Orçamentos de defesa do Brasil: Comparativo 2008/2009
Moderador: Conselho de Moderação
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 234 vezes
- Agradeceram: 539 vezes
Orçamentos de defesa do Brasil: Comparativo 2008/2009
Comparativo 2008 x 2009 (milhões)
2008
FAB
Reaparelhamento e Adequação: 1115,5
Preparo e emprego: 1022,6
Tecnonlogia: 26,4
EB
Reaparelhamento e Adequação: 390,8
Preparo e emprego: 801,4
Tecnonlogia: 112,7
MB
Reaparelhamento e Adequação: 544,46
Preparo e emprego: 1357,9
Tecnonlogia: 145,0 (fica sussa que não é desenvolvimento de navio novo nem míssil nem nada, essa verbinha aí vai tudo pro programa nuclear)
PNAE (Programa Nacional de Atividades Espaciais): 282,3
=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x==x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2009
FAB
Reaparelhamento e Adequação: 1318,5 (aumento? Não, é apenas para os EC-725, nada de novo)
Preparo e emprego: 912,0 Pô meu, caiu? Cadê a END? Cadê?
Tecnonlogia: 226,4 (ótimo! subiu!)
EB
Reaparelhamento e Adequação: 361,1 (P$%#@, conseguiram piorar o que já estava péssimo? My God, cadê a END que eu não to vendo?)
Preparo e emprego: 843,7 Uau! que enorme incremento! 43 milhões.. cadê a END?
Tecnonlogia: 134,6 verde (ótimo! parabéns para o EB!)
MB
Reaparelhamento e Adequação: 2776,2 (uau, que aumento, mas não se preocupe, não são as escoltas nem os patrulhas nem caças nem nada, é só para o PROSUB.. o resto vai na mesma marcha lenta)
Preparo e emprego: 786,5 (pô meu, caiu?)
Tecnonlogia: 104,3 (uaaai.. what a fuck? caiu? Mas e o reator do SUBNUC?)
PNAE (Programa Nacional de Atividades Espaciais): 353,3 (aumentou, mas deve ser pra fazer aquela base de foguetes non-brasiliensis)
Considerações finais: P%$#@ CADÊ A END? CADÊ A END? CADÊ A END?
Conclusões: Para o governo, END tem dois significados: O primeiro é EC-725 e o segundo é submarinos. Só. O resto é resto.
abraços]
2008
FAB
Reaparelhamento e Adequação: 1115,5
Preparo e emprego: 1022,6
Tecnonlogia: 26,4
EB
Reaparelhamento e Adequação: 390,8
Preparo e emprego: 801,4
Tecnonlogia: 112,7
MB
Reaparelhamento e Adequação: 544,46
Preparo e emprego: 1357,9
Tecnonlogia: 145,0 (fica sussa que não é desenvolvimento de navio novo nem míssil nem nada, essa verbinha aí vai tudo pro programa nuclear)
PNAE (Programa Nacional de Atividades Espaciais): 282,3
=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x==x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2009
FAB
Reaparelhamento e Adequação: 1318,5 (aumento? Não, é apenas para os EC-725, nada de novo)
Preparo e emprego: 912,0 Pô meu, caiu? Cadê a END? Cadê?
Tecnonlogia: 226,4 (ótimo! subiu!)
EB
Reaparelhamento e Adequação: 361,1 (P$%#@, conseguiram piorar o que já estava péssimo? My God, cadê a END que eu não to vendo?)
Preparo e emprego: 843,7 Uau! que enorme incremento! 43 milhões.. cadê a END?
Tecnonlogia: 134,6 verde (ótimo! parabéns para o EB!)
MB
Reaparelhamento e Adequação: 2776,2 (uau, que aumento, mas não se preocupe, não são as escoltas nem os patrulhas nem caças nem nada, é só para o PROSUB.. o resto vai na mesma marcha lenta)
Preparo e emprego: 786,5 (pô meu, caiu?)
Tecnonlogia: 104,3 (uaaai.. what a fuck? caiu? Mas e o reator do SUBNUC?)
PNAE (Programa Nacional de Atividades Espaciais): 353,3 (aumentou, mas deve ser pra fazer aquela base de foguetes non-brasiliensis)
Considerações finais: P%$#@ CADÊ A END? CADÊ A END? CADÊ A END?
Conclusões: Para o governo, END tem dois significados: O primeiro é EC-725 e o segundo é submarinos. Só. O resto é resto.
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
- Sterrius
- Sênior
- Agradeceu: 115 vezes
- Agradeceram: 323 vezes
Re: Orçamentos de defesa do Brasil: Comparativo 2008/2009
Eu to dando uma relaxada pra 2009 pq querendo ou não foi um ano de crise. A arrecadação do país caiu, é fato.
Eu quero ver 2010, 2011 e PRINCIPALMENTE 2012. (Veja que 2011 ainda sera orçamento pt, mesmo que o psdb ganhe so poderão mudar as coisas em 2012).
Eu quero ver 2010, 2011 e PRINCIPALMENTE 2012. (Veja que 2011 ainda sera orçamento pt, mesmo que o psdb ganhe so poderão mudar as coisas em 2012).
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Tá certo isso, as contas de 2009 já estão pagas?
Anyway, nada de novo, normal.
Mas vão falar que você tá tomando vinagre blá blá blá e tal, te cuida
Anyway, nada de novo, normal.
Mas vão falar que você tá tomando vinagre blá blá blá e tal, te cuida
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
- Sênior
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 5 vezes
Um iceberg de matéria orgânica excretada se aproxima !!!
http://congressoemfoco.ig.com.br/notici ... acao=2974016/09/2009 - 06h10
Relator estuda cortar submarinos do orçamento 2010
Com dificuldade para equilibrar proposta orçamentária, deputado Geraldo Magela se diz “tentado” a rever destino dos R$ 2,3 bilhões destinados para a fabricação de submarinos. Para ele, prioridade do Ministério da Defesa deve ser discutida
Eduardo Militão
Cortar parte do orçamento dos R$ 19 bilhões que o Ministério da Defesa espera obter para construir cinco submarinos com a França, um deles nuclear. Essa é uma das soluções que o relator da proposta orçamentária, deputado Geraldo Magela (PT-DF), vislumbra para encontrar espaço para investimentos que deseja incluir no projeto orçamentário e despesas polêmicas que não constam da proposta enviada pelo Executivo. Entre elas, a compensações aos estados por perdas da Lei Kandir, o reajuste maior aos aposentados que ganham mais de um salário mínimo e a alocação de dinheiro para emendas parlamentares individuais e coletivas.
O orçamento para os submarinos apenas no ano que vem é de R$ 2,3 bilhões, segundo o projeto de lei orçamentária (PLOA) de 2010. Os problemas que Magela tem de resolver chegam a cerca de R$ 18 bilhões. O desequilíbrio pode ser ainda maior, porque atinge investimentos e projetos que ele quer incluir na proposta, mas prefere manter em sigilo.
“Não tenho nenhuma ideia de onde eu vou cortar. A minha primeira tentação de cortar é nos submarinos. É a minha tentação”, disse o deputado, em entrevista ao Congresso em Foco, no início da noite de terça-feira (15), numa sala de reuniões da Comissão de Orçamento do Congresso, no Anexo II da Câmara.
Para o relator PLOA 2010, a prioridade da compra deve ser discutida, assim como o volume de R$ 2,3 bilhões previsto já para o ano que vem. “Há uma discussão se isso é prioritário ou não. E até se tem necessidade de um volume num único ano”, avalia Magela. “A coisa que vou mais ver é o seguinte: o que foi aumentado nos ministérios efetivamente vai ser gasto?”, questiona.
O bilionário orçamento dos submarinos
Item
Valor
Implantação de estaleiro e base naval para construção e manutenção de submarinos convencionais e nucleares - 10% de execução da infraestrutura implantada
R$ 871,670 milhões
Construção de submarino de propulsão nuclear - 1% de execução física do submarino
R$ 293,830 milhões
Construção de submarinos convencionais - 2% de execução de cada submarino
R$ 1,1485 bilhão
TOTAL
R$ 2,314 bilhões
Fonte: PLOA 2010
Os R$ 2,3 bilhões serão divididos da seguinte forma: dez por cento da infraestrutura para o estaleiro de construção dos submarinos, e mais R$ 871 milhões para a base naval onde eles vão ficar posicionados. A construção de 1% do submarino nuclear vai consumir R$ 293 milhões. E a execução de 2% de cada um dos quatro submarinos convencionais, R$ 1,1 bilhão.
Parceria franco-brasileira
Magela diz que não estão em discussão cortes na construção de helicópteros ou na futura aquisição de caças. A proposta do Executivo quer reservar R$ 630 milhões para os primeiros três helicópteros – no total, o governo quer fazer 50. “Por enquanto minha tentação é submarinos”, reforça o relator do orçamento, que ainda não conversou com os militares sobre o assunto. “Não estudei a fundo porque vou esperar algumas conversas para depois analisar se vou ou não cortar, onde eu vou cortar, como é que eu vou fazer o acerto.”
De acordo com o Ministério da Defesa, os cinco submarinos e os 50 helicópteros vão custar R$ 23,87 bilhões. Desse valor, R$ 17 bilhões serão financiados. O restante deverá ser pago pela União. O empréstimo para os submarinos terá de ser pago pelo governo federal entre 2010 e 2029.
A parceria entre Brasil e França na área da defesa será discutida nesta manhã, quando a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, do Senado, ouvirá o ministro Nelson Jobim. A assessoria do Ministério da Defesa não retornou os contatos feitos pelo Congresso em Foco para saber qual a prioridade que a pasta dá à construção dos submarinos e quais as justificativas para o pedido de R$ 2,3 bilhões já no próximo ano.
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
- U-27
- Sênior
- Agradeceu: 21 vezes
- Agradeceram: 16 vezes
neste ritmo perderemos lugar de maior força armadas para a venezuela logo logo...
quando que estes governos vão entender que investimos muito abaixodo que deveriamos?! nãoimporta crise, ela afetou mas não tanto, isso é desculpa esfarrapada, nosso orçamnto é ridiculo pro nosso tamanho, só comparar com paises equivalentes.
quando que estes governos vão entender que investimos muito abaixodo que deveriamos?! nãoimporta crise, ela afetou mas não tanto, isso é desculpa esfarrapada, nosso orçamnto é ridiculo pro nosso tamanho, só comparar com paises equivalentes.
"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer
http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
- Beronha
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 7 vezes
Esse é o orçamento do Defesa Brasil ????
Opa, to dentro... alô grande mestre amigo e companheiro Vinicius (não é puxa saquismo ) empresta uns trocados a juros módicos???
Opa, to dentro... alô grande mestre amigo e companheiro Vinicius (não é puxa saquismo ) empresta uns trocados a juros módicos???
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 234 vezes
- Agradeceram: 539 vezes
Que bom seriaBeronha escreveu:Esse é o orçamento do Defesa Brasil ????
Quero meu cartão corporativo!
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
- joao fernando
- Sênior
- Agradeceram: 29 vezes
Eu defendo tropas pequenas, no estado da arte, do que tropas que nem comer conseguem. Acho que tem que ser por ai, embora dimunuir o que não existe, é dificil pra caraleo.
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- U-27
- Sênior
- Agradeceu: 21 vezes
- Agradeceram: 16 vezes
diminuir ainda mais?
tinhamos é que aumentar o efetivo...
no minimo tinha que ser uns 700 mil no total de efetivo e uns 100 bilhões de investimento por ano
tinhamos é que aumentar o efetivo...
no minimo tinha que ser uns 700 mil no total de efetivo e uns 100 bilhões de investimento por ano
"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer