NOTÍCIAS POLÍTICAS

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#10306 Mensagem por Clermont » Sáb Mai 02, 2015 8:01 am

A orfandade do Brasil profundo.

O abismo entre os dois brasis é profundo e nenhum partido diagnosticou o problema. A queda do PT não o resolve, mas abre caminho para que uma interlocução se estabeleça.

Ruy Fabiano - Blog do Noblat, 02.05.15.

O Brasil, como salta aos olhos, é um país dividido. E a divisão não é apenas partidária, que é sua manifestação mais superficial e circunstancial, já que o brasileiro não crê em partidos.

A mais densa manifestação divisionista se constata entre sua elite universitária, politicamente correta – uns dez por cento da população - e o restante da sociedade, da classe média para baixo.

As pesquisas tangenciam o problema. O chamado Brasil profundo é religioso, conservador em seus costumes e valores e com uma visão realista das questões do cotidiano (maioridade penal, liberação das drogas e do aborto, desarmamento, entre outras) - o avesso do que propugna o Brasil politicamente correto.

Este – e aí incluem-se os formadores de opinião, estudantes e professores universitários, profissionais liberais e a militância de esquerda (centrais sindicais, ONGs, movimentos sociais) – fala outro idioma, embora se arvore a falar por todos.

Não se trata de uma tese, mas de fatos. O Brasil profundo, segundo pesquisas diversas, rejeita, por exemplo, o casamento gay. Por essa razão, nenhuma proposta nesse sentido foi submetida ao Congresso ou mesmo, via plebiscito, ao povo.

Buscam-se então vias alternativas. Assim, a autorização veio pelo Supremo Tribunal Federal, respondendo a consulta, contra a letra explícita da Constituição. A união civil estável sob a proteção do Estado, objeto da consulta, é tratada no parágrafo 3º, do artigo 226, nos seguintes termos: “Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento”.

Apesar disso, o STF decidiu legislar: estendeu-a aos homossexuais. Na sequência, o Conselho Nacional de Justiça, sem qualquer base legal, autorizou os cartórios a realizar casamentos – e não apenas união civil estável sob a proteção do estado -, indo além da transgressão anterior.

Não se trata aqui de discutir o mérito da iniciativa, mas como foi obtida: à revelia da maioria, sem consultá-la – e mesmo já sabendo o que esta expressara, por meio de diversas pesquisas.

Idem o desarmamento. Em plebiscito de outubro de 2005, dois terços da população se manifestaram contrários à proibição da venda de armas de fogo – mas e daí? O Brasil politicamente correto, que se diz democrata, afronta a maioria e busca expedientes por meio de portarias administrativas, que contrariam a vontade explícita da maioria. O Congresso é também ignorado.

O mesmo Brasil real é contra a legalização do aborto, considerando que as exceções já acolhidas em lei – risco de vida da mãe, estupro e feto anencefálico – são suficientes. Mas a agenda politicamente correta insiste em ampliá-lo.

O deputado Jean Wyllys, que simboliza uma ala do politicamente correto, acha que, em questões assim, o povo não deve ser consultado, pois seguramente “votaria errado”. Ou seja, sente-se tutor da população em questões comportamentais.

Há uma determinação, de índole positivista, de impor às massas ignaras um novo país, moldado por valores que não compartilha e que não é chamado a debater.

A chave dessa divisão está no sistema educativo. Há décadas – e isso remonta ao tempo do regime militar -, a agenda politicamente correta, que contesta valores da formação cristã tradicional, que moldou o pensamento da população brasileira desde a colonização, vem sendo imposta nos colégios e universidades, sobretudo no meio urbano. Há mais de uma geração já submetida a esse software educacional, que prepara o país para sua total esquerdização, por meio de uma revolução cultural no melhor estilo gramsciano. E isso gerou dois brasis.

A própria Igreja Católica submeteu-se a essa polarização. Em 64, posicionou-se contra a esquerda; hoje, a apoia, via CNBB. Idem a OAB, hoje transformada em célula do PT. O fenômeno, complexo, é, no entanto, tratado de forma simplista.

O presidente do PT, Rui Falcão, adverte contra uma “conspiração conservadora”, que estaria promovendo “o renascimento da direita”, como se por trás da voz das ruas, que descrê dos partidos e da própria política, estivesse, como proclamou o sábio Sibá Machado, líder do governo na Câmara, “o braço da CIA e do imperialismo”. A realidade é outra: o PT aparelhou a sociedade civil organizada, mas não o Brasil profundo.

Aparelhar 200 milhões e varrer os valores essenciais que moldaram a construção de uma nação de meio milênio, exige, se é que é possível, mais tempo e melhor conteúdo.

Xingar de “fascistas”, “reacionários” e “direitistas” os milhares de manifestantes que ocupam as ruas – e os milhões que se manifestam de casa -, e que rejeitam a imposição de uma agenda avessa a seus costumes, é inútil e ridículo.

O abismo entre os dois brasis é profundo e nenhum partido sequer diagnosticou o problema. A eventual queda do PT não o resolve, mas, ao menos, abre caminho para que uma interlocução se estabeleça. É preciso repensar o país real, em vez de insistir, como os positivistas que há 126 anos proclamaram a república, em conduzi-lo como um rebanho inepto a um projeto de paraíso que só existe na cabeça dos que o conceberam.
Avatar do usuário
cassiosemasas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2700
Registrado em: Qui Set 24, 2009 10:28 am
Agradeceram: 86 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#10307 Mensagem por cassiosemasas » Sáb Mai 02, 2015 8:20 am

Putz, o cara tem dois braços direitos,que de tão conservador já viraram picles.
...
Avatar do usuário
cassiosemasas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2700
Registrado em: Qui Set 24, 2009 10:28 am
Agradeceram: 86 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#10308 Mensagem por cassiosemasas » Sáb Mai 02, 2015 8:40 am



Repressão a protesto aumenta isolamento de Richa no Paraná




ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA
JULIANA COISSI
DE SÃO PAULO
02/05/2015 02h00



A repressão de policiais militares do Paraná a professores na quarta (29) contribuiu para minar a relação entre o governador Beto Richa (PSDB) e sua base de apoio na Assembleia Legislativa. Para alguns, o tucano está "isolado" e "encastelado".

Os deputados admitem que o episódio cobrará seu preço eleitoral. ªDesgaste é pouco. Isso é um horrorº, disse o líder do governo na Assembleia, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), pouco depois do fim da votação do projeto governista de reforma na previdência, objeto dos protestos. "Foi uma batalha campal."

Para alguns, o tucano não soube lidar com as manifestações. "É um negócio de autista", diz um aliado. "Ele está encastelado, mal aconselhado, e não consegue enxergar que quem protesta também foi seu eleitor", conclui.

Richa tem atribuído a responsabilidade a inimigos políticos e "baderneiros" infiltrados entre os servidores. Em entrevista à Folha, falou em black blocs infiltrados na manifestação. Quem visita seu gabinete vê sobre sua mesa fotos de manifestantes que o criticam nas redes sociais.

"Veja, ele é da juventude socialista", diz o governador.

Entre os parlamentares, a queixa é de que Richa vê a Assembleia como "quintal" do Palácio Iguaçu: se um projeto foi enviado, a Casa deve aprovar. Os deputados se sentem desprestigiados, excluídos do debate pelo Executivo, e se ressentem de sofrer as consequências das medidas impopulares do tucano.

Em fevereiro, a Assembleia foi invadida por manifestantes que protestavam contra um pacote de ajuste fiscal do governo. Professores em greve fizeram vigília em frente às casas dos deputados no interior do Estado e enviaram dezenas de mensagens por celular pressionando-os a votar contra o pacote.

Embora Richa mantenha o apoio da maioria dos 54 deputados estaduais, a base do tucano encolheu desde 2014. Antes, os votos contrários a Richa em propostas caras ao Estado não ultrapassavam os 7 da bancada de oposição. Agora somaram 21.

Para alguns, Richa ainda é vítima de extremismos. "É uma época de desinformação, de gente que não vê o todo da questão. E há de fato uma politização de tudo isso", comenta Romanelli.

O sindicato dos professores é filiado à CUT, ligada ao PT. A senadora Gleisi Hoffmann (PT) e o senador Roberto Requião (PMDB), ambos da oposição no Estado, subiram no caminhão de som, na quarta, para protestar contra o bombardeio de bombas de gás e balas de borracha da PM.

O deputado federal Valdir Rossoni (PSDB-PR) disse já ter conversado com Richa sobre a queixa da base: "Os deputados não são exigentes. Muitos têm conversado comigo, eles pedem apenas melhor aproximação com o governo".

Segundo ele, Richa não pode articular "só na hora das votações difíceis". "O governo sempre tem que estar articulado com sua base. Uma boa base facilita o trabalho."

O líder da bancada tucana, Francisco Bührer, minimiza as queixas. Diz que o diálogo já teve falhas, mas melhorou.

AÉCIO

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), comentou pela primeira vez nesta sexta (1º) as cenas de violência em Curitiba, ação que deixou cerca de 180 feridos.

"Nós lamentamos profundamente o que aconteceu", disse o tucano, que evitou, porém, fazer comentários sobre a atuação de Beto Richa no episódio.

Aécio focou suas críticas sobre a fala da presidente Dilma Rousseff, que alfinetou Richa em vídeo publicado na internet. "Nada do que aconteceu em Curitiba, que nós lamentamos, deve ser objeto de ironia de quem quer que seja", afirmou Aécio.

No vídeo, Dilma diz que, em uma democracia, "temos que nos acostumar às vozes das ruas, aos pleitos dos trabalhadores, reconhecer como legítimas as reivindicações de todos segmentos sociais da população", sem "violência e sem repressão".

Colaborou GUSTAVO URIBE, DE SÃO PAULO


Imagem


Fonte.






...
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#10309 Mensagem por Bourne » Sáb Mai 02, 2015 4:50 pm

O governo Richa (incluso o governador) entraram no mundo paralelo. Acreditaram que o neo coronelismo daria certo, adotaram o discurso populista na segurança pública, mas políticas de governo e gastos. O que eles fizeram é o pior tipo de política e administração que o Brasil tinha e, muitos consideravam, estar enterrado. Pelo menos, não nessa escala. Algo que nem os ex-governadores, incluindo o José Richa, fez nos tempos em que quase todos os estados brasileiros embarcavam nessa lógica.

Acharam que teriam o apoio incondicional da sociedade na forma que enfrentaram a greve dos servidores (majoritariamente professores, mas de outros servidores também). Além de questões de menor repercussão como implodir a integração do integração do transporte público entre Curitiba e região metropolitana. Agora está chocado por que descobriu que não tem apoio. A sociedade mudou e não aceita esse tipo de ação e discurso. Estão perdidos.

No papo do governo e discurso oficial quem embarcou foi Veja e outros maluquinhos ultra radiciais vejistas (Raquel Sherazade e Reinaldo Azevedo, por exemplo). Nem o próprio partido o apoia, as lideranças regionais e nacionais do PSDB passaram o lado da crítica, até os deputados fisiológicos estão caindo fora. E olha que ele era um queridinho do Aécio, mas agora nem é lembrado.

Para chocar os coxinhas e petralhas, o pai do Beto Richa, o Zé Richa, era de centro esquerda e um dos líderes da redemocratização. Nessas horas, deve estar se revirando no tumulo.
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#10310 Mensagem por Bourne » Sáb Mai 02, 2015 9:33 pm

Mais deputados radicais blackblock se exaltando no dia:

:arrow: Ney Leprevost (PSD) - o mesmo que até semana passada era grande defensor do governo estadual.
:arrow: Rasco Rodrigues (PV) - o de branco que mordido pelo cachorro da política militar. Esse até semana passada era da base aliada do governador.



Quando falo que o governador é autista, não é brincadeira não.
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#10311 Mensagem por kirk » Sáb Mai 02, 2015 10:02 pm

FINALMENTE !!!!!!!!!!!!!

João Santana marqueteiro do PT é alvo de investigação da PF

Ao que parece o PT pagou seu Marqueteiro com dinheiro das empreiteiras que atuam em Angola !
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015 ... o-pt.shtml

OBS: Se tem uma coisa que vai Fud... o PT vai ser esse investigação !

Operadores visitam Petrobras 1.800 vezes
Julia Affonso e Mateus Coutinho

PETROBRAS PROPINA LOBISTAS VISITAS

Dez lobistas apontados como operadores de propinas no esquema de corrupção instalado na Petrobrás e desbaratado pela Operação Lava Jato visitaram a estatal petrolífera pelo menos 1.800 vezes entre 2000 e 2014. A companhia anexou ao inquérito principal da Lava Jato na quinta-feira um extenso relatório que contabilizou as visitas dos operadores. Os nomes foram indicados pelo ex-gerente executivo Pedro Barusco, que foi braço direito do ex-diretor de Serviços da empresa Renato Duque, em sua delação premiada.
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#10312 Mensagem por Bourne » Sáb Mai 02, 2015 11:14 pm

Carta de José Richa ao filho

Estimado filho

Evitei durante muito tempo escrever para você. Aqui no alto onde estou, eu procuro ficar em paz, longe das disputas políticas aí da terra, mas confesso que nos últimos tempos estou preocupado.

Agora, com a evolução da internet, a gente fica sabendo das coisas instantaneamente. Primeiro chegaram as notícias de que as finanças do Paraná, sob seu governo, estavam quebradas. Fiquei sabendo que o descontrole chegou ao ponto de até faltar gasolina para as viaturas da Polícia Militar.

Depois vieram essas investigações de corrupção na Receita Estadual. Li nos jornais que gente bem próxima de você – um deles foi até seu colega de automobilismo – está envolvida nesse negócio escuso.

