O Exército Brasileiro dos Anos 2000 - Uma visão.

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: O Exército Brasileiro dos Anos 2000 - Uma visão.

#106 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Ter Set 19, 2017 10:41 pm

Só de boa aqui vendo os comentários... Sem pudor algum.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60575
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6334 vezes
Contato:

Re: O Exército Brasileiro dos Anos 2000 - Uma visão.

#107 Mensagem por Túlio » Qua Set 20, 2017 10:56 am

PUTZ, tá caindo a casa MESMO! No que vai dar? Escolham:

1 - Charlaiada e nada mais.

2 - Análogo a 1945, quando os Militares deixaram claro ao Getúlio (que já "reinava" fazia 15 anos) que ou pulava fora ou seria derrubado; saiu e novas eleições foram convocadas.

3 - Análogo a 1964.

Apoio crescente ao general Mourão aumenta tensão nos quartéis


Domingos Fraga

Ainda é muito cedo para se falar em crise, mas é inegável o aumento da tensão nos quartéis após a onda de solidariedade recebida pelo general Antônio Mourão.

A situação esquentou de um modo inesperado nas últimas horas. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, chegou a divulgar uma nota que reforça o óbvio em um país democrático: “Reitera o ministro da Defesa que as Forças Armadas estão plenamente subordinadas aos princípios constitucionais e democráticos e ao respeito aos Poderes constituídos. E que há um clima de absoluta tranquilidade e observância aos princípios de disciplina e hierarquia constitutivos das Forças Armadas, que são um ativo democrático do nosso País.”

O certo é que nem Jungmann nem o próprio comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, esperavam tamanho endosso às palavras de Mourão na sexta-feira passada.

Como a coluna informou desde, ontem, Villas Bôas está pisando em ovos para não fazer de Mourão um baluarte dos que querem a caserna revoltosa. Daí, a cautela para anunciar uma punição. Para complicar mais as coisas, Villas Bôas está com sérios problemas de saúde.

O general Mourão, de modo pensado ou não, destravou o que vinha sendo dito de maneira reservada, entre seus colegas da ativa e da reserva.

As redes sociais estão em polvorosa. Vejam abaixo mais dois comentários amplamente compartilhados pelos militares da reserva:

Coronel Sérgio Paulo Muniz Costa, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

"A balbúrdia política que tomou conta do Brasil é tão grande que prejudica até a compreensão de fatos evidentes que dizem respeito a todos nós. Parece que há no País um default de bom senso e conhecimento.

Quando um ex-presidente prega, em seu exclusivo benefício, uma eleição que não está prevista em lugar algum da Constituição, simplesmente para confrontar a Lei que ele violou, a ideia toma foros de legitimidade e os golpistas por natureza comemoram.

Quando se levantam os protestos contra um presidente no exercício do mandato que tenta levar generais ao Planalto para lhe emprestarem solidariedade contra um outro poder constituído, as vivandeiras profissionais fazem cara de paisagem.

Mas quando um general de quatro estrelas afirma que o Exército tem planejamentos para atuar na eventualidade de uma falência das instituições nacionais, em um momento que o País enfrenta a mais grave crise em mais de cinquenta anos, as cassandras do pseudolegalismo se agitam.

E aí entra em ação o velho esquema movido a má fé e ignorância que se vale de desgastados clichês para fazer crer que os generais ameaçam a democracia e o Estado de Direito.
Será? Antes de mais nada, é bom distinguir quem ameaça o quê.

De que generais precisa o Brasil?

Dos que empoleirados no poder calam e consentem ante um quadro de flagrante deterioração social e política do País? E que, anônimos e serviçais, ainda por cima criticam os que, por fé de ofício, posicionam-se diante desse quadro?

Ou o Brasil precisa dos generais que dizem o que a Nação espera ouvir: que, na hipótese de persistir a degringolada política e institucional do País, o Exército atuará de acordo com suas responsabilidades constitucionais, segundo um estudo de situação continuamente atualizado e um planejamento consistente? E que, movidos pelo dever, o fazem desassombradamente?

Persiste em largos segmentos da sociedade brasileira o desconhecimento sobre o Exército e o seu papel. Tanto daqueles que vêm pregando uma intervenção à revelia dos poderes constitucionais, quanto dos que pretendem que ele se quede mudo e omisso diante da falência desses mesmos poderes.

Mas uns e outros podem guardar suas faixas e apitos, por que não vai acontecer nem uma coisa e nem outra.

O Comandante do Exército, o General Mourão e outros chefes militares têm falado a mesma coisa: que o Exército atuará sempre de acordo com suas missões constitucionais, orientando-se em meio a essa grave crise pelos princípios da legitimidade, legalidade e estabilidade.

Que a situação é grave ninguém de bom senso e minimamente informado desconhece ou nega. Mas o que parece não estar sendo percebido pela sociedade é a extensão e agudeza dessa gravidade.

Existem interesses nacionais de grande relevância para a sociedade brasileira que não podem ser comprometidos diante de um apagão institucional.

O mais crítico, neste momento, é o da segurança, já em colapso no Rio de Janeiro, onde as Forças Armadas não vêm recebendo os recursos orçamentários mínimos para cumprir suas missões, ou pior, estão sendo colocadas à disposição de quem não tem competência alguma para empregá-las.

E diga-se, como em outras áreas públicas, recursos em montante inferior ao encontrado no apartamento de um único corrupto, o que suscita a hipótese de o crime no Brasil dispor de mais poder e recursos do que as instituições que defendem o Estado, a sociedade politicamente organizada, no caso, todos nós.

Mas se no Rio de Janeiro e em outros Estados as ameaças já são dramáticas, existem outras, menos visíveis, mas nem por isso menos importantes, que atingem a soberania, a incolumidade do patrimônio nacional e a paz social, todas inalienáveis.

O Estado de um país com o tamanho, a complexidade e a importância do Brasil não pode entrar em colapso ou ser capturado por interesses não nacionais.

Essa hipótese existe? Existe sim.

O General Mourão não precisa de intérpretes ou defensores. Nem ele falou em nome do Exército, que só se manifesta pela voz de seu Comandante. Para entender as manifestações das Forças Armadas é preciso estuda-las e compreende-las, como instituições, nas suas estruturas, culturas e missões.

As palavras do General Mourão expressam uma unanimidade do Alto Comando em torno do compromisso da instituição Exército com o Brasil. Há décadas, as Forças Armadas brasileiras não trabalham com hipóteses, mas sim com capacidades.

E o general falou da capacidade do seu Exército, do meu Exército, do nosso Exército - instituição nacional, regular e permanente, organizada com base na hierarquia e disciplina - atuar na defesa da Pátria e como última barreira na manutenção da Lei e da Ordem.

Para decepção de golpistas, vivandeiras e cassandras, o general falou do Exército que o Brasil tem."

General Paulo Chagas

"Mais uma tempestade em copo d'agua criada pela ansiedade de uns e pelo pavor de outros.

O Gen Mourão, em sua palestra no Grande Oriente do Brasil, não disse mais do que o óbvio, o que todo mundo já sabe ou, se não sabe, deveria saber.

Ele não fez nenhuma previsão. Não disse qual será o futuro político do Brasil, apenas, e não mais do que isso, disse que, na hipótese extrema de desordem total ("por aproximações sucessivas"), de perda do controle da situação pelas autoridades constituídas (objetivo claro da esquerda bolivariana) o Exército estará pronto para restabelecer a ordem interna no País.

E acrescentou, com ênfase e propriedade, que, em uma situação como a do cenário de um caos total, os militares não poderiam ficar inertes, aguardando ordens (de quem?) porque, acima de tudo, têm o dever de cumprir o juramento solene de dedicar-se inteiramente ao serviço da Pátria e de defender-lhe a honra, a integridade e as instituições até com o sacrifício da própria vida!

Não há novidade nessa assertiva. É a obrigação de qualquer soldado em qualquer exército do mundo! E, seguindo a máxima de que "um exército pode passar um século sem ser empregado, mas não pode passar um segundo sem estar preparado", o EB tem planos para quaisquer hipóteses de emprego! É o seu dever profissional e patriótico.

Praticando a lealdade, o General não deixou também de citar os 3 pilares da conduta militar, estabelecidos pelo Comandante do Exército, ESTABILIDADE, LEGITIMIDADE e LEGALIDADE, em cuja interpretação lógica depreende-se que o EB não contribuirá para a instabilidade e só agirá dentro da lei e com legitimidade e, QUANDO e SE, as instituições não forem capazes de manter a estabilidade e esta, por qualquer motivo, for quebrada ou sair de controle, as FFAA, legitimamente terão que tomar a iniciativa de restabelecer o controle da situação e, principalmente, a legalidade e a ordem!

Como eu disse no início, essas simples verdades aguçam a ansiedade dos impacientes e o pavor dos promotores do caos, daí tantas conjecturas e tanto assanhamento em torno de obviedades tão simples.

Deixo aqui os meus respeitosos cumprimentos ao Gen Mourão pela forma clara com que, mais uma vez, expôs a missão das FFAA para o Brasil."




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2911
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 173 vezes

Re: O Exército Brasileiro dos Anos 2000 - Uma visão.

#108 Mensagem por saullo » Qua Set 20, 2017 1:15 pm

Túlio, opção 2 é interessante, desde que os candidatos para tal eleição não tenham pendências nem acusações graves pesando sobre os mesmos, ou seja, vai ter pouco candidato...
Pois, de que adiantaria novas eleições sem candidatos limpos, a não ser para arriscar a jogar no colo de chefes de quadrilhas e de seitas fanáticas que não veem o óbvio ululante, que somos hoje uma corruptocracia vergonhosa, e quem proporcionou que se chegasse a esse ponto precisa ser exemplarmente punido ?

Abraços




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: O Exército Brasileiro dos Anos 2000 - Uma visão.

#109 Mensagem por Luís Henrique » Qua Set 20, 2017 6:55 pm

Brasileiro escreveu:A gente sabe como essas coisas terminam...

Mas o terceiro mundismo não perde sua mania de correr atrás do rabo...
Está na nossa constituição.

As forças armadas brasileiras possuem o DEVER de defender o país. Ou por solicitação dos poderes ou caso haja CAOS INSTITUCIONAL.

Países de primeiro mundo possuem instituições QUE FUNCIONAM.

Nós temos que comer muito feijão para chegar lá.

Ninguém aqui quer ditadura, um ditador eterno que passa o poder para o filho.
Mas caso toda essa palhaçada acabe em pizza, seria MUITO BOM sim, as forças armadas intervirem para ARRUMAR A CASA.

Em seguida, após prender DEZENAS DE MILHARES de corruptos.
Alteram-se centenas de leis. Arrumam a casa.
Fortalecem as instituições. E devolvem o poder para o povo, mediante o voto.
Por quê não?


Ou alguém aqui prefere PIZZA???




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: O Exército Brasileiro dos Anos 2000 - Uma visão.

#110 Mensagem por mmatuso » Qua Set 20, 2017 11:54 pm

Um golpe militar democratico preventivo.

Nada como viver a democracia plena, espero que os EUA enviam outra vez uma Task force para dar apoio, seria legal ver o Gerald R. Ford passeando por aqui.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: O Exército Brasileiro dos Anos 2000 - Uma visão.

#111 Mensagem por Bolovo » Qui Set 21, 2017 12:38 am

mmatuso escreveu:Um golpe militar democratico preventivo.

Nada como viver a democracia plena, espero que os EUA enviam outra vez uma Task force para dar apoio, seria legal ver o Gerald R. Ford passeando por aqui.
Naquela época foi a Operation Brother Sam, agora vai ser a Father Sam, os caras já mandam em tudo mesmo! [003]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: O Exército Brasileiro dos Anos 2000 - Uma visão.

#112 Mensagem por mmatuso » Qui Set 21, 2017 9:05 am

O mais interessante é que essa estrutura podre de poder hoje surgiu justamente do golpe militar e extinção.

Imagina um golpe militar para consertar tudo, vão devolver daqui 30 anos com o pais mais quebrado ainda e como fizeram da última vez, fora que será uma nova oportunidade da rataiada reassumirem.

E quem critica Coreia do norte cuidado, basta lembrar como era legal viver aqui sem tecnologia de ponta e isolados kkkkk
Bolovo escreveu:
mmatuso escreveu:Um golpe militar democratico preventivo.

Nada como viver a democracia plena, espero que os EUA enviam outra vez uma Task force para dar apoio, seria legal ver o Gerald R. Ford passeando por aqui.
Naquela época foi a Operation Brother Sam, agora vai ser a Father Sam, os caras já mandam em tudo mesmo! [003]
Verdade, seria lindo aquele grupo de PA, submarinos e escolta passando no RJ e parando aqui em Santos para visitas.

Único problema é que eles não falariam portugues então precisaria de um intercambio de brasileiro para auxiliar nas visitas aos barcos [003]




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: O Exército Brasileiro dos Anos 2000 - Uma visão.

#113 Mensagem por Luís Henrique » Qui Set 21, 2017 10:59 am

mmatuso escreveu:O mais interessante é que essa estrutura podre de poder hoje surgiu justamente do golpe militar e extinção.

Imagina um golpe militar para consertar tudo, vão devolver daqui 30 anos com o pais mais quebrado ainda e como fizeram da última vez, fora que será uma nova oportunidade da rataiada reassumirem.

E quem critica Coreia do norte cuidado, basta lembrar como era legal viver aqui sem tecnologia de ponta e isolados kkkkk


Verdade, seria lindo aquele grupo de PA, submarinos e escolta passando no RJ e parando aqui em Santos para visitas.

Único problema é que eles não falariam portugues então precisaria de um intercambio de brasileiro para auxiliar nas visitas aos barcos [003]
Quando os militares assumiram o poder o Brasil era a 49ª economia.
Devolveram o país como a 8ª economia do mundo.
Em 1982, próximo do fim do governo militar, o Brasil possuía PIB cerca de 40% maior que o da China.
Nossa indústria bélica era forte e respeitada internacionalmente.

Meu pai teve bolsa 100% para estudar em escola particular e meus avós NÃO aceitaram. Simplesmente porque a escola pública que eles estava era melhor e mais conceituada que a particular.

A criminalidade era BEM menor.

Apenas Medici construiu 15 hidrelétricas.

A cada 4 anos o congresso votava em um novo Presidente General.
Em 21 anos foram 5 presidentes diferentes.

É bem diferente das ditaduras onde a mesma pessoa governa o país até morrer e transfere os poderes para o irmão ou para o filho.
A população VOTAVA em vereadores, deputados, senadores, prefeitos e governadores. Com algumas exceções.

NENHUM dos 5 presidentes militares enriqueceram. Todos terminaram a vida na classe média com pouquíssimas propriedades. Na maioria dos casos, apenas 1 apartamento.

Só foi ruim para aqueles que queriam o poder e pegaram em armas para tê-lo.
Para quem não se envolvia com isso era MUITO melhor do que hoje.

Os esquerdopatas nos ensinaram nas escolas que o governo militar matava pessoas pacíficas que estavam em praças, distribuindo flores e pedindo a democracia.
Mas se estudar mais a fundo em outras fontes, fica evidente que as pessoas que foram presas, torturadas e até mortas eram guerrilheiros.
Eram apoiados por Cuba e pela Coreia do Norte. Realizavam treinamentos nesses países.
Retornavam dos treinamentos e colocavam em prática crimes como Sequestro de avião, roubo de carga, assaltos, carros bomba, assassinatos, etc.

Os historiadores dizem que cerca de 300 à 400 pessoas foram dadas como desaparecidas durante o regime.
Os militares alegam que MUITAS delas iam para o combate armado com Identidades Falsas e quando eram mortas eram enterradas sem confirmação de quem era.
Depois a família alegava que a pessoa tinha desaparecido e que provavelmente tinha sido sequestrada e executada pelo regime.
Algo que PODE ter ocorrido também.

Enfim, qualquer governo teve e terá um lado ruim.
Mas no computo geral eu acredito que foi bom para o Brasil. Do contrário seriamos uma grande Cuba.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1936
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: O Exército Brasileiro dos Anos 2000 - Uma visão.

#114 Mensagem por gusmano » Qui Set 21, 2017 11:44 am

Luís Henrique escreveu:
Brasileiro escreveu:A gente sabe como essas coisas terminam...

Mas o terceiro mundismo não perde sua mania de correr atrás do rabo...
Está na nossa constituição.

As forças armadas brasileiras possuem o DEVER de defender o país. Ou por solicitação dos poderes ou caso haja CAOS INSTITUCIONAL.

Países de primeiro mundo possuem instituições QUE FUNCIONAM.

Nós temos que comer muito feijão para chegar lá.

Ninguém aqui quer ditadura, um ditador eterno que passa o poder para o filho.
Mas caso toda essa palhaçada acabe em pizza, seria MUITO BOM sim, as forças armadas intervirem para ARRUMAR A CASA.

Em seguida, após prender DEZENAS DE MILHARES de corruptos.
Alteram-se centenas de leis. Arrumam a casa.
Fortalecem as instituições. E devolvem o poder para o povo, mediante o voto.
Por quê não?


Ou alguém aqui prefere PIZZA???
kkkkkkkkkkkkkk




Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1936
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: O Exército Brasileiro dos Anos 2000 - Uma visão.

#115 Mensagem por gusmano » Qui Set 21, 2017 11:47 am

Luís Henrique escreveu:
mmatuso escreveu:O mais interessante é que essa estrutura podre de poder hoje surgiu justamente do golpe militar e extinção.

Imagina um golpe militar para consertar tudo, vão devolver daqui 30 anos com o pais mais quebrado ainda e como fizeram da última vez, fora que será uma nova oportunidade da rataiada reassumirem.

E quem critica Coreia do norte cuidado, basta lembrar como era legal viver aqui sem tecnologia de ponta e isolados kkkkk


Verdade, seria lindo aquele grupo de PA, submarinos e escolta passando no RJ e parando aqui em Santos para visitas.

Único problema é que eles não falariam portugues então precisaria de um intercambio de brasileiro para auxiliar nas visitas aos barcos [003]

Quando os militares assumiram o poder o Brasil era a 49ª economia.
Devolveram o país como a 8ª economia do mundo.
Em 1982, próximo do fim do governo militar, o Brasil possuía PIB cerca de 40% maior que o da China.
Nossa indústria bélica era forte e respeitada internacionalmente.


Meu pai teve bolsa 100% para estudar em escola particular e meus avós NÃO aceitaram. Simplesmente porque a escola pública que eles estava era melhor e mais conceituada que a particular.

A criminalidade era BEM menor.

Apenas Medici construiu 15 hidrelétricas.

A cada 4 anos o congresso votava em um novo Presidente General.
Em 21 anos foram 5 presidentes diferentes.


É bem diferente das ditaduras onde a mesma pessoa governa o país até morrer e transfere os poderes para o irmão ou para o filho.
A população VOTAVA em vereadores, deputados, senadores, prefeitos e governadores. Com algumas exceções.

NENHUM dos 5 presidentes militares enriqueceram. Todos terminaram a vida na classe média com pouquíssimas propriedades. Na maioria dos casos, apenas 1 apartamento.

Só foi ruim para aqueles que queriam o poder e pegaram em armas para tê-lo.
Para quem não se envolvia com isso era MUITO melhor do que hoje.

Os esquerdopatas nos ensinaram nas escolas que o governo militar matava pessoas pacíficas que estavam em praças, distribuindo flores e pedindo a democracia.
Mas se estudar mais a fundo em outras fontes, fica evidente que as pessoas que foram presas, torturadas e até mortas eram guerrilheiros.
Eram apoiados por Cuba e pela Coreia do Norte. Realizavam treinamentos nesses países.
Retornavam dos treinamentos e colocavam em prática crimes como Sequestro de avião, roubo de carga, assaltos, carros bomba, assassinatos, etc.

Os historiadores dizem que cerca de 300 à 400 pessoas foram dadas como desaparecidas durante o regime.
Os militares alegam que MUITAS delas iam para o combate armado com Identidades Falsas e quando eram mortas eram enterradas sem confirmação de quem era.
Depois a família alegava que a pessoa tinha desaparecido e que provavelmente tinha sido sequestrada e executada pelo regime.
Algo que PODE ter ocorrido também.

Enfim, qualquer governo teve e terá um lado ruim.
Mas no computo geral eu acredito que foi bom para o Brasil. Do contrário seriamos uma grande Cuba.
Vc realmente acredita em tudo isso que vc escreveu ou esta só brincando com a gente? Não vou nem "marcar" tudo que é para não sacanear demais.....

abs




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60575
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6334 vezes
Contato:

Re: O Exército Brasileiro dos Anos 2000 - Uma visão.

#116 Mensagem por Túlio » Qui Set 21, 2017 12:06 pm

Como disse o General Paulo Chagas:

"Mais uma tempestade em copo d'agua criada pela ansiedade de uns e pelo pavor de outros."

E digo eu:

CREDO, bateu o pavor na COMUNAGEM!!! :lol: :twisted: :mrgreen: [003]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: O Exército Brasileiro dos Anos 2000 - Uma visão.

#117 Mensagem por Luís Henrique » Qui Set 21, 2017 1:32 pm

gusmano escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Quando os militares assumiram o poder o Brasil era a 49ª economia.
Devolveram o país como a 8ª economia do mundo.
Em 1982, próximo do fim do governo militar, o Brasil possuía PIB cerca de 40% maior que o da China.
Nossa indústria bélica era forte e respeitada internacionalmente.


Meu pai teve bolsa 100% para estudar em escola particular e meus avós NÃO aceitaram. Simplesmente porque a escola pública que eles estava era melhor e mais conceituada que a particular.

A criminalidade era BEM menor.

Apenas Medici construiu 15 hidrelétricas.

A cada 4 anos o congresso votava em um novo Presidente General.
Em 21 anos foram 5 presidentes diferentes.


É bem diferente das ditaduras onde a mesma pessoa governa o país até morrer e transfere os poderes para o irmão ou para o filho.
A população VOTAVA em vereadores, deputados, senadores, prefeitos e governadores. Com algumas exceções.

NENHUM dos 5 presidentes militares enriqueceram. Todos terminaram a vida na classe média com pouquíssimas propriedades. Na maioria dos casos, apenas 1 apartamento.

Só foi ruim para aqueles que queriam o poder e pegaram em armas para tê-lo.
Para quem não se envolvia com isso era MUITO melhor do que hoje.

Os esquerdopatas nos ensinaram nas escolas que o governo militar matava pessoas pacíficas que estavam em praças, distribuindo flores e pedindo a democracia.
Mas se estudar mais a fundo em outras fontes, fica evidente que as pessoas que foram presas, torturadas e até mortas eram guerrilheiros.
Eram apoiados por Cuba e pela Coreia do Norte. Realizavam treinamentos nesses países.
Retornavam dos treinamentos e colocavam em prática crimes como Sequestro de avião, roubo de carga, assaltos, carros bomba, assassinatos, etc.

Os historiadores dizem que cerca de 300 à 400 pessoas foram dadas como desaparecidas durante o regime.
Os militares alegam que MUITAS delas iam para o combate armado com Identidades Falsas e quando eram mortas eram enterradas sem confirmação de quem era.
Depois a família alegava que a pessoa tinha desaparecido e que provavelmente tinha sido sequestrada e executada pelo regime.
Algo que PODE ter ocorrido também.

Enfim, qualquer governo teve e terá um lado ruim.
Mas no computo geral eu acredito que foi bom para o Brasil. Do contrário seriamos uma grande Cuba.
Vc realmente acredita em tudo isso que vc escreveu ou esta só brincando com a gente? Não vou nem "marcar" tudo que é para não sacanear demais.....

abs

Sim. Acredito.

Eu, quando era adolescente, aprendia na escola e tinha a convicção que o governo militar sequestrava professores que estavam em praças públicas, derrubando pétalas de rosas, soltando pombas brancas e pedindo DEMOCRACIA.
Eu realmente acreditei nisso durante muitos anos. Apesar que meus pais e avós sempre me disseram que para eles não mudou nada. Que tinham uma vida normal. Que podiam ir e vir, deixar o país, etc.

Mas se você fizer pesquisas no google, verá que o Brasil teve SEQUESTRO DE AVIÕES, CARROS BOMBA, ASSASSINATOS DE AUTORIDADES, SEQUESTROS, ROUBOS DE CARGA, ETC.
E mais, que muitos militantes fizeram cursos na Coreia do Norte e em Cuba.

Agora eu te pergunto:
Você realmente acredita que a Coreia do Norte e Cuba estavam preocupados com a DEMOCRACIA no Brasil???

Seria muito melhor se em vez de rir, você expressasse suas opiniões.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1936
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: O Exército Brasileiro dos Anos 2000 - Uma visão.

#118 Mensagem por gusmano » Qui Set 21, 2017 4:07 pm

O que vc não percebeu é que ao que tudo indica vc já esta na 3 lavagem cerebral;

1 - Ao acreditar que todos eles não eram terroristas
2 - Ao acreditar que todos os que sumiram na mão de agentes do estado sem julgamento justo eram terroristas.
3 - Ao acreditar que nos governo militar era muito diferente do que temos hoje em quase TUDO.

Por fim, vou só deixar uma item aqui: hoje podemos debater sobre isso sem ser caçados politicamente/sem ser torturado e sem sumir :). Se quiser imprimir um jornal/um blog/um post no face/no twitter no caraio que for..falando um monte de groselha (inclusive iguais a essas que vc escreveu) ..eu /vc e qualquer brasileiro pode. Inclusive, o próprio bolsonaro , um militar medíocre para dizer o minimo, jamais teria chance de ser ditador (ou como chamou ...general presidente kkkkkkkkkk)

abs




Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2911
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 173 vezes

Re: O Exército Brasileiro dos Anos 2000 - Uma visão.

#119 Mensagem por saullo » Qui Set 21, 2017 4:48 pm

gusmano escreveu:O que vc não percebeu é que ao que tudo indica vc já esta na 3 lavagem cerebral;

1 - Ao acreditar que todos eles não eram terroristas
2 - Ao acreditar que todos os que sumiram na mão de agentes do estado sem julgamento justo eram terroristas.
3 - Ao acreditar que nos governo militar era muito diferente do que temos hoje em quase TUDO.

Por fim, vou só deixar uma item aqui: hoje podemos debater sobre isso sem ser caçados politicamente/sem ser torturado e sem sumir :). Se quiser imprimir um jornal/um blog/um post no face/no twitter no caraio que for..falando um monte de groselha (inclusive iguais a essas que vc escreveu) ..eu /vc e qualquer brasileiro pode. Inclusive, o próprio bolsonaro , um militar medíocre para dizer o minimo, jamais teria chance de ser ditador (ou como chamou ...general presidente kkkkkkkkkk)

abs
Olha, cresci durante o regime militar, e a segurança era nnnnnnn vezes melhor que hoje, na verdade, tinha segurança.
Ficava pra rua dia inteiro jogando bola e sua mãe sabia que você retornaria bem pra casa já ao entardecer.
Estuprador era pego e bum, bala nas costas e ninguém sentia falta deles.
Meu primário foi feito em escola estadual, pois era muuuito melhor que o colégio particular. Hoje...
Papo de ideologia, professores querendo reescrever a história, minorias estridentes, nada disso enchendo o nosso saco.
Foi uma época em que se você fosse pessoa íntegra, do bem, nada de mal te ocorria.
Só um relato com olhos daqueles dias, bem diferentes do que tentam passar para nossos filhos.
Era tranquilo e hoje...
Vivemos do meio do nós e eles.

Abraços




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: O Exército Brasileiro dos Anos 2000 - Uma visão.

#120 Mensagem por Bolovo » Qui Set 21, 2017 6:13 pm

Eu leio umas coisas aqui que eu fico impressionado.

Do mesmo modo que ocorreu o "milagre econômico" nos anos 70, também deve ter sido um milagre a consequente crise econômica nos anos 80 (aquela com uma saudável inflação de 110% ao ano em 1980), porque ninguém comenta quem a causou, eu acredito que foi uma praga egípcia. Depois que as criaturas criadas pelos militares assumiram (Sarney e Maluf, só pra citar alguns exemplos de políticos honestos), a coisa sai de controle, mas enfim, eu devo estar sendo muito petista dizendo essas coisas então peço que procurem no Google e tirem suas conclusões.

A educação brasileira era boa? Era, mas um dos motivos da coisa degringolar pra situação que está hoje (sou professor, minha família inteira é de professores, sei bem a merda que é), foram os acordos de 1966, em pleno regime militar, entre o MEC (Ministério da Educação) e o USAID (United States Agency for International Development) onde houve a importação do modelo educacional americano (lembrando que os EUA nunca foram modelo pra ninguém de educação básica). Uma das mudanças foi a unificação dos ciclos, a diminuição de anos de estudo, o fim de algumas matérias, enfim, não precisam acreditar em mim, pesquisem no Google e verão que tudo que digo é verdade.

Quanto a violência, vamos lembrar que foi durante os anos 60 que houve a mudança da composição da população brasileira, que passou a ser de maioria urbana e desde então essa taxa só aumentou (hoje se não me engano são 85% da população). Com a política de industrialização do Brasil promovida pelos militares, houve mais um êxodo de trabalhadores rurais para as grandes cidades, o que levou ao crescimento urbano desenfreado que estamos hoje. Por exemplo, as primeiras favelas em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, começaram a surgir justamente no começo dos anos 80. Uma coincidência? Claro que não. O processo de urbanização "na marra" a partir dos anos 70 nos levou a situação que estamos hoje. Consequentemente, com tanta disparidade social, os índices de criminalidade também cresceram, não é a toa que onde tem favela (que a esquerda adora romantizar e eu acho isso uma MERDA) tem violência. Os governos militares até tem alguns créditos, mas tá longe de ser esse paraíso que estão pregando aqui. Muitas das mazelas que temos hoje foram acentuadas justamente por suas políticas nos anos 60, 70 e 80.

Imagem




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder