Viatura Blindada Multitarefa - VBMT GUAICURUS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36143
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1231 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 21, 2017 10:48 pm

Eu sei que a versão original do LMV ganhou a concorrência do EB, mas sabe como é, eu gostaria de se um por acaso desses da vida o LMV 2 aparecesse por aqui, eu é que não ia reclamar. Quem sabe ele não vem de brinde no saco de bondades do papai noel no final do ano. 8-]

https://cdn.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/LMV-2-iveco.jpg

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Lirolfuti
Sênior
Sênior
Mensagens: 2427
Registrado em: Sex Mai 18, 2012 6:12 pm
Agradeceram: 205 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1232 Mensagem por Lirolfuti » Seg Dez 11, 2017 12:24 pm

Rússia – Pode Apresentar ao EB proposta para GAZ Tigr 2330
Imagem

Pedro Paulo Rezende
Especial para DefsaNet


Na preparação para o envio de uma Força de Paz para o Líbano o Exército Brasileiro deu continuidade ao Programa da Nova Família de Veículos Blindados, agora com a versão 4x4, chamada de Programa Viatura Blindada Multitarefa - Leve de Rodas (VBMT-LR).

A Diretoria de Fabricação do Exército anunciou, em 17 julho de 2015, que as empresas finalistas no VBMT-LR, foram a AVIBRÁS Divisão Aérea e Naval S.A., com o Tupi e a IVECO Latin America Ltda, com o LMV. Posteriormente foi definido o IVECO Defence LMV como o vencedor.

A série de contingenciamentos no Ministério da Defesa não permitiram que avançasse o programa VBMT-LR, considerado básico para o envio da agora proposta Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas de Estabilização na República Centro-Africana (MINUSCA).

Cobrindo esta falta o governo da Federação Russa pode apresentar uma proposta não-solicitada para fornecer 54 carros blindados GAZ 2330 Tigr para o Exército Brasileiro. A ideia é responder a um requerimento urgente da Força Terrestre para suprir os efetivos, que irão compor a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas de Estabilização na República Centro-Africana (MINUSCA).

A situação local é extremamente complexa. Cerca de 1,1 milhão de pessoas (de uma população total de 5 milhões) foram deslocadas pelo conflito e os remanescentes das milícias cristã e islâmica ainda detêm armamento pesado. Para cumprir com sucesso sua missão, os efetivos brasileiros necessitam 88 veículos blindados 4 x 4 leves (34 deles para o Corpo de Fuzileiros Navais).

Em um processo preliminar, não relacionada à decisão do Programa Viatura Blindada Multitarefa - Leve de Rodas (VBMT-LR), o Exército selecionou o IVECO LMV Lince e os Fuzileiros Navais se decidiram por Humvees estadunidenses, todos de segunda mão. Cotações foram solicitadas ao Ministério da Defesa Italiano e para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Há uma boa disponibilidade de Humvees, a maioria sobra do Iraque e do Afeganistão, mas o Exército Italiano teria dificuldade de suprir os Linces.

Os Tigr são blindados testados em combate na Síria, onde mostraram uma grande resistência contra minas e artefatos explosivos improvisados. A versão atual pesa 5,4 toneladas, é completamente climatizada e possui proteção contra armas químicas e biológicas. A blindagem cobre motor e compartimento de pessoal. Transporta 1,5 toneladas de carga ou 11 soldados equipados. A Federação Russa poderia negociar os veículos, praticamente novos, por meio de leasing ou venda para entrega direta na República Centro-Africana.

NA LAAD

NA LAAD 2011 os russos trouxeram uma viatura GAZ Tigr. A versão proposta agora é melhorada com um motor mais potente e está em uso nas Forças Especiais Russas.

Os russos também usam a IVECO LMV, especificamente para as Forças de Engenharia. Os dois veículos estão em operação pelas Forças Russas na Síria.
Especificações

O Tigr básico pode ser equipado cm uma metralhadora 7,62mm ou 12,7mm ou um lançador de granadas automático de 30mm.

A versão blindada é reforçada com vidros blindados e “spall liners” internos. A versão blindada pesa mais 700kg. O fabricante informa que resiste a ataque de IEDs.

Motores ocidentais

O interessante é que são oferecidas várias opções de motores e transmissões ocidentais como o diesel Cummins B205 20 com transmissão mecânica GAZ JSC 5 ou automática Allison LCT-1000, entre outras opções.

Mobilidade

O Tigr é equipado com uma transmissão 4x4 integral. Suspensão por barras de torsão e amortecedores. É equipado com um sistema de inflar e desinflar os pneus.
Velocidade Máxima 140 km/h
Capacidade de cruzar cursos d´agua de até 1,2m.
http://www.defesanet.com.br/guarani/not ... Tigr-2330/




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36143
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1233 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 11, 2017 1:02 pm

A pergunta que fica é? qual a premência destes veículo se apresentarem na RCA?
Os Hummvee podem ser até doados, porque é o que mais tem sobrando nas ffaa's americanas. Eles entregam amanhã se pedirmos.
Já os Lince, embora disponíveis em grande quantidade na Itália, estão todos sendo usados pelo exercito italiano. Não há undes em reserva.
Já os russos teriam que provar por A + B que entregariam os veículos com as especificações do EB e no prazo definido, seja lá qual for ele.
Como ao que parece temos até junho do ano que vem para estarmos lá com o grosso da tropa, subentende-se que temos 6 meses para resolver esse negócio. Tempo mais que suficiente para uma decisão boa para todos.
Só não para os dois bldos nacionais que nem da fase de protótipo passaram.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
tatamovitch
Júnior
Júnior
Mensagens: 78
Registrado em: Qua Set 12, 2007 2:46 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1234 Mensagem por tatamovitch » Ter Dez 12, 2017 2:38 pm

Caros,

Por que não os AVIBRAS GUARÁ 4WS??

Sds,




Avatar do usuário
Zelhos
Avançado
Avançado
Mensagens: 611
Registrado em: Dom Out 24, 2010 8:06 pm
Localização: Votorantim/SP
Agradeceram: 84 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1235 Mensagem por Zelhos » Ter Dez 12, 2017 9:11 pm

O guará é de uma categoria acima.




Um dia é da caça... o outro do caçador...


Imagem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36143
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1236 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 12, 2017 11:24 pm

Não é questão de estar acima da categoria. Simplesmente o Guará 4WS é apenas um protótipo, e ainda precisa passar por todo um desenvolvimento que é próprio de qualquer projeto. E não é possível fazer isso em apenas 6 meses. Aliás, desenvolvimento este que não foi avante pela Avibrás tendo em vista a crise econômica atual, posto que o EB sequer conseguiu finalizar o programa da VBMT-LR com a aquisição do LMV, mesmo com uma decisão tendo sido já tomada há mais de um ano.

O mesmo vale para o INBRA Gladiador II que só terá o seu protótipo prontificado apenas agora no final do ano, com os testes sendo iniciados no ano que vem. Isso depois de 2 anos da apresentação do veículo ao mercado.

O Tigr, dependendo da configuração pode pesar mais de 5 tons.

Em todo caso, não temos grana para comprar nem uma coisa e nem outra. A solução parece se encaminhar mesmo para a doação e/ou compra dos Hummvee chapados do deserto americano.

Menos mal, já que esta viagem para a RCA promete não ter uma recepção necessariamente calorosa.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13442
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1237 Mensagem por gabriel219 » Qua Dez 13, 2017 1:03 am

O Guará é quase um M-ATV. No caso seria o Gladiador II mesmo.

O Guará está "mais pronto" do que o Gladiador II, poderia ser uma alternativa. Eu sinceramente detesto a ideia da compra de Humvee usados.




Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1238 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qua Dez 13, 2017 8:19 am

A questão não é o Guará, Tupi (Sherpa) ou o Inbra Gladiador II, muito menos o Lince Iveco que seria montado aqui...
Nem uma possível importação do GAZ Tigr (difícil de vingar)...

Serão importados veículos HMMWV "Humevee"... Mais de cem veículos de segunda mão: baratinho. Baratinhos e capazes de capar qualquer iniciativa industrial nacional.
Bem ao gosto do temeroso: agrada ao amado Tio Sam e acaba com qualquer iniciativa nacional.
:evil:




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36143
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1239 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 13, 2017 12:44 pm

gabriel219 escreveu:O Guará é quase um M-ATV. No caso seria o Gladiador II mesmo.
O Guará está "mais pronto" do que o Gladiador II, poderia ser uma alternativa. Eu sinceramente detesto a ideia da compra de Humvee usados.
Guará e Gladiador II tem praticamente o mesmo peso, por volta das 7/8 tons. O Guará pode pesar um pouco mais devido ao tipo de blindagem que leva ou pode levar.
Qualquer um deles serviria para o VBMT-LR.
Quanto ao "mais pronto" não sei dizer, pois apesar de ter sido apresentado ao CFN e ao EB, que não chegou a ver demonstração dele, ao contrário do CFN em Formosa, é preciso saber até onde ele estaria em condições reais de ir para a missão obedecendo os critérios da ONU, e claro, as necessidades do TO.
Em relação a isso, como se diz que o problema lá é mais coisa de armas automáticas, ou seja, algo até 7,62 nas mãos dos grupos rivais, então pode ser que o Guará do jeito que está mesmo hoje pudesse ser emplacado. Ou quem sabe, com alguns ajustes a mais que não foram feitos nos últimos dois anos, ele fosse suficientemente bom para fazer o trabalho.
O problema é o preço, que foi dito à época, passava de US 1 milhão :shock: enquanto o Gladiador II seria vendido segundo a INBRA por volta de US 750 mil dólares.
Aliás, temos uma solução quebra galho aqui mesmo na forma do AV-VBL da Avibrás:

http://2.bp.blogspot.com/-M6hXL-9pmQ4/T_ShUGqMGVI/AAAAAAAACJc/D2DQYlfECS8/s1600/AV-VCC-avibras.jpg

É um veículo modular, já usado no EB e CFN e pode ser utilizado para bem mais do que as missões que exerce nas baterias do Astros. Mas sei lá, quando eu falei isso outro dia pareceu que estava falando de outro mundo, ou fora da realidade, como se ele só pudesse ser usado na artilharia e nada mais. Enfim...

Ou se formos falar em veículos prontos, o Tupi é o mais prontos de todos, posto que é baseado em uma plataforma testada e comprovada em vários TO's e finalista da VBMT-LR. Porque não ele, já que foi aprovado pelo EB e supostamente poderia ser fabricado aqui?

Vamos ver no que vai dar. Se vierem os Hummvee menos mal, já que pior seria mandar o pessoal para lá em AM-11 abertas e sem qualquer proteção. Ou mais ridículo ainda em Land Hover chapadas como no Haiti. :?

De qualquer forma, se tudo o mais falhar, ainda podemos apelar para isso aqui:

Imagem

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36143
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1240 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 13, 2017 1:09 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:A questão não é o Guará, Tupi (Sherpa) ou o Inbra Gladiador II, muito menos o Lince Iveco que seria montado aqui...
Nem uma possível importação do GAZ Tigr (difícil de vingar)...
Serão importados veículos HMMWV "Humevee"... Mais de cem veículos de segunda mão: baratinho. Baratinhos e capazes de capar qualquer iniciativa industrial nacional.
Bem ao gosto do temeroso: agrada ao amado Tio Sam e acaba com qualquer iniciativa nacional.
:evil:
Os Hummvee, se vierem, serão uma solução paliativa e descarada para o verdadeiro descalabro que a governança da defesa neste país.
O VBMT-LR, cujo ganhador foi o LMV ainda está de pé. Só não tem verba para dar-lhe termo em prazo previsível.
Os dois bldos nacionais muito provavelmente terão o seu desenvolvimento aquinhoado com alguma solução de consenso no ano que vem, pois talvez a missão na RCA seja a desculpa necessária para justificar a sua compra.
Sem isso, vai ser muito difícil explicar para o populacho eleitor interno o porque de estarmos comprando veículo blindado nacional para mandar para o exterior, quando eles seriam mais necessários aqui mesmo... :roll:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2059
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1241 Mensagem por Frederico Vitor » Qua Dez 13, 2017 3:42 pm

O Guará está "mais pronto" do que o Gladiador II, poderia ser uma alternativa. Eu sinceramente detesto a ideia da compra de Humvee usados.
Os argentinos (Exército) estão comprando cerca de 100 usados dos EUA.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1242 Mensagem por Bolovo » Qua Dez 13, 2017 5:22 pm

Frederico Vitor escreveu:
O Guará está "mais pronto" do que o Gladiador II, poderia ser uma alternativa. Eu sinceramente detesto a ideia da compra de Humvee usados.
Os argentinos (Exército) estão comprando cerca de 100 usados dos EUA.
Os argentinos perderam um submarino porque usaram baterias recondicionadas, compraram hélicopteros Jet Ranger usados da Itália e não contam com nenhum caça supersônico. Nós, por outro lado, fabricamos helicópteros Caracal, submarinos Scorpene e caças Gripen tudo aqui em território nacional. Não tem como, não estamos no mesmo nível. Eu negaria essa vinda de Humvees usados, mesmo se fosse de graça. Podemos fazer coisa melhor.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Vinícius Almeida
Avançado
Avançado
Mensagens: 353
Registrado em: Sex Dez 12, 2014 9:49 pm
Agradeceram: 49 vezes
Contato:

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1243 Mensagem por Vinícius Almeida » Qui Dez 14, 2017 12:08 am

HMMWV até que seria aceitável no começo dos anos 2000, nos dias de hoje seria mais uma pá de cal na industria nacional.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37811
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2600 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1244 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Dez 14, 2017 9:01 am

É uma solução provisória, não percebo tanta polémica. Nós por cá também usamos uma solução provisória antes de recebemos os Humwee blindados pelos Israelitas para o Afeganistão.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1245 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Dez 14, 2017 9:37 am

FCarvalho escreveu:Aliás, temos uma solução quebra galho aqui mesmo na forma do AV-VBL da Avibrás:

http://2.bp.blogspot.com/-M6hXL-9pmQ4/T_ShUGqMGVI/AAAAAAAACJc/D2DQYlfECS8/s1600/AV-VCC-avibras.jpg

É um veículo modular, já usado no EB e CFN e pode ser utilizado para bem mais do que as missões que exerce nas baterias do Astros. Mas sei lá, quando eu falei isso outro dia pareceu que estava falando de outro mundo, ou fora da realidade, como se ele só pudesse ser usado na artilharia e nada mais. Enfim...
O problema é que esse é um caminhão, é bem mais alto do que os jipes propostos e exige que o passageiro use uma "escadinha" para entrar, tente entrar nele enquanto troca tiro com alguém...

Nas baterias ASTROS ele tem a vantagem de usar a mesma plataforma das demais viaturas, mas ele é muito inadequado como "jipe".




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Responder