Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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vplemes
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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#106 Mensagem por vplemes » Sex Fev 23, 2018 8:48 am

pmicchi escreveu:Essas River fogem bem do meu conceito de NaPaOc pq o armamento realmente é pífio e a velocidade máxima risível. Mas tudo depende do preço. A RN não quer gastar com o sucateamento deles, provavelmente.

Talvez dê pra trocar os 20mm por peças de 30mm retiradas do Ocean. E a plataforma de ré talvez seja suficiente para operar VANTs
Para aquilo que um NaPaOc faz, não vejo necessidade de por mais armas nesses navios. Vão perseguir pesqueiros ilegais, fazer salvamento em alto mar e coisas do gênero. Parece que se é da MB e flutua o pessoal acha que tem que por canhão, mísseis e o diabo a quatro. Tem que ver a missão para qual foram feitos. Estes classe River podem não ser ideais, mas se vierem por um preço adequado vão ser um ativo muito importante para a patrulha de nossa ZEE.




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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#107 Mensagem por Lord Nauta » Sex Fev 23, 2018 6:08 pm

vplemes escreveu:
pmicchi escreveu:Essas River fogem bem do meu conceito de NaPaOc pq o armamento realmente é pífio e a velocidade máxima risível. Mas tudo depende do preço. A RN não quer gastar com o sucateamento deles, provavelmente.

Talvez dê pra trocar os 20mm por peças de 30mm retiradas do Ocean. E a plataforma de ré talvez seja suficiente para operar VANTs
Para aquilo que um NaPaOc faz, não vejo necessidade de por mais armas nesses navios. Vão perseguir pesqueiros ilegais, fazer salvamento em alto mar e coisas do gênero. Parece que se é da MB e flutua o pessoal acha que tem que por canhão, mísseis e o diabo a quatro. Tem que ver a missão para qual foram feitos. Estes classe River podem não ser ideais, mas se vierem por um preço adequado vão ser um ativo muito importante para a patrulha de nossa ZEE.


Perfeito!

Dois destes navios poderiam ser designados para o 5º DN e substituiriam com vantagem, em função do deslocamento e recursos adicionais, os classe Bracui. Os classe Bracui poderiam então ser deslocados para o 4º DN, que poderia receber também o terceiro exemplar da classe River.


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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#108 Mensagem por Crisaman » Sex Fev 23, 2018 9:19 pm

Se o preço estiver bom acho que a marinha deveria comprar na hora. Ótimos navios. E num futuro próximo compraria mais 5 Amazonas direto da Inglaterra, sem essa história que nunca anda direito de fabricação nacional.




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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#109 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Fev 24, 2018 3:32 am

Crisaman escreveu:Se o preço estiver bom acho que a marinha deveria comprar na hora. Ótimos navios. E num futuro próximo compraria mais 5 Amazonas direto da Inglaterra, sem essa história que nunca anda direito de fabricação nacional.

Também penso desta forma. Desmembrar os NaPaOc do PROSUPER que passaria a ter foco em meios para a Esquadra: - navios de escolta e NapLo e obter cinco classe Amazonas adicionais diretamente na Inglaterra. Estes navios tem se mostrado muito bons em serviço.

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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#110 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 24, 2018 11:11 am

A tendencia no almirantado parece ir nesta direção. O pessoal já percebeu, ou finalmente, que mega-projetos na área de defesa não colam mais.
O negócio é ir adquirindo os meios onde e como possível e sempre que a oportunidade se apresentar.
Acho que agora os comandantes militares depois de mais de 30 anos descobriram o tipo de país a que servem.
Boa sorte para eles.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#111 Mensagem por osolamaalua » Sáb Fev 24, 2018 5:56 pm

Na reportagem do Poder Naval esses navios foram descartados. A MB sabe que já recebeu sua cota...agora tera que esperar novo governo




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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#112 Mensagem por GIL » Sáb Fev 24, 2018 6:54 pm

Eu até hoje me pergunto: porque simplesmente não fizemos um acordo com o Chile de apoio mutuo de compras das nossas industrias de defesa (pese a que eles não tem a mesma capacidade que a nossa)
Eles tem fabricando no seu astilheiro ASMAR as suas patrulhas oceanicas (de projeto alemão) e parece que estavam bem contentes com elas

A jogada seria encomendar deles esses buques e eles como contrapartida comprariam material de defesa fabricados no Brasil
Já compraram 12 supertucanos, tem compromisso de comprar 6 KC-390, não seria absurdo pensar que poderiamos fabricar algo mais que eles necessitaram, recordando que eles tem 2 submarinos alemães algo mais velhos que os nossos classe tupi e não seria absurdo pensar em produzir outros por aqui para eles (em vez de ser na França) se eles tivessem a pretensão de ampliar a sua frota de Scorpenes.

Assim tanto o ASMAR como o Nosso estaleiro de Itaguai teriam encomendas complementarias a produção nacional.
Alguma vez isso foi pensando em ambito da MB ou em ambito governamental?

Esse artigo é de 2017 (falando sobre a patrulheira deles)
http://www.naval.com.br/blog/2017/08/17 ... co-opv-80/

Podemos dar o mesmo tratamento para a Colombia (se é que já não fazemos isso) em outros produtos produzidos por eles como aquelas lanchas produzidas para o teatro amazonico.




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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#113 Mensagem por Lord Nauta » Dom Fev 25, 2018 1:14 am

osolamaalua escreveu:Na reportagem do Poder Naval esses navios foram descartados. A MB sabe que já recebeu sua cota...agora tera que esperar novo governo

Estes navios se forem adquiridos se constituirão em um importante acréscimo em curto prazo ao patrulhamento das AJB. Dois exemplares poderiam, por exemplo, substituir os dois classe Bracui do 5º DN, que por sua ver poderiam ser transferidos para o 4º DN. Por deslocarem 1.800 ton (os Bracui deslocam 720 ton.) seriam mais adequados a operar na região sul do país. A popa destes navios e safa a operação de UAV's (Entretanto e preciso a MB adotar estes sistemas de armas o quanto antes, já que potencializam as operações de busca/vigilância).
Também podem empregar RHIB (RIGID HULL INFLATABLE BOAT) ampliando sua capacidade na realização de PATNAV. No Brasil poderiam ser equipados com reparos COCERD e sistemas LRAD (Long Range Acoustic Devices), além de eventuais operações de SAR.
Eventualmente o valor de obtenção dos três/quatro navios da classe deve ser menor e/ou equivalente a um único NaPaOc classe Amazonas. Acredito que caso haja a obtenção os recursos serão próprio orçamento da MB a exemplo do OCEAN e que os pagamentos serão diluídos ao longo do tempo.
E bom lembrar que os classe Macaé, Grajaú e Bracui também não possuem convoo sem que isto diminua a importância da presença dos mesmos nas AJB como marcos vivos de nossa soberania no mar que nos pertence.
Concordo que a melhor alternativa seria a construção dos 5 NaPaOc previstos no PROSUPER. Entretanto estamos no Brasil varonil e defesa nunca foi e não continuara sendo por muito tempo prioridade para os GF de plantão. :evil:

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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#114 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 25, 2018 12:31 pm

Como estamos negociando com os ingleses o Ocean, e eles estão ferrados e mal pagos em termos de orçamento, as vezes fico pensando no seguinte:

RFP CCT: 4 corvetas Tamandaré ou Fragatas leves por cerca de 2 Bilhões de dólares.

Bem, eles tem 3 navios de patrulha, 2 Albion e 1 Royal Fort para dar cabo no curto prazo. Também tem o projeto de fragata leve Type 31, da Bae Systems, com 4 mil tons e 120 mts, e usando praticamente tudo que a MB quer colocar nas Tamandaré. E temos os direitos de construção da classe Amazonas. De imediato são 5 navios, que podem vir a ser 12 com modificações feitas aqui mesmo.

Um bom acordo poderia nos dar todos estes navios misturando o financiamento externo das CCT e orçamento da MB ao longo dos próximos anos. Desde que os preços e condições de pagamento, e dos navios, claro, sejam os mais vantajoso possível para nós.

Tenho certeza que os ingleses negociariam de muito bom grado valores e condições de todos estes navios a fim de que sejam adquiridos por nós. E no futuro a médio prazo, talvez sobre até os 3 classe Bay que ainda estão na ativa.

Resolvemos o problema dos CFN por anos a fio, e ainda quebramos o galho da Esquadra para a próxima década, até que dias melhores nos sobrevenham.


ps: se o valor de cada CCT for mesmo de US 350 milhões, com a verba de US 2 bi, ainda sobrariam uns 600 milhões. Mas se for menos, quem sabe ainda poderíamos fazer alguma coisa com o que sobrar.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#115 Mensagem por osolamaalua » Dom Fev 25, 2018 9:35 pm

Infelizmente não virão. Prioridade é retomada da construção dos NaPa. Existe a intencao de após definida as Corvetas, criarem um modelo reduzido como NaPOc.




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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#116 Mensagem por Lord Nauta » Seg Fev 26, 2018 1:50 am

Colegas,

Estes navios se viessem poderiam substituir com vantagens os classe Bracui do 5º DN. Navios a mais para patrulhar as AJB seriam um acréscimo importante. Navios são as linhas vivas que demarcam as fronteiras marítimas de um país. Estes navios teriam importantes atribuições na realização de PatNav's, operações SAR, lançamento de minas...etc. Entretanto pelas noticias talvez não venham, o que será uma oportunidade perdida. A construção dos ex-NaPa 500 EISA deve ser prioridade. Entretanto não deveria inviabilizar a obtenção de outros meios. Alguns colegas advogam a construção de navios novos da classe Amazonas, entretanto um único exemplar desta classe dever girar em torno de USD 80/90 milhões.
Em relação a NaPa sou da opinião que:
1. Encerrar a classe Macaé com a construção dos quatro ex-Eisa, sendo que esta classe seria substituída pelos NaPa 500 BR.
2. Os 12 classe Grajaú (217 ton) deveriam ser paulatinamente substituídos pelo projeto do NaPa 500 BR ( 580 ton).
3. Os classe Grajaú (navios valentes) repotencializados seriam transferidos para a FlotAm.

Sds

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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#117 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 26, 2018 10:26 am

osolamaalua escreveu:Infelizmente não virão. Prioridade é retomada da construção dos NaPa. Existe a intencao de após definida as Corvetas, criarem um modelo reduzido como NaPOc.
Se for o caso de o projeto da MB para a corveta ser a que será construída, o CPN já tem o projeto pronto, com base no casco da Barroso, mas com 90 mts.
Agora, se for uma fragata leve, bem, então teremos que ver se o projeto a ser oferecido tem variantes a serem postas como NaPaOc.

abs




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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#118 Mensagem por pmicchi » Qui Mar 01, 2018 3:08 pm

Os russos mantém a tradição soviética de navios patrulhas armados:

https://sputniknews.com/russia/20160807 ... -analysis/

Ao contrário do que pode parecer não se trata de um barco de ataque aumentado limitado a uma única função, mas sim de um navio de 800t com boa autonomia, raio de ação e navegabilidade. É impressionante o armamento pesado instalado num casco tão pequeno.

No nosso caso, com ameaças aéreas inexistentes e submarinas reduzidas, as necessidades são diferentes mas considero bastante conveniente termos alguns navios menores com boa capacidade ASuW. Um projeto assim poderia aproveitar muito equipamento das escoltas que estão sendo desativadas.

EDIT: um segundo link relacionado ao tema:
https://defencyclopedia.com/2014/09/10/ ... dly-fleet/




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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#119 Mensagem por Crisaman » Sex Mar 02, 2018 10:49 am

Lord Nauta escreveu:Colegas,

Estes navios se viessem poderiam substituir com vantagens os classe Bracui do 5º DN. Navios a mais para patrulhar as AJB seriam um acréscimo importante. Navios são as linhas vivas que demarcam as fronteiras marítimas de um país. Estes navios teriam importantes atribuições na realização de PatNav's, operações SAR, lançamento de minas...etc. Entretanto pelas noticias talvez não venham, o que será uma oportunidade perdida. A construção dos ex-NaPa 500 EISA deve ser prioridade. Entretanto não deveria inviabilizar a obtenção de outros meios. Alguns colegas advogam a construção de navios novos da classe Amazonas, entretanto um único exemplar desta classe dever girar em torno de USD 80/90 milhões.
Em relação a NaPa sou da opinião que:
1. Encerrar a classe Macaé com a construção dos quatro ex-Eisa, sendo que esta classe seria substituída pelos NaPa 500 BR.
2. Os 12 classe Grajaú (217 ton) deveriam ser paulatinamente substituídos pelo projeto do NaPa 500 BR ( 580 ton).
3. Os classe Grajaú (navios valentes) repotencializados seriam transferidos para a FlotAm.

Sds

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Caro Lord Nauta

Existe alguma coisa errada com a classe Macaé além das trapalhadas com o estaleiro? Não daria pra continuar construindo essa classe até o projeto do NaPa 500BR estar realmente pronto para fabricação? Ou o NaPa 500BR já esta pronto para fabricação faltando só dinheiro para começar?

Grato
Crisaman




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Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#120 Mensagem por Lord Nauta » Sex Mar 02, 2018 6:44 pm

Crisaman escreveu:
Lord Nauta escreveu:Colegas,

Estes navios se viessem poderiam substituir com vantagens os classe Bracui do 5º DN. Navios a mais para patrulhar as AJB seriam um acréscimo importante. Navios são as linhas vivas que demarcam as fronteiras marítimas de um país. Estes navios teriam importantes atribuições na realização de PatNav's, operações SAR, lançamento de minas...etc. Entretanto pelas noticias talvez não venham, o que será uma oportunidade perdida. A construção dos ex-NaPa 500 EISA deve ser prioridade. Entretanto não deveria inviabilizar a obtenção de outros meios. Alguns colegas advogam a construção de navios novos da classe Amazonas, entretanto um único exemplar desta classe dever girar em torno de USD 80/90 milhões.
Em relação a NaPa sou da opinião que:
1. Encerrar a classe Macaé com a construção dos quatro ex-Eisa, sendo que esta classe seria substituída pelos NaPa 500 BR.
2. Os 12 classe Grajaú (217 ton) deveriam ser paulatinamente substituídos pelo projeto do NaPa 500 BR ( 580 ton).
3. Os classe Grajaú (navios valentes) repotencializados seriam transferidos para a FlotAm.

Sds

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Caro Lord Nauta

Existe alguma coisa errada com a classe Macaé além das trapalhadas com o estaleiro? Não daria pra continuar construindo essa classe até o projeto do NaPa 500BR estar realmente pronto para fabricação? Ou o NaPa 500BR já esta pronto para fabricação faltando só dinheiro para começar?

Grato
Crisaman

Prezado colega,

1. Os NaPa classe Macaé são adequados a missão que se destina o que tem sido demonstrado no seu emprego pela MB.
2. A bancarrota do EISA prejudicou o planejamento previsto relativo a construção destes navios. O tempo decorrido pelo atraso nas construções planejadas provocou o desenvolvimento com base da avaliação operacional dos navios em serviço da classe NaPa 500 BR ( de fato terão 580 ton.).
3. No momento o que se pensa e concluir os quatro cascos inacabados ex-EISA e se partir para a obtenção da nova classe. O ponto de partida será primeiro a construção de uma unidade cabeça de serie para depois se encomendar um lote inicial. O ex-MD e um entusiasta deste projeto juntamente com os da CT. Um pouco menos de entusiasmo girava em torno do projeto do NaPaOc do CPN.

Sds

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