Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#16 Mensagem por Lord Nauta » Qui Jun 22, 2017 11:26 am

J.Ricardo escreveu:Este projeto deveria ser prioritário em nossa MB.


A gestão do mesmo deveria ser entregue a JBS.
[003] [003] [003]




Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#17 Mensagem por mmatuso » Qui Jun 22, 2017 11:34 am

Lord Nauta escreveu:
J.Ricardo escreveu:Este projeto deveria ser prioritário em nossa MB.


A gestão do mesmo deveria ser entregue a JBS.
[003] [003] [003]
kkkkkkk

JBS com participação da odebrecht, ai sim teria investimento mais que o necessário e sairia. [003]




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#18 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 22, 2017 1:51 pm

J.Ricardo escreveu:Este projeto deveria ser prioritário em nossa MB.
Uma coisa simples, objetiva e prática a se fazer: Tirar da terceira prioridade no planejamento da MB o Pronae - que não vamos ter mesmo de qualquer jeito e em qualquer prazo previsível - e colocar os programas de navios de patrulha no seu lugar.

O CPN tem projetos de 200 a 2000 tons nas versões "BR" tanto para os meios fluvial e naval. O que não se tem é a atenção e importância devidas a estes por parte do cmdo da MB que insiste em querer ter, ou ser, a marinha de águas azuis que nunca foi, e nem jamais será, no que depender deste país tupiniquim.

Até Singapura que uma cidade estado do tamanho de São Paulo e um orçamento menor várias vezes do que o da MB tem coisas melhores para apresenta do que nós.

Mas é aquele negócio, marinha com síndrome de Gabriela é assim mesmo. :?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#19 Mensagem por juarez castro » Qui Jun 22, 2017 9:57 pm

FCarvalho escreveu:
J.Ricardo escreveu:Este projeto deveria ser prioritário em nossa MB.
Uma coisa simples, objetiva e prática a se fazer: Tirar da terceira prioridade no planejamento da MB o Pronae - que não vamos ter mesmo de qualquer jeito e em qualquer prazo previsível - e colocar os programas de navios de patrulha no seu lugar.

O CPN tem projetos de 200 a 2000 tons nas versões "BR" tanto para os meios fluvial e naval. O que não se tem é a atenção e importância devidas a estes por parte do cmdo da MB que insiste em querer ter, ou ser, a marinha de águas azuis que nunca foi, e nem jamais será, no que depender deste país tupiniquim.

Até Singapura que uma cidade estado do tamanho de São Paulo e um orçamento menor várias vezes do que o da MB tem coisas melhores para apresenta do que nós.

Mas é aquele negócio, marinha com síndrome de Gabriela é assim mesmo. :?

abs.
Carvalho, o que é Síndrome de Gabriela?

g abraço




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#20 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 23, 2017 12:02 am

juarez castro escreveu:Carvalho, o que é [Youtube]Síndrome de Gabriela[/Youtube]?
g abraço
Síndrome de Gabriela = "Eu nasci assim, eu cresci assim, E sou mesmo assim, vou ser sempre assim..."
Modinha Para Gabriela - Gal Costa - Gabriela (Novela)

Da MB e sua eterna teimosia em se ver e querer ser uma marinha de águas azuis, o que de fato nunca foi, mesmo sem ser ou ter condições para isso.

Mal e porcamente conseguimos ser guarda costeira decente, mas nossos almirantes continuam insistindo em planejamentos em que o dever de casa continua sendo considerado coisa de importância menor.

Cobram que haja investimento em corvetas de US 450 milhões, mas não tem coragem, ou vontade, de cobrar 20 a 80 milhões por um navio de patrulha. Querem ser marinha mas não conseguem sequer ser uma guarda costeira. Isso desde os tempos imperiais.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#21 Mensagem por pmicchi » Sex Jun 23, 2017 8:47 am

O Amazonas não é navio patrulha costeiro. Com pequenas mudanças de armamento passa a ter uma capacidade ASuW respeitável (a simples adição de MANs já dá um grande salto) e pode atuar numa série de missões hoje atribuídas às Niteroi e Inhauma, como missoes de paz no exterior.

Isso não substitui corvetas e fragatas, mas não as tendo, é uma opção viável.




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#22 Mensagem por pmicchi » Sex Jun 23, 2017 12:07 pm

tema em discussão entre o hermanos:
http://www.defensa.com/especial-moderni ... -argentina

Fato interessante: a Argentina estima perder USD1bi com pesca ilegal. Algum chute disso para "nosotros"?




Avatar do usuário
J.Ricardo
Moderador
Moderador
Mensagens: 7513
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 988 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#23 Mensagem por J.Ricardo » Sex Jun 23, 2017 5:08 pm

Dessa informação já se tira como o foco de nossa MB esta errado, deveriam esta priorizando os NPO, tanto para garantir nossa soberania, como para movimentar nossos estaleiros privados.
A prioridade 02 deveria ser o PROSUPER, ou uma opção mais barata, mas ainda uma fragata, e não uma fraveta, corveta e outras vetas...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#24 Mensagem por pmicchi » Sex Jun 23, 2017 7:09 pm

uma coisa não exclui a outra mas hoje em dia eu diria que precisamos menos de escoltas multifuncionais do que barcos simples armados com alguma capacidade ASuW, com boa autonomia e capazes de atuar em varias missoes em tempos de paz.

Uma visao de uma MB com um NAe convencional e 14-20 escoltas com enfase ASW é algo ultrapassado. Uma força de subs respeitavel (mesmo que convencionais), alguns navios maiores multifuncionais com boa capacidade combate (6 unidades, por exemplo) e navios patrulha oceanicos melhor armados, somados a uma força anfíbia pequena e moderna me parece mais coerente e economica




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#25 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Jun 24, 2017 6:32 pm

Em minha opinião antes da construção das corvetas a MB deveria priorizar a construção dos 5 NaPaOc previstos no PROSUPER. Também penso que este programa deveria ser desmembrado com a retirada dos navios patrulha em referencia. O PROSUPER contemplaria os navios de escolta e os logísticos.
Os NaPaOC integrariam um programa geral de navios patrulha, que por exemplo, contemplaria também os seguintes meios:

a) Conclusão de dois NaPa classe Macaé (os com maior % de obras) que estão no estaleiro EISA;
b) Construção dos NaPa 500 BR;
c) Construção dos NaPa 200 - CPN, no AMRJ;
d) Construção dos NaPaFlu - AM; e
e) Construção de AvPaCo classe Marlin: - estes seriam construídos em nº razoável para mobiliar as CP's de forma a realizar patrulha naval de forma ostensiva nos grandes portos brasileiros.

Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#26 Mensagem por alex » Sáb Jun 24, 2017 7:16 pm

Eu eliminaria os itens b e c e construiria um patrulha de 1.000 toneladas com convoo para pouso de um helicóptero leve para principalmente evacuação médica e salvamento. Seria também mais ideal para navegação no AS.




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#27 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Jun 24, 2017 11:11 pm

alex escreveu:Eu eliminaria os itens b e c e construiria um patrulha de 1.000 toneladas com convoo para pouso de um helicóptero leve para principalmente evacuação médica e salvamento. Seria também mais ideal para navegação no AS.
Os NaPa 500 ton são basicamente empregados na área marítima na faixa de 12 milhas e os NaPa 200 ton do CPN foram projetados para operações na área do 4 DN.
Em relação aos NaPaOc a obtenção de cinco navios teria o custo semelhante a uma das CV 03.


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#28 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 24, 2017 11:59 pm

Se a minha memória não me trai, temos em torno de 6 DN's ao longo do litoral. A meu ver, todos eles deveriam dispor minimamente de um esquadrão de NaPaOc, ou seja, entre 4 a 6 navios. Mas isso por aqui já seria sonhar demais para a nossa realidade e para os sonhos de grandeza do almirantado brasileiro.

Concordo também que precisamos de uma classe intermediária entre os Napa 500 e os NaPaOc. Algo entre 900 e 1200 tons. Os franceses parece tinham desenvolvido algo nesta faixa e teriam oferecido parceria para a sua construção por aqui. Acho que era um projeto com 900 tons mas muito bem equipado e armado.

Como alguém disse aí em cima, as nossas prioridades estão hoje invertidas. O pessoal continua querendo começar a construir a casa pelo telhado. Vai dar merda. De novo.

Será que não tem alguém de quatro estrelas na MB com culhões suficiente para propor a criação, ainda que muito tardia, de uma guarda costeira por aqui. Será possível que algo tão óbvio quanto prudente seja tão difícil de acietar para essa gente?

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#29 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 25, 2017 12:09 am

Encontrei a imagem do dito navio. Do estaleiro CMN também, como os demais patrulhas.

https://4.bp.blogspot.com/_9meF9S6NvA4/TJlT5lm-4WI/AAAAAAAALGQ/ORNy26breQM/s400/Combattante_BR70_1.jpg

https://noticiasmilitares.blogspot.com. ... -br70.html

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB

#30 Mensagem por Lord Nauta » Dom Jun 25, 2017 1:42 am

FCarvalho escreveu:Encontrei a imagem do dito navio. Do estaleiro CMN também, como os demais patrulhas.

https://4.bp.blogspot.com/_9meF9S6NvA4/TJlT5lm-4WI/AAAAAAAALGQ/ORNy26breQM/s400/Combattante_BR70_1.jpg

https://noticiasmilitares.blogspot.com. ... -br70.html

abs.

A algum tempo a EMGEPRON e a CMN tentaram estabelecer uma joint venture para comercializar internacionalmente os navios desta classe. Entretanto o assunto acabou não prosperando.
O projeto de 950 ton ( 1.500 a plena carga) foi customizado gerando a classe Baynunah adotada pela Marinha dos Emirados Árabes Unidos, com seis exemplares previstos.




Responder