dois anos de golpe de Estado”, disse Rui Costa Pimenta. “O pessoal ingenuamente apoiou essas leis, em nome do combate contra à corrupção. Agora, o combate contra a corrupção virou um combate contra a esquerda nacional”, acrescentou ele.

Entre os políticos que já tiveram problemas com a lei, estão figuras conhecidas da centro-direita brasileira. É o caso, por exemplo, dos ex-governadores do Distrito Federal Joaquim Roriz e José Roberto Arruda – que tiveram de renunciar à candidatura após serem barrados com base na lei. O hoje deputado presidiário Paulo Maluf (PP-SP) também chegou a ter sua eleição negada, em 2014, por ter condenação em órgão colegiado. Seus votos ficaram sub judice. Mas ele conseguiu a liberação na Justiça meses depois. O senador Jader Barbalho (MDB-PA) só tomou posse um ano após a eleição em que saiu como o mais votado do Pará. Ele só assumiu no Senado depois que o Supremo concluiu que a norma não valeu para a disputa de 2010, apenas em 2012.

Questão de intolerância

Em entrevista ao Congresso em Foco, o ex-juiz Márlon Reis, um dos idealizadores da Ficha Limpa, classificou a posição do PCO como “uma manifestação de intolerância e autoritarismo”.

“Revela um pleno desrespeito até pela forma como a lei foi conquistada, e pelas pessoas que se mobilizaram no Brasil inteiro por essa conquista, por um projeto de Brasil. Não faz sentido repensar uma ideia revestida de tamanha legitimidade apenas em benefício do proveito político específico buscado por um determinado partido. Se há alguma crença de injustiça, ela deve ser dirigida à Justiça Criminal, não à Lei da Ficha Limpa, que não tem nada a ver com isso”, disse.

Para ele, a lei chama atenção para a necessidade de mudança de comportamento na política, não podendo se dobrar a conveniências individuais ou partidárias.

“Mesmo com a Lei da Ficha Limpa, não há garantia de que pessoas desonestas não consigam se candidatar. Não há garantia, a Lei da Ficha Limpa não consegue fazer isso. O que ela faz é apenas retirar aqueles casos mais graves. Eu uso uma metáfora nas minhas palestras: ‘a Lei da Ficha Limpa é uma peneira que retira o cascalho grosso’. Não quer dizer que resolva todos os males, mas pelo menos aqueles mais grosseiros, mais evidentes, ela atinge”, justificou o advogado.

Iniciativa popular

A Ficha Limpa foi criada a partir de um projeto de lei de iniciativa popular idealizado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que reuniu 1,6 milhão de assinaturas. A proposta enfrentou resistência do Congresso, inicialmente, mas acabou aprovada sob forte pressão popular em maio de 2010, em votação unânime. Duas semanas depois passou pelo Senado da mesma forma.

A lei, sancionada pelo então presidente Lula em junho daquele ano, tornou inelegível por oito anos o candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão de órgão colegiado, mesmo que ainda exista a possibilidade de recursos. É nesse último quesito que o ex-presidente pode ser enquadrado. A legislação, porém, permite que os candidatos recorram à Justiça para tentar derrubar a condenação ou questionar, na Justiça eleitoral, algum aspecto do indeferimento da candidatura para reverter a decisão.
[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60572
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6329 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#24738 Mensagem por Túlio » Ter Jan 23, 2018 12:27 pm

felipexion escreveu:Em defesa de Lula, PCO pede revogação da Lei da Ficha Limpa

por Giselle Santos | 23/01/2018 07:17

ImagemImagemImagemImagem
"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6731
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#24739 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Jan 24, 2018 6:01 pm

por essa eu não esperava, eu jurava que ele ia ser absolvido, jamais imaginaria que um TRF teria coragem de condenar um ex-presidente
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60572
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6329 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#24740 Mensagem por Túlio » Qua Jan 24, 2018 6:21 pm

Viktor Reznov escreveu:por essa eu não esperava, eu jurava que ele ia ser absolvido, jamais imaginaria que um TRF teria coragem de condenar um ex-presidente

É, mas............... :roll: :roll: :roll: :roll:


Mesmo condenado, Lula não será imediatamente preso

https://noticias.r7.com/brasil/mesmo-co ... o-24012018
"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#24741 Mensagem por Bourne » Qua Jan 24, 2018 6:52 pm

A estratégia de defesa, o advogado e o comportamento são um desastre. Prometem tanta coisa fantástica que quem não é o militante de infantaria do baixo clero sabe que não tem como cumprir. Aí, quando tomam o revés, esperado por sinal, não sabem o que fazer.

Aguardo o "sangue e matança" que a Gleisi prometeu. Quem sabe, ela vira a "el comandanta" e lidera a guerrilha com o golpismo das zelites que odeia pobre.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#24742 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 24, 2018 6:56 pm

Túlio escreveu:
Viktor Reznov escreveu:por essa eu não esperava, eu jurava que ele ia ser absolvido, jamais imaginaria que um TRF teria coragem de condenar um ex-presidente

É, mas............... :roll: :roll: :roll: :roll:


Mesmo condenado, Lula não será imediatamente preso

https://noticias.r7.com/brasil/mesmo-co ... o-24012018
E:

Lula pode ser candidato mesmo condenado; eventual posse depende de recursos

https://eleicoes.uol.com.br/2018/notici ... os.amp.htm


Ele estará nas eleições.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#24743 Mensagem por Juniorbombeiro » Qua Jan 24, 2018 7:01 pm

Bourne escreveu:A estratégia de defesa, o advogado e o comportamento são um desastre. Prometem tanta coisa fantástica que quem não é o militante de infantaria do baixo clero sabe que não tem como cumprir. Aí, quando tomam o revés, esperado por sinal, não sabem o que fazer.

Aguardo o "sangue e matança" que a Gleisi prometeu. Quem sabe, ela vira a "el comandanta" e lidera a guerrilha com o golpismo das zelites que odeia pobre.
Estratégia de defesa? Com condenação por atos fora da denuncia e sem comprovação fática? Realmente fica difícil.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60572
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6329 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#24744 Mensagem por Túlio » Qua Jan 24, 2018 7:07 pm

Chorem e esperneiem à vontade, Der Führer von Garanhuns vai ter o seu último Reich lá NO XILINDRÓ!

[018] [018] [018] [018]
"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#24745 Mensagem por Juniorbombeiro » Qua Jan 24, 2018 7:17 pm

Isso já estava escrito, ou melhor, gravado, com Supremo e tudo.
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6731
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#24746 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Jan 24, 2018 7:32 pm

Túlio escreveu:
Viktor Reznov escreveu:por essa eu não esperava, eu jurava que ele ia ser absolvido, jamais imaginaria que um TRF teria coragem de condenar um ex-presidente

É, mas............... :roll: :roll: :roll: :roll:


Mesmo condenado, Lula não será imediatamente preso

https://noticias.r7.com/brasil/mesmo-co ... o-24012018
Por essa eu já esperava, inclusive eu já tinha comentando isso com meu irmão, que ou ele poderia recorrer em liberdade ou seria obrigado a cumprir prisão domiciliar pela idade. O que me interessa é a inviabilização da candidatura dele.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60572
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6329 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#24747 Mensagem por Túlio » Qua Jan 24, 2018 7:43 pm

Viktor Reznov escreveu: O que me interessa é a inviabilização da candidatura dele.
Tri, posso viver com isso mas, no mundo em que vivo, quem rouba é LADRÃO e tem que ir pra cadeia porque roubar é CRIME! Ademais, inviabilizar a candidatura do cara como se fosse algum tipo de solução mágica me tornaria igual a qualquer PUTISTA (ou CHOROLADO, dá na mesma, adoram vermelho e adoram ainda mais quando uma coisa os favorece mas odeiam de paixão quando a mesmíssima coisa lhes pisa no longo rabo), com seu eterno desprezo pela possibilidade de algum dia o Eleitor aprender a votar, deixando de crer nos messias populistas, e correr com a cambada de uma vez por todas.

Por mim que até se eleja, se assim os votantes quiserem (e se rasgar de vez a lei que elle mesmo assinou), mas que governe DO XILINDRÓ, com seus 300 picaretas...
"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#24748 Mensagem por kirk » Qua Jan 24, 2018 9:31 pm

3 X 0
[/size][/b]

Voltei apenas pra expressar minha indignação com essa condenação sem provas, esse julgamento político impedindo que o homem mais honesto do mundo dispute as eleições ... tô pasmo com essa injustiça ...

[centralizar]http://www.youtube.com/watch?v=cbTvbsTRftk[/centralizar]
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6172
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 425 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#24749 Mensagem por Matheus » Qui Jan 25, 2018 8:18 am

Juniorbombeiro escreveu:
Bourne escreveu:A estratégia de defesa, o advogado e o comportamento são um desastre. Prometem tanta coisa fantástica que quem não é o militante de infantaria do baixo clero sabe que não tem como cumprir. Aí, quando tomam o revés, esperado por sinal, não sabem o que fazer.

Aguardo o "sangue e matança" que a Gleisi prometeu. Quem sabe, ela vira a "el comandanta" e lidera a guerrilha com o golpismo das zelites que odeia pobre.
Estratégia de defesa? Com condenação por atos fora da denuncia e sem comprovação fática? Realmente fica difícil.
hahauhauhauhauhauhauhauhauhauhauahuahauhauahau repita mais umas mil vezes: condenado sem provas! a ignorância é uma benção!
nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#24750 Mensagem por nveras » Qui Jan 25, 2018 10:10 am

Vc não sabe nada Matheus. Não sabe que o Moro e esses desembargadores são agentes da Cia infiltrados aqui para acabar com esse negócio de ter pobre andando de avião e botando aparelho nos dentes. Nunca, mas nunca as elites iam admitir uma coisas dessas. E o pessoal da seita Luteamo não pode mesmo aceitar isso.
Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Trancado