CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#166 Mensagem por eligioep » Dom Mai 28, 2017 1:29 pm

Com certeza, Master Túlio..... Pelo menos, é nacional, e no ambiente sul-americano, tem muito caldo ainda a tirar dele!




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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#167 Mensagem por Túlio » Dom Mai 28, 2017 1:44 pm

eligioep escreveu:Com certeza, Master Túlio..... Pelo menos, é nacional, e no ambiente sul-americano, tem muito caldo ainda a tirar dele!
Até em outros: para abrir buraco em muro e parede e detonar Sniper não precisa de um Stryker MGS com seu M-68; duvido que a parede parcialmente derrubada por um Cockerill Mk3 não permita a passagem de Inf (só a com M-68) e que os caras detonados com ele estejam menos mortos do que os com M-68. MOUT é o que há! Aliás, com sensores melhorados, até índio com RPG/Msl AC pode encontrar problemas inesperados com o "pescoçudo"... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#168 Mensagem por Paulo Bastos » Dom Mai 28, 2017 4:42 pm

eligioep escreveu:Entra em produção ano que vem......
Meu caro amigo Eligio, de onde você tirou essa informação???

Pergunto isso por que estou acompanhando bem de perto o desenvolvimento desse veículo e ainda faltam muitas etapas a serem cumpridas até chegar a etapa de produção.

Na verdade o protótipo chamado EQ-12, pela Equitron; MX-8, no AGSP; e EE-9U, na Cavalaria do Exército, que na verdade é um veículo demonstrador de várias soluções que poderiam ser utilizadas para a modernização do Cascavel e não um veículo que propriamente esta sendo testado para entrar em produção.


http://tecnodefesa.com.br/esclarecendo- ... -equitron/


Abraços,
Paulo Bastos




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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#169 Mensagem por Túlio » Dom Mai 28, 2017 5:28 pm

Raro de ver um domingo com debates tão interessantes (e não apenas aqui, nas "Terrestres") e tantas infos novas, normalmente fico entediado e vou ver filme. Hoje está valendo a pena: MUITO OBRIGADO A TODOS!




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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#170 Mensagem por Paulo Bastos » Sex Jun 02, 2017 7:50 pm

Para quem ainda não leu:

Vida nova para o Cascavel? - Revista Tecnologia & Defesa, Nº 148, dezembro de 2016

Espero que gostem.


Abraços,
Paulo Bastos




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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#171 Mensagem por Túlio » Sáb Jun 03, 2017 9:55 am

Fato! Tanto que o tema foi debatido - com base na matéria - em vários tópicos aqui mesmo, nas "Terrestres".




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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#172 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sáb Jun 03, 2017 2:55 pm

Eu simplesmente não entendo mais nada!!!

Quando saiu a informação de que o VBR seria baseado no chassis do VBTP Guarani 6X6 mobiliado com o canhão da CMI CSE90MP (mais possanto do que o LCTS90LP aka Cockerill Mk 3) foi uma verdadeira ladainha de protestos!!!

Isto é um absurdo!!! Tem que ser um 8X8!!! Tem que ter no mínimo um canhão da serie L7/M688!!! Que o o que, o L7/M68 é muito fraco. Deve ser um 120 mm!!!

E assim por diante numa verdadeira ladainha de protestos e exigências.

Agora dizem: vai ser um Cascavel melhorado!!!

Todo mundo está contente! Agora sim! Isto é que é carro!

E o 105 mm? E o 120 mm? E o 8X8?

Sumiram e ninguém fala nada contra isto!!!

Sinceramente: coisa de crianças, não de pessoas maduras e que pensam antes de escrever!

Bacchi




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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#173 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 03, 2017 4:34 pm

O Fórum é meio que torcida de futebol, meu caro Bacchi. Dependendo do placar do jogo, e do desempenho do time, a torcida se anima ou desce a lenha no time.

É bem irracional, não raras vezes, mesmo. :wink:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#174 Mensagem por eligioep » Seg Jun 26, 2017 3:22 pm

Finalmente, consegui ler a Tecnologia & Defesa, e me causou espanto o fato de que foi eliminado o sistema de bloqueio do diferencial traseiro.
No uso que fazíamos dele, aqui no Sul, este bloqueio era de vital importância para se safar dos atoleiros.
E também citaram que houveram importantes alterações no boomerang, que limitava o desempenho do carro em off road....
Pelo que me consta, sempre foi ao contrário....

Mestre Bacchi,
o que o Sr nos diria sobre o atual projeto, baseado na sua experiência no assunto? Deixando de lado a parte da torre, que é um exercício de engenharia, e que dificilmente teremos na tropa!


Best regard's!




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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#175 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Ter Jun 27, 2017 1:36 pm

Eliseu, obrigado por suas palavras, mas acho que tem gente neste sitio com muito mais gabarito do que eu para comentar sobre o projeto.

Bacchi




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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#176 Mensagem por Túlio » Ter Jun 27, 2017 7:22 pm

eligioep escreveu:Finalmente, consegui ler a Tecnologia & Defesa, e me causou espanto o fato de que foi eliminado o sistema de bloqueio do diferencial traseiro.
No uso que fazíamos dele, aqui no Sul, este bloqueio era de vital importância para se safar dos atoleiros.
E também citaram que houveram importantes alterações no boomerang, que limitava o desempenho do carro em off road....
Pelo que me consta, sempre foi ao contrário....
Grande prazer, Mestre!!!

Obrigado por compartilhares teus conhecimentos conosco, e colho o ensejo para perguntar: quando do lançamento todo mundo falava muito bem da Boomerang, daí pelos 90 começaram a falar mal sem parar e, ali por 2013, fui ver uma caminhão Ural (até andei nele, dirigido por um Eng Russo e que parecia DOIDO, chegava a arrastar a traseira toda em curvas fechadíssimas, quase capotando a VTR, e ainda deu uma porrada com o para-choque traseiro numa cerca de metal acima de um barranco que subiu de ré e de pé embaixo) no UY e sua suspensão traseira (era um "truck") parecia uma cópia da citada, só que de novo todo mundo falava bem.

A dúvida é: o que faz esse bloqueio de diferencial? O que o torna tão importante? Que eu me lembre a Boomerang distribuía a potência entre o duplo eixo traseiro através de apenas UM ponto, está correto?




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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#177 Mensagem por eligioep » Qua Jun 28, 2017 10:16 am

Master Túlio,
o boomerang até onde sei, foi uma solução inteligente, embora não original, pois já era usado nas motoniveladoras (vulgarmente chamadas patrola), e permite um contato constante das rodas com o solo, mesmo em tráfego off road pesado. Literalmente, é um eixo de tração traseiro, com um "T" nas pontas. Houveram algumas reclamações quanto ao uso em velocidades maiores, quando ele começa a quicar. Mas isso tem solução, com o reposicionamento dos amortecedores, como foi feito nos caminhões EE 25 que receberam este equipamento e foram repotencializados.
Já o bloqueio de diferencial, é um dispositivo que anula o efeito de diferença de rotação entre rodas do mesmo eixo quando em curvas ou, no caso em que é necessário, quando uma roda perde a tração, fazendo com as duas rodas (ou as quatro, neste caso específico) girem a mesma velocidade, como se fossem em bloco único.
Por isso o meu questionamento sobre a validade da retirada do bloqueio, essencial em deslocamento off road, ou através campo, e mesmo em estradas enlameadas.
Quanto ao efeito do quicamento dos boomerangue, acredito que tenham feito o reposicionamento dos amortecedores.
Esperava que o Mestre Bacchi, como especialista e conhecedor do carro, nos ajudasse a esclarecer esses pontos, mas parece que ele não quer comentar o reprojeto. É uma pena.....
Espero que tenha ajudado, gaudério!

Inté más!




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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#178 Mensagem por joao fernando » Qua Jun 28, 2017 10:30 am

Túlio escreveu:
eligioep escreveu:Finalmente, consegui ler a Tecnologia & Defesa, e me causou espanto o fato de que foi eliminado o sistema de bloqueio do diferencial traseiro.
No uso que fazíamos dele, aqui no Sul, este bloqueio era de vital importância para se safar dos atoleiros.
E também citaram que houveram importantes alterações no boomerang, que limitava o desempenho do carro em off road....
Pelo que me consta, sempre foi ao contrário....
Grande prazer, Mestre!!!

Obrigado por compartilhares teus conhecimentos conosco, e colho o ensejo para perguntar: quando do lançamento todo mundo falava muito bem da Boomerang, daí pelos 90 começaram a falar mal sem parar e, ali por 2013, fui ver uma caminhão Ural (até andei nele, dirigido por um Eng Russo e que parecia DOIDO, chegava a arrastar a traseira toda em curvas fechadíssimas, quase capotando a VTR, e ainda deu uma porrada com o para-choque traseiro numa cerca de metal acima de um barranco que subiu de ré e de pé embaixo) no UY e sua suspensão traseira (era um "truck") parecia uma cópia da citada, só que de novo todo mundo falava bem.

A dúvida é: o que faz esse bloqueio de diferencial? O que o torna tão importante? Que eu me lembre a Boomerang distribuía a potência entre o duplo eixo traseiro através de apenas UM ponto, está correto?
Tulio, até onde eu sei, é que na frenagem o boomerag levanta a traseira do carro, pq a roda traseira dianteira recebe toda a carga, e a roda traseira levanta. E sim, ele tem certa dificuldade em manter contato com o solo frente a uma suspensão igual ao do Guarani, independente. Qto ao bloqueio, se não tiver, e uma das rodas ficar no ar, essa roda vai girar em falso e o carro não anda mais. problema comum nas Kombis ao subir em guias e rampas.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#179 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Jun 28, 2017 11:57 am

Eliseu, peço muitas desculpas, mas eu até agora não consegui digerir o fato que todo mundo defendia com unhas e dentes o BVR 8X8 com canhão L7/M68 ou mesmo, preferencialmente, algo da família Rh 120, contra o "ridiculamente fraco" VBR 6X6 com canhão/torre Cockerill LCTS 90MP!!!

E o que é que esta dando na ponta: Cascavel com canhão Cockerill Mk. 3 aka Engesa EC 90 aka Cockerill CSE 90LP!!! O canhão mais fraco da Cockerill!!!

Muda-se completamente de diretriz e ninguém fala nada sobre isto. Todo mundo está contente!!! Não li uma única critica contra este veiculo (total ou parcial).

Qualquer comentário que eu possa fazer, morre diante da minha falta de conhecimento do que o EB pretende do VBR: só veiculo para as unidades de reconhecimento??? Veiculo para para unidades de reconhecimento e para mobiliar eventual regimento de carro de combate sobre rodas a ser criado como componente das Brigadas de Infantaria Mecanizadas???

Fora disto o que eu posso dizer: um bom trabalho de engenharia? Sim, sem duvida!

Uma tentativa de transformar um Ford T numa Ferrari? Perda de tempo!

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Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#180 Mensagem por Juniorbombeiro » Qua Jun 28, 2017 12:39 pm

joao fernando escreveu:
Túlio escreveu: Grande prazer, Mestre!!!

Obrigado por compartilhares teus conhecimentos conosco, e colho o ensejo para perguntar: quando do lançamento todo mundo falava muito bem da Boomerang, daí pelos 90 começaram a falar mal sem parar e, ali por 2013, fui ver uma caminhão Ural (até andei nele, dirigido por um Eng Russo e que parecia DOIDO, chegava a arrastar a traseira toda em curvas fechadíssimas, quase capotando a VTR, e ainda deu uma porrada com o para-choque traseiro numa cerca de metal acima de um barranco que subiu de ré e de pé embaixo) no UY e sua suspensão traseira (era um "truck") parecia uma cópia da citada, só que de novo todo mundo falava bem.

A dúvida é: o que faz esse bloqueio de diferencial? O que o torna tão importante? Que eu me lembre a Boomerang distribuía a potência entre o duplo eixo traseiro através de apenas UM ponto, está correto?
Tulio, até onde eu sei, é que na frenagem o boomerag levanta a traseira do carro, pq a roda traseira dianteira recebe toda a carga, e a roda traseira levanta. E sim, ele tem certa dificuldade em manter contato com o solo frente a uma suspensão igual ao do Guarani, independente. Qto ao bloqueio, se não tiver, e uma das rodas ficar no ar, essa roda vai girar em falso e o carro não anda mais. problema comum nas Kombis ao subir em guias e rampas.
No caso do Boomerang, tendo em vista ser apenas um diferencial para os dois rodados traseiros, para que o diferencial fique patinando, seria necessário (na minha concepção) que as duas rodas traseiras de um lado percam o contato com o solo, o que parece bem difícil de acontecer. Talvez por isso o bloqueio não seja um item tão imprescindível, mas estou apenas especulando.

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