GNU/Linux

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

GNU/Linux

#1 Mensagem por Enlil » Seg Nov 14, 2011 4:49 am

Tive a idéia de criar este tópico minutos atrás lá nas navais. Estou migrando para esse sistema operacional porque apresenta as seguintes vantagens básicas:

a) É gratuito;

b) Quem entende um pouco de programação pode alterá-lo as suas necessidades já que seu código fonte está disponível sob licença GPL [General Public License (Licença Pública Geral)] para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.

Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades:

1) A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
2) A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
3) A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
4) A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

c) Não é preciso utlizar anti-vírus já que eles são feitos para o software proprietário Windows;

d) Com um simples comando se atualiza de uma vez só todos os softwares do PC, automaticamente;

e) Acaba o inferno de registros dos programas para o sistema Windows;

f) Roda tranquilamente em máquinas com poucos recursos de hardware já que é um software muito mais leve que o Windows;

Sou principiante no assunto é minha proposta é trocar informações e experiências sobre o uso de distribuições baseadas no GNU-LINUX para quem estiver interessado na migração.

Para que quisar fazer uma transição sem pressa o GNU/Linux possui suporte de leitura e escrita a vários sistema de arquivos, de diversos sistemas operacionais, além de alguns sistemas nativos. Por isso, quando o Linux é instalado em dual boot (Multi boot é um sistema que permite a escolha de um entre vários sistemas operacionais instalados num mesmo microcomputador quando o mesmo é ligado) com outros sistemas (Windows, por exemplo) ou mesmo funcionando como Live CD, ele poderá ler e escrever nas partições formatadas em FAT (File Allocation Table, sistema de ficheiros desenvolvido para o MS-DOS e usado em versões do Microsoft Windows) e NTFS [New Technology File System, sistema de arquivos padrão para o Windows NT e seus derivados (2000, XP, Vista, 7)]. Em síntese, pelo dual boot é possível instalar mais de um sistema operacional, como por exemplo o Windows e o Linux (e outros sistemas operacionais) em um mesmo HD (em partições diferentes, obviamente).

Por fim posto a primeira parte do documentário Inproprietário - O Mundo do Software Livre que fala sobre esse Sistema Operacional e conta com o depoimento de um Sargento do Exército Brasileiro que participou da implantação do GNU/Linux na Força:





[]'s.




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: GNU/Linux

#2 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Nov 14, 2011 8:09 am

Sou usuário de GNU/Linux há muito tempo, desde o Red Hat 5.1 (1998). Passei por diversas distribuições e acabei me fixando no Debian por longo tempo. Ultimamente sou usuário do Ubuntu na versão 11.4 (sem Unit).
Hoje em dia é mais fácil usar e instalar um Linux Ubuntu que o Windows, na minha opinião, além de ser mais seguro e mais prazeroso.

Abraços




Alberto -
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: GNU/Linux

#3 Mensagem por soultrain » Seg Nov 14, 2011 9:50 am

Na minha casa existem dois Lixux, um portátil com Ubunto sem Unit e o Pc do meu filho mais velho com Ubunto com Unit (estou agradavelmente surpreendido, é muito bonito e roda até mais rápido que a versão anterior). O NAS tambem é Linux.

Consegui quebrar a resistência dele, ele tem 11 anos e sempre se queixa que os amiguinhos têm o jogo xpto que ele não pode jogar, mas ele tem a PS3 para isso.

Na minha casa não entra software pirateado, como o soft é caro, quase tudo é opensorce, só o meu portátil pessoal roda o Vista porque já vinha com a licença. Todos os Offices são opensorce, assim como o restante software.

Na empresa, os laptop é tudo Microsoft, mas temos muitos servidores Linux e Unix.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
FoxTroop
Sênior
Sênior
Mensagens: 1477
Registrado em: Qui Mai 27, 2010 11:56 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 112 vezes

Re: GNU/Linux

#4 Mensagem por FoxTroop » Seg Nov 14, 2011 9:58 am

Só não tenho Linux no meu PC porque sou fanático de simuladores de aviação (Lock On, IL2) e da saga TES (Morrowind e Oblivion). Nos dois portáteis tenho XP que era o que vinha com a licença. O resto dos programas são todos opensource.




Imagem
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: GNU/Linux

#5 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Nov 14, 2011 10:09 am

Também aboli programas pirateados faz tempo.

[]'s




Alberto -
Anton
Avançado
Avançado
Mensagens: 684
Registrado em: Sáb Set 12, 2009 9:57 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: GNU/Linux

#6 Mensagem por Anton » Seg Nov 14, 2011 10:44 am

Linux é muito bom, mas cuidado com scripts prontos que pegam na net.
Um projeto aqui na empresa pegou scripts prontos pra facilitar a vida deles (teoricamente em sites confiáveis) e os scripts tinham embutido scripts safados.
Final da história, esses scripts geraram um tráfego tão pesado para a internet que causou um DOS (Deny Of Service) no firewall da empresa.