Não dormi por algumas noites, mas não escrevi por que achei que você ainda dispunha de tempo para se redimir com os paranaenses. Na economia, com medidas acertadas e duro combate aos desvios e desperdícios, é possível colocar o trem nos trilhos. Quanto à corrupção, basta vontade política e que a Justiça não deixe os corruptos impunes.

Mas na última quarta-feira eu não pude mais me conter. Você não deveria ter permitido que a polícia fizesse o que fez com os professores. Você sabe que eu participei do movimento estudantil, que fui presidente da União Paranaense dos Estudantes e que sempre lutei pela educação.

No meu governo eu enfrentei a dura luta dos estudantes e professores pelo ensino gratuito nas universidades, melhores salários e mais recursos para a educação. Em todos os momentos procurei os caminhos da negociação.

Tenho conversado com colegas que vieram para cá, como o Franco Montoro, o Ulysses Guimarães, o Tancredo Neves e o Mário Covas. Eles não entendem como você está rejeitando princípios que tanto nós defendemos. Você sabe que eu estive não só com eles nas lutas pelas eleições diretas, mas também ao lado de outros defensores da democracia e da justiça social, como o Lula e o Brizola.

Não sei se ainda há tempo para você mudar de rumo. Se eu estivesse aí para dar conselhos, eu diria para você se voltar para os programas sociais, se dedicar aos menos favorecidos, cuidar da educação e da saúde da população e trabalhar muito. É preciso acordar bem cedo, como eu fazia – muitas vezes eu acordava às 5 horas da manhã – para se dedicar aos paranaenses, principalmente àqueles que mais precisam do governo.

Agora que eu estou além do bem e do mal, posso ver como esse mundo aí embaixo é injusto. Em países do terceiro mundo, como o Brasil, os governos deveriam se concentrar em projetos e programas para os mais pobres, pela redução das desigualdades, coisa que você não tem feito.

Não se deixe levar pelos oportunistas que se aproximam de você para obter vantagens. Quando você estiver em baixa, eles vão abandoná-lo. Não permita que nem um centavo do dinheiro da população vá para o ralo da corrupção, para os aproveitadores ou para bancar privilégios. E não busque enriquecer com o dinheiro do povo.

Fique distante nem se envolva em conluios. Não deixe que professores ou quaisquer outros trabalhadores sejam massacrados. Coloque a polícia para garantir a segurança da população, para combater os criminosos, e não para reprimir quem trabalha e ganha a vida honestamente.

Nunca é tarde.

Do seu eterno pai.

http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/ce ... f=aba-blog
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#10313 Mensagem por Bourne » Dom Mai 03, 2015 3:31 pm

Nos dias das votações que geraram confronto na praça eu estava em Brasília. Lá, tomei conhecimento dos fatos através da imprensa, com informações desencontradas. Ao voltar ao Paraná, assisti as imagens e, a partir do que vi, tirei algumas conclusões, que seguem:

1) A ação da policia foi desproporcional e desnecessária. Mas sei que se a tropa agiu daquela maneira, foi por ordem do comando. Não era o caso de se fazer uso de balas de borracha, cães, etc

2) O secretário da Educação está fora do contexto da pasta. É um ótimo técnico, seria muito útil em outro área, mas não está preparado para a área da Educação.

3) Espero que o governador, em nome dos seus eleitores e do seu partido, tome medidas imediatas para mudar o rumo da situação. Por mais que a APP-Sindicato faça o jogo do PT, o diálogo é fundamental na articulação política na preservação dos princípios democráticos. Do contrário, estarão dando munição a um sindicato pelego do PT.

4) A grande maioria dos professores e dos funcionários públicos não tem informação correta do que foi aprovado. É preciso esclarecimento.

Sim, houve excessos por parte do comando da Segurança. Também houve má fé por parte da APP e pessoas estranhas que desvirtuou a verdadeira intenção do projeto. Somos todos paranaenses e esta situação interessa somente a quem tem olhos para os votos da próxima eleição.

Espero – e tenho certeza – que o governador, com profunda análise dos fatos, tenha clareza para tomar as medidas necessárias que restabeleçam com urgência a verdade e a tranquilidade do povo paranaense. A começar pelos responsáveis pelas atitudes desmedidas, pelos desmandos, pelos exageros. Que sejam exonerados ou que peçam para sair.

Em nome da paz, do entendimento, do estado do Paraná e de seu povo.

Valdir Rossoni
Dep Federal
Presidente do PSDB

Fonte:https://www.facebook.com/valdir.rossoni ... =1&theater
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5661
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 255 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#10314 Mensagem por akivrx78 » Seg Mai 04, 2015 8:53 am

Precisamos de uma CPI do BNDES?
Pedro Maciel
PEDRO MACIEL
3 de Maio de 2015 às 12:51

Não entendi bem onde estaria a ilegalidade ou imoralidade do fato, caso seja verdade, pois quando o BNDES faz um empréstimo para a Odebrecht construir uma obra no exterior, está financiando também, indiretamente, um número enorme de empresas no Brasil

Introdução.

