Projetos Recentes Marinha do Brasil

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3796 Mensagem por talharim » Qua Dez 07, 2016 8:15 am

SECRETARIA DA COMISSÃO INTERMINISTERIAL
PARA OS RECURSOS DO MAR

EXTRATO DE CREDENCIAMENTO
Espécie: Termo de Credenciamento celebrado entre a MARINHA DO
BRASIL, por intermédio da Secretaria da Comissão Interministerial
para os Recursos do Mar (SECIRM), e os seguintes Credenciados:
LUIZ CLAUDIO LOPEZ DE LA NIETA SANTANNA, inscrito no
CPF 157.017.378-88, Contrato n° 12000/2016-005/00; LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA, inscrito no CPF 740.621.668-87, Contrato n°
12000/2016-004/00 e DENNI FERREIRA DE MORAIS, inscrito no
CPF 313.121.198-96, Contrato n° 12000/2016-003/00. Objeto: Prestação
de serviços de mão de obra especializada em alpinismo em
áreas geladas, para prestar apoio e segurança em deslocamentos e
acampamentos em Região Antártica. Valor: R$ 65.885,40 (sessenta e
cinco mil, oitocentos e oitenta e cinco reais e quarenta centavos).

Data da assinatura: 12 de novembro de 2016. Signatários: Capitão de
Mar e Guerra MARCO ANTÔNIO LINHARES SOARES pela SECIRM
e Credenciados.




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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3797 Mensagem por talharim » Qui Dez 08, 2016 9:03 am

COMANDO DA MARINHA
SECRETARIA DA COMISSÃO INTERMINISTERIAL
PARA OS RECURSOS DO MAR

EXTRATO DE CONTRATO
Objeto: Contrato nº 12000/2016-002/00, celebrado entre a União, por
intermédio da Marinha do Brasil, representada pela Secretaria da
Comissão Interministerial para os Recursos do Mar e a empresa CSS
Editora Gráfica EIRELI ME, inscrita no CNPJ nº 19.751.273/0001-
04. Objeto: Contratação de empresa para impressão de exemplares de
3 livros, visando registrar o aniversário de 10 anos de criação do
Programa de Pesquisas Científicas na Ilha da Trindade (PROTRINDADE).
Valor do Contrato: R$ 74.000,00 (setenta e quatro mil reais).
Signatários: Capitão de Mar e Guerra MARCO ANTÔNIO LINHARES
SOARES, pela SECIRM, e o Sr. CLOVIS DA SILVA SANTIAGO,
pela empresa contratada. Data da assinatura: 29 de novembro
de 2016.


4º DISTRITO NAVAL

BASE NAVAL DE VAL-DE-CÃES

EXTRATOS DE CONTRATOS
Contratante: Base Naval de Val de Cães; Contratada: WILKASON
ELETRO DIESEL LTDA - EPP, CNPJ:01.531.962/0001-30 , Contrato
nº 84800/2016-036/00. Objeto: Contratação dos serviços de inspeção,
realização de ensaio não destrutivo, manutenções preventiva e
corretiva, com fornecimento de sobressalentes (novos e originais) e
materiais, dos Motores de Combustão Principais - MCP, marca
"CUMMINS", modelo "VT 12 700M", e das Engrenagens Reversoras
e Redutoras - ERR, marca "CAPITOL", dos Navios-Patrulha "Classe
Piratini
", sediados na área de jurisdição do Comando do 4º Distrito
Naval. Parágrafo único do artigo 61 da Lei nº 8.666/93. Valor do
Contrato: R$ 56.004,00
. Vigência: início em 29/11/16 e término em
13/01/17 ; Data de Assinatura: 29/11/2016.

Contratante: Base Naval de Val de Cães; Contratada: WILKASON
ELETRO DIESEL LTDA - EPP, CNPJ:01.531.962/0001-30 , Contrato
nº 84800/2016-037/00. Objeto: serviços de Revisão Geral e
Reparo de 01 (um) Motor Gerador de Combustão Interna, motor
marca Scania, instalado no Dique Flutuante "Almirante Manoel Carneiro"
na Base Naval de Val de Cães, constando de: desmontagem
geral do motor, retirada de componentes avariados, inspeção do eixo
de manivelas e comando de válvulas e revisão de seus componentes
internos. Efetuando a substituição dos itens avariados ou fora das
especificações do fabricante, montagem completa do motor, instalação
e colocação do motor em plenas condições de funcionamento,
realização de provas de cais, cumprindo os procedimentos de limpeza,
inspeção visual, desmontagem, revisão, inspeção dimensional, correção
e montagem em todos os componentes e equipamentos do
motor,
que serão prestados nas condições estabelecidas no Termo de
Referência. Parágrafo único do artigo 61 da Lei nº 8.666/93. Valor do
Contrato: R$ 33.000,00.
Vigência: início em 01/12/16 e término em
31/03/17 ; Data de Assinatura: 01/12/2016.




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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3798 Mensagem por talharim » Sex Dez 09, 2016 8:05 am

DIRETORIA DE ENGENHARIA NAVAL

EXTRATOS DE TERMOS ADITIVOS

Processo n.º 63007.000529/2010-63.Objeto: Construção de Chatas para
Transporte de Óleo Combustível para a Marinha do Brasil. Contratada:
B3 Indústria de Embarcações LTDA
, CNPJ 05.232.089/0001-
35, Contratante: Diretoria de Engenharia Naval (DEN); Espécie: Termo
Aditivo nº 45000/2011-007/17; Alterações: Ficam alteradas as
Cláusulas Quinta (DAS EXPRESSÕES E DEFINIÇÕES), Oitava
(DO PRAZO), Décima Segunda (DO PREÇO), Vigésima Oitava (DA
SUBCONTRATAÇÃO) e o Anexo D (CRONOGRAMA FÍSICOFINANCEIRO)
do Contrato nº 45000/2011-007/00, celebrado entre a
DEN e a Empresa B3 Indústria de Embarcações LTDA. Data de
assinatura: 08/12/2016.

Processo n.º 63007.002598/2011-92.Objeto: Construção de Embarcações
para Transporte de Pessoal Médias para a Marinha do Brasil.
Contratada: B3 Indústria de Embarcações LTDA
, CNPJ
05.232.089/0001-35, Contratante: Diretoria de Engenharia Naval
(DEN); Espécie: Termo Aditivo nº 45000/2013-002/07; Alterações:
Ficam alteradas as Cláusulas Quinta (DAS EXPRESSÕES E DEFINIÇÕES),
Oitava (DOS PRAZOS E LOCAIS DE ENTREGA),
Décima Primeira (DOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS), Décima
Segunda (DO PREÇO), e o Anexo B (CRONOGRAMA FÍSICOFINANCEIRO)
do Contrato nº 45000/2013-002/00, celebrado entre a
DEN e a Empresa B3 Indústria de Embarcações LTDA. Data de
assinatura: 08/12/2016.




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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3799 Mensagem por talharim » Qua Dez 14, 2016 8:26 am

EMPRESA GERENCIAL DE PROJETOS NAVAIS

EXTRATO DE CONTRATO N° EGPN-27/2016-0019/00
Contratante: Empresa Gerencial de Projetos Navais - EMGEPRON,
CNPJ n.º 27.816.487/0001-31; Contratada: Hidroship Serviços Ltda.
ME; CNPJ n.º 06.113.673/0001-34; Objeto: Contratação de serviços
de engenharia a executar na área de reparação naval, em estruturas,
redes, válvulas, preparação de superfícies e pintura para o comissionamento
dos motores do NDCC "Matoso Maia"
, conforme detalhado
no Termo de Referência; Valor: R$ 3.190.000,00; Prazo de
Vigência: 29/11/2016 a 15/09/2017; Data de Assinatura:
29/ 11/ 2016.




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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3800 Mensagem por arcanjo » Qui Dez 15, 2016 1:45 pm

15/12/2016 - São Paulo
Nova Cascata de Enriquecimento Isotópico em Iperó

Roberto Caiafa/Infodefensa

http://www.infodefensa.com/latam/2016/1 ... ipero.html

abs.

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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3801 Mensagem por talharim » Seg Dez 19, 2016 7:48 am

COORDENADORIA-GERAL DO PROGRAMA
DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINO
COM PROPULSÃO NUCLEAR

GERÊNCIA ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA

DIRETORIA-GERAL DE DESENVOLVIMENTO
NUCLEAR E TECNOLÓGICO DA MARINHA

EXTRATOS DE TERMOS ADITIVOS
Termo Aditivo Nº 40000/2009-011/11. Data da Celebração: 6 de
dezembro de 2016.
Contratada: Contratada: DCNS, Société Anonyme; Contratante: Diretoria-
Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha;
Espécie: Termo Aditivo nº 40000/2009-011/11; Objeto: Alterar disposições
do Contrato nº 40000/2009-011/00 de Transferência de Tecnologia,
celebrado em 03/09/2009 pela União, por meio da Marinha
do Brasil com a DCNS Société Anonyme, com a interveniência de
Construtora Norberto Odebrecht S. A., Consórcio Baía de Sepetiba e
Itaguaí Construções Navais S. A., para transferir a prestação referente
à entrega de 90% das Construction Order Specifications (COS) relacionadas
com as atividades de "Setting to Work (STW)", do Marco
6.10 do Plano de Aceitação de Marcos (Anexo 08) do Contrato 6,
para o Marco 6.15 e para corrigir a criticidade dos Marcos 6.14 e
6.16;
Art. 54 da Lei nº 8666/1993 e Art. 422 do Código Civil

Termo Aditivo Nº 40000/2009-005/04. Data da Celebração: 6 de
dezembro de 2016.
Contratada: DCNS, Société Anonyme; Contratante: Diretoria-Geral
de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha; Espécie:
Termo Aditivo nº 40000/2009-005/04; Objeto: Alterar disposições do
Contrato nº 40000/2009-005/00, celebrado em 03/09/2009, Contrato
de Compra e Venda do Pacote de Material Importado S-BR para
transferir as prestações ainda não concluídas pela DCNS do Marco
1A.8 (P0+42, 22/09/2013) para o Marco 1A.15 (P0+84, 22/03/2017);
Art. 54 da Lei nº 8666/1993 e Art. 422 do Código Civil.




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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3802 Mensagem por talharim » Qua Dez 21, 2016 7:58 am

DIRETORIA-GERAL DO MATERIAL
CENTRO TECNOLÓGICO DA MARINHA
EM SÃO PAULO

AVISO DE LICITAÇÃO
TOMADA DE PREÇOS Nº 143/2016
Processo: 63230.003558/2016-29. Objeto: execução de serviços técnicos
de engenharia de atualização, testes e validação de hardware de
componentes eletrônicos internos do Sistema de Controle e Monitoração
da Propulsão e Auxiliares - SCMPA da fragata "União".
Apresentação das propostas e abertura dos envelopes contendo os
documentos de habilitação: dia 18 de janeiro de 2016, às 10h00 (dez).
Local: Av. Prof. Lineu Prestes, 2.468, Cidade Universitária, São Paulo
- SP. Edital poderá ser retirado no endereço acima mediante a apresentação
de um CD ROM, para que os arquivos sejam copiados,
gratuitamente, das 08h30 às 11h30 e das 13:30 às 16:30, a partir do
dia 03 de janeiro de 2017.
São Paulo, 20 de dezembro de 2016.
FRANCISCO CARLOS SALLES DE SOUZA
Presidente da Comissão de Licitação




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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3803 Mensagem por talharim » Qui Dez 22, 2016 8:00 am

DIRETORIA DE FINANÇAS

EXTRATO DE CONVÊNIO
Convenentes: Diretoria de Finanças da Marinha, Diretoria de Assistência
Social da Marinha e Fundação Habitacional do Exército.
Espécie: Convênio nº 73000/2016/07/00. Objeto: Concessão de Empréstimo
Social, em caráter excepcional, aos militares da ativa integrantes
da Marinha do Brasil que se enquadrarem na situação de
vulnerabilidade social extrema decorrente de motivo social, para pagamento
mediante desconto consignado. Prazo de vigência: O presente
Convênio entrou em vigor dia 09/12/2016, e terá a duração até
09/12/2021.




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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3804 Mensagem por arcanjo » Sex Jan 20, 2017 10:33 am

19 de Janeiro, 2017 - 09:10 ( Brasília )
Estação Antártica Comandante Ferraz começa a ser reconstruída
Todo o custo da obra, desde a infraestrutura à logística, é financiado pela Marinha do Brasil e pelo Ministério da Defesa

http://55ca7cd0-f8ac-0132-1185-705681baa5c1.s3-website-sa-east-1.amazonaws.com/defesanet/site/upload/news_image/2017/01/34441_resize_800_600_false_true_null.jpg

A reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz (EAFC) teve início neste mês, feita por equipe composta por pedreiros, técnicos e engenheiros. Em dezembro, os equipamentos para a realização das obras, vindos da China, desembarcaram no continente. A meta é concluir a reconstrução da base no primeiro semestre de 2018.

Nessa primeira fase, serão instalados todos os blocos de sustentação dos módulos que irão abrigar os laboratórios, refeitórios, oficina e dormitórios.

As obras estão seguindo o cronograma previsto, respeitando os prazos. Até março de 2018, a nova estação será inaugurada, afirma o coordenador-geral de Oceanos, Antártica e Geociências do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Andrei Polejack.

Ao custo de US$ 99,6 milhões, a nova base está sendo construída pela empresa estatal Corporação Chinesa de Importações e Exportações Eletrônicas (Ceiec, na sigla em inglês), vencedora da licitação.

Todo o custo da obra, desde a infraestrutura à logística, é financiado pela Marinha do Brasil e pelo Ministério da Defesa. O MCTIC financia as pesquisas e os cientistas mantidos na base.

Estação

Com uma área de aproximadamente 4,5 mil metros quadrados, a estação contará com 17 laboratórios, ultrafreezers para armazenamento de amostras e materiais usados nas atividades científicas, setor de saúde, biblioteca e sala de estar. A área de pesquisa científica foi projetada para atender a várias exigências, com prioridade para os projetos do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Cerca de 300 pesquisadores realizam estudos na região a cada ano.

Todo o custo da obra, desde a infraestrutura à logística, é financiado pela Marinha do Brasil e pelo Ministério da Defesa. O MCTIC financia as pesquisas e os cientistas mantidos na base.

"Tudo vem montado da China. As obras na estação têm pelo menos três fiscais ambientais brasileiros para fiscalizar a reconstrução com respeito ao meio ambiente", comenta o capitão de Mar-e-Guerra, Geraldo Juaçaba, coordenador do projeto de reconstrução e fiscalização da estação.

Ele salienta que o trabalho representa um posicionamento importante do País com relação às pesquisas e, também, na questão geopolítica.

Pesquisas

Na estação existem trabalhos importantes ligados ao monitoramento de fenômenos da alta atmosfera, como sua temperatura e ondas gravitacionais, ao monitoramento da dinâmica do buraco de ozônio atmosférico e dos raios ultravioleta; de parâmetros atmosféricos de superfície; inventários de fauna e flora locais (ambos terrestres e marinhos); qualidade do ar, impactos ambientais locais (contaminação de solos) e outros.

"Meus estudos atuais estão focados em entender os processos de interação entre a atmosfera, o oceano e o gelo marinho e sua importância em controlar o clima e o tempo na América do Sul", relata o oceanógrafo pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ronald Buss de Souza, chefe do Centro Regional-Sul de Pesquisas Especiais do instituto, em Santa Maria (RS).

A reconstrução da estação vai possibilitar dar continuidade às pesquisas nas áreas de biologia, meteorologia, aeronomia e relações Sol e Terra, que se iniciaram em sua implantação, em 1984, e que só tiveram períodos de descontinuidade devido ao incêndio ocorrido em fevereiro de 2012.

A pesquisadora do Inpe, Emília Correia, ressalta que os resultados das pesquisas brasileiras no continente têm contribuído de maneira expressiva para as pesquisas no contexto internacional, principalmente, nas áreas de ciências biológicas, físicas e geofísicas.

http://www.defesanet.com.br/naval/notic ... onstruida/

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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3805 Mensagem por talharim » Qua Mar 22, 2017 10:59 am

DIRETORIA DE SISTEMAS DE ARMAS

CENTRO DE MANUTENÇÃO DE SISTEMAS

EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITACAO
Processo: TJIL No 001/2017. Contratada: L3 Communications Corporatinon.
Contratante: Centro de Manutencao de Sistemas da Marinha.
Objeto: Contratacao da empresa para realizacao de Desmontagem,
Inspecao e Avaliacao, - Teardown Inspection and Evaluation -
(TIE) do Sistema de Periscopios MOD 328A e 329A do STikuna fim
posterior Remodelacao , - Refurbishment - , na Empresa L-3 KEO.
Enquadramento: Art. 25 cc art.13 paragrafo 2o da Lei No 8.666/93.
Valor Total: U$ 350.000,00. Ratificacao: Ratificado pelo Diretor-
Geral do Material da Marinha no dia 17/03/2017.




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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3806 Mensagem por arcanjo » Sáb Ago 05, 2017 10:45 am

4 de agosto de 2017 at 18:34
A faina da recuperação! MB marca a volta da ‘Noronha’ às operações para o fim do ano, e tem quase prontos os estudos que subsidiarão as decisões do Almirantado no tocante à revitalização das FCN e da CV ‘Barroso’

http://www.planobrazil.com/wp-content/uploads/2017/08/VoltinhabelaimagemdaJuliodeNoronhaABREABRE.jpg
Corveta “Júlio de Noronha”

Por Roberto Lopes

O esforço de recuperação de meios, uma das marcas registradas da gestão Leal Ferreira na Marinha, está perto de mostrar os seus primeiros resultados.

O Comando da Força considera que, após um período de inatividade de aproximadamente nove anos (!), a corveta Júlio de Noronha (V-32) estará “plenamente operativa até o final do segundo semestre de 2017”, conforme informou à coluna INSIDER uma nota preparada pelo Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM).

O barco se encontra, atualmente, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), realizando a última docagem do seu Período de Manutenção Geral/Período de Modernização de Meios (PMG/MOD).

Trata-se da realização de serviços rotineiros de um navio docado, como jateamento, soldagem e substituição de chapas, recomposição de pintura, reparos em caixas de mar, troca de anodos de proteção, inspeção do sistema de governo e dos estabilizadores.

Após a desdocagem, prosseguirão os serviços de comissionamento da propulsão.

Em outubro de 2016 a corveta desatracou do Cais Sul do AMRJ (foto) para realizar um fundeio operativo nas proximidades da Escola Naval.

http://www.planobrazil.com/wp-content/uploads/2017/08/VoltinhaproadaJuliodeNoronha.jpg

Entre os dias 20 e 21 daquele mês, a “Noronha” realizou verificações de sistemas e da propulsão, além de adestramentos para o pessoal que guarnece as estações de manobra, convés, máquinas e controle de avarias.

Objetivo: uma experiência de máquinas para o comissionamento das unidades de controle local dos motores de combustão principais, prevista para o mês seguinte.

Agora os sistemas, sensores e armamento que já foram reparados estão sendo paulatinamente comissionados e testados. Após essa etapa serão incrementados os adestramentos das equipes de bordo, visando a reintegração do navio à rotina operacional da Esquadra.

Equipamentos – Nove anos atrás, uma análise da revitalização requerida pela Júlio de Noronha calculou o gasto com o serviço (incluindo a melhoria das áreas habitáveis da embarcação) em R$ 13,8 milhões.

Naquela época o que se pensava recuperar era, principalmente, a propulsão; mas também se previa a substituição de alguns outros sistemas e sensores – como o sistema tático de comando, controle e combate.

A modernização compreenderia as seguintes instalações:
  • Sistema SICONTA Mk.4;

    Radar de busca combinada Selex Sistemi RAN-20S bidimensional;

    Radar de DT Selex Sistemi RTN-30X;

    Radar de navegação Furuno FR 8252;

    MAGE – DEFENSOR;

    Sistema de Navegação Inercial – SIGMA 40 INS (SAGEM);

    Sistema de Controle e Monitoração SCM;
Jaceguai – A corveta “Jaceguai” (V-31), que já chegou a fazer uma travessia Rio-Santos para teste de motores, também cumpre extenso programa de adestramentos e de exercícios, visando a qualificação das suas equipes nos trabalhos e manobras próprias dessa classe de navio.

No que diz respeito ao material, prossegue a revisão geral do motor gerador nº 4 e o reparo de seus grupos de osmose reversa.

No agrupamento dos escoltas de maior porte, apenas três Niterói e a corveta Barroso (V-34) serão submetidas às atualizações que os seus diferentes sistemas requerem.

Recomposição – Segundo o CCSM, os estudos que vão amparar as decisões relativas a esse serviço “estão praticamente finalizados e serão apresentados em curto espaço de tempo à decisão da Alta Administração Naval” (Comandante da Marinha mais Almirantado).

Nesses navios, o programa de revitalização pode ser dividido em duas partes: a da atualização de sensores, sistema de combate e armamentos, e uma outra, referente a períodos de manutenção das plataformas, “cujo escopo tratará, primordialmente, da parte estrutural dos navios, e dos sistemas de propulsão, geração e distribuição de energia elétrica, comunicações e ar condicionado”.

A fragata Defensora (F-41) tem seu retorno ao setor operativo da Armada previsto para o primeiro semestre do ano que vem.

Ela deixou o Dique Almirante Jardim, no AMRJ, no dia 15 de março (foto abaixo); quatro meses mais tarde – a 13 de julho – recebeu os seus dois últimos motores propulsores.

http://www.planobrazil.com/wp-content/uploads/2017/08/VoltinhadesdocagemdaDefensora%C3%93TIMA.jpg

Sua tripulação procede, agora, a testes com os diferentes equipamentos que já foram e ainda vem sendo embarcados no navio – etapa prévia à realização das provas de mar.

http://www.planobrazil.com/wp-content/uploads/2017/08/VoltinhamotordaDefensorasendoi%C3%A7adodocais.jpg
Embarque dos dois últimos motores da fragata “Defensora”, em julho

http://www.planobrazil.com/wp-content/uploads/2017/08/VoltinhaguinchodescendoomotornaDefensora.jpg

Estão sendo experimentados os motores de combustão principal (MCP) e os de combustão auxiliares.

O pessoal do barco também trabalha no restabelecimento dos sistemas de refrigeração e de ar comprimido, além da recomposição do sistema de combate, que deve se prolongar até dezembro deste ano.

Rimpac – A recuperação dessas fragatas e corvetas servirá para aliviar a carga de comissionamentos que recai, hoje, sobre unidades que já vem sendo exigidas no rodízio de embarcações na costa do Líbano e em operações multinacionais de patrulhamento do Golfo da Guiné, na costa ocidental da África.

Mas tanto a Esquadra como o Comando de Operações Navais ainda são comedidos acerca da previsão de empenho das suas unidades em outras jornadas a longa distância.

A coluna INSIDER perguntou ao CCSM sobre a resposta que será dada à solicitação recebida da Marinha dos Estados Unidos, para que a MB se faça representar na RIMPAC 2018.

“O convite está em avaliação pelo Comando de Operações Navais e a Marinha poderá participar do exercício com o envio de navio ou apenas de pessoal nas fases de planejamento e execução, de acordo com a disponibilidade de recursos financeiros”, foi a resposta da Comunicação Social da Força.

A operação Rim of Pacific, no eixo Havaí-litoral do estado americano da Califórnia, é o maior exercício naval multinacional do mundo.

Ano passado a Força Naval brasileira cancelou sua participação, em razão da indisponibilidade de meios e das restrições financeiras.

Avisos-Rádio – Mas é certo que a MB mantém bem vivo o seu desejo de operar longe da costa, e, até mesmo, longe do Atlântico Sul.

Na entrevista concedida à coluna INSIDER, terça-feira passada (01.08) à tarde, o Comandante da Marinha, almirante Eduardo Leal Ferreira confirmou que, apesar da escassez de recursos, a Força mantém um Adido Naval em Adis Abeba, a capital etíope de 3 milhões de habitantes que sedia a União Africana.

http://www.planobrazil.com/wp-content/uploads/2017/08/VoltinhaAdisAbeba.jpg
Adis Abeba

Esse oficial chegou ao posto em 2015, época em que se pensava fosse ser possível que um navio da Esquadra compartilhasse com barcos da Agência Europeia de Defesa e da Otan (Organização para o Tratado do Atlântico Norte) o patrulhamento anti-pirataria do chamado Chifre da África – como, por sinal, já faz a Marinha da Colômbia (com a assistência da Marinha espanhola).

O Comando da Força Naval tem muitas preocupações com o tráfego dos navios mercantes de bandeira brasileira em áreas marítimas consideradas perigosas.

“Há alguns anos a Marinha do Brasil emite regularmente Avisos-Rádio Náuticos advertindo os navios mercantes de bandeira brasileira sobre os perigos da operação nas áreas do Leste da África”, esclareceu uma nota do CCSM enviada a esta coluna, “em especial na costa da Somália e Mar da Arábia, orientando-os a manter alto nível de vigilância e a incrementar as medidas de segurança a fim de evitar atos de pirataria”.

http://www.planobrazil.com/wp-content/uploads/2017/08/VoltinhaMardaAr%C3%A1bia.jpg
Mar da Arábia

http://www.planobrazil.com/a-faina-da-r ... vitalizac/

abs.

arcanjo




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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3807 Mensagem por talharim » Qua Out 18, 2017 8:29 am

Saiu hoje no DOU que a Marinha do Brasil esta comprando um novo navio hospital os 3 estaleiros habilitados foram Bibi,Gamboa e Inace .O navio Jan tem ate nome vai se chamar Papa Francisco




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3808 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 18, 2017 10:30 am

Nada a surpreender.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3809 Mensagem por jambockrs » Seg Nov 06, 2017 5:07 pm

Meus prezados
Diretor do AMRJ defende que sua Instituição construa os NPa 500BR como forma de atualizar “o conhecimento das equipes técnicas”
Na última quinta-feira de outubro (26.10), durante o Painel “Construção de Navios Patrulha para a Marinha do Brasil”, promovido pelo Clube Naval, no Rio de Janeiro, o diretor do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), contra-almirante Engenheiro Naval Liberal Enio Zanelatto, apresentou as características do projeto do Navio Patrulha de 500 toneladas (NPa 500BR), realizando uma comparação com a Classe “Macaé” (que tem duas unidades construídas no Brasil sob os planos da classe francesa Vigilante 400 CL54).
l
Para o almirante Zanelatto, “a construção do NPa 500BR no Arsenal significaria a retomada da construção militar de navios de superfície, com a manutenção e atualização do conhecimento das equipes técnicas, de planejamento e gerência de projetos”.
O diretor do AMRJ ressaltou o histórico de construção de navios-patrulha no Arsenal, e defendeu que a retomada dessa atividade representaria um incentivo à indústria de construção naval brasileira.
Mas o aproveitamento futuro do Arsenal de Marinha ainda é incerto.
Aparentemente, sua próxima tarefa será concluir as obras em dois cascos da classe Macaé que estão sendo resgatadas do estaleiro EISA.
Não se sabe se o AMRJ terá algum papel na construção da primeira corveta classe Tamandaré, e nem se funcionará, prioritariamente, como um centro de reparos e manutenção de embarcações militares.
Além da palestra do Diretor do AMRJ, o evento contou ainda com exposições de representantes do Sindicato dos Estaleiros de Construção Naval Brasileiros e Offshore (SINAVAL) e da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), às quais se seguiram debates com a plateia.
A EMGEPRON lida com o projeto do NPa 500BR há mais de dois anos, e vem tentando vender a ideia a marinhas da África, da América Latina e da Ásia, até agora sem sucesso.

Imagem
Eis as características técnicas do NPa 500BR:

Comprimento: 57,20 m
Boca: 8,76 m
Calado máximo: 2,61 m
Deslocamento carregado: 592 ton
Velocidade máxima contínua: 20 nós
Raio de ação a 13 nós: 2.800 MN (5.185,6 km)
Propulsão: 2 motores diesel CODAD
Tripulação: até 43 militares
Autonomia: 20 dias
SISTEMAS DE COMBATE
Canhão 40 mm L /70
Duas metralhadoras até o calibre 20mm
Sistema CORCED (opcional somente para 7.62mm ou 12.7mm) Não atende a 20mm.
Lançador MSA (opcional).
Sistema óptico-eléctrico
Sistema de Controle Tático – SICONTA
Radar de busca de superfície
Radar de navegação
Equipamento de Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica – MAGE (opcional)
Dispositivo acústico de defesa (opcional)
*Com informações do Centro de Comunicação Social da Marinha.
Fonte: Roberto Lopes site Plano Brasil 5 NOV 2017
Sistema CORCED
Imagem




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3810 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 06, 2017 9:25 pm

Ora bolas, como é que esperam vender lá fora o que não conseguem nem vender aqui dentro? :?

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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