NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6631 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Fev 15, 2018 2:54 pm

Tikuna escreveu:Não sei se chegaríamos a fazer sessões tão grandes assim nas próximas décadas, mas no caso do subnuc que é maior, a vela será transportada.

Relaxe que isso também foi pensado. Caso por algum motivo tenha de se exceder a capacidade do túnel, há um plano B de transporte pela BR até o porto que fica próximo, ser embarcado e transportado até a frente da base.


Abraços
Acho que a questão é: Por que diabos fizeram a base em duas partes separadas por um túnel?...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6632 Mensagem por pmicchi » Dom Fev 18, 2018 4:30 pm





Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1898
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6633 Mensagem por arcanjo » Ter Fev 20, 2018 6:11 pm

20 de Fevereiro de 2018
O Prosub e o submarino nuclear brasileiro SN-BR

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2018/02/SN-BR-2.jpg
Visão em corte simplificada do SN-BR. Observar a semelhança com o Scorpene S-BR

O objetivo principal do Programa de Desenvolvimento de Submarinos é construir o primeiro submarino de propulsão nuclear da Marinha do Brasil

:arrow: http://www.naval.com.br/blog/2018/02/20 ... iro-sn-br/

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1898
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6634 Mensagem por arcanjo » Ter Fev 20, 2018 6:18 pm

fev 20, 2018
Integração final do submarino S-40 Riachuelo é iniciada em Itaguaí (RJ).

Por Roberto Caiafa

http://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2018/02/1109298-tmazs_edit_20021807287-e1519150854753.jpg
Itaguaí(RJ) - Submarino apresentado durante cerimônia de Inínio de Integração dos Submarinos Classe Riachuelo, no Complexo Naval de Itaguaí, região metropolitana do Rio(Tomaz Silva/Agência Brasil)

:arrow: http://tecnodefesa.com.br/integracao-fi ... taguai-rj/

abs.

arcanjo




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6635 Mensagem por pmicchi » Qua Fev 21, 2018 11:31 am

15 S-BR e 6 SN-BR?

depois querem que a gente leve eles a sério.

Deviam pensar numa versão menor do S-BR (700-900t) com senores e armamentos nacionais, e potencial de exportação.




Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1936
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6636 Mensagem por gusmano » Qua Fev 21, 2018 1:49 pm

pmicchi escreveu:15 S-BR e 6 SN-BR?

depois querem que a gente leve eles a sério.

Deviam pensar numa versão menor do S-BR (700-900t) com senores e armamentos nacionais, e potencial de exportação.
Arrisco dizer que é o único projeto sério atualmente em curso nas FA´s. rs


abs




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6637 Mensagem por pmicchi » Qua Fev 21, 2018 2:54 pm

não que eu discorde o programa é sério, só acho a quantidade de subs irreal.




Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1936
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6638 Mensagem por gusmano » Qua Fev 21, 2018 3:36 pm

Tb acho, mas vou dar o beneficio da dúvida. Se lá na frente ficar na metade, já considero um sucesso.

Se já partir da premissa de 6 unidades e terminar com 3 já complica kkk

abs




Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6639 Mensagem por Juniorbombeiro » Qua Fev 21, 2018 8:21 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Tikuna escreveu:Não sei se chegaríamos a fazer sessões tão grandes assim nas próximas décadas, mas no caso do subnuc que é maior, a vela será transportada.

Relaxe que isso também foi pensado. Caso por algum motivo tenha de se exceder a capacidade do túnel, há um plano B de transporte pela BR até o porto que fica próximo, ser embarcado e transportado até a frente da base.


Abraços
Acho que a questão é: Por que diabos fizeram a base em duas partes separadas por um túnel?...
Eu ACHO que foi pq fizeram a UFEM (Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas) dentro do pátio da NUCLEP, empresa já existente desde 1975 e que faz outras coisas além de submarinos, o que faz com que sejam instalações flexíveis e que podem ser usadas em outros projetos além de Subs.
Se bem que nessa M... Agora só Deus sabe quando.
Se fizerem peças que não cabem no túnel, parece que existe um pier da NUCLEP acessível por estrada, é só largar numa balsa e levar a o porto do estaleiro.




Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6640 Mensagem por Juniorbombeiro » Qua Fev 21, 2018 8:29 pm

gusmano escreveu:Tb acho, mas vou dar o beneficio da dúvida. Se lá na frente ficar na metade, já considero um sucesso.

Se já partir da premissa de 6 unidades e terminar com 3 já complica kkk

abs
Na verdade, a única coisa que está mais ou menos garantido, são os 4 contratados e as instalações do LABGENE, eu não boto minha mão no fogo nem para o primeiro Subnuc. Tudo o que vier a mais que isso é lucro.
Planejar, a MB também planejou ter 10 Niterói na década de 80.




Avatar do usuário
thicogo
Sênior
Sênior
Mensagens: 808
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 2:32 pm
Localização: RIO DE JANEIRO
Agradeceram: 17 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6641 Mensagem por thicogo » Qui Fev 22, 2018 2:59 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Tikuna escreveu:Não sei se chegaríamos a fazer sessões tão grandes assim nas próximas décadas, mas no caso do subnuc que é maior, a vela será transportada.

Relaxe que isso também foi pensado. Caso por algum motivo tenha de se exceder a capacidade do túnel, há um plano B de transporte pela BR até o porto que fica próximo, ser embarcado e transportado até a frente da base.


Abraços
Acho que a questão é: Por que diabos fizeram a base em duas partes separadas por um túnel?...
A lógica túnel é seguinte dá chance quem estiver na área azul área administrativa se salvar caso acidente radiológico.
Essa mesma lógica é utilizada no Centro de Misseis da Marinha. Existe um morro separando as áreas azul e vermelha.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60575
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6331 vezes
Contato:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6642 Mensagem por Túlio » Qui Fev 22, 2018 3:08 pm

PUTZ, eu agradeço esta informação, não sabia mesmo, Thicogo, tks! [009]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Naval
Sênior
Sênior
Mensagens: 1505
Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
Agradeceram: 43 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6643 Mensagem por Naval » Dom Fev 25, 2018 7:15 pm

Existe um submarino inacabado em uma oficina coberta ao lado do dique almirante jardim no arsenal da marinha (AMRJ). Alguém sabe algo a respeito?

Uma vez li uma entrevista de um almirante dizendo que seriam seis (06) submarinos classe tupi que o Brasil iria adquirir. O sexto receberia o nome de "Tapuia".

Será que é esse?

Abraços.




"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6644 Mensagem por Lord Nauta » Seg Fev 26, 2018 1:14 am

Naval escreveu:Existe um submarino inacabado em uma oficina coberta ao lado do dique almirante jardim no arsenal da marinha (AMRJ). Alguém sabe algo a respeito?

Uma vez li uma entrevista de um almirante dizendo que seriam seis (06) submarinos classe tupi que o Brasil iria adquirir. O sexto receberia o nome de "Tapuia".

Será que é esse?

Abraços.

O Tapuia foi cancelado. A intenção e que fosse um classe IKL 214. No Brasil não existe nenhum submarino inacabado.

Sds

Lord Nauta




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6645 Mensagem por Lord Nauta » Seg Fev 26, 2018 1:27 am

Extrato de entrevista do PN referente a continuidade do PROSUB:

O Poder Naval fechou as perguntas da coletiva questionando o almirante Bento se, nos anos informados entre a finalização do quarto submarino convencional (2023) e do primeiro de propulsão nuclear (2029) o complexo naval estará dedicado a construir exclusivamente o submarino nuclear ou se, paralelamente, iniciará a construção de mais submarinos convencionais.

O almirante Bento procurou explicar dois aspectos da questão: por um lado, formalmente a ICN é uma empresa de propósito específico, e este propósito é a construção de quatro submarinos convencionais e um nuclear. Por outro lado, é uma instalação com capacidade de construir até quatro submarinos simultaneamente (sejam eles convencionais ou nucleares) com dois tendo suas seções em preparação na UFEM (Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas, a poucos quilômetros do estaleiro à beira-mar) e dois no estaleiro, para integração final como é o caso do Riachuelo. Também frisou que as instalações podem construir navios de superfície. Assim, aproveitar toda essa capacidade e realizar a construção de novos submarinos, além desses cinco contratados, vai depender das condições econômicas aliadas às necessidades de defesa.

''Em minha opinião a fala do almirante Bento corrobora minha opinião que a MB deveria se empenhar para obter um aditamento ao atual contrato. Este aditamento teria como objetivo a construção de mais dois SSK classe Riachuelo (S 44 e S 45) entre os anos de 2023 e 2029. Paralelo a estas construções a área de projetos da MB deveria desenvolver a classe seguinte de submarinos brasileiros. Também deveria haver esforços para o equacionamento das questões relativas aos recursos necessários a construção do segundo SNA a partir da década de 2030. Também acredito que em Itaguaí poderiam ser construídos pelo menos dois exemplares de um desejável segundo lote das CT a partir de 2025 e após alguns dos navios de escolta de maior porte previstos no PROSUPER. Estas ações consolidariam Itaguaí como o principal polo tecnológico e de construção do Poder Naval brasileiro.''

Então, cai da cama e acordei! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




Responder