Os desorientados, ou mal-intencionados, membros da oposição ao governo, tanto no Senado, quanto na Câmara, voltaram a considerar uma CPI para investigar empréstimos concedidos pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tudo porque uma dessas revistas-panfleto trouxe matéria afirmando que o ex-presidente seria investigado pelo MPF por ajudar empreiteiras, dentre elas a Odebrecht, a obter contratos de US$ 4,1 bilhões com dinheiro do BNDES em países como Gana, República Dominicana, Venezuela e Cuba.

Não entendi bem onde estaria a ilegalidade ou imoralidade do fato, caso seja verdade, pois quando o BNDES faz um empréstimo para a Odebrecht construir uma obra no exterior, o banco está financiando também, mesmo que indiretamente, um número enorme de empresas aqui no Brasil, empresas que participam da cadeia produtiva da construção civil e o beneficiado é sempre o país, mas enfim tentemos entender o que é o BNDES, suas atribuições e o resultado da gestão nos últimos vinte ou trinta anos.

Um pouco de História.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), empresa pública federal, é hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental. É interessante registrar que ele foi criado por Getúlio Vargas, através de lei.

E desde a sua fundação, em 1952, o BNDES se destaca no apoio à agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequenas e médias empresas. O Banco também vem implementando linhas de investimentos sociais, direcionados para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano, ninguém nega isso.

O apoio do BNDES se dá por meio de financiamentos a projetos de investimentos, aquisição de equipamentos e exportação de bens e serviços. Além disso, o Banco atua no fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e destina financiamentos não reembolsáveis a projetos que contribuam para o desenvolvimento social, cultural e tecnológico.

O Chamado “sistema” BNDES é composto da FINAME (Agência Especial de Financiamento Industrial), criada com o objetivo de financiar a comercialização de máquinas e equipamentos, da BNDESPAR (BNDES Participações): criada com o objetivo de possibilitar a subscrição de valores mobiliários no mercado de capitais brasileiro e da BNDES Limited, criada com a principal finalidade de aquisição de participações acionárias em companhias estrangeiras. Constituída em Londres, na Inglaterra.

As críticas.


Mas o fato é que a formalização, transparência e neutralidade do BNDES tem sido questionada pelo MPF (Ministério Público Federal) e por parlamentares da oposição, o Banco estaria a negar acesso aos dados até para os órgãos de controle do país, como o Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União, teria perdas enormes e sua administração estaria se afastando de sua missão e objetivos legais ao financiar empresas que realizam obras e atividades noutros países.

A Constituição Federal.

O BNDES em seu Planejamento Corporativo 2009/2014, o BNDES elegeu a inovação, o desenvolvimento local e regional e o desenvolvimento socioambiental como os aspectos mais importantes do fomento econômico no contexto atual, e que devem ser promovidos e enfatizados em todos os empreendimentos apoiados pelo Banco.

Nessa linha, o BNDES reforçou o seu compromisso histórico com o desenvolvimento de toda a sociedade brasileira aumentando sua participação, em alinhamento com os desafios mais urgentes da dinâmica social e econômica contemporânea. E não se pode pensar em desenvolvimento do Brasil sem levar em conta na necessária integração do nosso país com os demais países da América do Sul, América Central e Caribe, além da integração com países da África, continente com o qual temos débitos a resgatar, além dele ser palco de inúmeras oportunidades de negócios das quais podemos e devemos participar.

Imagem
Podemos e devemos porque há previsão constitucional nesse sentido, o artigo 4º da nossa carta magna prevê que:

“A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (..) IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; (...)”.

E o parágrafo único desse mesmo artigo 4º expressamente orienta que:

“A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações. ”

Portanto, qualquer crítica ao financiamento pelo BNDES de empresas nacionais que realizam obras ou atividades noutros países é uma besteira enorme.

É besteira porque a exportação de serviços não gera empregos no exterior e desemprego no Brasil, ao contrário, gera empregos no Brasil em toda cadeia produtiva da empresa financiada, também é um mito imaginar que quando o BNDES financia obras de infraestrutura no exterior estaria prejudicando o financiamento da infraestrutura nacional, porque quando o BNDES faz um empréstimo para a Odebrecht, por exemplo, construir uma obra no exterior, o banco está financiando também, mesmo que indiretamente, um número enorme de empresas aqui no Brasil, empresas que participam da cadeia produtiva.

Imagem

Inadimplência.

Outra estultice é atacar a qualidade da gestão.

Uma boa medida é saber se o dinheiro emprestado está voltando para o BNDES. E a resposta honesta é: sim está. Além de merecer registro o fato de a inadimplência ser baixíssima, entre 0,01% a 0,06%. A baixa inadimplência reflete a boa gestão, a qualidade da carteira de crédito e repasses e a consistência das políticas operacionais do BNDES.

A título de comparação, a taxa de inadimplência média do Sistema Financeiro Nacional (SFN) foi de 3% em 2013.

Lucro.

O BNDES tem aumentado significativamente seus lucros nos governos Lula e Dilma. Em 2002, último ano do governo neoliberal, o lucro do BNDES foi de menos de 600 milhões de reais, uma vergonha! Naquele ano o banco sofreu uma queda de 31,5% em relação a 2001, quando havia obtido um lucro pouco superior a 800 milhões de reais.

Imagem

Outro aspecto positivo é que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) registrou um lucro líquido de R$ 8,150 bilhões no exercício de 2013, valor semelhante ao do exercício anterior, quando o Banco obteve lucro líquido de R$ 8,126 bilhões. Os resultados do balanço de 2013 mostram melhora em outros indicadores relevantes, com destaque para a redução do nível de inadimplência, que atingiu a mais baixa taxa histórica do Banco, e para a melhora na provisão para risco de crédito. O desempenho expressivo do Sistema BNDES se mantém, a exemplo dos outros anos, em meio a um processo de redução de spreads cobrados pelo BNDES, em linha com o esforço do Governo Federal de estimular o investimento produtivo, e num momento desfavorável do mercado de capitais.

O 2014 foi ainda melhor. O lucro líquido do BNDES em 2014 foi 5,4% maior do que o de 2013 e alcançaram R$ 8,594 bilhões, é o terceiro maior lucro da história do banco.

Posição financeira.

O patrimônio líquido (PL) do Sistema BNDES aumentou, totalizando R$ 60,626 bilhões em 2013. Em 31 de dezembro de 2012, o PL era de R$ 49,993 bilhões*. Com a elevação do PL, o patrimônio de referência (PR) do Banco atingiu R$ 108,669 bilhões, acima dos R$ 102,868 bilhões obtidos em 30 de setembro de 2013 e dos R$ 89,598 bilhões em 31 de dezembro de 2012. O crescimento do PL e do PR em relação a 2012, conforme já divulgado anteriormente, deveu-se, principalmente, à captação de R$ 15 bilhões do Tesouro Nacional, classificada como instrumento elegível a capital principal nos termos da Resolução CMN 4.192/13.

O índice de adequação de capital (Índice da Basiléia) registrado pelo BNDES foi de 19,2%, superior aos 11% exigidos pelo Banco Central, aos 17,7% registrados no balanço de setembro de 2013 e aos 15,4% de 2012, ou seja, gestão correta e até conservadora.

Os ativos totais do Sistema BNDES somaram R$ 782,0 bilhões em 31 de dezembro de 2013, apresentando crescimento robusto de R$ 66,5 bilhões em relação ao saldo em 31 de dezembro de 2012. O saldo da carteira de crédito e repasse, líquido de provisão para risco de crédito, atingiu R$ 565,2 bilhões em 31 de dezembro de 2013, dos quais 80,8% correspondiam a créditos de longo prazo.

Conclusão.

Não é verdade que as gestões do BNDES sejam catastróficas, muito pelo contrário e o banco não financia gastos locais e empregos de estrangeiros, apesar de Agências Créditos à Exportação de outros países financiarem, os financiamentos BNDES cobrem apenas empregos no Brasil e bens nacionais. Os financiamentos são liberados ao exportador em reais, no Brasil. Nenhum centavo é remetido exterior, essa é a verdade. O país importador paga o BNDES, em dólares, o valor do principal e juros, o que é muito interessante numa conjuntura de apreciação da moeda norte-americana. E os financiamentos desses pacotes, incluindo insumos, seguem práticas mundiais.

As exportações financiadas de serviços de engenharia são registradas no Siscomex e no Siscoserv, auditadas pelo TCU, e submetidas à fiscalização usual da Receita Federal, ou seja, não há nada oculto ou secreto, tanto que qualquer juiz, ou ainda qualquer parlamentar, pode requerer abertura do sigilo das operações financeiras envolvidas nessas exportações, com base no disposto na Lei Complementar nº 105, de 2001, ou seja, HÁ LEI.

Os empréstimos do BNDES para empresas que exportam serviços ou bens (EMBRAER, por exemplo) para o exterior correspondem a somente 2% do total financiado pelo banco, isso mesmo, apenas 2%.

O setor de serviços representa, hoje, cerca de 80% do PIB dos países mais desenvolvidos e ao redor de 25% do comércio mundial, movimentando US$ 6 trilhões/ano. Somente o mercado mundial de serviços de engenharia movimenta cerca de US$ 400 bilhões anuais e as exportações correspondem a 30% desse mercado. Considerando-se as maiores companhias exportadoras de serviços de engenharia, a posição brasileira no mercado mundial é ainda relativamente pequena, oscilando entre US$ 1 bilhão e US$ 2,5 bilhões, desde o início da década de 1990. E se é para “comparar”, enquanto que no período de 2008 a 2012, o apoio financeiro do Brasil às suas empresas exportadoras de serviços foi, em média, de US$ 2,2 bilhões por ano, o apoio oficial da China às suas empresas exportadoras alcançou, nesse mesmo período, a média anual de US$ 45,2 bilhões; o dos Estados Unidos US$ 18,6 bilhões; o da Alemanha, US$ 15,6 bilhões; o da Índia, US$ 9,9 bilhões.

Em havendo alguma irregularidade na gestão do BNDES ou na atuação do Presidente Lula que isso seja indicado com clareza pelo TCU e pelo MPF, uma CPI para apurar “nada” será apenas palco para os desorientados, ou mal-intencionados, membros da oposição ao governo.

http://www.brasil247.com/pt/247/artigos ... -BNDES.htm
Avatar do usuário
cassiosemasas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2700
Registrado em: Qui Set 24, 2009 10:28 am
Agradeceram: 86 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#10315 Mensagem por cassiosemasas » Seg Mai 04, 2015 9:12 am

Daqui a pouco vão chamar o cara de Petista roxo....escuta só....
muito bom o texto.
akivrx78 escreveu:Precisamos de uma CPI do BNDES?
Pedro Maciel
PEDRO MACIEL
3 de Maio de 2015 às 12:51



http://www.brasil247.com/pt/247/artigos ... -BNDES.htm
...
Avatar do usuário
cassiosemasas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2700
Registrado em: Qui Set 24, 2009 10:28 am
Agradeceram: 86 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#10316 Mensagem por cassiosemasas » Seg Mai 04, 2015 9:17 am

Mas pode isso Arnaldo?

Delatores da Lava Jato não contaram todo o prometido



FLÁVIO FERREIRA
DE SÃO PAULO
04/05/2015 02h00


Os documentos dos acordos de delação premiada do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa mostram que eles não contaram às autoridades tudo o que prometeram revelar na fase de negociação de suas colaborações.

Os papéis relativos às tratativas dos acordos enviados ao STF (Supremo Tribunal Federal) indicavam que Youssef iria revelar crime de corrupção cometido pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) e Costa apontaria pagamentos de propinas para o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e seu colega Romero Jucá (PMDB-RR).

Como isso não ocorreu, os inquéritos sobre Aécio e Jucá acabaram sendo arquivados, e a investigação sobre Renan só continuou em razão de outros elementos apontados pelo Ministério Público.

Apesar dos recuos, os depoimentos de Youssef e Costa permitiram a abertura de inquéritos contra 35 congressistas pelo STF e são centrais na Operação Lava Jato, sobretudo quanto ao envolvimento de políticos.

Recurso pouco usado no direito criminal brasileiro, a delação premiada ganhou relevância na Lava Jato após o acerto de mais de dez delas. É criticada por alguns advogados de investigados, que acusam a

Justiça de manter prisões para forçar acordos.

FUNCIONAMENTO

Ao final da fase de negociação dos acordos entre o Ministério Público Federal e os investigados, foram produzidos dois tipos de documentos. Um deles registrou todos os crimes sobre os quais os delatores iriam falar, com a indicação dos envolvidos.

O outro documento formalizou as condições do acordo, como as penas dos delatores. Se a colaboração for considerada efetiva pela Justiça, Costa cumprirá de dois a quatro anos em regime fechado. Youssef, de três a cinco.

Com os papéis assinados, os delatores começaram a depor para dar os detalhes sobre os crimes e os envolvidos, conforme as descrições feitas nos anexos dos acordos.

No caso da colaboração de Youssef, um dos capítulos tinha o título "Furnas" e indicava que o doleiro revelaria o envolvimento de Aécio em esquema de propinas na estatal do setor elétrico.

O texto do documento apontava um "comissionamento" durante o governo FHC: "Quem era responsável por este comissionamento eram as pessoas de José Janene e Aécio Neves. Toda e qualquer obra realizada em Furnas possuía comissionamento. Se especula que quem recebia por Aécio Neves era a pessoa de sua irmã".

