Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Aviação do Exército

#3271 Mensagem por knigh7 » Sáb Out 21, 2017 8:41 pm

Luís Henrique escreveu:
knigh7 escreveu:
Gabriel, observe:


Apache
MTOW: 23.000lb
peso vazio: 11.385lb
Comb interno: 2.442lb

Sobram: 9.173lb

Mi28
MTOW:25.350lb
peso vazio:18.960lb
comb intrerno: 3.300lb

sobram:3.090lb

Desconte o peso dos 2 pilotos e apetrechos (~200kg (em libras: 440))
Cada míssil Ataka pesa 109lb
Não se esqueça de levar em conta o peso dos cabides (os cabides para o Hellfire,levam 4 misseis, pesam ~100lb. Do ataka eu não sei).

Gabriel dá para constatar que é comum para um heli de ataque levar 1.000kg de cargas externas (~2.200lb) e não se esqueça de somar o peso dos pilotos. Ou seja,o Mi28 vai voar sempre próximo ao MTOW. Como é que um heli grande e pesado como ele, com uma inércia grande, voando próximo ao MOTW, será ágil?
Encontrei dados diferentes para o Mi-28.
Mas não sei qual versão, nem qual versão você se refere.

Mas são:

Peso vazio: 17.850 lbs.
Mtow: 26.680 lbs.
Combustível: 3.300 lbs (igual a sua fonte).
Carga de Armamentos: 5.070 lbs

Refazendo as contas, em vez de 3.090 lbs, SOBRAM 5.530 lbs.
O que da para colocar a carga MÁXIMA de armamentos e ainda sobra + de 200 kg para Piloto e Co-piloto.
Uma possível explicação da diferença do peso vazio deve ser o radar N025. O radar LongBow do Apache pesa 600lb.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Aviação do Exército

#3272 Mensagem por knigh7 » Sáb Out 21, 2017 8:49 pm

Luís Henrique escreveu:
Armamentos ar-ar, anti-tanque mais novos. Com 20, 25 km de alcance. O DOBRO ou o TRIPLO dos armamentos padrões utilizados nos helicópteros americanos e europeus.

O AGM-176 pesa apenas 20kg e tem o alcance de até 12km. Ele está concorrendo com o Hellfire II e o Spike ER como armamento antitanque para os Fennecs.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Aviação do Exército

#3273 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Out 21, 2017 11:53 pm

knigh7 escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Armamentos ar-ar, anti-tanque mais novos. Com 20, 25 km de alcance. O DOBRO ou o TRIPLO dos armamentos padrões utilizados nos helicópteros americanos e europeus.

O AGM-176 pesa apenas 20kg e tem o alcance de até 12km. Ele está concorrendo com o Hellfire II e o Spike ER como armamento antitanque para os Fennecs.
Sim. E o hellfire e o spike possuem 8 km de alcance.
Por isso eu disse o dobro ou o triplo. :!:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: Aviação do Exército

#3274 Mensagem por FCarvalho » Dom Out 22, 2017 3:51 pm

O Spike NLOS tem alcance de 25 km, mas ao que parece não foi oferecido.
Além dele há os ER e LR para uso em infantaria, mas helos é bldos.
Faria muito sentido a adoção da família toda para criar e manter uma doutrina AC no exército, já que o CFN ainda possui o RBS-56 Bill.
Para não falar em modelos como o NLOS da SAAB.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13352
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2283 vezes

Re: Aviação do Exército

#3275 Mensagem por gabriel219 » Dom Out 22, 2017 4:51 pm

Que eu saiba o Spike NLOS não tem plataforma sobre asa rotativa, apenas em viaturas terrestres.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Aviação do Exército

#3276 Mensagem por Luís Henrique » Dom Out 22, 2017 5:24 pm

gabriel219 escreveu:Que eu saiba o Spike NLOS não tem plataforma sobre asa rotativa, apenas em viaturas terrestres.
https://www.google.com.br/amp/s/www.rbt ... 151341/amp

Segundo essa reportagem do ano passado, você está correto.

E o Hermes russo tem 30 km de alcance...

O Spike ER de alcance estendido utilizado em helicópteros pesa 34 kg e possui 8 km de alcance.
O spike NLOS eh muito maior. Pesa 70 kg.
Talvez isso atrapalhe o uso em helicópteros, pois uma quantidade MENOR seria carregada..




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13352
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2283 vezes

Re: Aviação do Exército

#3277 Mensagem por gabriel219 » Dom Out 22, 2017 5:52 pm

Sinceramente, eu não queria Spike, Hellfire ou Griffin, gostaria de ter mesmo o Mokopa pros Fennec.

Pelo menos se o que diz suas especificações forem verdadeiras, são 10 km de alcance e capacidade pra penetrar 1350 mm de RHA após ERA.

Já que temos parceria com os Sul-Africanos, poderia ser fabricado aqui, talvez até adaptado pra os nossos AH-2.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Aviação do Exército

#3278 Mensagem por knigh7 » Dom Out 22, 2017 6:45 pm

Eu tenho esperança que o EB ponha fim naquele programa do MSS 1.2. Tanto o Spike quanto o Griffin seriam uma boa alternativa para equipar os Fennecs já que têm versões de ATGM para a infantaria (Javelin e Spike MR).
A vantagem do Hellfire II é que é o mais barato dos 3. Ele é um míssil anticarro muito capaz. Eu, particularmente, estou satisfeito com essa seleção do EB. Qq dos escolhidos será muito bom.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: Aviação do Exército

#3279 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 23, 2017 10:33 pm

gabriel219 escreveu:Sinceramente, eu não queria Spike, Hellfire ou Griffin, gostaria de ter mesmo o Mokopa pros Fennec.
Pelo menos se o que diz suas especificações forem verdadeiras, são 10 km de alcance e capacidade pra penetrar 1350 mm de RHA após ERA.
Já que temos parceria com os Sul-Africanos, poderia ser fabricado aqui, talvez até adaptado pra os nossos AH-2.
Pelo que me parece a ordem do dia é pragmatismo.
Não se tem mais devaneios com desenvolvimento de projetos e produtos, e menos ainda com parcerias com outros países.
Se chegarmos a ter um míssil AC operacional já podemos nos considerar no lucro.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Aviação do Exército

#3280 Mensagem por knigh7 » Ter Out 24, 2017 12:29 am

O EB não tem um ATGM, que de tão básico nos dias atuais até farrapo tem.

Espero mesmo que a escolha do ganhador ocorra até o fim do ano, como está prognosticado na T&D, e equipe o quanto antes os Fennecs.

Até 2022 a gente segura as pontas com o Fennecs e seu ATGM, que ainda bem qualquer um dos 3 são eficazes contra blindados modernos.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13352
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2283 vezes

Re: Aviação do Exército

#3281 Mensagem por gabriel219 » Ter Out 24, 2017 12:32 am

FCarvalho escreveu:
gabriel219 escreveu:Sinceramente, eu não queria Spike, Hellfire ou Griffin, gostaria de ter mesmo o Mokopa pros Fennec.
Pelo menos se o que diz suas especificações forem verdadeiras, são 10 km de alcance e capacidade pra penetrar 1350 mm de RHA após ERA.
Já que temos parceria com os Sul-Africanos, poderia ser fabricado aqui, talvez até adaptado pra os nossos AH-2.
Pelo que me parece a ordem do dia é pragmatismo.
Não se tem mais devaneios com desenvolvimento de projetos e produtos, e menos ainda com parcerias com outros países.
Se chegarmos a ter um míssil AC operacional já podemos nos considerar no lucro.

abs
Mas não falo em desenvolver, mas comprar e produzir aqui.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Aviação do Exército

#3282 Mensagem por Luís Henrique » Ter Out 24, 2017 10:31 am

knigh7 escreveu:O EB não tem um ATGM, que de tão básico nos dias atuais até farrapo tem.

Espero mesmo que a escolha do ganhador ocorra até o fim do ano, como está prognosticado na T&D, e equipe o quanto antes os Fennecs.

Até 2022 a gente segura as pontas com o Fennecs e seu ATGM, que ainda bem qualquer um dos 3 são eficazes contra blindados modernos.
Sim.
Não é o ideal mas já é uma capacidade muito boa, em vistas do que temos HOJE.

E o legal é que a quantidade de Fennecs é até razoável.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: Aviação do Exército

#3283 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 24, 2017 2:05 pm

knigh7 escreveu:O EB não tem um ATGM, que de tão básico nos dias atuais até farrapo tem.
Espero mesmo que a escolha do ganhador ocorra até o fim do ano, como está prognosticado na T&D, e equipe o quanto antes os Fennecs.
Até 2022 a gente segura as pontas com o Fennecs e seu ATGM, que ainda bem qualquer um dos 3 são eficazes contra blindados modernos.
Qualquer coisa agora é melhor do que nada. Infelizmente essa tem sido um de nossos maiores axiomas.
Fazer o quê quando na se tem o que fazer. :roll:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: Aviação do Exército

#3284 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 24, 2017 2:12 pm

gabriel219 escreveu: Mas não falo em desenvolver, mas comprar e produzir aqui.
Mas nem mesmo isso é lavado em consideração.
Estamos na merda e cá vamos ficar.
Cada um que se vire.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: Aviação do Exército

#3285 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 24, 2017 2:17 pm

Luís Henrique escreveu: Sim.
Não é o ideal mas já é uma capacidade muito boa, em vistas do que temos HOJE.
E o legal é que a quantidade de Fennecs é até razoável.
Está questão dos Fennec com certeza também deve estar servindo de argumento para a negativa do EB em ficar com os Mi-35 da FAB.
Mas salvo melhor juízo, qualquer uma das opções seria bem vinda, já que que o exército é das três forças a mais atrasada em termos tecnológicos e doutrinais.
Enfim, o quem não tem cão caça com o gato do vizinho.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder