TAURUS 24/7: IMPRESSÕES DE TIRO E MANUSEIO
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6306 vezes
- Agradeceram: 6656 vezes
- Contato:
TAURUS 24/7: IMPRESSÕES DE TIRO E MANUSEIO
Buenas, tigrada! Cheguei há pouco de um treino de qualificação para a minha 24/7 Police. Estou moído mas prefiro postar o que passou logo, antes que eu esqueça...
É uma pistola DAO (Double Action Only), ou seja, dispara sempre em dupla ação, como um revólver; diferente do revólver, ela não tem percussor externo (cão) mas apenas percutor interno (agulha). Assim, não pode ser 'engatilhada'. Tem a armação de polímero e o ferrolho de aço pintado, não oxidado. A tale de pintura é uma bela duma josta, a gente a arranha até com as unhas. O carregador de fila dupla permite até 15 cartuchos (mas botar o 15.º é kôza que exige força e jeito). A empunhadura de polímero é um doce, nunca empunhei nada tão gostoso em arma, gostaria de comparar a uma Glock 19 ou CZ-75...
A desmontagem é meio que complicada, detesto ter de tirar peça fora antes mesmo de a arma estar 'pelada'; pois a 24/7 tem esse detalhe, a gente primeiro puxa o 'carro' todo para trás e prende, depois gira o pino de desmontagem no sentido horário e puxa alguns milímetros para fora, daí solta o ferrolho com a alavanca própria para isso (a do meio) e puxa o pino todo para fora, tirando-o da arma. Então procede-se à desmontagem da arma, sai o ferrolho (tem que ficar pressionando o gatilho durante esta operação), o cano e a mola, que é fixa com a guia e meio chatinha de botar de volta, além do que, ao montar de novo, o cano fica soltro e a gente tem que cuidar para que não recue para o interior da culatra, obrigando a desmontar e montar de novo. Em suma, dessa parte eu não gostei, as outras Taurus mais tradicionais são bem mais fáceis de desmontar e montar...
Os comandos: são duas teclas e duas alavancas: pela ordem, na empunhadura a tecla do retém do carregador, no chassis (da retaguarda para a frente) a tecla de segurança (trava, totalmente desnecessária, revólver também é DAO e não tem trava), a seguir a do retém do ferrolho (mantém ele aberto) e finalmente a de desmontagem, já citada. A trava, como disse, me parece desnecessária; a do carregador poderia (deveria) ser maior, é meio complicado operá-la em condições de stress; a do ferrolho é adequada; a de desmontagem já foi descrita: DETESTEI!
Atirando: pula que nem cavalo xucro, combinação do calibre potente com chassis leve, creio. Bastante precisa. Não posso falar muito das miras porque não as usei, fomos treinados num novo sistema, o anterior era o semi-visado instintivo, no qual se olhava apenas para a massa de mira (aquela da frente) e para o alvo e o atual é o puramente instintivo, no qual se leva a arma à altura do queixo e se olha apenas para o alvo. A filosofia por trás disso é a de que o indicador estará apontado para o alvo sem precisar olhar as miras. Funcionou comigo, não olho mais mira. O gatilho tem curso longo e macio, dá para usar como um de dois estágios, com bastante treino a gente pode se tornar praticamente um perito mas nunca vai ser muito rápido nas seqüências (olhem o filmezito do Double Tap, aquilo foi o mais rápido que consegui atirar sem 'flyer'). O chassis de polímero é muito liso, mesmo com a ranhura para o polegar da 'mão fraca' que faz a empunhadura auxiliar a mão escorrega para o segundo tiro, tem que empunhar com força ali...
Bueno, é que lembro agora, lembrar mais e edito este post. Tem fotos e outro filme no meu perfil do Orkut.
Valews aí!
É uma pistola DAO (Double Action Only), ou seja, dispara sempre em dupla ação, como um revólver; diferente do revólver, ela não tem percussor externo (cão) mas apenas percutor interno (agulha). Assim, não pode ser 'engatilhada'. Tem a armação de polímero e o ferrolho de aço pintado, não oxidado. A tale de pintura é uma bela duma josta, a gente a arranha até com as unhas. O carregador de fila dupla permite até 15 cartuchos (mas botar o 15.º é kôza que exige força e jeito). A empunhadura de polímero é um doce, nunca empunhei nada tão gostoso em arma, gostaria de comparar a uma Glock 19 ou CZ-75...
A desmontagem é meio que complicada, detesto ter de tirar peça fora antes mesmo de a arma estar 'pelada'; pois a 24/7 tem esse detalhe, a gente primeiro puxa o 'carro' todo para trás e prende, depois gira o pino de desmontagem no sentido horário e puxa alguns milímetros para fora, daí solta o ferrolho com a alavanca própria para isso (a do meio) e puxa o pino todo para fora, tirando-o da arma. Então procede-se à desmontagem da arma, sai o ferrolho (tem que ficar pressionando o gatilho durante esta operação), o cano e a mola, que é fixa com a guia e meio chatinha de botar de volta, além do que, ao montar de novo, o cano fica soltro e a gente tem que cuidar para que não recue para o interior da culatra, obrigando a desmontar e montar de novo. Em suma, dessa parte eu não gostei, as outras Taurus mais tradicionais são bem mais fáceis de desmontar e montar...
Os comandos: são duas teclas e duas alavancas: pela ordem, na empunhadura a tecla do retém do carregador, no chassis (da retaguarda para a frente) a tecla de segurança (trava, totalmente desnecessária, revólver também é DAO e não tem trava), a seguir a do retém do ferrolho (mantém ele aberto) e finalmente a de desmontagem, já citada. A trava, como disse, me parece desnecessária; a do carregador poderia (deveria) ser maior, é meio complicado operá-la em condições de stress; a do ferrolho é adequada; a de desmontagem já foi descrita: DETESTEI!
Atirando: pula que nem cavalo xucro, combinação do calibre potente com chassis leve, creio. Bastante precisa. Não posso falar muito das miras porque não as usei, fomos treinados num novo sistema, o anterior era o semi-visado instintivo, no qual se olhava apenas para a massa de mira (aquela da frente) e para o alvo e o atual é o puramente instintivo, no qual se leva a arma à altura do queixo e se olha apenas para o alvo. A filosofia por trás disso é a de que o indicador estará apontado para o alvo sem precisar olhar as miras. Funcionou comigo, não olho mais mira. O gatilho tem curso longo e macio, dá para usar como um de dois estágios, com bastante treino a gente pode se tornar praticamente um perito mas nunca vai ser muito rápido nas seqüências (olhem o filmezito do Double Tap, aquilo foi o mais rápido que consegui atirar sem 'flyer'). O chassis de polímero é muito liso, mesmo com a ranhura para o polegar da 'mão fraca' que faz a empunhadura auxiliar a mão escorrega para o segundo tiro, tem que empunhar com força ali...
Bueno, é que lembro agora, lembrar mais e edito este post. Tem fotos e outro filme no meu perfil do Orkut.
Valews aí!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Glauber Prestes
- Moderador
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
Re: TAURUS 24/7: IMPRESSÕES DE TIRO E MANUSEIO
Muito legal a iniciativa, visto que existem muitos prováveis usuários aqui no fórum!!!! Mas responde uma coisinha: A dificuldade em se colocar a ultima bala nao seria pelo fato de o pente ainda estar muito novo?
Agora, o vídeo... Não sei se fico feliz pelo fato de ter ido bem, -e ainda ganhou um zoom nas ¨porpança¨-, ou se fico triste pelo fato de você não ter ganhado um tapinha nas costas do instrutor....
Agora, o vídeo... Não sei se fico feliz pelo fato de ter ido bem, -e ainda ganhou um zoom nas ¨porpança¨-, ou se fico triste pelo fato de você não ter ganhado um tapinha nas costas do instrutor....
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Ué, mas aos 20s dá para ouvir bem o Seixas dizer: 'muito bom, Tulião', daí dá um tapinha no Dário e diz 'muito bom aqui também'...
E aquela de filmar o meu véio traseiro foi idéia (idiota, claro) do AP Bitelo, o Diretor, que estava no curso também, daí pedi a ele para filmar, num adianta, chefe é tudo igual...
Quanto aos carregadores, vamos então esperar que fiquem véios...
Ah, e a SUSEPE encomendou 1500 pistolas Taurus, só que agora do modelo PT-100, mas já avisei que não troco, aquele baita cano lá em cima, aquela borrachenta ação de gatilho do tempo do guaraná de rolha, aff...
E aquela de filmar o meu véio traseiro foi idéia (idiota, claro) do AP Bitelo, o Diretor, que estava no curso também, daí pedi a ele para filmar, num adianta, chefe é tudo igual...
Quanto aos carregadores, vamos então esperar que fiquem véios...
Ah, e a SUSEPE encomendou 1500 pistolas Taurus, só que agora do modelo PT-100, mas já avisei que não troco, aquele baita cano lá em cima, aquela borrachenta ação de gatilho do tempo do guaraná de rolha, aff...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- Léo Brito
- Avançado
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 8 vezes
Túlio, qual o motivo de escolherem o modelo DAO?
"Falsa é a idéia de utilidade que sacrifica mil reais vantagens (...) As leis que proibem o porte de armas são leis de tal natureza. Elas desarmam somente aqueles que não estão nem dispostos a cometer crimes."(Cesare Beccaria)
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Queriam uma arma realmente moderna, ou seja, polímero, trilho e DAO, considerada a melhor para trabalho Policial. A Glock, como se sabe, não tem fábrica aqui no RS e somos meio que...bairristas...heheheheh
Pelo jeito se arrependeram de ter comprado, a consideraram frágil, após a compra e distribuição de apenas 200 unidades. Não vi nada disso e considero sua ação de gatilho muitíssimo melhor do que aquela das Taurus antigas (a PT-100 não é mais do que uma PT-92 em .40, e olhes que a '92 em 9mm já sofria com aquele baita cano lá em cima e aquele gatilho horrendo), além de ser menor e mais leve...
Pelo jeito se arrependeram de ter comprado, a consideraram frágil, após a compra e distribuição de apenas 200 unidades. Não vi nada disso e considero sua ação de gatilho muitíssimo melhor do que aquela das Taurus antigas (a PT-100 não é mais do que uma PT-92 em .40, e olhes que a '92 em 9mm já sofria com aquele baita cano lá em cima e aquele gatilho horrendo), além de ser menor e mais leve...
Túlio,
Excelente tópico. A opção pela PRO foi considerada ou só consideraram a DAO mesmo??? Meu irmão adquiriu uma Pro Tatical e eu gostei muito, pois tem a opção de tiros em ação simples.
Infelizmente aqui é muito difícil conseguir acautelar arma do sistema, tem que ter muito QI e mesmo assim as pistolas adquiridas aqui foram as PT-100, ou seja, andaram para trás.
Por enquanto tenho que me contentar com a 59 mesmo. A Taurus está com a 638 no forno, falta o apostilamento... é o que diz o site! mas a 638 é do mesmo tamanho que a Millenium! Ser mal-tratado é flórida! já passou da hora da Taurus lançar uma 24/7 em CAL .380!
Grande Abraço!
Excelente tópico. A opção pela PRO foi considerada ou só consideraram a DAO mesmo??? Meu irmão adquiriu uma Pro Tatical e eu gostei muito, pois tem a opção de tiros em ação simples.
Infelizmente aqui é muito difícil conseguir acautelar arma do sistema, tem que ter muito QI e mesmo assim as pistolas adquiridas aqui foram as PT-100, ou seja, andaram para trás.
Por enquanto tenho que me contentar com a 59 mesmo. A Taurus está com a 638 no forno, falta o apostilamento... é o que diz o site! mas a 638 é do mesmo tamanho que a Millenium! Ser mal-tratado é flórida! já passou da hora da Taurus lançar uma 24/7 em CAL .380!
Grande Abraço!
As GATs e RPs estão em toda cidade!
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Acho que a escolha da 24/7 DAO foi uma infeliz. Se queriam realmente uma pistola moderna, fabricada pela TAURUS e adquada ao uso operacional (policial) a escolha deveria recair sobre a 24/7 Pro Tatical ou a velha PT-100 mesmo.Túlio escreveu:Queriam uma arma realmente moderna, ou seja, polímero, trilho e DAO, considerada a melhor para trabalho Policial. A Glock, como se sabe, não tem fábrica aqui no RS e somos meio que...bairristas...heheheheh
A 24/7 Pro Tatical é uma versão da 24/7 projetada especificamente para o serviço policial. O problema do grande recuo causado pela munição .40 em uma arma leve foi bastante melhorado com a adição do Compensador de Recuo, 12 eventos (furos) de cada lado da massa.
Na minha opinião a melhor pistola produzida no Brasil para uso policial é a Imbel MD5. A Glock não poderia ser adquirida no calibre .40 pois o EB restringe a venda de armas nestes calibres apenas para fabricantes nacionais.
.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Não, queriam DAO mesmo. O novo lote de PT-100 pelo jeito será, como sempre, DASA, mas há uma especificação para as 1500 a serem adquiridas que preconiza: DAO e sem trava de segurança (sem a tecla).ZeRo4 escreveu: Túlio,
Por enquanto ainda é assim aqui nos Pampas também, mas apenas até ter pistola que chegue para todo mundo. Claro, eu tenho QI, pois faço parte da Direção da PMO, fazer o que...ZeRo4 escreveu:Infelizmente aqui é muito difícil conseguir acautelar arma do sistema, tem que ter muito QI e mesmo assim as pistolas adquiridas aqui foram as PT-100, ou seja, andaram para trás.
Acho aquele site da Taurus uma josta, nem mostra as diferentes versões das armas. A PT-100, por exemplo, me foi dito pelo Seixas (não é apenas instrutor, é o responsável por todas as armas da SUSEPE, foi ele quem escolheu a 24/7 e foi ele que convenceram a trocar pela PT-100) que vai ser uma versão diferente da 'padrão', disse qual mas esqueci, vou falar com ele na semana que vem e perguntar de novo...ZeRo4 escreveu:Por enquanto tenho que me contentar com a 59 mesmo. A Taurus está com a 638 no forno, falta o apostilamento... é o que diz o site! mas a 638 é do mesmo tamanho que a Millenium! Ser mal-tratado é flórida! já passou da hora da Taurus lançar uma 24/7 em CAL .380!
Grande Abraço!
Nunca atirei com a PRO, fico devendo essa. O Seixas encomendou uma para ele, diz que é superior à Police pela melhor dosagem do recuo/muzzle mas a considera complicada demais para usuários pouco afeitos à manutenção. A PT-100 é tudo de ruim mas é potente e suporta muito mais maus tratos, é verdadeiramente uma arma de GUERRA.henriquejr escreveu: Acho que a escolha da 24/7 DAO foi uma infeliz. Se queriam realmente uma pistola moderna, fabricada pela TAURUS e adquada ao uso operacional (policial) a escolha deveria recair sobre a 24/7 Pro Tatical ou a velha PT-100 mesmo.
Já comentado acima: não gosto de compensadores, é menos cano para mais massa e volume. Ademais, ao menos no RS, não encontras gente da Segurança Pública que goste de algo que não seja DAO, passamos tempo demais com revólveres, depois nos deram PT-940 (argh) que ninguém gostou e agora...henriquejr escreveu:A 24/7 Pro Tatical é uma versão da 24/7 projetada especificamente para o serviço policial. O problema do grande recuo causado pela munição .40 em uma arma leve foi bastante melhorado com a adição do Compensador de Recuo, 12 eventos (furos) de cada lado da massa.
Entendas, compensador é kôza de lone wolf do IPSC, aqui treinamos e atuamos em grupo, daí estou eu meio agachado e um colega em pé ao meu lado numa progressão, um provendo cobertura ao outro, daí efetuo um disparo e mando um jato de gases incandescentes desviados pelo compensador bem na cara dele, ia ser sodas, não? Quem atua em grupo sabe muito bem a josta que é ficar levando estojo vazio no rosto, na cabeça, etc, daí a querer levar mais kôza...
Pior ainda, uma 1911 bifilar (enorme, gorda e pesadona) em .40 e SA. No, thanx...henriquejr escreveu:Na minha opinião a melhor pistola produzida no Brasil para uso policial é a Imbel MD5. A Glock não poderia ser adquirida no calibre .40 pois o EB restringe a venda de armas nestes calibres apenas para fabricantes nacionais.
- Skyway
- Sênior
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Vixe, mas a Tia é exigente com pistolas....
Dêem logo uma Beretta 950B .22 Short pro Tulitcho, aí não vai poder reclamar de recuo e manutenção complicada.
To brincando heim! hehehehehe
Dêem logo uma Beretta 950B .22 Short pro Tulitcho, aí não vai poder reclamar de recuo e manutenção complicada.
To brincando heim! hehehehehe
AD ASTRA PER ASPERA
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Tigrada, para melhor ilustrar, VOSMEÇÊS tinham de ver a seqüência que fiz com meu véio Taurus mod 80 em .38 +P+ após o treinamento, cinco tiros BEM ligeirito e um lindo agrupamento. Gatilho de revólver é um MUST!!!
Pois é, o josta aqui não filmou, que diabos...
Pois é, o josta aqui não filmou, que diabos...
O "80" foi um dos melhores feitos da Taurus.
Quanto a 24/7, realmente nota-se que o sacudir delas nas mãos é excessiva. Fazer o que, apesar de termos de prestigiar a indústria nacional, comprar Glocks seria uma embate ferrenho com o EB. A PF para comprá-las teve ameçar dizer que estava desarmada (porque recusou às Taurus nos testes).
De qualquer forma,não faltando treino, que como sempre é praticamente às nossas custas e a legalidade da munição para eles é "interpretável", é um avanço frente aos armamentos dos vagabas.
Parabéns à SUSEP e ao close da parte calipígia do nosso bravo gaudério. Aliás, creio que suas formas, retro-harmoniosas, seja fruto do balanco/massagem do cavalgar sobre algum tordilho.
Quanto a 24/7, realmente nota-se que o sacudir delas nas mãos é excessiva. Fazer o que, apesar de termos de prestigiar a indústria nacional, comprar Glocks seria uma embate ferrenho com o EB. A PF para comprá-las teve ameçar dizer que estava desarmada (porque recusou às Taurus nos testes).
De qualquer forma,não faltando treino, que como sempre é praticamente às nossas custas e a legalidade da munição para eles é "interpretável", é um avanço frente aos armamentos dos vagabas.
Parabéns à SUSEP e ao close da parte calipígia do nosso bravo gaudério. Aliás, creio que suas formas, retro-harmoniosas, seja fruto do balanco/massagem do cavalgar sobre algum tordilho.
- Pereira
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
O coice é fortinho em !
Alguém sabe dizer em quanto o compesador reduz de alcance efetivo ?
- rodrigo malaquias
- Júnior
- Agradeceram: 2 vezes
Tulio a BM recebeu pistolas Imbel MD5 LX para os Batalhões de Operações Especiais, vieram da FNSP junto com os MD97LC. Mas a laguns dias vi um oficial com uma 24/7 com miras novak de tritium!!!
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Verdade. Pode ser meio feinho mas uma delícia de atirar, ao menos na versão que tenho, com empunhadura de borracha.jp escreveu: O "80" foi um dos melhores feitos da Taurus.
O que me enche na Glock é aquele percutor lançado, equivale a portar uma arma semi-engatilhada, sei lá, para mim o 'safety device' é o dedo indicador, se a kôza não depende só dele, fica pouco palatável para mim...jp escreveu: Quanto a 24/7, realmente nota-se que o sacudir delas nas mãos é excessiva. Fazer o que, apesar de termos de prestigiar a indústria nacional, comprar Glocks seria uma embate ferrenho com o EB. A PF para comprá-las teve ameçar dizer que estava desarmada (porque recusou às Taurus nos testes).
Treinar com ela é sodas, tem uns índios da PC que vendem munição que sobrou da carga a cinco pilas a unidade, manter um mínimo de proficiência vai me custar uns duzentos reais por mês...jp escreveu: De qualquer forma,não faltando treino, que
como sempre é praticamente às nossas custas e a legalidade da munição para eles é "interpretável", é um avanço frente aos armamentos dos vagabas.
Parabéns à SUSEPE
Vou fazer de conta que não entendi...jp escreveu: e ao close da parte calipígia do nosso bravo gaudério. Aliás, creio que suas formas, retro-harmoniosas, seja fruto do balanco/massagem do cavalgar sobre algum tordilho.
Ô se é...Pereira escreveu: O coice é fortinho em !
Pistolas e revólveres são armas de alcance curto, um compensador não chega a reduzir significativamente a velocidade nem a precisão nos alcances apropriados a tales armas, tanto que são um must em atividades como IPSC, eis que reduzem significativamente o muzzle (elevação do cano), facilitando a recuperação da visada para o disparo subseqüente. O problema, ao menos para mim, é que compensador dificulta muito ações em grupo, pois manda gases muito quentes para cima e para o lado, o que pode machucar/atrapalhar algum colega muito próximo. Ademais, encurta a alma raiada ao mesmo tempo em que alonga o cano (onde há compensador não pode haver raiamento, ali é liso) e lhe aumenta o peso. É, portanto, acessório para atividades ESPORTIVAS, não profissionais...Pereira escreveu:
MD5 no BOE? Sei lá eu o que vão fazer com elas, a tigrada por aqui não gosta nada de SAO, deve ser para operações MUITO especiais, sair na rua com um monstrengo desses não é de bueno alvitre, até onde sei. Quanto a miras de tritium, como falei acima, agora se treina SEM usar as miras, é tiro instintivo mesmo...rodrigo malaquias escreveu:Tulio a BM recebeu pistolas Imbel MD5 LX para os Batalhões de Operações Especiais, vieram da FNSP junto com os MD97LC. Mas a laguns dias vi um oficial com uma 24/7 com miras novak de tritium!!!
- Léo Brito
- Avançado
- Agradeceram: 8 vezes
Ô cupincha, da um chego no clube de tiro de Caxias, a munição recarregada lá não deve ser muito cara. E tb tu corre o risco de apreciar um assado de Javaporco bem matreiroTúlio escreveu:Treinar com ela é sodas, tem uns índios da PC que vendem munição que sobrou da carga a cinco pilas a unidade, manter um mínimo de proficiência vai me custar uns duzentos reais por mês...
"Falsa é a idéia de utilidade que sacrifica mil reais vantagens (...) As leis que proibem o porte de armas são leis de tal natureza. Elas desarmam somente aqueles que não estão nem dispostos a cometer crimes."(Cesare Beccaria)