Porém, quando chegou a hora de detalhar esse fato à força-tarefa da Lava Jato, Youssef afirmou apenas que o ex-deputado José Janene (PP-PR), morto em 2010, havia dito que Aécio "dividia" com ele propinas relativas a uma diretoria de Furnas. Não apontou, porém, fatos ou provas quanto à atuação do tucano em ilegalidades.

Como no testemunho Youssef disse só que ouviu dizer sobre o envolvimento de Aécio, a Procuradoria Geral da República decidiu pelo arquivamento do caso.

Já os documentos da colaboração do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa mostram que ele indicou que iria apontar repasses de propina a Renan e Jucá.

O termo de acordo assinado por Costa traz um anexo no qual ele apontou uma lista de agentes políticos "implicados em crimes" e que foram "direta ou indiretamente favorecidos ou beneficiados com recursos ilícitos".

O documento indica pagamentos a Renan, relatando: "Cerca de 10 vezes, a partir de 2007, de empreiteiras contratadas pela Petrobras".

Porém, em seus depoimentos, o ex-diretor da Petrobras apenas apontou reuniões com Renan e disse ser provável que o senador tenha recebido repasses ilícitos do esquema. Não detalhou pagamentos e nem construtoras responsáveis pelas propinas.

Na menção a Jucá, o acordo indica que teria ocorrido repasse de suborno por meio de uma empresa do irmão do senador. Todavia, em seu depoimento, disse não ter conhecimento sobre qualquer irregularidade relativa ao contrato que a empresa do irmão de Jucá fechou com a Petrobras, e que a empresa tinha capacidade técnica para fornecer serviços à estatal.

Ante esse testemunho, a Procuradoria pediu o arquivamento também desse caso.

Imagem


MARGEM DE LUCRO

Em outro episódio, Costa mudou a versão que apresentou no acordo e disse que as obras da Petrobras não eram superfaturadas.

Ele havia dito que as empresas fixavam margem de sobrepreço "a fim de gerarem um excedente de recursos a serem repassados aos políticos". Depois, passou a dizer que os valores repassados eram "retirados da margem [de lucro] das empresas", o que coincide com a versão das empreiteiras.

Fonte.
...
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#10317 Mensagem por kirk » Seg Mai 04, 2015 9:53 am

akivrx78 escreveu:Precisamos de uma CPI do BNDES?
Pedro Maciel
PEDRO MACIEL
3 de Maio de 2015 às 12:51

http://www.brasil247.com/pt/247/artigos ... -BNDES.htm
Sinceramente? ... não sei porque tanto blá, blá, blá ... se a coisa tá tudo dentro dos conformes não tem o que temer da CPI e investigações ... qual é o problema ?

A única contribuição que esse Senhor deu ao PT (saudações) foi aguçar ainda mais a necessidade de uma investigação (explicou demasiadamente), aliás ...

O Marqueteiro do PT está sendo investigado por ter recebido "honorários" do PT através de empreiteiras que atuam no exterior, ora, se as obras foram financiadas pelo BNDEs, no final os recursos vieram TAMBÉM dos cofres públicos, desta vez acionando a "lavanderia" de um País "cumpanheiro" ... então Senhores, há sim muito o que investigar no BNDEs, considerando que pelos antecedentes (mensalão e agora lava jato) já sabemos que o PT é uma QUADRILHA ... Já sabemos também que não tem nenhuma restrição em se APOSSAR de empresas públicas para suas falcatruas, resta saber se "virou" uma quadrilha internacional ...

Aguardemos cenas das próximas investigações !
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#10318 Mensagem por kirk » Seg Mai 04, 2015 10:00 am

Pelo visto, ninguém vai precisar caçar a licença do PT ... ele vai ter que pedir pra sair ... PEDE PRA SAIR FANFARRÃO ... os Senhores tem me deixado MUITO FELIZ ... (by Cap. Nascimento) :mrgreen:
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5233
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 501 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#10319 Mensagem por delmar » Seg Mai 04, 2015 11:36 am

Bourne escreveu:
Carta de José Richa ao filho

Estimado filho

Evitei durante muito tempo escrever para você. Aqui no alto onde estou, eu procuro ficar em paz, longe das disputas políticas aí da terra, mas confesso que nos últimos tempos estou preocupado.
.......
....
...
..
Nunca é tarde.

Do seu eterno pai.

http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/ce ... f=aba-blog
Ao que comenta-se por aí, o José Richa morreu faz muito tempo, parece que em 2003. De onde então apareceu agora esta carta? Foi psicografada?
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#10320 Mensagem por mmatuso » Seg Mai 04, 2015 11:41 am

Avatar do cassiosemasas é uma homenagem ao lula.
Trancado