Aviação Naval Brasileira

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#166 Mensagem por Lord Nauta » Dom Nov 26, 2017 1:16 pm

FCarvalho escreveu:Lord, na reportagem a MB está procurando verificar com a FAB a partilha de bases aéreas para distribuir os UH-15.

Presumivelmente em Belém e Florianópolis. Não tenho ideia do porque dessa divisão dos meios posto que iremos operar míseras 16 undes, sendo que apenas 8 serão EG e as 8 demais versões especializadas C-SAR e AN. Além do que, o grosso do CFN está concentrado no RJ.

Não se sabe ainda sequer qual o destino dos UH-14, se serão modernizados ou aposentados.

Acho contraprudocente isso de querer espalhar os poucos meios que temos, sem nem ter estrutura para operar e receber tais helos. Ademais, qual a utilidade destes helos em Belém e Florianópolis? O que eles fariam que os helos da FAB na área já não cobrem? Se fosse pelo menos em Manaus onde tem o 1o BtlOpRib ainda vá lá. O de Belém nem ainda está operacional.

Tendo a crer que antes de sair espalhando os poucos meios de que dispõe, seria mais interessante pensar em duas questões mais prioritárias, que são o helos de treinamento e médio-leve. Estes sim bem mais interessantes de manter e conseguir verba, já que uma nova compra de H225M pode ser considerada praticamente carta fora do baralho no caso da substituição dos UH-14. Daí o que fazer com eles, já é bem outra coisa. Pelo menos até 2024 eles vão ter que durar, já que esta é a data final para a substituição dos Cougar e BH na Avex.

Em todo caso, com 4 HU's para conseguir um novo helo, pelo menos umas 24 a 32 undes terão de ser arranjadas inexoravelmente. E pelo menos para mim não seria de toda má ideia manter-se os números do PEAMB, já que com 60 helos médio-leves poderíamos dispor de pelo menos mais dois ou três esquadrões, cobrindo assim Natal e Salvador, e quiçá Florianópolis e Belém. E ainda sobraria para o Proantar.

Os helos de treinamento sinceramente, gostaria de que isso fosse feito conjuntamente pelas ffaa's, até porque geraria menores custos e maior capacidade de barganha com os ofertantes. Infelizmente como o pessoal continua cada um olhando para o próprio umbigo, e o MD não tem culhões para resolver o negócio, vamos esperar para ver o que dá.

abs

Concordo com o quantitativo de helis previstos no natimorto PEAMB. Entretanto não podemos nunca nos esquecer que moramos em um país chamado Brasil. Um país que tem uma Esquadra com navios com o mesmo tempo de serviço dos membros do Almirantado. Um país que tem ainda obuses M-114 em operação e que terá como defesa de sua dimensão área míseros 36 aviões de caça monomotores. Quanto aos ministros da Defesa o que tivemos e temos: advogado, embaixador, políticos .... todos,sem exceção, incapazes e dotados de pensamento estratégico de natureza medíocre. :mrgreen:

Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3112 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#167 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 26, 2017 6:47 pm

Lord, em se tratando de helos médio-leves, e leves, todos com potencial para serem montados aqui, com exceção dos americanos, acredito que a MB possui argumentos fortes para conseguir atingir os números pretendidos, já que isso envolveria com certeza os interesses das fabricantes aqui instaladas, mais objetivamente, franceses e italianos. Todos eles com pesados investimentos aqui.

Um AW-109 custa em torno de US 4-6 milhões. A mesma coisa os H-135/145. Os helo leves custam em torno US 1,5 a 3 milhões. Os americanos podem até fazer por menos, sabemos disso.

Então a questão de fundo é: com que a gente tem que conversar ao pé do ouvido para esse negócio sair?

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#168 Mensagem por Bolovo » Seg Nov 27, 2017 12:01 am

FCarvalho escreveu:Por enquanto a prioridade é conseguir no curto prazo a substituição dos IH-6B e dos Esquilo mono e bi turbina.

Este último é mais complicado em função da quantidade apontada, cerca de 60 helos, no último PEAMB. Se considerarmos os 4 HU que a MB tem, seriam 15 aeronaves para cada um.

Já os helos de treinamento são necessários cerca de 30 undes. A AW tem a vantagem de oferecer uma mesma base com o AW-109/119 nos dois projetos, enquanto a Helibrás oferece o H125 e a dupla H135/145 respectivamente.

Há o problema dos helos para o Proantar, mas estes acredito serão comprados usados, novamente com o AW-109 despontando como a oferta mais em conta, posto que são ex-USCG. Não seria em todo caso nenhuma grande modificação neles. São 8 helos com apenas 8 anos de uso. Se o almirantado conseguir a proeza de abrir a mão do MF/MOGP, podemos comprar todas as undes, já que temos dois navios polares e ambos conseguem levar mais de um helo a bordo.

abs.
Eu sinceramente torço para os helicópteros da Airbus/Helibrás.

No EB, o treinamento de asas rotativas é feito com o Esquilo e na FAB é a mesma coisa. Portanto, creio eu, que substituir os Jet Ranger por novos H125 Esquilo não seja assim tão sem sentido, é até agradável padronizar a frota, visto que o Esquilo é o helicóptero mais difundido no país em funções públicas, entre elas a paramilitar e militar, enquanto os da Agusta são estranhos no ninho, bem raros de se ver. E não acredito que seja necessário 30 unidades, isso é o previsto no PEAMB 2030, para as necessidades atuais eu acredito que até menos do que a metade disso já seja o suficiente.

Para o novo helicóptero leve multifunção, inclusive para o PROANTAR, eu acredito que o H145M T2 seja a melhor opção. Acho muito superior ao concorrente da Agusta. Ele é um derivado direto do UH-72 Lakota que teve 400 encomendas do Exército dos EUA e, assim como o Esquilo, tem algumas unidades voando em unidades públicas pelo país (apesar de se tratar da versão mais antiga do H145, sem o rotor fenestron). Além disso, foi encomendado pela Marinha da Tailândia, o que mostra que já pode voar nos navios. Quanto ao dinheiro, o atual "governo" disponibilizou bilhões de reais para salvar o pescoço, então custa nada imaginar que o país tenha dinheiro, nem que seja uns meros 20 milhões para comprar uns três helicópteros para o programa antártico. Chega de tranqueira de segunda-mão, chega.

Imagem




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3112 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#169 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 27, 2017 11:28 am

A resposta para a sua questão, segue abaixo.
Então a questão de fundo é: com que a gente tem que conversar ao pé do ouvido para esse negócio sair?
Dinheiro nunca foi problema. Já a gestão dos negócios da defesa... :roll:

ps1: à boca pequena, diz-se nos corredores internos da MB, que o AW tem a preferencia do pessoal da AN para o UHL. Se é verdade, ou não, é outra coisa.

ps2. penso que já passou da hora de conversarmos seriamente sobre uma escola comum de formação de pilotos de helo, e por conseguinte, de um único modelo para tal.


abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3112 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#170 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 15, 2018 9:19 pm

Um notícia que deve interessar a MB no futuro.

Canada e Polonia se unem ao programa da Otan para desenvolver proxima geracao de aeronave multi-missão maritima

http://www.cavok.com.br/blog/canada-e-p ... -maritima/

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3112 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#171 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 17, 2018 10:17 pm

Os dilemas da administração Leal Ferreira na Aviação Naval
14 de Fevereiro de 2018

http://www.naval.com.br/blog/2018/02/14 ... cao-naval/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3112 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#172 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 21, 2018 9:20 pm

Marinha reduz número de jatos AF-1 Skyhawk modernizados pela Embraer
21 de Fevereiro de 2018

http://www.aereo.jor.br/2018/02/21/mari ... a-embraer/

É... cada um se vira como pode. Melhor 6 no esquadrão do que nenhum voando.

Agora é esperar o tempo passar.

Até daqui a vinte anos.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Moderador
Moderador
Mensagens: 7513
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 988 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#173 Mensagem por J.Ricardo » Qui Fev 22, 2018 11:54 am

Que estranho, nessa notícia ele especifica integrar o MAA1-B, esse bicho não foi cancelado?
Não seria melhor partir pro A-Darter?




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#174 Mensagem por Bolovo » Qui Fev 22, 2018 12:02 pm

J.Ricardo escreveu:Que estranho, nessa notícia ele especifica integrar o MAA1-B, esse bicho não foi cancelado?
Não seria melhor partir pro A-Darter?
Sim, o cara deu um Ctrl+C Ctrl+V de uma matéria antiga e saiu com esse MAA-1B na lista.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3112 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#175 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 22, 2018 8:06 pm

As configurações serão atualizadas dos vários sistemas das aeronaves a serem modernizadas. E o MAA-1B não foi cancelado, pelo contrário, foi até homologado, mas não houve encomendas do mesmo, sequer para os F-5/A-1.

Lamentável, para não dizer vergonhoso. Enfim, gastou-se tempo e dinheiro em algo que no fim sequer chegou a ser comprado.

Coisas de Brasil.

A ver o que a MB irá colocar nestes caças. A FAB já usa o Pythoon III e IV. Se alguns desses puderem ser usados nos A-4 menos mal.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1896
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 787 vezes
Contato:

Re: Aviação Naval Brasileira

#176 Mensagem por arcanjo » Qua Mar 21, 2018 8:26 pm

21/03/2018
Marinha Brasileira ganhará importantes adições nos próximos meses

Por fernando Valduga

https://i1.wp.com/www.cavok.com.br/blog/wp-content/uploads/2018/03/AH-15B_17.jpg

:arrow: http://www.cavok.com.br/blog/marinha-br ... mos-meses/

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3112 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#177 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 21, 2018 10:10 pm

São raras, mas as boas notícias acontecem. Ao menos os projetos principais da AN continuam sendo todos tocados em frente.

Falta dar uma resposta aos programas de substituição dos Esquilo e Bell 206, mas que parece infelizmente, segue sem rumo e sem prumo mesmo na racionalidade da atual gestão.

A ver.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#178 Mensagem por pmicchi » Qui Mar 22, 2018 1:48 pm

FCarvalho escreveu:Marinha reduz número de jatos AF-1 Skyhawk modernizados pela Embraer
21 de Fevereiro de 2018

http://www.aereo.jor.br/2018/02/21/mari ... a-embraer/

É... cada um se vira como pode. Melhor 6 no esquadrão do que nenhum voando.

Agora é esperar o tempo passar.

Até daqui a vinte anos.

abs.
Que mal lhes pergunte, por força de decreto a MB só pode manter a aviação de asa fixa embarcada, certo?

Sem o São Paulo, como fica a situação?




Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#179 Mensagem por Tikuna » Qui Mar 22, 2018 5:29 pm

Quando que o governo tá pensando em acelerar o processo da revogação do decreto 2.538?

Porque quando houver a desincorporação oficial do São Paulo e sua mostra de desarmamento, a marinha em tese estaria cometendo um crime operando os A-4 e esperando os C-1.




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3112 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#180 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 22, 2018 11:27 pm

E alguém neste país patético liga se a MB comete alguma ilegalidade por falta de uma simples canetada?
Na hora que convir o decreto é revogado/alterado. Sem cerimônia e nem mais questões.
A Avex também vai precisar. Mas os aviões dela só chegam daqui a 3 anos.
Até lá, o SP vai sendo aposentado aos pouquinhos... :|

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder