Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#136 Mensagem por juarez castro » Sex Jun 12, 2015 11:34 am

Lucas Lasota escreveu:
juarez castro escreveu: Eu acho que é Fórum Realidade Brasil, e sempre esteve por aqui independente de mim ou de qualquer outro, a única diferença é que tu e outros estavam entorpecidos pelo "Capitão mil maravilhas" e seu mundo encantado que agora veio abaixo e mostrou a realidade que nós vínhamos avisando.

João Fernando, infelizmente tu tens o mal de da boa parte dos Brasileiros, achar que o mundo é surreal e se negar a enxergar realidade.

Agora evidentemente, sonhar é um direito de todos.

Grande abraço

Prezado, me diga quando que as forças armadas estiveram às mil maravilhas? Na década de 90, quando não se tinha dinheiro nem para desfile de 7 de setembro? Na década de 80, quando praticamente todas as grandes empresas de defesa brasileira faliram? Talvez a década de 70, período único na história do Brasil durante o "milagre econômico"? Ou foi a década de 60 que durante o fatídico episódio da Guerra da Lagosta ficou mais do que provado o nosso estado de prontidão?

Apesar de tudo isto, as missões constitucionais foram executadas - mesmo que aos trancos e barrancos. Agora, depois da abertura política de 85 estamos vendo uma atenção maior às forças armadas. Estão sendo trocados os aviões que somente os militares compraram, os carros de combate adquiridos também na época do governo militar, sem mencionar o armamento individual padrão, os helicópteros, os navios de combate e a aviação de transporte que somente os militares tinham prestado atenção.

Além disso, em muito tempo, há a consecução de projetos ditos estratégicos, como o Sisfrom, Astros 2020, Amazônia Azul, KC-390 e outros. Na década de 90, o único projeto estratégico de grande monta que vingou (com casos de corrupção, é verdade) foi o Sivam.

É lógico, portanto, que dificuldades financeiras surgem destes esforços. Mas esta é a realidade do Brasil. Não temos a disposição norte-americana em destinar o que destinam para a defesa. Não temos o gás e petróleo russo para bancar aquela porcentagem do PIB às forças armadas.

Ou seja, a única realidade que vale a pena negar é justamente esta apocalíptica que os amigos vêm pregando e profetizando aqui no fórum.
Meu amigo me permita duas colocações em cima do teu raciocínio:

1 Durante o período citado a exceção do anos setenta, foram de orçamentos minguados e crescimento pífio da economia.

2. Como estamos nos "navais" vou citar uma situação somente, que de certa forma cria um paradigma a tua afirmação de que o Brasil começou 1985 e independência foi proclamada em 2003..

O velho e saudoso Porta aviões Minas Gerais teve uma média de oitenta dias de mar até meados da década de oitenta, já o SP no período dito por alguns como "nunca antis vistu" eu acredito que não preciso entrar em números, todos por aqui sabem.

Grande abraço




Avatar do usuário
magliano
Júnior
Júnior
Mensagens: 68
Registrado em: Sex Mai 13, 2011 9:07 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#137 Mensagem por magliano » Sex Jun 12, 2015 12:17 pm

Amigos,

Segue matéria publicada hoje no portal G1.

Abraços,




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13442
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#138 Mensagem por gabriel219 » Sex Jun 12, 2015 1:06 pm

Marechal-do-ar escreveu:
gabriel219 escreveu:As maiores potências fazem isto e não ficam reduzindo seu efetivo á fim de ter uma tropa mais equipada e treinada, operando 100%, mas na hora do combate não termos homens suficientes.
As grandes potências já reduziram seu efetivo, e quando se fala em economizar, eles não sacrificam a operacionalidade, ao invés disso, reduzem o efetivo ainda mais, os EUA estão reduzindo o número de brigadas, nesse ritmo, em breve, teremos mais brigadas que eles, não que nossas brigadas façam mais do que as deles.

Os EUA tem um efetivo de 1 milhão e 350 mil, mas um orçamento de uns US$ 640 bilhões para manter isso, é óbvio que não temos condições de manter algo assim, mas trazendo um exemplo mais próximo da nossa realidade, a Alemanha tem um efetivo de 180 mil e um orçamento de 33 bilhões de euros, como vê, é um efetivo bem reduzido em relação a tempos passados, não é muita prepotência achar que um país mais pobre que a Alemanha precise de um efetivo 2,5 vezes maior mesmo não tendo condições de equipar e treinar esse efetivo?

E quanto a reservas, a Alemanha tem apenas 40 mil homens na reserva, não sei o que te faz achar que reservista ajuda alguma coisa, a maior ajuda que os reservistas (e não militares em geral) podem dar em caso de guerra é na produção de munições e demais materiais necessários, soldado mal treinado tem pouco valor, especialmente hoje, com toda a sofisticação existente no campo de batalha.
Não entendeste o que quis dizer. Quando falei em reduzir, estava falando sobre reduzir pela metade o número de tropas.

Mesmo com a redução dos números de potências, eles ainda dispõem de tropas o suficiente e em alguns casos, como o EUA, mais que o suficiente. Nós não.

Hoje mal conseguimos guardar nossas fronteira e o Nordeste possui 2 Brigadas de Infantaria, sendo todas Motorizadas e futuramente leves, sendo que seria necessário, ao menos, mais uma e blindada, em Salvador, com terreno muito mais propício á avanço de blindados do que até mesmo Rio Grande do Sul. Temos poucos pelotões de fronteira para guarnece-las. Centro-Oeste com poucas unidades. Sem falar em mais blindados e mais aeronaves, precisamos de mais umas 4 Brigadas, fora uns 22 Cia's ou até Btl especiais de fronteira.


Precisamos de mais esquadrões de caça e GDA's, além de mais esquadrões com A-29 e AH-2M na Amazônia e nas fronteiras. Pelo menos 5 GDA's e uns 7-9 esquadrões de caça, sem falar de mais Vants.

Precisamos de maior quantidade de meios navais, principalmente escoltas e patrulha, tanto aéreo (P-3AM, P-8 ou quem sabe Su-34).

O efetivo atual não é pouco, poderíamos deslocar uma Brigada de Cavalaria para Salvador, transformar a 7ª Bda Inf Mtz em Mecanizada e a 10ª em Aeromóvel. Criar mais uma Bda Inf Sl no Foz do Amazônas. Já daria uma capacidade legal na defesa do Nordeste, que precisaria de um RCC em Natal e em Salvador, ao menos.

Mas a FAB ainda precisa de 5 Esquadrões de caças e 3 GDA's, ao menos. A Marinha só aumentando o número de escoltas de 9 para 14.

Mesmo em cenário mínimo, precisa aumentar o efetivo. O Brasil tem um território, tanto terrestre quanto marítimo, vasto demais para reduzir sua tropa. Se fóssemos a França, Alemanha e entre outros de tamanho mediado, tudo bem, mas com o território do Brasil? Sem não

Abs




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#139 Mensagem por Bolovo » Sex Jun 12, 2015 1:33 pm

magliano escreveu:Amigos,

Segue matéria publicada hoje no portal G1.

Abraços,
Só desgraça nos comentários, nem sei porque ainda insisto em ler.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60586
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6339 vezes
Contato:

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#140 Mensagem por Túlio » Sex Jun 12, 2015 4:21 pm

juarez castro escreveu:
Carlos Lima escreveu:Eu acho que nem tanto a "Disney", nem tanto a "Depressão". ;)

O que eu vejo é que existiu um momento em que esses eram os planos que tinham sido pedidos e aprovados pelo governo para as FArmadas.
[destacar]Pedidos por quem???? Quem tem que dizer qual´é a missão é o governo e não as Fas.[/destacar]

Cada uma fez a sua 'viagem'... a FAB queria 100 e tantos caças, trocentos helicópteros, 3 GDAs, bases de 'deslocamento', e por aí vai. A MB veio a idéia de "2 esquadra", "2 Porta-aviões", sei lá quantas escoltas e por aí vai, para o EB mísseis de cruzeiro, Astros 2020 por todos os lados, misseis anti-aéreos aqui e ali, trocentos helis de ataque sei lá quantos 'blindados' e por aí vai.

Cada força "viajou" conforme a sua necessidade e o fato de que o Brasil tem $$$ e é um país gigantesco e que ao que parece finalmente a devida atenção as FAs estava tomando forma.

Nuca tomou, pois enquanto tivermos esta estrutura arcaica e feudal não vamos a lugar algum.

Bom... naquele momento o mundo se dividiu nos 3 grupos que aparecem desde sempre em qualquer debate. Os otimistas que acreditam, os neutros que preferem não falar nada e os pessimistas que dizem que essa não é a "realidade", e que ventos sopram e por aí vai.

No fim, para quem faz o plano, fez porque obedeceu órdens para tal. Quem já foi militar ou teve patrão sabe o que é isso! :lol:
[destacar]Negativo, o EB e a FAB não entraram no buraco e na conversa fiada do Brapfil puthênfia, lembra de um forista por acá chamando a FAB de tacanha porque tão "somente" 36 caças????[/destacar]?


Para quem divulgou os planos, o fez porque no meio de tanta notícia mulamba, é bom para os desesperados adoradores de Defesa (nós) terem notícias boas e fazermos o que se faz em fóruns desde sempre... Debater!!!

Obviamente caso isso não fosse a realidade quem nunca acreditou nisso faria a festa.

Esses são e sempre serão os riscos. Nada mais, nada menos.

Ninguem inventou da cabeça os 'planos'. Tais planos foram divulgados oficialmente. Se não virarem realidade culpem trocentos anos de total falta de Definição do que é Defesa no Brasil, seguida de péssimas administrações que são/foram totalmente independente de "partidos".

Acho que agora vir e dizer, 'tá vendo', 'não falei', "sabia que seria isso ai"... é permitido até um certo ponto. Porque de fato esse povo falou sim que as coisas eram viagens. Mas quando a coisa começa a tomar um rumo mais pessoal, eu espero que as pessoas controlem os seus ânimos e tenham bom senso e não se esqueçam do principio básico de qualquer debate.

Ninguem aqui é o dono da verdade. Você tem todo o direito de ter a sua opinião e discordar da opinião alheia desde que isso esteja direcionado ao debate e não as pessoas.

[destacar]Pois é que interessante né Lima, mas foi exatamente o contrário do que foi feito aqui comigo e com outros que ousaram contraria senhores feudais da defesa que alardeavam aos quatro ventos a maravilhas do novo Brasil. Ofensas, difamações, desclassificações, mentiras e plantação de informação, a especialidade do pseudo "dono da marinha", quer que eu te lembre ou não precisa??????[/destacar]

Quem aqui que já deu opinião de como seria ou deixaria ser as coisas e nunca errou? Que jogue a primeira pedra, mas até aonde eu vejo todos que dizem que 'sabem' tem telhado de vidro e já erraram feio nesses anos todos de DB.

[destacar]Errar é humano e natural, persistir no erro é burrice.[/destacar]

Sendo assim, vamos nos focar nos debates ao invés de tentar enfiar no meio disso questões pessoais por favor.

E o que eu tenho feito, apesar dos pesares....

É algo óbvio, mas parece que tem que ser repetido de tempos em tempos.

[destacar]Vale para todos e para o passado???[/destacar]

[]s
CB_Lima

Devagar com as asinhas de anjo, tri?

Estás conversando com pessoas adultas e, com indiretas, ofendendo a um forista que, do mesmo modo que tu, é respeitado neste espaço. Se tens picuinhas pessoais com ele, devem ser em outro lugar, assim, resolvas por lá. Aqui só vais arranjar é encrenca. Não nego que fiquei curioso, primeiro foste para cima do Padilha e deu no que deu, agora pegas outro membro do DAN. Isso é um padrão? Porque, se não me engano, o Lima também fez ou faz alguns trabalhos para eles, será o próximo na tua listinha?

Aliás, escolhi este post para quotar exatamente por isso: um Moderador notou, tentou te levar nas buenas e vens com essa charla de desentendido. Aonde achas que vais parar com isso, índio véio? Que imagem achas que estás passando para todo mundo ver? Te parece que vais auferir alguma credibilidade com isso?

O Lima está certíssimo, todo mundo aqui já deu alguma bola fora, eu, tu, todos. E daí? Que eu saiba errar é humano. Agora, ficar dando indireta - e, com isso, permitir que qualquer membro do Conselho ache, como eu próprio acho, que estás TROLANDO - para um forista te mandar pros quintos, daí denuncias o post e o cara toma punição, bueno, sinto mas não é o meu roteiro. E não creio que seja o de qualquer outro Moderador do DB. Somos experientes demais para cair nessa.

Assim, fica um aviso de amigo: pares com essas viagens, isso acaba mal aqui.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
magliano
Júnior
Júnior
Mensagens: 68
Registrado em: Sex Mai 13, 2011 9:07 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#141 Mensagem por magliano » Sex Jun 12, 2015 5:21 pm

Bolovo escreveu:
magliano escreveu:Amigos,

Segue matéria publicada hoje no portal G1.

Abraços,
Só desgraça nos comentários, nem sei porque ainda insisto em ler.

Amigo Bolovo,

O depoimento do nosso aviador naval nessa matéria me parece ser bem sensato e coerente com o programa de modernização dessa aeronave. Não entendi o seu comentário.

Abraços,




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60586
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6339 vezes
Contato:

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#142 Mensagem por Túlio » Sex Jun 12, 2015 5:35 pm

Acho que ele se referiu aos comentários no site sobre a matéria...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#143 Mensagem por Bolovo » Sex Jun 12, 2015 5:47 pm

magliano escreveu:
Bolovo escreveu: Só desgraça nos comentários, nem sei porque ainda insisto em ler.

Amigo Bolovo,

O depoimento do nosso aviador naval nessa matéria me parece ser bem sensato e coerente com o programa de modernização dessa aeronave. Não entendi o seu comentário.

Abraços,
Comentários dos leitores... não do cmt do VF-1...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#144 Mensagem por juarez castro » Sex Jun 12, 2015 8:37 pm

Túlio escreveu:
juarez castro escreveu:

Devagar com as asinhas de anjo, tri?

Estás conversando com pessoas adultas e, com indiretas, ofendendo a um forista que, do mesmo modo que tu, é respeitado neste espaço. Se tens picuinhas pessoais com ele, devem ser em outro lugar, assim, resolvas por lá. Aqui só vais arranjar é encrenca. Não nego que fiquei curioso, primeiro foste para cima do Padilha e deu no que deu, agora pegas outro membro do DAN. Isso é um padrão? Porque, se não me engano, o Lima também fez ou faz alguns trabalhos para eles, será o próximo na tua listinha?

Aliás, escolhi este post para quotar exatamente por isso: um Moderador notou, tentou te levar nas buenas e vens com essa charla de desentendido. Aonde achas que vais parar com isso, índio véio? Que imagem achas que estás passando para todo mundo ver? Te parece que vais auferir alguma credibilidade com isso?

O Lima está certíssimo, todo mundo aqui já deu alguma bola fora, eu, tu, todos. E daí? Que eu saiba errar é humano. Agora, ficar dando indireta - e, com isso, permitir que qualquer membro do Conselho ache, como eu próprio acho, que estás TROLANDO - para um forista te mandar pros quintos, daí denuncias o post e o cara toma punição, bueno, sinto mas não é o meu roteiro. E não creio que seja o de qualquer outro Moderador do DB. Somos experientes demais para cair nessa.

Assim, fica um aviso de amigo: pares com essas viagens, isso acaba mal aqui.
Túlio, tu me conheces bem, não preciso mandar recado para ninguém, pois não bebo agua de nenhum aqui, nem de ti e de nenhum moderador ou de qualquer blog o site mequetrefe de defesa que não e digna a publicar a verdade e sim fazer papel de serviço de comunicação oficial.
Eu já notei quem ousa falar a verdade por aqui é imediatamente atacado de forma muiiiiiito sutil e rasteira pelos mesmos de sempre a fim de se perca a paciência e mande para o quinto dos infernos os ditos, política e eticamente corretos

Desde que voltei a postar aqui estou sendo trolado e patrulhado direto e tu Tulio sabes muito bem disto e quem está fazendo isto sob a batuta dos mesmos do passado, para mim não dá nada, sabe porque ?

Porque o tempo mostrou que eu estava certo.

Túlio, obrigado pela oportunidade dada para voltar aqui, mas já vi que aqui é outro mundo, o mundo que não admite que se fale a verdade, pois imediatamente vem os adjetivos de "arauto das desgraças" e por aí afora e indiretas como a do post anterior do Bolovo.
O mais interessante Tulio é que aqui se prega a pluralidade de opiniões, mas a que contraria o "mundo encantado" continua sendo só que agora de forma muiiito sorrateira sendo desclassificada e desmoralizada.
Agradeço a moderação do DB pela oportunidade dada e passarei de debatedor para apenas leitor.

Grande abraço




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#145 Mensagem por Bolovo » Sex Jun 12, 2015 9:26 pm

Vou postar o mesmo que te mandei via MP.
juarez castro escreveu:Túlio, obrigado pela oportunidade dada para voltar aqui, mas já vi que aqui é outro mundo, o mundo que não admite que se fale a verdade, pois imediatamente vem os adjetivos de "arauto das desgraças" e por aí afora e indiretas como a do post anterior do Bolovo.
Não estava me referindo a ti, Juarez! Mas sim aos comentários da matéria no G1.

Esta aqui: http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-no ... natal.html

Vá na parte dos comentários e leia, olha o nível dos comentários: "o mesmo que por um gps num fusca"... total senso comum. É a isso que me referia, é só desgraça nos comentários!

Entendeste mal.

Não gostaria de deixasse de comentar no fórum. Continue.

Abraços




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60586
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6339 vezes
Contato:

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#146 Mensagem por Túlio » Sex Jun 12, 2015 9:53 pm

Basta!

O usuário Juarez Castro parece não compreender que é um forista como qualquer outro, e plenamente responsável por seus atos. Assim, tendo ignorado avisos de dois Moderadores, recebe agora a sanção de 15 (quinze) dias de SUSPENSÃO.

O CMFDB espera que repense sua conduta.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#147 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Jun 13, 2015 12:01 am

gabriel219 escreveu:Não entendeste o que quis dizer. Quando falei em reduzir, estava falando sobre reduzir pela metade o número de tropas.

Mesmo com a redução dos números de potências, eles ainda dispõem de tropas o suficiente e em alguns casos, como o EUA, mais que o suficiente. Nós não.
Quanto é suficiente? Como se determina quanto é suficiente?
gabriel219 escreveu:Hoje mal conseguimos guardar nossas fronteira e o Nordeste possui 2 Brigadas de Infantaria, sendo todas Motorizadas e futuramente leves, sendo que seria necessário, ao menos, mais uma e blindada, em Salvador, com terreno muito mais propício á avanço de blindados do que até mesmo Rio Grande do Sul. Temos poucos pelotões de fronteira para guarnece-las. Centro-Oeste com poucas unidades. Sem falar em mais blindados e mais aeronaves, precisamos de mais umas 4 Brigadas, fora uns 22 Cia's ou até Btl especiais de fronteira.
E vão proteger as fronteiras a pé?
gabriel219 escreveu: Precisamos de mais esquadrões de caça e GDA's, além de mais esquadrões com A-29 e AH-2M na Amazônia e nas fronteiras. Pelo menos 5 GDA's e uns 7-9 esquadrões de caça, sem falar de mais Vants.
De onde vieram esses números?
gabriel219 escreveu:Precisamos de maior quantidade de meios navais, principalmente escoltas e patrulha, tanto aéreo (P-3AM, P-8 ou quem sabe Su-34).
Como se chegou a essa conclusão?
gabriel219 escreveu:O efetivo atual não é pouco, poderíamos deslocar uma Brigada de Cavalaria para Salvador, transformar a 7ª Bda Inf Mtz em Mecanizada e a 10ª em Aeromóvel. Criar mais uma Bda Inf Sl no Foz do Amazônas. Já daria uma capacidade legal na defesa do Nordeste, que precisaria de um RCC em Natal e em Salvador, ao menos.
Como chegou a conclusão que se precisa de um RCC nesse ponto?
gabriel219 escreveu:Mesmo em cenário mínimo, precisa aumentar o efetivo. O Brasil tem um território, tanto terrestre quanto marítimo, vasto demais para reduzir sua tropa. Se fóssemos a França, Alemanha e entre outros de tamanho mediado, tudo bem, mas com o território do Brasil?
Então vou usar um exemplo diferente, de um país continental e com quase o mesmo orçamento de defesa que o Brasil: A Austrália.

O orçamento é quase o mesmo, cerca de US$ 30 bi, mas o efetivo, as forças de defesa da Austrália tem cerca de 57 mil militares, 1/3 da Alemanha apesar do país ser muito maior, os principais meios da marinha são 1 LHD (27 mil tons, um pequeno NAE, alias, o NAE CATOBAR de pequeno porte que postei em outro tópico começou a ser projetado a pedido dos australianos, e foi cancelado quando os trabalhistas assumiram o poder), 12 fragatas e 6 submarinos, da força aérea são 95 caças de 4ª geração e 6 AEWs, e por fim, o exército conta com 59 M1A1, 22 Tiger ARH e 688 APCs/IFVs.

Os números de veículos não são muito diferentes dos nossos, mas são veículos mais sofisticados e principalmente, em funcionamento, e "não dar conta" não parece ser uma preocupação por lá, e claro, a relação militares/veículo é muito mais favorável no caso deles, mesmo assumindo que o EB adquirisse os 2 mil guaranis que se propôs.

Concordo que a Austrália não é o melhor exemplo por ser uma ilha, não acho que devíamos ter tão poucos soldados quanto eles, mas acho que é um bom exemplo do que é realmente viável para nós.

Voltando ao Brasil, pelos números que você citou parece que você acha que para proteger o Brasil, é preciso espelhar soldados, existe outro jeito: locomoção, é possível cobrir uma área muito maior se as forças puderem se locomover mais rápido, em parte o EB está seguindo esse caminho, os Guaranis, a AVEX, as brigadas aeromóveis, mas a coisa para quando se olha para o bolso, e para piorar, do outro lado gastam ainda mais com aumentos de efetivo.

E para concluir, ao invés de chutar números de quanto é necessário, o que acaba resultando em soldados a pé e marinheiros a nado, acho mais pragmático fazer o caminho oposto: Quanto da para gastar com defesa? Quantos militares conseguimos equipar e treinar com isso?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#148 Mensagem por Bolovo » Sáb Jun 13, 2015 12:08 am

Eu acho que esses exemplos não dão certo no Brasil. Vc mesmo já citou, mas a Austrália além de ser uma ilha, tem uma população quase dez vezes menor, um PIB três vezes menor, relações carnais com os EUA, uma franquia ao lado chamada Nova Zelândia. A realidade brasileira, enfim... é totalmente diferente. A gente tem que encontrar uma solução nossa, seja lá qual for. Eu como geógrafo, adoro olhar para o mapa e ver o Brasil. Somos um país com imensas fronteiras, com vários vizinhos cheios de problemas, porém vivemos de costas para o mar... nossos desafios são imensos, não procurem receitas prontas.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#149 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Jun 13, 2015 12:20 am

Bolovo, até concordo com você, o que não concordo é com a atual receita de "centenas de milhares de conscritos e ferro velho".




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Entrega do caça AF-1B à Marinha do Brasil

#150 Mensagem por Bolovo » Sáb Jun 13, 2015 12:34 am

Marechal-do-ar escreveu:Bolovo, até concordo com você, o que não concordo é com a atual receita de "centenas de milhares de conscritos e ferro velho".
Claro, obviamente. Mas como eu disse, temos uma população dez vezes maior, um PIB três vezes maior... então também não concordo que receita seja "50 mil soldados etc" como é na Austrália.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder