FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1021 Mensagem por Lord Nauta » Dom Jul 02, 2017 2:55 pm

Penguin escreveu:
FCarvalho escreveu: O SIGAAZ prevê e/ou previa um combinado de caças, aviões de patrulha e drones para a vigilância e proteção de nossa ZEE e áreas de interesse no AS. Mas parece que tudo isso vai demorar muito ainda para acontecer. Se é que um dia acontecerá mesmo.

abs.
Em 29 de outubro de 2015 o Sisgaaz foi cancelado por falta de recursos.
11/11/2015 09h19 - Atualizado em 11/11/2015 10h00
Corte de verba faz Marinha suspender projeto para defesa do pré-sal
Falta de dinheiro fará submarino nuclear atrasar 4 anos, diz comandante.
Orçamento ficou 30% menor em 2015 e 200 trabalhadores serão cortados.

http://g1.globo.com/economia/noticia/20 ... e-sal.html


Esqueçam SISGAAZ, este foi enterrado já que nasceu natimorto. Esqueçam também avião de caça para a AN. Isto e assunto de país sério e não republiqueta de bananas como o Brasil. A MB voltou um século no tempo. Esta no mesmo lugar que estava quando precisou mandar navios para a Europa na I Guerra Mundial. Hoje temos uma Marinha com navios velhos, obsoletos com baixo valor militar e sem que os FILHOS DA PUTA QUE GOVERNARAM O PAÍS NOS ÚLTIMOS TRINTA ANOS tenham aprovado um programa de construção naval perene para evitar o desaparecimento do Poder Naval de um país que tem uma das maiores maritímidades do mundo. Também ponho a culpa na falta de culhões daqueles que dirigiram a instituição ao longo deste lento processo de sucateamento. :evil: :evil: :evil:




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3112 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1022 Mensagem por FCarvalho » Dom Jul 02, 2017 9:49 pm

Suspenso mas não cancelado. O projeto ainda existe mas subiu no muro sem data certa para descer. Assim como todos os outros projetos das ffaa's.

Quando aparecer a grana de novo, e isso mais dia, menos dia vai acontecer de novo, tem de haver alguma coisa planejada e adequada aos novos tempos.

Enfim, os tempos mudam e as necessidades e realidades também. Já vimos esse filme antes. Não vai ser nenhuma novidade se ele se repetir de novo.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1023 Mensagem por Lord Nauta » Seg Jul 03, 2017 1:57 pm

FCarvalho escreveu:Suspenso mas não cancelado. O projeto ainda existe mas subiu no muro sem data certa para descer. Assim como todos os outros projetos das ffaa's.

Quando aparecer a grana de novo, e isso mais dia, menos dia vai acontecer de novo, tem de haver alguma coisa planejada e adequada aos novos tempos.

Enfim, os tempos mudam e as necessidades e realidades também. Já vimos esse filme antes. Não vai ser nenhuma novidade se ele se repetir de novo.

abs.

BRAVO ZULU pelo otimismo contagiante!

[009] [009] [009] [009] [009] [009] [009]




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3112 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1024 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 03, 2017 3:36 pm

É como eu costumo dizer meu caro amigo Nauta, 'a esperança é sempre a última a ser assassinada.' :wink:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3112 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1025 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 22, 2017 3:33 am

O pessoal parece que não desiste mesmo. :wink:

Marinha do Brasil acompanha o Programa Gripen da FAB de olho no Gripen Naval
21 de julho de 201

http://www.naval.com.br/blog/2017/07/21 ... pen-naval/

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1026 Mensagem por mmatuso » Sáb Jul 22, 2017 11:26 am

Tem em algum lugar isso oficializado?

Não confio em blogs e sites de defesa do brasil.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3112 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1027 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 22, 2017 4:18 pm

mmatuso escreveu:Tem em algum lugar isso oficializado?

Não confio em blogs e sites de defesa do brasil.
Ao menos desdes os idos tempos de debate do FX-2 sempre se falou que a MB oficialmente iria adotar o mesmo caça da FAB vencedor daquele programa. Isso foi dito oficialmente.
Depois que o Gripen NG ganhou a concorrência, várias vezes foi apontada a participação de oficiais da aviação naval no acompanhamento das tratativas com a SAAB em relação ao desenvolvimento do modelo.
No lançamento oficial dele na Suécia, tinha um cara de azul marinho lá no meio da foto.
A MB de fato acompanha o desenvolvimento do Gripen NG no que tange ao contrato com a FAB, já tendo inclusive recebido informações sobre os dados que a SAAB levantou sobre a versão naval.
Não é de se admirar que mesmo sem um Nae ela continue interessada no Gripren E, pois pelo visto o almirantado continua acreditando que ele seria a forma mais rápida e menos custosa, e quiçá talvez não contestada, para se conseguir um caça naval, e partir dele, projetar suas necessidades para um próximo Nae.
Seria interessante entrar em contato com o povo da MB para saber o que eles dizem.

https://www.marinha.mil.br/content/serv ... idadao-sic

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1028 Mensagem por mmatuso » Sáb Jul 22, 2017 6:24 pm

FCarvalho escreveu:
mmatuso escreveu:Tem em algum lugar isso oficializado?

Não confio em blogs e sites de defesa do brasil.
Ao menos desdes os idos tempos de debate do FX-2 sempre se falou que a MB oficialmente iria adotar o mesmo caça da FAB vencedor daquele programa. Isso foi dito oficialmente.
Depois que o Gripen NG ganhou a concorrência, várias vezes foi apontada a participação de oficiais da aviação naval no acompanhamento das tratativas com a SAAB em relação ao desenvolvimento do modelo.
No lançamento oficial dele na Suécia, tinha um cara de azul marinho lá no meio da foto.
A MB de fato acompanha o desenvolvimento do Gripen NG no que tange ao contrato com a FAB, já tendo inclusive recebido informações sobre os dados que a SAAB levantou sobre a versão naval.
Não é de se admirar que mesmo sem um Nae ela continue interessada no Gripren E, pois pelo visto o almirantado continua acreditando que ele seria a forma mais rápida e menos custosa, e quiçá talvez não contestada, para se conseguir um caça naval, e partir dele, projetar suas necessidades para um próximo Nae.
Seria interessante entrar em contato com o povo da MB para saber o que eles dizem.

https://www.marinha.mil.br/content/serv ... idadao-sic

abs.
Não entendi direito, comprariam o Gripen naval sem ter uma NAE?

Muito estranho isso ai ainda mais em tempos de falta de grana onde não da para planejar nada. [003]




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3112 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1029 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 22, 2017 6:56 pm

A ideia, acho, é ter no longo prazo um "caça nacional" e de lambuja utilizado também pela FAB a fim de justificar não apenas os parâmetros de um novo Nae como, e também, a necessidade de manutenção da aviação naval de asa fixa embarcada como uma parte inconteste da tríade do poder naval, qual seja: esquadra, CFN e aviação naval.

Fica mais fácil explicar um Nae para colocar um caça "nacional", com todas as suas implicações, do que tentar fazer o contrário. É meio como dizer ao pessoal de Brasilia "vamos juntar o útil ao agradável..."e esse tipo de coisa eles entendem bem.

Enfim, o pessoal parece estar pensando no longo prazo. Algo para a década de 2030 em diante, que é para quando estava prevista a substituição do Nae SP. Se a FAB conseguir um segundo lote depois de 2024, e desenvolver a versão F do modelo, será por essa época que teremos parâmetros bem mais seguros para dizer se a versão naval do Gripen é viável ou não, operacional e comercialmente falando.

Lembrar que a versão M está sendo oferecida na India. Se colar, então a MB teria mais do que argumentos concretos para apoiar a idéia de um Gripen M para si, algo que muito provavelmente só seria encampado por aqui daqui a uns 15 anos ou mais, quando a Índia já terá os seus voando e totalmente operacionais em seus Nae's.

Indiretamente estaríamos participando do projeto e analisando o que é viável ou não para aquilo que a MB precisa para si.

Um Nae baseado no INS Vycrant, como já coloquei aqui diversas vezes, é para nós, na minha opinião, o máximo que poderíamos nos propor enquanto obtenção de uma força de Nae.

Talvez uma conversa com os indianos poderia ajudar nisso. Quem sabe.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1030 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jul 23, 2017 1:33 pm

Cruzes...

Que isso passe longe.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3112 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1031 Mensagem por FCarvalho » Dom Jul 23, 2017 9:31 pm

Carlos Lima escreveu:Cruzes...

Que isso passe longe.

[]s
CB
Qual parte? :mrgreen:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1032 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jul 23, 2017 11:05 pm

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu:Cruzes...

Que isso passe longe.

[]s
CB
Qual parte? :mrgreen:

abs.
Ínicio ao fim.

Esse papo de caça nacional é um absurdo sem pé nem cabeça. É chato demais ver essas inverdades aparecerem o tempo todo.

Temos que acordar para a realidade e parar de espalhar essas inverdades.

Só quem ganha com isso são os departamentos de marketings e associados.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3112 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1033 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 24, 2017 8:40 am

Mas eu coloquei o tal do "caça nacional" entre aspas justamente por isso. Acho que não percebeste ou não levaste em consideração.
Todo mundo com um pouco de tutano aqui sabe que não existe isso de caça nacional. Ele na verdade só vai existir na propaganda política e dos militares para tentar convencer os corruptos de Brasília a comprar a idéia, e consequentemente mais aeronaves.
Dizer que ele é nacional é só um aforisma. Serve para quem tem que servir. E mais nada.
No mais, nacional ou não, ele vai se prestar a que veio, que é mais de 70 anos depois, tirar a FAB do séc XX e trazê-la para o seculo XXi.
Só isso a meu ver já mais que justifica chamar ele de "nacional' ou seja lá do que for.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1034 Mensagem por Penguin » Seg Jul 24, 2017 12:10 pm

MESMO SEM PORTA-AVIÕES, MARINHA DO BRASIL SEGUE INTERESSADA NO GRIPEN NAVAL

http://airway.uol.com.br/mesmo-sem-port ... pen-naval/




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1035 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jul 24, 2017 12:43 pm

FCarvalho escreveu:Mas eu coloquei o tal do "caça nacional" entre aspas justamente por isso. Acho que não percebeste ou não levaste em consideração.
Todo mundo com um pouco de tutano aqui sabe que não existe isso de caça nacional. Ele na verdade só vai existir na propaganda política e dos militares para tentar convencer os corruptos de Brasília a comprar a idéia, e consequentemente mais aeronaves.
Dizer que ele é nacional é só um aforisma. Serve para quem tem que servir. E mais nada.
No mais, nacional ou não, ele vai se prestar a que veio, que é mais de 70 anos depois, tirar a FAB do séc XX e trazê-la para o seculo XXi.
Só isso a meu ver já mais que justifica chamar ele de "nacional' ou seja lá do que for.

abs
Com relação ao Gripen N, não acho que teremos PAs no Brasil pelos próximos 15/20 anos pelo menos. Até lá definitivamente não vale a pena pensar nesse tipo de avião.

Não acho que existe maneira alguma de chamá-lo de "nacional".

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder