NOTÍCIAS POLÍTICAS

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#9826 Mensagem por Bourne » Sáb Mar 28, 2015 5:30 pm

Seria esse o cara que vai dar um tapa na cara das universidades privadas que viraram fábrica de diploma de baixa qualidade? Vai cortar a bolsa universidade privada ? E investir nas universidades públicas, nas escolas técnicas e ensino básico? Pelo menos, o Levy já mandou cortar o FIES.

Esses dias me contaram uma anedota de um inglês, especialista em educação, que comentou algo como "vocês brasileiros tem um monte de dados sobre educação e mais um monte de estudos. Por que vocês não melhoraram a qualidade?". Algo para se refletir.
Filósofo Renato Janine Ribeiro será o novo ministro da Educação

Professor da Universidade de São Paulo, o filósofo Renato Janine Ribeiro, com 65 anos, foi anunciado nesta sextafeira como o novo ministro da Educação, conforme antecipou o Valor Pro, serviço de notícias em tempo real do Valor. Ribeiro deve tomar posse no dia 06 de abril.

O novo ministro assumirá no lugar de Cid Gomes (PROS), que deixou o cargo depois de desentendimentos com o presidente da Câmara,
Eduardo Cunha (PMDB­RJ).

Ribeiro é professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP). Colunista do Valor, tem formação em Filosofia
pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado pela Université Paris 1 Pantheon­Sorbonne, doutorado pela USP e pós­doutorado pela
British Library.

Com perfil acadêmico, diferente da ampla maioria dos ministros da Educação, Ribeiro foi entre 2004 e 2008 diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão que cuida da avaliação e eventual fechamento dos programas de pós­graduação. Durante sua atuação no órgão, travou inúmeros embates com o setor privado.

À frente do ministério, um dos principais desafios de Ribeiro será justamente o de enfrentar os interesses de empresários do setor da educação na reformulação do programa de financiamento estudantil Fies.

O filósofo tem 18 livros editados, além de inúmeros ensaios e artigos em publicações científicas. Em 2001, recebeu o prêmio Jabuti de melhor ensaio.

Entre os livros publicados estão “Ao leitor sem medo – Hobbes escrevendo contra o seu tempo”, “A última razão dos reis”, “A Universidade e a Vida Atual”, “O Afeto autoritário – televisão, ética, democracia”, “A sociedade contra o social”, ganhador do Prêmio Jabuti de Ensaio em 2001, e “Politica – para não ser idiota”.

Ribeiro será o quinto ministro da Educação da gestão Dilma Rousseff. Antes do acadêmico comandaram a Pasta Fernando Haddad (PT), atual prefeito de São Paulo; Aloizio Mercadante (PT), ministro da Casa Civil; Henrique Paim (PT) e Cid Gomes.

http://www.valor.com.br/imprimir/notici ... a-educacao
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#9827 Mensagem por Clermont » Dom Mar 29, 2015 9:22 am

Reproclamar a República.

Nos Estados Unidos, com quase o dobro da população brasileira, há 4 mil servidores comissionados; no Brasil petista, há 113 mil, além de 39 ministérios.

Ruy Fabiano - Blog do Noblat, 28/03/2015.

A queda de governantes – ou a instabilidade crônica dos governos - é mais regra que exceção na História do Brasil. Dilma Roussef, pois, não tem do que se queixar: está em plena sintonia com o pior do passado político brasileiro.

Os dois imperadores, Pedro I e Pedro II, não concluíram seus reinados. O primeiro renunciou e o segundo foi renunciado pela proclamação da República, em 1889.

Entre a abdicação do primeiro e a coroação do segundo, período de uma década (1831 a 1841), o país teve cinco regências – nenhuma cumpriu seu mandato até o fim, o que levou à precoce (e inconstitucional) coroação de um imperador de 15 anos incompletos, o golpe de Estado da Maioridade.

