NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6616 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qua Dez 13, 2017 1:22 am

Juniorbombeiro escreveu:Penetração total, sempre. Para fins estruturais, não se usa outra coisa, ainda mais em vasos de pressão. Mas isso é muito pouco, existem inúmeras variáveis, que vão desde geometria da solda, material de adição, processo de soldagem, variáveis (corrente elétrica, polaridade, frequência), tratamento térmico. Trata-se de uma ciência que definitivamente não é simples, uma coisa é pegar uma dúzia de cantoneiras e vergalhões de ABNT 1020 e soldar com eletrodo revestido 6013 para fazer grade e portão, isso até um macaco treinado solda. Outra coisa bem diferente é pegar esses aços com três ou mais elementos de liga, que qualquer vacilo de controle de temperatura por exemplo, estraga a porra toda.
Eu imaginava que a solda de penetração total fosse a mais indicada. Mas, em vista da marinha sueca aceitar e fazer uso de submarinos com solda de penetração parcial, fiquei encafifado.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6617 Mensagem por Juniorbombeiro » Qua Dez 13, 2017 7:08 am

Ilya Ehrenburg escreveu:
Juniorbombeiro escreveu:Penetração total, sempre. Para fins estruturais, não se usa outra coisa, ainda mais em vasos de pressão. Mas isso é muito pouco, existem inúmeras variáveis, que vão desde geometria da solda, material de adição, processo de soldagem, variáveis (corrente elétrica, polaridade, frequência), tratamento térmico. Trata-se de uma ciência que definitivamente não é simples, uma coisa é pegar uma dúzia de cantoneiras e vergalhões de ABNT 1020 e soldar com eletrodo revestido 6013 para fazer grade e portão, isso até um macaco treinado solda. Outra coisa bem diferente é pegar esses aços com três ou mais elementos de liga, que qualquer vacilo de controle de temperatura por exemplo, estraga a porra toda.
Eu imaginava que a solda de penetração total fosse a mais indicada. Mas, em vista da marinha sueca aceitar e fazer uso de submarinos com solda de penetração parcial, fiquei encafifado.
Não sei nada em relação a esse caso específico, fiquei até curioso agora, mas vindo da Suécia, que é uma das vanguardas em metalurgia, nada é de surpreender.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6618 Mensagem por Bolovo » Sáb Jan 13, 2018 9:59 pm

Ótima notícia:
Submarino Riachuelo é transferido para a Base Naval de Itaguaí

Por: Redação OD

Imagem
Imagem

:arrow: https://orbisdefense.blogspot.com.br/20 ... .html#more




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6619 Mensagem por Tikuna » Dom Jan 14, 2018 10:08 am

Tamparam os lançadores VLs ali que estão fazendo secretamente




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 204 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6620 Mensagem por gogogas » Dom Jan 14, 2018 10:45 am

Excelente noticia ! Creio que este ano teremos embarcações novas a serviço da MB !




Gogogas !
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6621 Mensagem por WalterGaudério » Seg Jan 22, 2018 6:23 pm

gogogas escreveu:Excelente noticia ! Creio que este ano teremos embarcações novas a serviço da MB !

Sobre o SNB, algumas imagens de Iperó/LABGENE

[img]Aramar_01-600x378[/img]

[img]1469216805[/img]

Essas imagens são de setembro de 2017




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6622 Mensagem por WalterGaudério » Seg Jan 22, 2018 6:24 pm

WalterGaudério escreveu:
gogogas escreveu:Excelente noticia ! Creio que este ano teremos embarcações novas a serviço da MB !

Sobre o SNB, algumas imagens de Iperó/LABGENE

[img]Aramar_01-600x378[/img]

[img]1469216805[/img]

Essas imagens são de setembro de 2017
.

Esqueci como postar imagens salvas em meu computador.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6623 Mensagem por Tikuna » Ter Jan 23, 2018 12:49 am

WalterGaudério escreveu:
Esqueci como postar imagens salvas em meu computador.
Pera ai que eu roubo elas do teu PC:

Imagem

Imagem




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6624 Mensagem por WalterGaudério » Ter Jan 23, 2018 2:28 pm

Tikuna escreveu:
WalterGaudério escreveu:
Esqueci como postar imagens salvas em meu computador.
Pera ai que eu roubo elas do teu PC:

Imagem

Imagem

:shock: :shock: :shock: :? Ave Maria! :mrgreen: :!:

Mas reparem que na foto de baixo a seção de teste já está dentro do edifício do LABGENE. Só para constar as fundações deste edifício estão fincadas na rocha a cerca de 103m de profundidade. e o edifício(sua estrutura) é a prova de terremoto.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1896
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 787 vezes
Contato:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6625 Mensagem por arcanjo » Sáb Fev 10, 2018 9:21 am

09/02/2018
Estaleiro de Construção do Prosub recebe as seções do primeiro submarino convencional

Imagem
Passagem da última seção do S-BR1 pelo túnel que liga as áreas Norte e Sul da Base Naval

No dia 8 de fevereiro, a Marinha do Brasil e a empresa Itaguaí Construções Navais encerraram o processo de transferência das seções do primeiro submarino convencional, o “Riachuelo” (S40), para o Estaleiro de Construção do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), localizado no Complexo Naval de Itaguaí, Rio de Janeiro (RJ).

Em 14 de janeiro, as seções de vante (S4, S3 e 2B) já integradas, pesando 619 toneladas, com 39,86 metros de comprimento e 12,30 metros de altura foram transportadas por um veículo especial de 320 rodas, por um trajeto com cerca de cinco quilômetros, percorrido em 11 horas. A segunda seção (2A), com 370 toneladas e 18 metros de comprimento, foi transferida em 4 horas, no dia 4 de fevereiro. A última seção (S1), com aproximadamente 190 toneladas e 14 metros de comprimento, teve sua movimentação concluída no dia 8 de fevereiro, em 3 horas.

O processo exigiu um planejamento de meses que incluiu, entre outras ações, a adequação de trechos da rede elétrica em relação à seção de maior altura e interrupções pontuais do tráfego na BR-493.

A entrega de todas as seções no Estaleiro representa o início de uma nova fase na construção. A integração das seções e dos diversos sistemas e equipamentos permitirão o lançamento ao mar do Submarino “Riachuelo” no segundo semestre de 2018.

Imagem
Chegada da última seção dentro do Estaleiro de Construção

Imagem
Primeiro submarino convencional pronto para a fase de integração

https://www.marinha.mil.br/noticias/est ... nvencional

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6626 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Ter Fev 13, 2018 6:33 pm

http://www.marinha.mil.br/sites/default/files/noticias/dfdv5rtrfxsdfggedcv.jpg

A minha opinião sobre este túnel, creio, é a mesma de muitos: haverá um dia em que ele não irá servir...




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6627 Mensagem por Tikuna » Qua Fev 14, 2018 8:43 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:http://www.marinha.mil.br/sites/default/files/noticias/dfdv5rtrfxsdfggedcv.jpg

A minha opinião sobre este túnel, creio, é a mesma de muitos: haverá um dia em que ele não irá servir...
Não sei se chegaríamos a fazer sessões tão grandes assim nas próximas décadas, mas no caso do subnuc que é maior, a vela será transportada.

Relaxe que isso também foi pensado. Caso por algum motivo tenha de se exceder a capacidade do túnel, há um plano B de transporte pela BR até o porto que fica próximo, ser embarcado e transportado até a frente da base.


Abraços




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9315
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 501 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6628 Mensagem por Brasileiro » Qui Fev 15, 2018 2:00 pm

Tikuna escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu:http://www.marinha.mil.br/sites/default/files/noticias/dfdv5rtrfxsdfggedcv.jpg

A minha opinião sobre este túnel, creio, é a mesma de muitos: haverá um dia em que ele não irá servir...
Não sei se chegaríamos a fazer sessões tão grandes assim nas próximas décadas, mas no caso do subnuc que é maior, a vela será transportada.

Relaxe que isso também foi pensado. Caso por algum motivo tenha de se exceder a capacidade do túnel, há um plano B de transporte pela BR até o porto que fica próximo, ser embarcado e transportado até a frente da base.


Abraços
As dimensões conhecidas do SN-BR são um comprimento de cerca de 100 m e deslocamento de 6.000 ton, o que coincide com os Classe Los Angeles, que tem diâmetro de 10 m.

Já o LABGENE reproduz um reator de 48 MW instalado num casco de 11 m. Provavelmente, até chegar no projeto definitivo do SN-BR, deverão otimizar o design e reduzir para menos de 10 m. Vai passar bem apertadinho neste túnel.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9315
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 501 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6629 Mensagem por Brasileiro » Qui Fev 15, 2018 2:05 pm

Só para ilustrar:

Imagem

Pensando bem, talvez, exceto pela vela, um casco de 10 m passe tranquilamente pelo túnel. Aí é uma questão da lógica de montagem do SN-BR.




----------------
amor fati
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6630 Mensagem por Tikuna » Qui Fev 15, 2018 2:23 pm

Brasileiro escreveu:
As dimensões conhecidas do SN-BR são um comprimento de cerca de 100 m e deslocamento de 6.000 ton, o que coincide com os Classe Los Angeles, que tem diâmetro de 10 m.

Já o LABGENE reproduz um reator de 48 MW instalado num casco de 11 m. Provavelmente, até chegar no projeto definitivo do SN-BR, deverão otimizar o design e reduzir para menos de 10 m. Vai passar bem apertadinho neste túnel.

Tem o jeitinho brasileiro. Primeiro só a cabecinha e etc

Imagem




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Responder