EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1958
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5236 Mensagem por eligioep » Qui Nov 16, 2017 3:19 pm

Imagina no dia em que tiverem que dirigir em situações de stress intenso. [/quote]

Cara, tu sabe o que é dirigir sob estresse? Sabe o que aconteceu, na real, naquele local?
Melhor analisar os fatos antes de escrever besteira......




Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5237 Mensagem por wagnerm25 » Qui Nov 16, 2017 4:07 pm

eligioep escreveu:
Cara, tu sabe o que é dirigir sob estresse? Sabe o que aconteceu, na real, naquele local?
Melhor analisar os fatos antes de escrever besteira......
Tá nervoso amigo?

Olha, dirigir sob stress é tipo estar dentro de um T-72 na Síria sob fogo inimigo.

Isso aí é provavelmente um comboio com escolta num dia de sol em uma estrada asfaltada com sinalização em dia.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13352
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2281 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5238 Mensagem por gabriel219 » Qui Nov 16, 2017 7:04 pm

Mas não falei em copiar, minha critica é a Inf Mec ser apenas uma Inf Mtz com viaturas blindadas.

Não faz sentido também operar 90 mm se você pode operar 105 mm, muito mais poderoso para trabalho de MGS.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13352
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2281 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5239 Mensagem por gabriel219 » Qui Nov 16, 2017 7:06 pm

Marechal-do-ar escreveu:
gabriel219 escreveu:Não, se forem copiar a Brigada Stryker como querem, a organização é bem diferente da Inf Mtz. Na Brigada Stryker, os MGS estão dentro das unidades de Inf Mec e não fora dela, num RCM ou RCC-SR como o EB propõe. Não faz sentido algum separar a viatura de apoio de fogo direto de quem vai apoiar, é bem diferente do que acontece com MBT's nas Bda Blind.

Aliás não entendi VBR 8X8 na Bda Blind...
Nas brigadas Stryker os MGS ficam subordinados ao "esquadrão de reconhecimento" (Reconnaissance squadron), dentro da "tropa de armas" (Weapons troop) junto com os mísseis anti-tanque, são 12 MGS e 9 ATGW.

Nas brigadas blindadas há também um "esquadrão de reconhecimento", mas no caso americano sem veículos sobre rodas, no EB e no exército italiano esses esquadrões são equipados com veículos sobre rodas (Centauro, no caso italiano).
Mas estão dentro das unidades, diferentemente de fazer um RCC sobre rodas como é proposto. Aliás, não vejo sentido algum nisso.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3112 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5240 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 16, 2017 7:56 pm

Alguém aí pode dizer qual é a atual organização de um Btl Inf Mec e da sua respectiva bgda?
Pergunto porque não sei mesmo, e o pouco que li sobre os estudos e propostas que haviam, até agora pelo que parece, nada se tornou oficial, ou mesmo se houve uma mudança quando da transformação de mtz e mec, por exemplo, da 15a Bgda.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5241 Mensagem por Luís Henrique » Qui Nov 16, 2017 11:35 pm

eligioep escreveu:
wagnerm25 escreveu: Imagina no dia em que tiverem que dirigir em situações de stress intenso.
Cara, tu sabe o que é dirigir sob estresse? Sabe o que aconteceu, na real, naquele local?
Melhor analisar os fatos antes de escrever besteira......

Agora fiquei curioso...
o que será que aconteceu ?????
[037] [037] [037] [037]




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5242 Mensagem por Clermont » Sex Nov 17, 2017 10:05 am

FCarvalho escreveu:Alguém aí pode dizer qual é a atual organização de um Btl Inf Mec e da sua respectiva bgda?
E eu queria saber quantos porta-morteiros 81 mm estão previstos, em teoria, para o pelotão de apoio da Cia Fzo Mec. Seriam dois, ou seriam quatro?




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60519
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6310 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5243 Mensagem por Túlio » Sex Nov 17, 2017 1:56 pm

gabriel219 escreveu:Mas não falei em copiar, minha critica é a Inf Mec ser apenas uma Inf Mtz com viaturas blindadas.
Gabriel véio, perdoes a intromissão mas fiquei curioso: poderias expor ao menos as principais razões para pensares assim? Tipo "o GC continua o mesmo", "as técnicas e táticas são as mesmas", "a Doutrina é igual", sei lá, a que te referes? Sério, nunca vi assertiva assim antes e queria saber o que é...
gabriel219 escreveu:Não faz sentido também operar 90 mm se você pode operar 105 mm, muito mais poderoso para trabalho de MGS.
Cupincha, não se adquire algo quando não é necessário, no sentindo de que dá para ir levando sem problemas com o que se tem. P ex, se preciso de um carro para encarar trânsito em ruas do tipo "para e anda" até o trabalho ou estudo e tenho um Fiat Uno 1.0 em bom estado, ele vai segurar tranquilo a onda, não vou ter razão para comprar uma Ferrari; já no momento em que fizerem uma Super-Autobahn de velocidade mínima superior a 200 km/h para o trajeto e não puder mais usar a anterior, bueno, ou vai ter que ser Ferrari ou ao menos algo capaz de segurar o tranco.

Assim com as FFAA, respeitadas as proporções. Por enquanto as necessidades como MGS têm sido preenchidas com Cascavel e seu pobre Can 90 Mk 3; no que isso mudar, providências terão de ser tomadas, pois as coisas hoje estão de um modo que ninguém mais tem sacola para ver garotos de 19 anos voltando pra casa em saco preto porque lhes deram ataúdes ambulantes para fazer o seu trabalho.

