Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#4696 Mensagem por Corsário01 » Qui Mar 10, 2011 6:10 pm

FABIO escreveu:Marino o RFA Fort George já foi comprado?? Há algum navio já em negociação ????
Fabio, o Marino está ocupado com uma função que não o permite ter essas infos no momento.
Então não adianta perguntar a ele. Ele tá pegado com muito trabalho. Ok?

Abraços,

Padilha
FABIO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 11 vezes

#4697 Mensagem por FABIO » Qui Mar 10, 2011 6:17 pm

Obrigado Padilha.

Corsário01
Sênior
Sênior

#4698 Mensagem por Corsário01 » Qui Mar 10, 2011 6:19 pm

Carlos Mathias escreveu:Ou a DR decide botar tudo prá andar.
Essa possibilidade existe e é factível senhores.

O facão cortou esse ano, mas é voz corrente que feito isso,a economia entra nos eixos e continuamos bem.

E agora temos o pré-sal de Campos, muito mais fácil e barato de tirar, e segundo o Eike Batista, começa a jorrar já ano que vem.

Eu ainda acho que devemos ter um pouco de calma antes de jogar a toalha.
CM o que eu ouço dos engenheiros estrangeiros que vem ao Brasil trabalhar nas plataformas, é que o buraco é bem mais embaixo. Vai levar ainda uns 5 anos até conseguirmos extrair o suficiente para soltar foguetes.

Para o Eike tudo é fácil, igual ao estaleiro lá no sul, que ele comprou um pantano e esta aterrando e a obra atrasada pra cacete. hehehehehe

Mas, depois que inventaram o dificil, tudo ficou mais fácil.

Só em 2013 e assim mesmo, se tudo ocorrer como os mais otimistas esperam, é que se poderá pensar em 2ª Esq, e etc. Até lá, tudo sonho e muitas páginas aqui e em outros lugares sobre o assunto e de concreto mesmo, só o calo nos nossos dedos. :twisted: :twisted: :twisted:

A toalha já está no chão faz tempo, junto com o sabonete. Resta saber quem vai abaixar pra pegar. :lol: :lol: :lol:

Abraços,

Padilha
Carlos Mathias

#4699 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Mar 10, 2011 6:24 pm

Não sei não Padilha, não é isso que escuto toda semana de pessoas que trabalham na área petrolífera,e estrangeiros também.

Veja bem, eu falei pré-sal de CAMPOS e não Santos.

O de Campos está 150m abaixo da linha d'água.
De 5000m (pré-sal Santos) para 150m (pré-sal Campos) é um diferença razoável, e a tecnologia é mais do que conhecida, corriqueira mesmo.

Eu ainda prefiro esperar antes de correr prá lixeira comprar armas + alinhamento automático.

Eu acho que armas que eu não posso usar como eu quero, não são armas.

Mas esse sou eu, só isso.

DELTA22
Sênior
Sênior

#4700 Mensagem por DELTA22 » Qui Mar 10, 2011 6:32 pm

As empresas estão explorando o pré-sal de "águas-rasas" para ganhar know-how para o de "águas-profundas"... Os caras não são bobos... :wink: :wink:

[]'s..

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Corsário01
Sênior
Sênior

#4701 Mensagem por Corsário01 » Qui Mar 10, 2011 7:07 pm

CM pode ter certeza de que os militares saberão usar direitinho os equipamentos. Essa de não usar como queremos é seguindo o pensamento da END. ToT e etc e tal.

Todos os paises que citei acima, usam e usam muito bem todo o equipamento americano, alias, a FAB esta recebendo seus novissimos Black Hawk e está feliz da vida. Se não temos nada melhor dos americanos é pq temos esse pensamento de que vamos usar coleira se aceitarmos.
Mas, se pararmos para olhar atentamente, usamos a tal coleira faz muito tempo. e em vários segmentos, incluso ai, o petrolifero.

Se não pode com ele( se não podemos ser efetivamente independentes), junte-se a ele.

Eu penso assim. 8-]

Abraços,

Padilha
Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#4702 Mensagem por Enlil » Qui Mar 10, 2011 7:08 pm

Carlos Mathias escreveu:Não sei não Padilha, não é isso que escuto toda semana de pessoas que trabalham na área petrolífera,e estrangeiros também.

Veja bem, eu falei pré-sal de CAMPOS e não Santos.

O de Campos está 150m abaixo da linha d'água.
De 5000m (pré-sal Santos) para 150m (pré-sal Campos) é um diferença razoável, e a tecnologia é mais do que conhecida, corriqueira mesmo.

Eu ainda prefiro esperar antes de correr prá lixeira comprar armas + alinhamento automático.

Eu acho que armas que eu não posso usar como eu quero, não são armas.

