NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 124 vezes
Agradeceram: 418 vezes

Re: NOTÍCIAS

#4411 Mensagem por prp » Sex Out 29, 2010 4:41 pm

Guerra escreveu:
prp escreveu: A munição é parte integrante do corpo do AT4, já vem montado de fábrica, depois de usado vira lixo inútil. Um tubo de plástico que não serve pra nada, nem para cano de esgoto.

Na verdade, ele ainda suporta uma recarga. Mas é um procedimento de fabrica.
Tem certeza? Pelo que eu saiba os comprados pelo EB é um tiro e lixo.

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#4412 Mensagem por Bourne » Sex Out 29, 2010 6:45 pm

Talvez por que não vale a pena mandar a peça para a recarga. Assim, fica mais interessante adquirir um novo. Como também o invólucro deve ser relativamente barato.

Left Hand of God
Intermediário
Intermediário

#4413 Mensagem por Left Hand of God » Sex Out 29, 2010 11:34 pm

prp escreveu: Tem certeza? Pelo que eu saiba os comprados pelo EB é um tiro e lixo.
O procedimento é tiro e lixo mesmo, porque estruturalmente o tubo comporta uma recarga mas é melhor prevenir do que remediar.

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#4414 Mensagem por Moccelin » Sáb Out 30, 2010 12:57 pm

Mas é isso que eu estou falando... Meu comandante de Cia na Prep tinha um tubo de AT-4 na sala dele. E meu pai tem até hoje uma caixa de madeira de munição 90mm da época que servia num Esquadrão C Mec. Ambos os materiais eram LIXO, não tinham mais serventia pro EB e não são materiais que necessitem de controle nem com MUITA má vontade!

The cake is a lie...
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#4415 Mensagem por Francoorp » Sáb Out 30, 2010 1:08 pm

Moccelin escreveu:Mas é isso que eu estou falando... Meu comandante de Cia na Prep tinha um tubo de AT-4 na sala dele. E meu pai tem até hoje uma caixa de madeira de munição 90mm da época que servia num Esquadrão C Mec. Ambos os materiais eram LIXO, não tinham mais serventia pro EB e não são materiais que necessitem de controle nem com MUITA má vontade!

Então, mais uma razão para se preferir os RPG, pois com eles os tiros são muitos antes de ir pro lixo, pelo menos mais de um tem, e assim economizamos em materiais e energia para a fabricação de equipamentos descartáveis... melhor os RPG mesmo!! 8-]

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1172 vezes
Agradeceram: 2934 vezes

#4416 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Out 30, 2010 1:53 pm

Francoorp escreveu:
Moccelin escreveu:Mas é isso que eu estou falando... Meu comandante de Cia na Prep tinha um tubo de AT-4 na sala dele. E meu pai tem até hoje uma caixa de madeira de munição 90mm da época que servia num Esquadrão C Mec. Ambos os materiais eram LIXO, não tinham mais serventia pro EB e não são materiais que necessitem de controle nem com MUITA má vontade!

Então, mais uma razão para se preferir os RPG, pois com eles os tiros são muitos antes de ir pro lixo, pelo menos mais de um tem, e assim economizamos em materiais e energia para a fabricação de equipamentos descartáveis... melhor os RPG mesmo!! 8-]
Coisas diferentes, o Eb já tem o Carl Gustav para essa função. Os Pára-quedistas Portugueses substituiram os RPG capturados em áfrica aos Turras pelas Carl Gustav.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#4417 Mensagem por Francoorp » Sáb Out 30, 2010 2:58 pm

cabeça de martelo escreveu:
Francoorp escreveu:
Coisas diferentes, o Eb já tem o Carl Gustav para essa função. Os Pára-quedistas Portugueses substituiram os RPG capturados em áfrica aos Turras pelas Carl Gustav.

Os Gustav do EB, a menos que eu esteja errado, já tem muitos anos... e pouco importa que sejam coisas diferentes, pois o objetivo é igual... e ficar com coisinha descartavel não faz o meu gênero, 8-] pra mim tudo o que for fabricado para os meios militares devem ter um uso contínuo até que melhor versão venha a substitui-lo. :wink:

Esses RPG ai que Portugal descartou não quer dizer que os Gustav sejam melhores que os RPG's... e lembrando que sou Russo-filo também, hehe!! :twisted: :mrgreen: :mrgreen:

E os Russos também tem algumas destas peças descartaveis, e são RPG também:

RPG – 27 “Tavolga”

Imagem
Imagem
Figura 19 – Armamento modelo RPG-27, foi o primeiro sistema descartável a incorporar ogiva dupla em tandem, para derrotar as novas blindagens compostas e ERA.

O RPG-27 foi desenvolvido no final dos anos 80 com a função de derrotar as mais modernas blindagens reativas existentes. Foi aprovado para o serviço em 1989, Para isso, foi desenvolvido uma munição com base no PG 7VR, do RPG-7 V2. Esta munição tem duas ogivas em tandem, sendo a primeira para avariar a blindagem reativa e a segunda para a penetração da blindagem principal. O motor queima totalmente dentro do tubo de lançamento, acelerando-o á 120 m/s. Penetra cerca de 600 mm em blindagem de aço homogênea. O RPG-27 serviu de base para o desenvolvimento do RShG – 1.

Calibre: 105 milímetros
Tipo: foguete
Comprimento: 1.135 mm
Peso : 8.3 kg completo
Alcance efetivo : até 140 m
Penetração : 500 milímetros através de ERA

RPG – 28:

Imagem
Figura 20 – O RPG-28 e o sistema não-guiado de maior calibre (125 mm) incorporado. É considerado o mais poderoso LAW em serviço no Exército Russo.
O RPG-28 é atualmente, o mais moderno e eficaz sistema não guiado AC em uso pelo Exército Russo. Foi concebido para derrotar as mais modernas blindagens compostas e reativas existentes. Dispara um foguete de 125 mm com duas ogivas em tandem, o qual seu propulsor queima completamente dentro do tubo de lançamento. O tubo lançador possui trilhos para encaixe de dispositivos IR e de intensificação de luminosidade, para operações em condições adversas. Devido ao seu peso, dispõe de almofada em sua base e em um monopé em sua parte traseira. Penetra cerca de 1000 mm de aço homogêneo reforçado por ERA.

Calibre: 125 milímetros
Comprimento: 1.200 mm
Peso : 13 kg completo
Alcance efetivo : até 180 m
Penetração : 1000 milímetros através de ERA

E tem os não descartaveis, uns RPG's mais modernos... e vejo o RPG-29 como o ideal anti-carro para o EB, os Gustav nem chegam perto deste tal de RPG-29... ai vão alguns RPG's modernos assim pra recordação:

RPG – 16 “Udar”

Imagem
Figura 15 – Armamento modelo RPG-16. Observar o maior diâmetro do corpo principal quando comparado ao RPG-7.

Foi desenvolvido durante a década de 60, exclusivamente para as tropas aerotransportadas da União Soviética. Quando comparado ao RPG-7, tem maior precisão e alcance, graças á menor ogiva e sistema de propulsão mais potente. Adotado para o serviço em 1970, foi muito bem-recebido pelas VDV (tropas pára-quedistas), principalmente durante a campanha do Afeganistão, quando utilizado contra posições fortificadas do mujahedeen, em alvos fora do alcance dos outros tipos de armamento disponíveis. Foi retirado de serviço durante os anos 80, devido ao surgimento de novas e mais eficientes blindagens, as quais suportavam o único tipo de munição disponível para o RPG-16, o PG-16.

Calibre: 58 mm (tubo e munição)

Comprimento: 1.140 mm (pronto) e 650 mm (desmontado)

Peso: 10,3 kg (vazio, com bipé e ótico), 12.4 kg (pronto para disparo)

Alcance efetivo: 800 metros

Penetração: 300 mm

RPG – 29 “Vampir”

Imagem
Figura 22 – RPG-29 e sua munição PG 29V HEAT. Hoje no Iraque, tal sistema constitui juntamente com a dupla RPG-7V2/PG 7VR, a maior preocupação das forças da coalizão, liderada pelos EUA. São fornecidos via Síria, país que também abastece as forças do Hezbollah com tais sistemas, desabilitando até mesmo os CC Merkava IV, de Israel.

O lançador RPG-29 foi aceito para o serviço em 1989 e destina-se a destruir CC com modernas blindagens reativas. Ao contrário das gerações anteriores, o RPG-29 é carregado pela culatra, com um tubo de lançamento de calibre 105 mm, o qual pode dividir-se em duas partes, facilitando o transporte. O disparo é eletrônico, semelhante ao do RPG-16. A granada HEAT PG 29V tem duas ogivas em tandem (64 e 105 mm), para penetração de alvos blindados protegidos por ERA. Contra edificações, o PG 29V penetra 1,5 metro em concreto. A ogiva é similar ao do RPG-7V2, mas devido ao motor muito mais poderoso, é duas vezes mais efetiva que o RPG-7V2/PG 7VR.

Calibre: 64/105 milímetros
Comprimento: 1.850 mm (montado), 1.000 mm (desmontado)
Peso : 12 kg (vazio, com óptico), 18.8 kg (pronto para o disparo)
Alcance efetivo : até 500 m
Penetração : 750 milímetros através de ERA

Imagem
Figura 23 – CC M1 Abrams destruído em Faluja, no Iraque, por disparos do RPG-29. Observem o furo na torre e a destruição de um módulo da saia de proteção lateral da esteira.

RPG – 30:

Imagem
Um RPG-30 seccionado (centro), numa feira internacional, ladeado por um RPG-28 (acima) e um RPG-27(abaixo). Foi desenvolvido para enfrentar novas blindagens reativas ERA e sistemas ativos de proteção, acionados prematuramente por seu foguete secundário (junto do tubo principal, mas com menor calibre). Foi apelidado pelos russos de “matador de Abrams”.

O RPG-30 marcou uma nova etapa no desenvolvimento das Ligth Antitank Weapons (LAW – Armas Leves Anti-Carro). Foi concebido para enfrentar, além das blindagens reforçadas com ERA, os sistemas de proteção ativa para veículos blindados (Arena, Drozd, Trophy e Quick Kill). Baseia-se em dois itens: o primeiro, a munição de ogiva dupla em tandem, calibre 64/105 mm, já testada e aprovada, e o segundo, um projétil secundário, alinhado com o tubo principal. Este projétil secundário tem a função de, no caso de utilização contra ERA, provocar a destruição dos blocos explosivos e abrir caminho para o projétil principal. No caso de utilização contra sistemas de proteção ativa, tem a função de servir como um alvo falso para provocar o acionamento prematuro do sistema. Ao ser disparado, o projétil secundário é lançado primeiramente (0,2 a 0,4 segundos antes), logo seguido pelo projétil principal, abrindo caminho através do sistema de proteção ativa, permitindo o projétil principal atingir a blindagem do CC.

Imagem
Figura 25 – Esquema de funcionamento de um RPG-30

Calibre: 64/105 milímetros
Comprimento: 1.120 mm
Peso : 10.3 kg (vazio, com óptico

Alcance efetivo: até 300 m
Penetração : 600 milímetros através de ERA

Tem estes também, mas não são RPG's... mas são Russos: :P

RShG (Lançador de granadas termobáricas de assalto) de (72,5 e 105 mm)

RShG – 1

Imagem

Figura 28 – Derivado do RPG-27, o RShG – 1 não tem como função primária derrotar blindagens, mas sim o apoio á infantaria, utilizando munição termobárica, com calibre de 105 mm contra pessoal, instalações e alvos levemente blindados.

O RShG-1 é derivado do RPG-27, mas em vez de ser carregado com uma ogiva HEAT, tem uma ogiva termobárica, a qual destina-se a enfrentar alvos levemente blindados, casamatas, edifícios e pessoal inimigo abrigados ou não . Foi adotado para o serviço em 2000, como arma de apoio a infantaria. Sua ogiva termobárica tem 1,9 kg de explosivo combustível-ar, o qual equivale a aproximadamente 06 kg de TNT, com um raio letal com cerca de 10 metros.

Calibre: 105 milímetros, com munição termobárica
Comprimento: 1.135 mm
Peso : 08 kg
Alcance efetivo : até 150 m
Raio de explosão letal : 10 metros, em campo aberto contra pessoal inimigo

RShG – 2

Imagem

Figura 29 – Derivado do RPG-26, o RShG – 2 não tem como função primária derrotar blindagens, mas sim o apoio á infantaria, utilizando munição termobárica, com calibre de 72,5 mm contra pessoal, instalações e alvos levemente blindados.

O RShG-2 é derivado do RPG-26, mas em vez de ser carregado com uma ogiva HEAT, tem uma ogiva termobárica, a qual destina-se a enfrentar alvos levemente blindados, casamatas, edifícios e pessoal inimigo abrigados ou não. Foi adotado para o serviço em 2000, como arma de apoio a infantaria. Sua ogiva termobárica tem 1,16 kg de explosivo combustível-ar, o qual equivale a aproximadamente 03 kg de TNT, com um raio letal com cerca de 5 metros.

Calibre: 72,5 milímetros, com munição termobárica
Comprimento: 770 mm
Peso : 3,8 kg
Alcance efetivo : até 120 m
Raio de explosão letal : 05 metros, em campo aberto contra pessoal inimigo

Valeu... mas que os Gustav nem se aproximam dos RPG's isso eu tenho como uma certeza, amenos pessoal.

Sd Young Guns 2
Avançado
Avançado
Agradeceu: 45 vezes
Agradeceram: 6 vezes

#4418 Mensagem por Sd Young Guns 2 » Sáb Out 30, 2010 4:24 pm

Aqui no 1°BAC e 1°BFE já operamos o RPG 30.

EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#4419 Mensagem por EDSON » Sáb Out 30, 2010 4:35 pm

Mas como é que se adiquiri um materia ldeste sem ao menos ser anunciado em qualquer site.

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#4420 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Out 30, 2010 5:06 pm

EDSON escreveu:Mas como é que se adiquiri um materia ldeste sem ao menos ser anunciado em qualquer site.
. Não prfecisa.

Vc está se referindo ao material do 1o. BAC/BFE ? Ora isso é normalíssimo. Onde vc acha que eu vi um SVD Dragunov pela primeira vez na vida?

As FEs/comandos são campe~ças na aquisição de armas "exóticas". Não existe licitação para isso. Não precisa simplesmente. As Barrets "apareceram" simplesmente. Além da dispensa de licitação, é mais fácil do que se pensa camuflar uma compra dessas. Não digo os valores, mas as quantidades e modelos.

Lembre-se que na MB jÁ se fazia isso, e com torpedos!!!

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#4421 Mensagem por Francoorp » Sáb Out 30, 2010 6:18 pm

:?: :?:

E ninguém fala nada dos RPG-30 no Brasil!!! :?

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#4422 Mensagem por Bolovo » Sáb Out 30, 2010 8:43 pm

Francoorp escreveu:Então, mais uma razão para se preferir os RPG, pois com eles os tiros são muitos antes de ir pro lixo, pelo menos mais de um tem, e assim economizamos em materiais e energia para a fabricação de equipamentos descartáveis... melhor os RPG mesmo!! 8-]
Nossa, senhora mano. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. De onde vc tira essas coisas?

O Carl Gustav M3 é uma arma AC coletiva, salvo engano em nível de pelotão. É uma das armas mais modernas do mundo, um canhão sem recuo com várias cabeças de guerra, igual o RPG. Não é descartavel, pode ser usado zilhões de vezes. São até recentes no EB. O SGT GUERRA já disse aqui no DB que é a arma que ele mais gostou de usar até hoje. Acho que deveriamos fabrica-la sob licença aqui, igual faz os indianos. Foto:

Imagem

O AT-4 e agora o nosso ALAC, é uma arma AC individual, usado pelos grupos de combate. Foto:

Imagem

Uma arma com um emprego completamente distinto do outro.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#4423 Mensagem por Francoorp » Sáb Out 30, 2010 8:50 pm

Bolovo escreveu:
Francoorp escreveu:Então, mais uma razão para se preferir os RPG, pois com eles os tiros são muitos antes de ir pro lixo, pelo menos mais de um tem, e assim economizamos em materiais e energia para a fabricação de equipamentos descartáveis... melhor os RPG mesmo!! 8-]
Nossa, senhora mano. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. De onde vc tira essas coisas?

O Carl Gustav M3 é uma arma AC coletiva, salvo engano em nível de pelotão. É uma das armas mais modernas do mundo, um canhão sem recuo com várias cabeças de guerra, igual o RPG. Não é descartavel, pode ser usado zilhões de vezes. São até recentes no EB. O SGT GUERRA já disse aqui no DB que é a arma que ele mais gostou de usar até hoje. Acho que deveriamos fabrica-la sob licença aqui, igual faz os indianos. Foto:

Imagem

O AT-4 e agora o nosso ALAC, é uma arma AC individual, usado pelos grupos de combate. Foto:

Imagem

Uma arma com um emprego completamente distinto do outro.
Se não é descartavel então tudo bem... mas os colegas la atras disseram que era sim descartavel... e então qual a verdade da coisa?? e eu fui por eles...

Todo mundo disse que é descartavel, somente o senhor diz agora que não é assim...

mas prefiro os similares russos em qualquer dos tipos, e mostrei o que prefiro acima!!
Guerra escreveu:
prp escreveu: A munição é parte integrante do corpo do AT4, já vem montado de fábrica, depois de usado vira lixo inútil. Um tubo de plástico que não serve pra nada, nem para cano de esgoto.

Na verdade, ele ainda suporta uma recarga. Mas é um procedimento de fabrica.
prp escreveu: Tem certeza? Pelo que eu saiba os comprados pelo EB é um tiro e lixo.

Left Hand of God
Intermediário
Intermediário

#4424 Mensagem por Left Hand of God » Sáb Out 30, 2010 9:08 pm

O Carl Gustav é o não-descartável, o AT4/ALAC são descartáveis.

Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#4425 Mensagem por Francoorp » Sáb Out 30, 2010 9:12 pm

Eu mesmo falei que o Gustav não é descartavel, concordando com o Cabeça de Martelo... e então qual é o problema??? Prefiro os RPG e falei o porque!!

Responder