ARTILHARIA DA F TERRESTRE

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36094
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3128 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2911 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 10, 2014 7:32 pm

Pois é Lucas. É disso que falo. A quantidade de oportunidades perdidas lá atrás me fazem pensar certas coisas que, mesmo mais de trinta anos depois, parecem insistir em repetir-se por aqui. :|

Esse aí é só mais um dos muitos exemplos de projetos que poderíamos ter emplacado há décadas, afora o do EE-T1 que é o mais conhecido de todos, e infelizmente terminou defenestrado no tempo e na ignorância nacional.

Mas como disse, cada um tem a artilharia, e a defesa, que merece.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2912 Mensagem por WalterGaudério » Qua Out 15, 2014 1:36 pm

FCarvalho escreveu:Walter, que proposta seria esta?

abs
O Pegasus e PRIMUS ambos de 155mm e 39 calibres. O primeiro ato-rebocado e o segundo uma torre padrão que pode ser instalada em chassis sobre lagartas ou rodas(nesse caso preferencialmente sobre 8X8)




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36094
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3128 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2913 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 16, 2014 8:03 pm

Muito interessante esses modelos. Pelo que conseguir verificar com as informações disponíveis não existe nenhuma proposta este obuseiro montado em caminhão. Mas em compensação, a torre do obuseiro AP aparentemente tem potencial para ser adaptada a um bldo 8x8 com as devidas adaptações.

Como o EB está interessado em obuseiros AR 155 leves, e ainda não definiu-se por um modelo para a sua artilharia AP das futuras bgdas mec, a opção da Singapure Technology é tão válida quanto as demais existentes por aí.

Será interessante, ao menos do meu ponto de vista, que o EB e CFN envidassem uma seleção comum para este tipo de obuseiro e que atendesse aos requisitos próprios de cada um. É bem melhor do que uma mera e simples compra de oportunidade.

A ver.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceram: 40 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2914 Mensagem por irlan » Sex Out 17, 2014 5:10 pm

Porque não mais M109 155mm?Já que o Brasil esta adquirindo algums vamos logo dele mesmo, já a rebocada se não der para ir de M777 que venha outra opção.

O Pegasus é do tipo rebocado e tem alcance máximo de 30km com certos tipos de munições, e pode ser helitransportado por um Chinook...


OBS:O alcance do sistema CAESAR francês é de 600km mesmo!? :shock:




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37766
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2589 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2915 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Out 18, 2014 12:42 pm





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36094
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3128 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2916 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 29, 2014 7:22 pm

Uma coisa que me ocorreu lendo a matéria do Bacchi na T$D é que existem cerca de 6 Gac AD. E estes estão hoje equipados com os vestutos M-114.

Pois bem, como criar unidades é algo pouco provável no EB de hoje, e mais além, fico pensando se não seria mais útil transformar estas 6 AD's em GAC's de slv,complementando assim as bdas que ainda não as possuem, e hoje seriam em torno de 4, quer sejam 2a, 16a, 17a e mais a Bgda da Foz, uma vez que a 1a e a 23a já tem os seus respectivos GAC's.

Ainda sobrariam 2 AD's a serem incorporadas as bgdas que ainda tem que ser implementadas na região norte, segundo o planejamento da EBF.

E como obuseiros M-56 usados é o que não falta por aí para comprar... :wink:

Aliás, insisto novamente, que se formos contar as 8 bgdas de inf slv previstas na EBF, mais a Bgda Pqdt e a 12a Aeromóvel, todas equipadas com GAC's leves completos como suas três bia's, teríamos demanda suficiente para encetar um programa de projeto/produção e/ou produção sob licença de algum modelo de obuseiro leve para nós. Há sim, já ia me esquecendo. Conte-se mais dois GAC's para o CFN, também. seriam 216 pelas operacionais, sem contar aquelas devidas as escolas, centros de formação, depósitos e outros mais. Enfim, 3 centenas ou pouco mais que isso para nós em termos de artilharia leve.

Pensando nisso, como são leves, será que não dava para subir certos morros.... não, deixa pra lá.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Centauro
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Set 15, 2009 6:15 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2917 Mensagem por Centauro » Qua Out 29, 2014 8:55 pm

FCarvalho, lendo a excelente matéria do Sr.Bacchi que nos levou a uma viagem pela história da artilharia, pude ver na mesma planilha que você viu a quantidade de Gac AD, que existem 3 ou 4 grupos(não lembro a quantidade certa e não estou com a revista em mãos) subordinados a 1ª DE, enquanto outras unidades que você citou estão sem artilharia organica.

Abraços.

Centauro




“Quero a ordem e a liberdade, mas quando esta perigar, minha espada estará pronta para defendê-la. As dificuldades não me quebrantam o ânimo” Marechal Manoel Luis Osorio
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2918 Mensagem por knigh7 » Qui Out 30, 2014 1:14 am

Pela Portaria Nº 236-EME e PORTARIA Nº 1.213, DE 7 DE OUTUBRO DE 2014 que aprova a Diretriz para a Desativação da 6ª Divisão de Exército (EB20-D-07.032) a Artilharia Divisionária da 6ª DE se transforma em Comando de Artilharia do Exército.
Ele ficará, inicialmente, subordinado ao Comando Militar do Sul, até a sua transferência para Formosa-GO, de acordo com o previsto no PEEx 2016-2019.


O Comando de Artilharia, mesmo quando ainda permanecer no Sul, manterá os M109A3 e os M114?Não serão redistribuídos?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36094
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3128 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2919 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 30, 2014 11:27 am

Pois é Centauro, para se ver como são as coisas. Os critérios de importância que o EB assume para este ou aquele projeto parece, não raro, ser algo um tanto contraditório.
A Amazônia é considerada em qualquer documento ou fala oficial da força como a de máxima importância estratégica, e no entanto, nenhuma dos movimentos feitos nos últimos anos tem levado em consideração coisas simples, como o fato das grandes OM's lá estacionadas não terem um simples, mas fundamental, GAC para apoio de fogo. Enquanto isso, graça no sul/sudeste undes que não tem mais serventia nenhuma, no nível doutrinal que se avizinha, para as organizações que apoiam, já que as AD's aparentemente encontrarão seu fim com a integralidade da EBF.
Mas em fim, vamos levando do jeito que dá. A artilharia não sobe morro mesmo... :x

Knight7, acredito que os M-109A3 devam ser repassados para alguma outra AD ou talvez até para uma das Bgdas Cav Mec. Quanto aos M-114, tenho dúvidas de que ainda sejam empregados noutra unidade de artilharia. Mas como não podemos nos dar ao luxo de mandar para o depósito material que ainda tenha algum resto de vida útil, por mais inadequado que seja, é provável que também sejam enviados para complementar algum outro GAC "pesado" por aí.

Remanejar AD's para o norte do país que é bom, nada.... :roll:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2920 Mensagem por Paisano » Sáb Nov 01, 2014 10:41 am

WalterGaudério escreveu:
FCarvalho escreveu:Walter, que proposta seria esta?

abs
O Pegasus e PRIMUS ambos de 155mm e 39 calibres. O primeiro ato-rebocado e o segundo uma torre padrão que pode ser instalada em chassis sobre lagartas ou rodas(nesse caso preferencialmente sobre 8X8)





Avatar do usuário
Lucas Lasota
Avançado
Avançado
Mensagens: 692
Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
Agradeceram: 91 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2921 Mensagem por Lucas Lasota » Dom Nov 02, 2014 10:14 am

Artigo doutrinário sobre a utilização do sistema Astros 2020. Muito interessante!

http://www.cdoutex.eb.mil.br/index.php/ ... cd-03-2014




Lirolfuti
Sênior
Sênior
Mensagens: 2427
Registrado em: Sex Mai 18, 2012 6:12 pm
Agradeceram: 205 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2922 Mensagem por Lirolfuti » Ter Nov 18, 2014 11:16 am

6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes e Campo de Instrução de Formosa – Operação Ibicuí
Imagem
Formosa (GO) – No período de 26 a 30 de outubro, o 6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes e Campo de Instrução de Formosa (6º GLMF/CIF) participou, com Organizações Militares do Comando Militar do Sul, da Operação Ibicuí, realizada no Campo de Instrução Barão de São Borja (SAICÃ), em Rosário do Sul (RS).
Imagem
A Operação teve por objetivo, por parte da 3ª Divisão de Exército, adestrar as tropas, executando exercícios no terreno, como ações táticas com emprego de tropa.
Imagem
O 6º GLMF/CIF atuou com apoio de fogo, com aproximadamente 100 militares, integrantes de uma bateria de lançadoras múltiplas de foguetes, e com 16 lançamentos de SS-TS 09 (munição sub-calibre para treinamento e sinalização)

(6º GLMF/CIF)
http://www.assuntosmilitares.jor.br/201 ... os-de.html




Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2923 Mensagem por EDSON » Qua Nov 19, 2014 9:58 am

Artilharia pesada da era soviética vai entrar em ação na Ucrânia contra os separatistas.

Imagem
203-mm arma SAU 2C7 Peony dispara munição com kartuznogo carregamento com cargas variáveis. A arma atira alto-explosivo conchas pesando 110 kg a uma distância de 37,5 quilômetros, projétil assistida por foguete pesando 103 kg a uma distância de 47,5 km e mísseis nucleares especiais, a uma distância de 30 km. Também a ACS foram projetados betonoboynymi e granadas químicas. A taxa máxima de arma - 1,5 tiros por minuto. Os seguintes modos de disparo:
- 8 tiros por 5 minutos
- 15 tiros durante 10 minutos
- 24 tiros durante 20 minutos
- 30 tiros durante 30 minutos
- 40 rodadas por hora.




Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2924 Mensagem por mmatuso » Qua Nov 19, 2014 10:11 am

"203-mm"
:shock:




Lirolfuti
Sênior
Sênior
Mensagens: 2427
Registrado em: Sex Mai 18, 2012 6:12 pm
Agradeceram: 205 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2925 Mensagem por Lirolfuti » Qua Nov 19, 2014 10:38 am

EDSON escreveu:Artilharia pesada da era soviética vai entrar em ação na Ucrânia contra os separatistas.

Imagem
203-mm arma SAU 2C7 Peony dispara munição com kartuznogo carregamento com cargas variáveis. A arma atira alto-explosivo conchas pesando 110 kg a uma distância de 37,5 quilômetros, projétil assistida por foguete pesando 103 kg a uma distância de 47,5 km e mísseis nucleares especiais, a uma distância de 30 km. Também a ACS foram projetados betonoboynymi e granadas químicas. A taxa máxima de arma - 1,5 tiros por minuto. Os seguintes modos de disparo:
- 8 tiros por 5 minutos
- 15 tiros durante 10 minutos
- 24 tiros durante 20 minutos
- 30 tiros durante 30 minutos
- 40 rodadas por hora.
tava vendo um vídeo disso ontem...tava com jeitinho de sucata




Responder