Meu amigo me permita duas colocações em cima do teu raciocínio:Lucas Lasota escreveu:juarez castro escreveu: Eu acho que é Fórum Realidade Brasil, e sempre esteve por aqui independente de mim ou de qualquer outro, a única diferença é que tu e outros estavam entorpecidos pelo "Capitão mil maravilhas" e seu mundo encantado que agora veio abaixo e mostrou a realidade que nós vínhamos avisando.
João Fernando, infelizmente tu tens o mal de da boa parte dos Brasileiros, achar que o mundo é surreal e se negar a enxergar realidade.
Agora evidentemente, sonhar é um direito de todos.
Grande abraço
Prezado, me diga quando que as forças armadas estiveram às mil maravilhas? Na década de 90, quando não se tinha dinheiro nem para desfile de 7 de setembro? Na década de 80, quando praticamente todas as grandes empresas de defesa brasileira faliram? Talvez a década de 70, período único na história do Brasil durante o "milagre econômico"? Ou foi a década de 60 que durante o fatídico episódio da Guerra da Lagosta ficou mais do que provado o nosso estado de prontidão?
Apesar de tudo isto, as missões constitucionais foram executadas - mesmo que aos trancos e barrancos. Agora, depois da abertura política de 85 estamos vendo uma atenção maior às forças armadas. Estão sendo trocados os aviões que somente os militares compraram, os carros de combate adquiridos também na época do governo militar, sem mencionar o armamento individual padrão, os helicópteros, os navios de combate e a aviação de transporte que somente os militares tinham prestado atenção.
Além disso, em muito tempo, há a consecução de projetos ditos estratégicos, como o Sisfrom, Astros 2020, Amazônia Azul, KC-390 e outros. Na década de 90, o único projeto estratégico de grande monta que vingou (com casos de corrupção, é verdade) foi o Sivam.
É lógico, portanto, que dificuldades financeiras surgem destes esforços. Mas esta é a realidade do Brasil. Não temos a disposição norte-americana em destinar o que destinam para a defesa. Não temos o gás e petróleo russo para bancar aquela porcentagem do PIB às forças armadas.
Ou seja, a única realidade que vale a pena negar é justamente esta apocalíptica que os amigos vêm pregando e profetizando aqui no fórum.
1 Durante o período citado a exceção do anos setenta, foram de orçamentos minguados e crescimento pífio da economia.
2. Como estamos nos "navais" vou citar uma situação somente, que de certa forma cria um paradigma a tua afirmação de que o Brasil começou 1985 e independência foi proclamada em 2003..
O velho e saudoso Porta aviões Minas Gerais teve uma média de oitenta dias de mar até meados da década de oitenta, já o SP no período dito por alguns como "nunca antis vistu" eu acredito que não preciso entrar em números, todos por aqui sabem.
Grande abraço