Em sendo assim, ano novo, vida nova, trazem idéias novas, e portanto, novas discussões. Proponho neste tópico começarmos a pensar no substituto dos M113, e quais suas características desejáveis, como capacidade de trasporte de tropa, dimensões, armamento, motorização, projeto industrial e versões possíveis, veículos estrangeiros que possam servir de base e/ou referência para este projeto, etc... dentre outras coisas cabíveis.
Bem penso eu que esta deve/deveria ser uma discussão no MD hoje, também, mas como não sabemos a priori se haverá, pelo menos neste momento, alguma indicação de um planejamento sobre o mesmo da parte de lá, já que parece o EB está totalmente envolto, e absorto, com a versão SR do Guarani, podemos então nós fazer este trabalho de elocubrações por eles.
A propósito deste projeto, o pouco que se sabe sobre o mesmo, é que o EB, e diria também o CFN/MB, é bom sempre lembrar isso, deseja não somente um veículo, mas uma família de veículos, à luz do que se está fazendo com os Guarani. Neste sentido, sua primeira qualidade deverá ser a modularidade. Modularidade esta que deverá proporcionar o desenvolvimento, sobre um mesmo chassis, da utilização de diversos módulos de recursos, de forma a compor um veículo que se adapte rapidamente as diferentes necessidades da tropa onde será empregado. Esta modularidade deve ser capaz de indicar a flutuabilidade do mesmo e o seu transporte aéreo, se necessário, assim como seu peso vazio, não poderá exceder a capacidade full de carga dos KC-390, bem como dos futuros KC-X. Aqui uma observação rápida: a China está desenvolvendo o Y-20, modelo similar aos C-17 americanos, com carga paga na casa das 50/60 toneladas, e sendo, portanto, uma opção interessante e útil, de complementaridade aos KC-390 da Embraer, e ao próprio KC-X da FAB.
Os M-113 de hoje são veículo incapazes de acompanhar os Leo1A5 do EB, bem como sua blindagem é fraca e pouco útil para os combates urbanos/assimétricos recentes, onde se pode ver nos veículos da mesma categoria mais novos o investimento não só em uma melhor e mais efetiva proteção, como numa maior disponibilidade de sistema de armas para os mesmos. E isso tudo, sem necessariamente implicar em um aumento de peso efetivo que corrompa o seu desempenho, de forma a poder acompanhar sem problemas os atuais e futuros carros de combate, que costumas andar a não menos do que 60/70km/h em suas surtidas.
Aqui podemos verificar se nos seria interessante e propício a maior comunalidade possível de tal veículo SL com as soluções de engenharia encontradas no projeto do Guarani 8x8 SR, como motorização, suspensão, chassis e outros que possam ser adaptados a fim de se conseguir uma maior homogenidade logística possível com entre os dois veículos. Isto claro, sem causar detrimentos no desempenho daqueles primeiros. Neste sentido um estudo sobre prováveis tipos de aços balísticos e blindagens compostas poderiam ser estudados para compor a proteção destes veículos, sempre buscando a nacionalização dos mesmos.
Da mesma forma, a motorização pode ser a mesma dos Guarani ou um derivado de maior potência dos motores Iveco instalados nos mesmos, algo na faixa não inferior ao que hoje se propõe à revitalização dos M113BR, que salvo engano rende coisa de 180hp ou mais. Ainda em tempo, é possível pensarmos aqui também em um motor igual ou semelhante aos do futuro CC brasileiro, com início de seu desenvolvimento, infelizmente, para daqui as uns 10/15 anos.
Enfim, temos várias opções e muitas escolhas e como exemplo do que poderá inspirar ou meso servir de base para este veículo SL brasileiro, deixo aqui dois projetos de VBTP que, penso, se encaixam bem no que vamos precisar:
BAe Systems SEP 8x8 Thor
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http://www.forte.jor.br/blindados/bae-s ... -8x8-thor/
ASCOD
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http://www.army-technology.com/projects/ascod/
Abs.