Acredito que esta Missão na RCA (ou quem sabe a seguinte) tenha tudo para ser um divisor de águas, pois vai chegar o momento em que vão mandar o piazedo encarar gente bem sangue no zóio, que faz IED das brabas e com acesso a RPG, Msl AT, Mtrs pesadas e tudo aquilo que faz ianque e Europeu só pisar num TO se estiver com tudo do bom e do melhor. É com a necessidade que o necessário aparece, cupincha...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3112 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5244 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 17, 2017 6:20 pm

Túlio escreveu: É com a necessidade que o necessário aparece, cupincha...
Penso que este mote tem sido a justificativa desde o começo do projeto Guarani para o EB restringir-se a um bldo 6x6 VBTP, e a partir dele pensar em fazer outras coisas com 8x8, por exemplo.
A VBR com um can 90 seria algo tão lógico quanto honesto do ponto de vista de investimento e garantia de passagem tranquila entre um modelo e outro de infantaria.
Da mesma forma até os VBMT-LR que são nada mais que bldos 4x4 serão uma grande novidade, posto que até hoje atuamos com jeeps e Agrale na função que estes bldos assumirão.
Nada no nosso TO, ou fora dele, justificou até agora um avanço maior que o dado pelo EB.
Tanto que a VBR-MR 8x8 ficou para bem depois.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60519
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6310 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5245 Mensagem por Túlio » Sex Nov 17, 2017 6:28 pm

FCarvalho escreveu: Penso que este mote tem sido a justificativa desde o começo do projeto Guarani para o EB restringir-se a um bldo 6x6 VBTP, e a partir dele pensar em fazer outras coisas com 8x8, por exemplo.
A VBR com um can 90 seria algo tão lógico quanto honesto do ponto de vista de investimento e garantia de passagem tranquila entre um modelo e outro de infantaria.
Da mesma forma até os VBMT-LR que são nada mais que bldos 4x4 serão uma grande novidade, posto que até hoje atuamos com jeeps e Agrale na função que estes bldos assumirão.
Nada no nosso TO, ou fora dele, justificou até agora um avanço maior que o dado pelo EB.
Tanto que a VBR-MR 8x8 ficou para bem depois.

abs.
Isso se já não está morta e enterrada, truta véio!

A questão foi muito bem demonstrada pelo Mestre Elígio - e nem precisava, não aqui, pelo menos, mas foi tri ele ter feito mais isso por nós - e se trata de, tendo centenas de VBRs (a rigor, MGSs) Cascavel de bobeira e com muitos anos de uso pela frente, sairmos torrando dinheiro que nem temos para fazer Guarani MGS e jogar no lixo aquilo que ainda serve.

Se - e creio que cedo ou tarde vai ocorrer, com isso de sair pela África de arma em punho - descobrirmos que há TOs nos quais se Cascavel entrar, só sai no lombo do guincho, todo estraçalhado e com uns sacos pretos "de brinde", tenho certeza de que o dinheiro aparece. Repito, portanto:

É com a necessidade que o necessário aparece, cupincha véio; sem ela, fica-se com o que já se tem...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3112 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5246 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 17, 2017 6:44 pm

Concordo Túlio. O conceito da própria VBMT-LR só veio à luz no EB após a experiência no Haiti, e mesmo assim levou quase 10 anos para chegarem a essa conclusão.
É aquele negócio, a necessidade é a mãe de todas as invenções.
No nosso caso, não seria diferente, principalmente em se tratando de um exército que não sabe o que é combate há mais de 70 anos.
A Africa trará para nós bons frutos nesse sentido. E novos equipamentos, e necessidades, também.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3112 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5247 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 20, 2017 10:39 pm

Nada contra os modelos já oferecidos por aqui, mas o meu voto vai para este modelo aqui.

17 de Novembro, 2017 - 12:00 ( Brasília )
Armas
AMOS - Advanced Mortar Sysrem
http://www.defesanet.com.br/armas/notic ... r-Sysrem-/

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3112 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5248 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 23, 2017 2:47 pm

Uma ideia interessante para tropas leves e a serviço da ONU também.



abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
tatamovitch
Júnior
Júnior
Mensagens: 78
Registrado em: Qua Set 12, 2007 2:46 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5249 Mensagem por tatamovitch » Qui Nov 23, 2017 9:53 pm

Clermont escreveu:
FCarvalho escreveu:Alguém aí pode dizer qual é a atual organização de um Btl Inf Mec e da sua respectiva bgda?
E eu queria saber quantos porta-morteiros 81 mm estão previstos, em teoria, para o pelotão de apoio da Cia Fzo Mec. Seriam dois, ou seriam quatro?

Caros,

Imagino que o EB se baseia muito mais nas Bda Medias Italianas que nas brigadas Stryker Norte Americanas.

Uma referencia a organização das mesmas pode ser encontradas no link abaixo:
http://ukarmedforcescommentary.blogspot ... alian.html

E temos:
- 3x B Inf Mec (FRECCIA IFV)
- 1x RCC SR (CENTAURO)
- 1x GAC Ap SR
- 1x B Eng Cmb
- 1x Cia Cmdo

Podemos notar que o pelotão de suporte possui uma seção com 3 Mtr. Me. 81mm.
http://3.bp.blogspot.com/-IR3hAOalfPU/T ... _Media.png

Sds,




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5250 Mensagem por Clermont » Sex Nov 24, 2017 9:47 am

Valeu, tatamovitch.




Responder