O primeiro presidente, Deodoro da Fonseca, não concluiu seu mandato. Governou dois anos e renunciou, sendo substituído por seu vice, o marechal Floriano Peixoto, que, em vez de convocar eleições, como mandava a recém-promulgada Constituição de 1891, governou até o fim de um mandato que não lhe pertencia.

A República, que entrara na história pela porta dos fundos, a bordo de um golpe militar, mostrava ao que vinha.

O primeiro presidente civil, Prudente de Morais (1894-1898), assumiu num ambiente de tensão militar e escapou de um atentado a bala, que, por falha de pontaria, matou seu ministro da Guerra, marechal Carlos Bittencourt. Chegou a se licenciar da presidência por razões de saúde e quase foi apeado do poder por seu vice, Manoel Vitorino, seu inimigo político.

Numa visão panorâmica, eis o que temos: dois presidentes que renunciaram - Deodoro e Jânio Quadros (1961); dois que morreram antes de assumir - Rodrigues Alves (em seu segundo mandato, em 1918) e Tancredo Neves (1985); dois mortos no exercício do mandato – Afonso Pena (1909) e Costa e Silva (1969); quatro depostos - Getúlio Vargas, Café Filho, João Goulart e Fernando Collor; um que não tomou posse - Júlio Prestes (1930), eleito com fraude, dando ensejo a uma revolução, que levou Getúlio, sem votos, à presidência.

Getúlio, o presidente que por mais tempo governou, não concluiu nenhum de seus dois mandatos: foi deposto em 1945 e suicidou-se em 1954. Na sequência do suicídio, o país, que teria eleições em novembro de 1955, teve, entre essa data e a posse (três meses), nada menos que três presidentes: Café Filho, o vice; Carlos Luz, presidente da Câmara; e Nereu Ramos, presidente do Senado. A posse de Juscelino foi garantida por intervenção militar.

Ao menos um presidente, Delfim Moreira (1918), enlouqueceu no cargo. Conta-se que chegou a uma reunião de ministros em cuecas. O caso foi abafado e quem de fato governou pelos oito meses que lhe restaram de governo, resguardando as aparências, foi seu ministro da Viação, Afrânio de Melo Franco.

Pontuando esse panorama, houve duas guerras civis: a Revolta da Armada (1891), que mobilizou unidades da Marinha contra Deodoro, que renunciou, e manteve-se contra o governo de Floriano Peixoto; e a revolução constitucionalista (1932), que mobilizou São Paulo contra o governo provisório (que se portava como permanente) de Vargas.

Golpes e tentativas não faltaram: o Movimento Tenentista da década dos 20 (com escaramuças em 22, 24 e 26, entre as quais a Coluna Prestes), a Intentona Comunista (1935), o Estado Novo (1937), os de Aragarças e Jacareacanga (contra o governo JK, em 1956), o de 1964 e o de 1968 (AI-5). Arthur Bernardes (1922-1926), que presidiu sob a ameaça dos tenentes (que seriam os generais de 64), governou sob Estado de Sítio.

Fechamento do Congresso houve vários: 1891, 1937, 1968, 1977. Constituições, nada menos que sete: 1891, 1934, 1937, 1946, 1967, 1969 (considerando-se que a emenda da Junta Militar à Carta de 67, de tão ampla, configurava outra Carta) e a de 1988 (que já conta 79 emendas e tem 1.677 propostas de emenda na fila, aguardando avaliação).

Essa, em síntese, é a república que temos, à espera de reproclamação. Não resolveu os problemas (efetivos) que apontava na monarquia e agravou-os ao revogar o parlamentarismo e adotar o presidencialismo de formato norte-americano, que somente lá afinou-se com a democracia. Aqui, oscila entre a democracia corrupto-fisiológica (a que temos) ou o autoritarismo golpista.

A Nova República, inaugurada com a eleição indireta de Tancredo Neves em 1985, completou 30 anos, o mais longo período democrático da história republicana brasileira. Desaguou no PT, em Dilma, nos escândalos da Petrobras e no aparelhamento estatal.

Nos Estados Unidos, com quase o dobro da população brasileira, há 4 mil servidores comissionados; no Brasil petista, há 113 mil, além de 39 ministérios. JK governou com 12 ministros e Niemeyer fez construir 18 prédios na Esplanada dos Ministérios, menos da metade da cota petista.

As pesquisas mostram descrédito não apenas na presidente e em seu partido, mas no conjunto das instituições. Um ex-advogado do PT, Dias Toffoli, hoje ministro do STF, julgou os petistas do Mensalão, seus antigos clientes – e agora julgará os petistas do Petrolão. Os petistas do Mensalão estão soltos, o que não deixa otimista a sociedade em relação aos já citados do Petrolão. Multidões ocupam as ruas, pedindo a saída da presidente, de seu partido e exorcizando políticos e instituições em geral.

A república está no ralo. Os mais céticos pedem intervenção militar, esquecidos de que tudo começou com uma ação dos quartéis, há 126 anos. Pólvora não conserta nada e política é atribuição civil. O Brasil está, antes de mais nada, necessitado de uma Constituição como a proposta por Capistrano de Abreu há um século, que possuiria um único artigo:

“Todo brasileiro tem que ter vergonha na cara. Parágrafo único: Revogam-se as disposições em contrário.” Esse é o ponto de partida, sem o qual o de chegada será o de sempre. O quadro não é animador, mas não é imutável. A intensa participação popular é o dado novo – e imprevisível – da crise. Vejamos o que acontece.
Frederico Vieira
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 190
Registrado em: Qui Ago 27, 2009 8:46 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#9828 Mensagem por Frederico Vieira » Dom Mar 29, 2015 11:39 pm

Quando você pensa que já viu de tudo, aparece mais uma, isso porque estamos correndo riscos de nossas hidrelétricas não darem conta do recado e termos de precisar das térmicas.
Nao haveria melhor momento para a doação.

http://epocanegocios.globo.com/Informac ... livia.html

Cada dia me dou conta de que o que dirige esse pais eh ideologia, não competência.
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#9829 Mensagem por kirk » Seg Mar 30, 2015 12:45 am

Frederico Vieira escreveu:Quando você pensa que já viu de tudo, aparece mais uma, isso porque estamos correndo riscos de nossas hidrelétricas não darem conta do recado e termos de precisar das térmicas.
Nao haveria melhor momento para a doação.

http://epocanegocios.globo.com/Informac ... livia.html

Cada dia me dou conta de que o que dirige esse pais eh ideologia, não competência.
Quando abrirem a "caixa preto" do porto de cuba vamos ter uma melhor ideia do tamanho do estrago.

Mas é recorrente, lembram-se de Chaves ? ... cansou de fazer "bondades" a Cuba, Argentina, Bolívia, Nicarágua e Equador ... enquanto a economia venezuelana não entrou em colapso as bondades continuaram ... é assim que age a esquerda, tem até um "mot" : ""O ideal nos une e as fronteiras nos separam"" ... enfim não têm a mínima preocupação com seus povos ... sua ideologisse está acima de tudo ... e pra variar fodem a economia de seus países ...

O Brasil do Pt é a mesma coisa ... somente não podem fazer isso às claras porque ferem as instituições ... daí colocam o selo de "secreto" nas maracutaias ... esse partido está fazendo muito mau ao nosso País, mais do que aparenta ... e precisamos estancar isso de uma vez por todas ...
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8609
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 391 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#9830 Mensagem por prp » Seg Mar 30, 2015 12:58 am

Quanta bobagem.
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#9831 Mensagem por Bourne » Seg Mar 30, 2015 2:00 am

Parlamentares criticam fala de Joaquim Levy sobre Dilma

BRASÍLIA ­ Parlamentares criticaram a declaração do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, de que a presidente Dilma Rousseff nem sempre age da forma mais eficaz. O deputado Paulo Teixeira (PT­SP) disse ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, que a fala de Levy foi infeliz. "Não é recomendado a um subordinado esse grau de liberdade. Espera­se dele um discurso mais uníssono ao da presidente", afirmou.

A fala de Levy ocorreu na semana passada, a um grupo de ex­alunos e professores da Universidade de Chicago. A gravação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo e, nela, o ministro diz em inglês: "Acho que há um desejo genuíno da presidente de acertar as coisas, às vezes, não da maneira mais fácil... Não da maneira mais efetiva, mas há um desejo genuíno".

Do PT da Bahia, o deputado Afonso Florence também questionou o que disse Levy. "(É) outra afirmação do ministro que requer ''ajuste''. Ele (Levy) vai ajudar mais tornando ''efetiva'' a política econômica, ajudando a presidente a levar o País à retomada do crescimento, do que falando novamente coisas desse tipo", avaliou.

O senador José Serra (PSDB), ex­governador de São Paulo, afirmou que a declaração "corrói ainda mais a credibilidade do governo". "O ministro está certo: como eu disse várias vezes, para a presidente Dilma a menor distância entre dois pontos não é uma linha reta. Seu governo transforma soluções em problemas e facilidades em dificuldades", disse. "Mas, do ponto de vista político, a fala do ministro é temerária: ironiza a presidente em público. Isso corrói ainda mais a credibilidade do governo a que pertence", concluiu.

Já o deputado Carlos Zarattini (PT­SP) minimizou o caso. Segundo ele, o destaque dado para a notícia visa provocar uma "contradição" entre Levy e a presidente Dilma. "Muitas vezes você quer acertar e tem dificuldades por vários motivos, como o excesso de burocracia e o próprio Congresso", disse.

As declarações de Levy devem ser questionados na audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado na próxima terçafeira, 31, onde ele detalharia o plano da equipe econômica para a contenção de despesas e para a retomada do crescimento.

http://politica.estadao.com.br/noticias ... ma,1660249
Imagem do ministro Levy conversando com a Presidenta Dilma

Imagem
Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceram: 323 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#9832 Mensagem por Sterrius » Seg Mar 30, 2015 4:30 am

Se dilma termina o ano ou não eu não sei.

Mas que mais e mais eu aposto em crise séria em 2016 ja que nada que resolveria a crise em 2015 está saindo e nao parece que sai antes de explodir .

Ou o levy aprenderá a fazer magica e cortará os bilhões de algum lugar sabe-se la como. Quem sabe falindo algum setor do governo como as forças armadas......
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#9833 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Mar 30, 2015 6:50 am

kirk escreveu:
Frederico Vieira escreveu:Quando você pensa que já viu de tudo, aparece mais uma, isso porque estamos correndo riscos de nossas hidrelétricas não darem conta do recado e termos de precisar das térmicas.
Nao haveria melhor momento para a doação.

http://epocanegocios.globo.com/Informac ... livia.html

Cada dia me dou conta de que o que dirige esse pais eh ideologia, não competência.
Quando abrirem a "caixa preto" do porto de cuba vamos ter uma melhor ideia do tamanho do estrago.

Mas é recorrente, lembram-se de Chaves ? ... cansou de fazer "bondades" a Cuba, Argentina, Bolívia, Nicarágua e Equador ... enquanto a economia venezuelana não entrou em colapso as bondades continuaram ... é assim que age a esquerda, tem até um "mot" : ""O ideal nos une e as fronteiras nos separam"" ... enfim não têm a mínima preocupação com seus povos ... sua ideologisse está acima de tudo ... e pra variar fodem a economia de seus países ...

O Brasil do Pt é a mesma coisa ... somente não podem fazer isso às claras porque ferem as instituições ... daí colocam o selo de "secreto" nas maracutaias ... esse partido está fazendo muito mau ao nosso País, mais do que aparenta ... e precisamos estancar isso de uma vez por todas ...
Leram a notícia?
A térmica Rio Madeira foi desativada em outubro de 2009, quando o Estado de Rondônia foi conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e passou a ser abastecido por hidrelétricas, que produzem energia mais barata.
A doação da usina faz parte dos compromissos bilaterais assumidos entre os dois países.
Sem conhecer esses compromissos não da para dizer que é por ideologia, nem da para dizer, com certeza, que é doação.

E essa usina resolve problemas na Bolívia, não aqui no Brasil, aqui não falta energia a qualquer custo, falta energia barata.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#9834 Mensagem por juarez castro » Seg Mar 30, 2015 1:08 pm

Marechal-do-ar escreveu:
kirk escreveu: Quando abrirem a "caixa preto" do porto de cuba vamos ter uma melhor ideia do tamanho do estrago.

Mas é recorrente, lembram-se de Chaves ? ... cansou de fazer "bondades" a Cuba, Argentina, Bolívia, Nicarágua e Equador ... enquanto a economia venezuelana não entrou em colapso as bondades continuaram ... é assim que age a esquerda, tem até um "mot" : ""O ideal nos une e as fronteiras nos separam"" ... enfim não têm a mínima preocupação com seus povos ... sua ideologisse está acima de tudo ... e pra variar fodem a economia de seus países ...

O Brasil do Pt é a mesma coisa ... somente não podem fazer isso às claras porque ferem as instituições ... daí colocam o selo de "secreto" nas maracutaias ... esse partido está fazendo muito mau ao nosso País, mais do que aparenta ... e precisamos estancar isso de uma vez por todas ...
Leram a notícia?
A térmica Rio Madeira foi desativada em outubro de 2009, quando o Estado de Rondônia foi conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e passou a ser abastecido por hidrelétricas, que produzem energia mais barata.
A doação da usina faz parte dos compromissos bilaterais assumidos entre os dois países.
Sem conhecer esses compromissos não da para dizer que é por ideologia, nem da para dizer, com certeza, que é doação.

E essa usina resolve problemas na Bolívia, não aqui no Brasil, [destacar]aqui não falta energia a qualquer custo, falta energia barata[/destacar].
Por enquanto, por enquanto.

Grande abraço
Grep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1816
Registrado em: Dom Nov 25, 2012 3:21 pm
Agradeceram: 37 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#9835 Mensagem por Grep » Seg Mar 30, 2015 7:13 pm

prp escreveu:Quanta bobagem.
É impressionante.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#9836 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Mar 30, 2015 7:45 pm

juarez castro escreveu:Por enquanto, por enquanto.
O pessimismo de sempre...

Sei que você vai dizer que não é pessimista, mas realista, aproveito a deixa para explicar qual a diferença entre ser otimista, pessimista e realista, ser otimista ou pessimista significa acreditar que algo vai dar certo ou errado mas sem ter informações suficientes para uma conclusão, ser realista, significa ter essas informações.

Pois bem, se você estiver falando de 2025 então você está sendo realista, por que, ao que tudo indica, é o que vai acontecer, mas, se você está falando de algum ano antes disso, então está sendo pessimista, porque você estará indo contra as informações disponíveis, talvez por desconhece-las.

E por que 2025? Porque será o auge da próxima estiagem, tivemos uma que se encerrou esse ano, tivemos estiagens assim no passado e, pelo ciclo solar, a próxima chegará ao seu auge em 2025, alias, estiagem não é bem o termo correto, e 2014 não foi problemático pela estiagem que qualquer meteorologista sabia que ia acontecer, o problema é que as usinas que deveriam estar prontas, não estão, e quantas vezes debati isso aqui no passado e os petistas juravam que não seria problema e tudo seria entregue no prazo... Mas em 2016 (ou 2017, sabe como e o Brasil...) essas obras serão entregues, as chuvas também vão colaborar e o risco de apagão estará, por hora, repelido, claro, uma atitude extremamente estúpida poderia secar os reservatórios como, por exemplo, se Dilma mantesse as tarifas a preços pouco exorbitantes, mas não, ela aumentou as tarifas, freou o consumo (e prejudicou a indústria e o PIB...) mas garantiu que os reservatórios não sequem até virem as chuvas e as novas usinas ficarem prontas.

Então por hora temos, acreditar que haverá falta absoluta de energia nos próximos anos é pessimismo, acreditar em redução da tarifa antes de 2016/2017 é otimismo, e quanto a 2025? Até lá o que se espera é que o consumo de energia no país cresça, a produção deve acompanhar, ou melhor, crescer mais que o consumo porque tem que tirar um certo atraso, e com os 6 anos que se demora para construir uma usina, digo, com os 10 anos que se demora devido a briga política e burocracia... Para garantir que não haja apagão em 2025 seria necessário que a Dilma iniciasse a construção de novas usinas (e precisa muitas) e que essas ficassem prontas com alguma margem antes da próxima estiagem, com a atual política de corte de custos, inclusive cortes de investimentos acreditar que a Dilma fará isso seria otimismo.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#9837 Mensagem por Bourne » Seg Mar 30, 2015 7:54 pm

Sterrius escreveu:Se dilma termina o ano ou não eu não sei.

Mas que mais e mais eu aposto em crise séria em 2016 ja que nada que resolveria a crise em 2015 está saindo e nao parece que sai antes de explodir .

Ou o levy aprenderá a fazer magica e cortará os bilhões de algum lugar sabe-se la como. Quem sabe falindo algum setor do governo como as forças armadas......
A maior cortada são nas forças armadas. Isso é dado como certo e está acontecendo. Pelo jeito capaz de ameaçar de adiamento FX e outros. A ordem de cima é cortar gastos e nada de endividamento.

Os maiores cortes ainda são custeio em geral. As universidades federais já estão sentido. Além das maquiagem, atrasos de repasses e corte de subsídios de crédito e tributários. Do FIES ao bolsa empresário. A prioridade é preservar os investimentos em infraestrutura e essenciais para retomar a economia. Ao mesmo tempo em que conta viabilizar uma nova rodada de concessões para bombar o investimento, aproveitando a simpatia de investidores externos e política de injetar dinheiro da europa, japão e eua levando a baixos rendimentos e taxas de juros.

Isso não melhora a qualidade da política. Apenas maquia o quadro ao adequar momentaneamente as receitas e despesas, mas o que dá para fazer. no primeiro surto de crescimento e reaparece na primeira desaceleração. O agravante é que em 2015 vencem os acordos salariais com o funcionalismo em geral. As categorias como de professores das federais se movimentando para começar a nova rodada de negociações. O mesmo com os polícias rodoviários federais. Os anos de 2016 e 2017 vão ser duros para o governo nas negociações, mais ainda pelo governo não ter a mesma força política de 2011/12.

O que resolve é uma reforma estrutura na tributação, arrecadação, gastos e administração em geral. Não pagar duas/três vezes mais por uma obra é um bom começo. E isso demoram uma, duas décadas para ter algo relevante. Não é fácil e nem dá para fazer copia e cola da legislação.
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#9838 Mensagem por juarez castro » Seg Mar 30, 2015 10:44 pm

Marechal-do-ar escreveu:
juarez castro escreveu:Por enquanto, por enquanto.
O pessimismo de sempre...

Sei que você vai dizer que não é pessimista, mas realista, aproveito a deixa para explicar qual a diferença entre ser otimista, pessimista e realista, ser otimista ou pessimista significa acreditar que algo vai dar certo ou errado mas sem ter informações suficientes para uma conclusão, ser realista, significa ter essas informações.

Pois bem, se você estiver falando de 2025 então você está sendo realista, por que, ao que tudo indica, é o que vai acontecer, mas, se você está falando de algum ano antes disso, então está sendo pessimista, porque você estará indo contra as informações disponíveis, talvez por desconhece-las.

E por que 2025? Porque será o auge da próxima estiagem, tivemos uma que se encerrou esse ano, tivemos estiagens assim no passado e, pelo ciclo solar, a próxima chegará ao seu auge em 2025, alias, estiagem não é bem o termo correto, e 2014 não foi problemático pela estiagem que qualquer meteorologista sabia que ia acontecer, o problema é que as usinas que deveriam estar prontas, não estão, e quantas vezes debati isso aqui no passado e os petistas juravam que não seria problema e tudo seria entregue no prazo... Mas em 2016 (ou 2017, sabe como e o Brasil...) essas obras serão entregues, as chuvas também vão colaborar e o risco de apagão estará, por hora, repelido, claro, uma atitude extremamente estúpida poderia secar os reservatórios como, por exemplo, se Dilma mantesse as tarifas a preços pouco exorbitantes, mas não, ela aumentou as tarifas, freou o consumo (e prejudicou a indústria e o PIB...) mas garantiu que os reservatórios não sequem até virem as chuvas e as novas usinas ficarem prontas.

Então por hora temos, acreditar que haverá falta absoluta de energia nos próximos anos é pessimismo, acreditar em redução da tarifa antes de 2016/2017 é otimismo, e quanto a 2025? Até lá o que se espera é que o consumo de energia no país cresça, a produção deve acompanhar, ou melhor, crescer mais que o consumo porque tem que tirar um certo atraso, e com os 6 anos que se demora para construir uma usina, digo, com os 10 anos que se demora devido a briga política e burocracia... Para garantir que não haja apagão em 2025 seria necessário que a Dilma iniciasse a construção de novas usinas (e precisa muitas) e que essas ficassem prontas com alguma margem antes da próxima estiagem, com a atual política de corte de custos, inclusive cortes de investimentos acreditar que a Dilma fará isso seria otimismo.
Marechal, eu poderia fazer um arrazoado técnico do porque do meu" por enquanto" ,mas como tu preferiste me pré adjetivar, vou restringir me calando e me solidarizando com outros pessimistas que hoje fazem um dos poucos mercados de máquinas apontar um crescimento geométrico, um de grupos geradores, do qual este pessimista faz parte junto com todos outros "burros e pessimistas" que estão comprando GGs a toa e aguardando em fila de entregas de até 60 dias.

Grande abraço
Grep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1816
Registrado em: Dom Nov 25, 2012 3:21 pm
Agradeceram: 37 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#9839 Mensagem por Grep » Seg Mar 30, 2015 11:24 pm

Qual a relação entre o líder do Vem Pra Rua e a Stratfor?



Postado em 30 mar 2015por : Paulo Nogueira

Imagem

A grande mídia brasileira jamais decepciona quem não espera nada dela.

Considere o caso de Rogério Chequer, o novo herói da direita.

Nas últimas semanas, é uma figura ubíqua em jornais e revistas graças a um método infalível para quem quer holofotes: falar mal do governo.

Chequer, aos 46 anos, é o líder aparente de um obscuro movimento chamado Vem Pra Rua.

O VPR, agora, está pregando o impeachment de Dilma, por razões tão obscuras quanto o próprio grupo.

A pergunta essencial que um leitor espera ver explorada, na mídia, é esta: quem é este tal de Chequer, que se julga apto a cassar 54 milhões de votos?

Há uma informação chave sobre seu passado que merecia ampla e irrestrita informação.

E o que a mídia faz com ela? Ignora.

Chequer, num vazamento feito pelo Wikileaks, apareceu vinculado à Stratfor, uma empresa americana privada de inteligência que é conhecida como uma segunda CIA.

Convenhamos.

Chequer não viu seu nome ligado ao McDonalds ou à Disney.

A Stratfor fornece informações geopolíticas a empresas e agências governamentais americanas.

Chequer foi ao Roda Viva, comandado pelo Brad Pit de Taquaritinga. Ninguém, no pelotão de entrevistadores, e menos ainda o apresentador, perguntou a ele sobre a Stratfor.

Ele concedeu uma entrevista ao jornalista Pedro Dias Leite, da Veja. Mais uma vez: nenhuma menção à Stratfor.

O jornalismo acabou salvo no único território genuinamente livre da mídia nacional: a internet.

No Tijolaço, o blogueiro Fernando Brito – um dos melhores textos da imprensa brasileira, aliás – ofereceu à sociedade a chance de saber que Chequer aparentemente trabalhou na Stratfor.

Chequer tem tido dificuldades em explicar de onde vem o dinheiro do VPR.

Graças à incompetência (ou má fé) da imprensa brasileira, ele até aqui se livrou de explicar algo muito mais complicado: sua associação com uma empresa sempre comparada à CIA.

http://www.diariodocentrodomundo.com.br ... ie-de-cia/
Grep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1816
Registrado em: Dom Nov 25, 2012 3:21 pm
Agradeceram: 37 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#9840 Mensagem por Grep » Seg Mar 30, 2015 11:31 pm

O que fazia o líder do “Vem pra Rua” na lista da Stratfor, que o Wikileaks vazou em 2012?

28 de março de 2015 | 15:07 Autor: Fernando Brito

Imagem

Em fevereiro de 2012 – muito antes que nascesse o “Vem pra Rua” – o nome de Rogério Chequer apareceu na lista de e-mails da empresa de “inteligência global” Statfor, conhecida como “the Shadow CIA”.
A lista foi hackeada dos computadores da empresa e divulgada pelo Wikileaks e, é claro, sua autenticidade nunca foi confirmada. O arquivo do Wikileaks onde consta seu nome pode ser baixado do site do Wikileaks aqui.
Chequer, que até então não teria nenhuma razão para ser envolvido em assuntos políticos, está na 13a. linha do arquivo e aparece identificado com a companhia “cyranony”.
E existe, de fato, uma companhia Cyrano NY, LLC , registrada como “companhia estrangeira” no Estado de Delaware, um paraíso fiscal dentro do território americano, e assim reconhecido até pela Receita Federal brasileira.
Não é possível saber, por isso, se a empresa tem a algo a ver com Chequer para ser assim mencionada nos arquivos da Stratfor.
De nada o acusamos, embora ele, como figura pública que é, agora, talvez pudesse explicar o que fez desde que seus negócios saíssem de um estado glorioso que tinha como dono de um fundo de investimento nos EUA e viesse, em 2012, se tornar sócio dos primos numa agência de publicidade especializada em produzir apresentações de “power point”.
Porque, até 2008, tudo ia de vento em popa para Chequer nos EUA, que lançava novos produtos financeiros e apresentava um categorizado “Advisory Board” de sua Atlas Capital Manegment, que tinha entre os integrantes até um ex-diretor do Banco Central, Luiz Augusto de Oliveira Candiota, que se demitiu do cargo rebatendo denúncias, feitas pela Istoé, de ter uma conta não declarada no exterior.
Mas neste meio tempo, algo aconteceu e não sei se por razões econômicas ou por saudades do Brasil, Chequer se desfez de tudo, inclusive de sua bela mansão de cinco quartos no chique entorno de Nova York, em White Plains, considerado um dos dez melhores lugares para se viver perto da Big Apple.
Repito: ao contrário do que a mídia costuma fazer, aqui não se acusa de nenhuma ilegalidade o sr. Rogério Chequer. Tudo o que está publicado aqui está em documentos públicos, oficiais, na Internet, ao alcance de qualquer cidadão.
Não é transparência o que o “Vem pra Rua” apregoa?

http://tijolaco.com.br/blog/?p=25902
Trancado