Mas esse sou eu, só isso.
As compras foram postergadas, apenas. Eu prefiro esperar 1, 2 anos, q seja. Há 20 anos acompanho a penúria e obsoletismo de nossas FAs e não quero mais do mesmo do q a cada duas ou três décadas aparece em nossa história quando temos tendências para "vias não desejadas"... Eles são oportunistas, e estão certos dentro de seus interesses, no entanto a questão é se mais uma vez faremos economia porca... comprando material usado q não agregará nada a nossa indústria e adiará para depois de 2020 qualquer compra de material novo. "Imagina gastar com navios novos quando récem adquirimos navios baratinho dos States", é o q dirão os políticos oportunistas de sempre... Sem falar q são a única potência com a qual disputamos o mesmo tabuleiro geopolítico, infelizmente essa parece ser um questão ignorada por muitos... Aliás, o tópico sobre Geopolítica deveria ser obrigatório no fórum, essa questão é absolutamente capital e está acima de qualquer "supertrunfo".

Vejo muitas almejarem um "Brasil potência" mas ignoram por completo q nossos vizinhos do norte só desejam q sejamos uma a seu alcance geopolítico, se é q me entendem... Eles não têm nenhum interesse q tenhamos um programa Espacial efetivo, submarinos nucleares, mísseis, etc, e tem todo um histórico de embargos para comprovar isso, até para coisas bem mais simples como sistemas de navegação avançados para o EMB-314A/B.

Mas se formos colocar tudo o q foi planejado na gaveta, ou lata do lixo mesmo, por uma compra q nada tem de pontual, mas sim um pacotaço "baratim" em U$ mas caríssimo para nossa capacidade de ter margem de manobra geopolítica, q rasguem de um vez a END porque não passará de um desperdício inútil de papel e tinta. Aliás, para q precisamos de um porta-aviões ou de um submarino de propulsão nuclear (o nosso "elefante branco" segundo o embaixador americano)? Para q esse desperdício de dinheiro público? Devemos ser mais um país, assim como Portugal, q quer comprar "brinquedos caros" por "orgulho nacional"...

Somos um país pacífico, nos encoleiremos novamente, qualquer eventualidade temos a 4ª Frota para nos proteger, vamos gastar esse dinheiro educação, saúde, blá, blá... Ou melhor, para pagar os juros da dívida :roll:...

É, como disse um profeta: quem nasceu para ser cidinha NUNCA será Dona Cida!

Editado pela última vez por Enlil em Qui Mar 10, 2011 7:09 pm, em um total de 1 vez.
Carlos Mathias

#4703 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Mar 10, 2011 7:09 pm

Eu não concordo com capachismo.

E acho que nem ele.

ToT da Hyundai. 8-]

Carlos Mathias

#4704 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Mar 10, 2011 7:13 pm

Vendo um cara como esse falar eu não posso me conformar com capachismo.

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#4705 Mensagem por LeandroGCard » Qui Mar 10, 2011 7:29 pm

Corsário01 escreveu:
brisa escreveu:A propósito.....cadê o Corsário.....ooooopssssss :mrgreen: ..... :shock:
Eu estou na varanda.

O que foi colocado no PN é fato. Preto no branco, só faltando os numeros e a contrapartida deles, é claro.
.
.
.

Desculpem o desabafo, mas muito se escreveu, muito tempo foi desperdiçado em vão por algo irreal. Não temos como pagar esta conta de Bilhões e mais Bilhões.

O Déficit público matou todo o trabalho. O Governo não está errado em cortar os custos. A hora é essa antes que todo o trabalho feito seja perdido.

Por isso, entre sonhar com Escoltas de 6.000T, NaPaOcs de 1.8t e PA, NaPaLog 0Km, eu prefiro esses usados mesmo. Pelo menos assim, ainda teremos uma Marinha. Alias, se isso tudo vier, mas o RFA Fort George, seremos a melhor Marinha do AS.

E viva a COLEIRA! Vamos aprender a falar inglês, porque é melhor do que falar chines. 8-] 8-]

Meus 2 cents. ( CB, peguei emprestado sua expressão, espero que não se zangue :D )
Prezado amigo Corsário, sabe porque não concordo com esta sua opinião?

Porque se partirmos para "estreitar nossa grande amizade" com os EUA, a França, a China, ou até Júpiter agora, aceitando presentes como estes, daqui a dois ou três anos estaremos razoavelmente felizes operando navios que não são os ideais para nós, mas "no contexto latino-americano” não teriam rivais.

Daqui a cinco ou seis estaríamos reclamando que nossos navios mais poderosos ainda operariam Harpoon quando todos os demais equivalentes no mundo já operariam mísseis supersônicos, os mísseis Standard estariam saindo de linha e não teriam reposição, os SM-3 estariam com a validade vencendo e seriam muito caros para repor, o sistema AEGIS seria alvo fácil para mísseis anti-radar que estariam entrando em operação (e sendo comprados por uma Venezuela ou um Chile), etc... .

Daqui a 13 ou 15 anos nossos navios já estariam defasados, teriam quatro vezes o RCS das novas construções estrangeiras, fariam muito barulho tornando-se alvos fáceis para sub´s, etc... .

Daqui a 20 anos teríamos uma marinha defasada, difícil de manter e cara de operar, e estaríamos sonhando em obter navios novos com projeto de acordo com nossas reais necessidades e interesses.

E daqui a 30 anos estaríamos novamente no mesmo patamar em que estamos agora, recebendo felizes navios usados de alguma potência estrangeira que não seriam os ideais para nós e nada acrescentariam para a nação além de uma capacidade militar transitória, que se perderia de novo com o tempo, como ocorre com a MB já vai mais de 100 anos. E o mundo todo olharia para nós exatamente como olha hoje, um gigante bobalhão que de tempos em tempos aceita brinquedinhos novos e fica feliz por mais uma ou duas décadas, sem jamais crescer e se tornar um adulto de verdade.

Por isso prefiro esperar 2, 4 ou mesmo 8 anos pelo pré-sal, pela sucessão dos governos e a aposentadoria dos almirantes para então começar um programa naval de verdade, que permita que passemos de simples usuários a geradores de doutrinas e equipamentos adequados às nossas realidades e interesses, que tenha o respeito não apenas de nossos pequenos vizinhos continentais mas de todo o mundo, e cuja indústria e base tecnológica estejam sendo tão beneficiadas pelos programas de reequipamento da marinha quanto já o são pelos da FAB (vide Embraer, Mectron, Orbisat, etc...), mesmo em tempo de paz.

Já assisto a este filme há mais de 30 anos, e se o enredo continuar o mesmo não tem mais nenhuma graça assistí-lo, porque já sei o seu final. Prefiro esperar mais um pouco e ver se consigo assistir a um filme diferente.

Leandro G. Card

Editado pela última vez por LeandroGCard em Qui Mar 10, 2011 7:34 pm, em um total de 2 vezes.
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#4706 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mar 10, 2011 7:32 pm

LeandroGCard escreveu:
Corsário01 escreveu: Eu estou na varanda.

O que foi colocado no PN é fato. Preto no branco, só faltando os numeros e a contrapartida deles, é claro.
.
.
.

Desculpem o desabafo, mas muito se escreveu, muito tempo foi desperdiçado em vão por algo irreal. Não temos como pagar esta conta de Bilhões e mais Bilhões.

O Déficit público matou todo o trabalho. O Governo não está errado em cortar os custos. A hora é essa antes que todo o trabalho feito seja perdido.

Por isso, entre sonhar com Escoltas de 6.000T, NaPaOcs de 1.8t e PA, NaPaLog 0Km, eu prefiro esses usados mesmo. Pelo menos assim, ainda teremos uma Marinha. Alias, se isso tudo vier, mas o RFA Fort George, seremos a melhor Marinha do AS.

E viva a COLEIRA! Vamos aprender a falar inglês, porque é melhor do que falar chines. 8-] 8-]

Meus 2 cents. ( CB, peguei emprestado sua expressão, espero que não se zangue :D )
Prezado amigo Corsário, sabe porque não concordo com esta sua opinião?

Porque se partirmos para "estreitar nossa grande amizade" com os EUA, a França, a China, ou até Júpiter agora, aceitando presentes como estes, daqui a dois ou três anos estaremos razoavelmente felizes operando navios que não são os ideais para nós, mas "no contexto latino-americano” não teriam rivais.

Daqui a cinco ou seis estaríamos reclamando que nossos navios mais poderosos ainda operariam Harpoon quando todos os demais equivalentes no mundo já operariam mísseis supersônicos, os mísseis Standard estariam saindo de linha e não teriam reposição, os SM-3 estariam com a validade vencendo e seriam muito caros para repor, o sistema AEGIS seria alvo fácil para mísseis anti-radar que estariam entrando em operação (e sendo comprados por uma Venezuela ou um mChile), etc... .

Daqui a 13 ou 15 anos nossos navios já estariam defasados, teriam quatro vezes o RCS das novas construções estrangeiras, fariam muito barulho tornando-se alvos fáceis para sub´s, etc... .

Daqui a 20 anos teríamos uma marinha defasada, difícil de manter e cara de operar, e estaríamos sonhando em obter navios novos com projeto de acordo com nossas reais necessidades e interesses.

E daqui a 30 anos estaríamos novamente no mesmo patamar em que estamos agora, recebendo felizes navios usados de alguma potência estrangeira que não seriam os ideais para nós e nada acrescentariam para a nação além de uma capacidade militar transitória, que se perderia de novo com o tempo, como ocorre NBA MB já vai mais de 100 anos. E o mundo todo olharia para nós exatamente como olha hoje, um gigante bobalhão que de tempos em tempos aceita brinquedinhos novos e fica feliz por mais uma ou duas décadas, sem jamais crescer e se tornar um adulto de verdade.

Por isso prefiro esperar 2, 4 ou mesmo 8 anos pelo pré-sal, pela sucessão dos governos e a aposentadoria dos almirantes para então começar um programa naval de verdade, que permita que passemos de simples usuários a geradores de doutrinas e equipamentos adequados às nossas realidades e interesses, que tenha o respeito não apenas de nossos pequenos vizinhos continentais mas de todo o mundo, e cujo indústria e base tecnológica estejam sendo tão beneficiadas pelos programas de reequipamento da marinha quanto já o são pelos da FAB (vide Embraer, Mectron, Orbisat, etc...), mesmo em tempo de paz.

Já assisto a este filme há mais de 30 anos, e se o enredo continuar o mesmo não tem mais nenhuma graça assistí-lo, porque já sei o seu final. Prefiro esperar mais um pouco e ver se consigo assistir a um filme diferente.

Leandro G. Card
Leandro...

Perfeito! [100] [009]

É como diz o poeta... se acabarmos assim, nada mudou mesmo e voltamos a 1900 e antigamente e a vida continua... é só nos conformar com o nosso 'papel' de gigante adormecido e deitado em berço esplêndido... e é isso aí... é o que somos.

Só não podemos reclamar depois.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Corsário01
Sênior
Sênior

#4707 Mensagem por Corsário01 » Qui Mar 10, 2011 8:16 pm

Eu admiro o otimismo de vcs.

De que dentro de 4 a 8 anos teremos enfim algo de diferente.

Como foi falado acima, Ja se vão 30 anos e nada de novo apareceu.
Sem querer ser por demais pessimista, creio que nada mudará e continuaremos na mesma, aonde a DEFESA é a 3ª pessoa depois de ninguém, ou seja, NADA para os politicos, e se é para ficar acreditando em papai noel, coelhinho da Páscoa e em Duendes, eu prefiros os espelhinhos, pq pelo menos eles funcionam.

Desculpem, eu não era, mas agora SOU cético.

Abraços,

Padilha
Corsário01
Sênior
Sênior

#4708 Mensagem por Corsário01 » Qui Mar 10, 2011 8:19 pm

CB, reclamar de navios com Spy 1??? Vc só pode estar brincando né?

Abraços,

Padilha
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#4709 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mar 10, 2011 8:20 pm

Corsário01 escreveu:Eu admiro o otimismo de vcs.

De que dentro de 4 a 8 anos teremos enfim algo de diferente.

Como foi falado acima, Ja se vão 30 anos e nada de novo apareceu.
Sem querer ser por demais pessimista, creio que nada mudará e continuaremos na mesma, aonde a DEFESA é a 3ª pessoa depois de ninguém, ou seja, NADA para os politicos, e se é para ficar acreditando em papai noel, coelhinho da Páscoa e em Duendes, eu prefiros os espelhinhos, pq pelo menos eles funcionam.

Desculpem, mas eu não era, mas agora SOU cético.
Bom... você sabe que muitas vezes os espelhos não funcionam... porque se funcionassem essa maravilha não teríamos todos esses planos para justamente nos livrar deles... :wink:

Nem tanto ao mar e nem tanto a terra meu amigo.

E no fim não tem nada a ver com otimismo... é só querer saber se dá para (copiando o Leandro) assistir um "filme diferente"... se não dá... bom... já estamos mais do calejados de saber a realidade.

Ou é novidade para alguém??

Então não somos otimistas... é filme novo ou velho? Seria legal ter filme novo... senão... bom... me conformo e bola para frente.

[]s
CB_Lima

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#4710 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mar 10, 2011 8:26 pm

Corsário01 escreveu:CB, reclamar de navios com Spy 1??? Vc só pode estar brincando né?
Padilha... falei algo genérico e você vem mostrar o produto mais atraente do navio... :lol:

Essas coisas nem sempre são dá maneira que se pinta e me admira você não achar isso... para rolar um downgrade e matar de tabela qualquer iniciativa nacional não custa nada...

Ficaremos felizes com o SPY 1? Bom... espero que sim porque o treco é bom... mas aí é como eu disse ... é se conformar com o papel de consumidor e é isso aí e não podemos reclamar depois.

Além disso o navio não é feito só disso e para botar um treco desses para funcionar e manter... $$$$$$$$$$$$

Só não vale ter um navio desses com um treco como o SPY 1 navegando mas meia boca ou não funcional hein?

Ou seja... no super-trunfo é ótimo dizer que temos...

E é bom não pensar que um navio desses é barato de operar também...

[]s
CB_Lima

Responder