O linux/unix às vezes tem seus dias de windows também. :mrgreen:




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: GNU/Linux

#7 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Nov 14, 2011 12:27 pm

Anton escreveu:Linux é muito bom, mas cuidado com scripts prontos que pegam na net.
Um projeto aqui na empresa pegou scripts prontos pra facilitar a vida deles (teoricamente em sites confiáveis) e os scripts tinham embutido scripts safados.
Final da história, esses scripts geraram um tráfego tão pesado para a internet que causou um DOS (Deny Of Service) no firewall da empresa.

O linux/unix às vezes tem seus dias de windows também. :mrgreen:
Mas aí não se pode culpar o Linux, não é mesmo? :wink:

Empresas + scripts prontos de sites teoricamente confiáveis não é uma combinação muito boa, não é?. No mínimo o pessoal devia ter revisto os fontes para saber os riscos que estariam correndo.
Vale denunciar esses sites nos fóruns de segurança.

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: GNU/Linux

#8 Mensagem por suntsé » Seg Nov 14, 2011 12:58 pm

Eu gosto muito do Linux, eu acho que o sistema de permissões dele funciona maravilhosa-mente bem. Mesmo apesar de gostar do windows também eu acho o sistema de permissões do windows amador....toda vez que vou fazer backups não raro eu tenho problemas....

Eu só uso windows em casa e no trabalho porque infelizmente por questões profissionais, não há possibilidade de migrar no momento devido a softwares comerciais que eu uso que não possuem versões Linux a altura. Na empresa Linux é usado só no servidor.




bcorreia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1253
Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
Agradeceram: 41 vezes

Re: GNU/Linux

#9 Mensagem por bcorreia » Seg Nov 14, 2011 1:06 pm

Cuidado com esse papo de que não é preciso usar AVS em linux, se essa máquina estiver em rede com máquinas Windows é recomendável ter o Clamav instalado.

Aqui uso o Ubuntu desde 2007, já tentei migrar para outras distribuições, mas não consegui, são 4 máquinas rodando essa distro aqui, Desk, note, NAS e HTPC, isso sem falar nas virtuais rodando no NAS.




felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: GNU/Linux

#10 Mensagem por felipexion » Seg Nov 14, 2011 1:10 pm

AlbertoRJ escreveu:Também aboli programas pirateados faz tempo.

[]'s
Se brincar até o meu notebook é pirata.

Pagar o que se cobra por um CorelDraw x5, pacote Office 2007, Avira, ficaria inviável ter um computador.
Os pirateados ajudaram a popularizar as máquinas com o Windows e não é todo o usuário que vai para o Linux, se acostuma e faz as algo além das tarefas básicas.




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: GNU/Linux

#11 Mensagem por DELTA22 » Seg Nov 14, 2011 1:17 pm

Eu bem que tentei usar o Linux, até estava gostando da facilidade e da rapidez do sistema, mas os programas que preciso ou não rodam ou não tem versão para sistema operacional livre... :cry:

Daí, estou até hoje refém do Windows... :x

[]'s a todos.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: GNU/Linux

#12 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Nov 14, 2011 1:22 pm

Quais são os programas Delta?

[]'s




Alberto -
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: GNU/Linux

#13 Mensagem por Enlil » Seg Nov 14, 2011 2:09 pm

AlbertoRJ escreveu:Sou usuário de GNU/Linux há muito tempo, desde o Red Hat 5.1 (1998). Passei por diversas distribuições e acabei me fixando no Debian por longo tempo. Ultimamente sou usuário do Ubuntu na versão 11.4 (sem Unit).
Hoje em dia é mais fácil usar e instalar um Linux Ubuntu que o Windows, na minha opinião, além de ser mais seguro e mais prazeroso.

Abraços
Migrei este ano e optei pelo Ubuntu também. Sem dúvida como derivado do Debian é natural que os usuários deste último migrem para o Ubuntu.


[].




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: GNU/Linux

#14 Mensagem por soultrain » Seg Nov 14, 2011 2:15 pm

felipexion escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Também aboli programas pirateados faz tempo.

[]'s
Se brincar até o meu notebook é pirata.

Pagar o que se cobra por um CorelDraw x5, pacote Office 2007, Avira, ficaria inviável ter um computador.
Os pirateados ajudaram a popularizar as máquinas com o Windows e não é todo o usuário que vai para o Linux, se acostuma e faz as algo além das tarefas básicas.
Tens tudo isso opensource para windows ou linux gratuito, Gimp editor de imagens, OpenOficce etc e para windows tens a suite antivirus da microsoft, estou a usar e parece-me bem.

A vantagem é que existe um mundo de aplicações e jogos free.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: GNU/Linux

#15 Mensagem por soultrain » Seg Nov 14, 2011 2:18 pm

Aliás alguém pode dar dicas de jogos para a idade dele para rodar em linux? Ele tem acesso à Ubunto store, pelo que esse ele já está batido;)





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Responder