Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36103
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3129 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11281 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 22, 2014 8:33 pm

O problema não é a MB matar o Prosuper por causa das CV-3 maiores. São os políticos que nada sabem ou entendem sobre o assunto. Vai tentar fazer um sujeito destes no congresso ou no planalto conseguir entender porque a MB está construindo corvetas do porte de fragatas e continua pedindo ao mesmo tempo para comprar fragatas no exterior? :?

Por isso que digo, deixem as corvetas serem corvetas. Cada coisa no seu lugar. Se hoje temos fragatas com 3800 tons, tudo bem. Se amanhã elas forem de 6.000 tudo bem, também. Porque se podemos ter fragatas de 6.000 tons, porque não podemos ter corvetas de 3.000 tons?

Aliás, lembrando o Marino. Pensem em capacidades, e não em tonelagem. As corvetas e fragatas serão complementares, e não antagônicas.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11282 Mensagem por Lord Nauta » Seg Dez 22, 2014 11:25 pm

saullo escreveu:Nauta pra presidente e a rataiada na cadeia. :twisted: :twisted: :twisted:
Belo post Lord Nauta.
Tem horas que temos que desabafar mesmo, em meio a tanto desgoverno medíocre e tanto cinismo dos políticos.

Abraços


Prezado Amigo,

Grato pela deferência.


Sds


Lorda Nauta




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11283 Mensagem por alex » Seg Dez 22, 2014 11:54 pm

FCarvalho:
O problema não é a MB matar o Prosuper por causa das CV-3 maiores. São os políticos que nada sabem ou entendem sobre o assunto. Vai tentar fazer um sujeito destes no congresso ou no planalto conseguir entender porque a MB está construindo corvetas do porte de fragatas e continua pedindo ao mesmo tempo para comprar fragatas no exterior? :?


Eu acho que politico acha tudo a mesma coisa, navio e barco e a mesma coisa e eles estao pouco se lixando com defesa... porém agora é pior: o governo usou sangou o erário como se estivesse usando o limite de um cheque especial e não tem como pagar os juros. Não acredito em Prosuper enquanto houver faturas dos atuais projetos a serem pagos (Gripen, submarinos, guarani e outros).
Por isso que digo, deixem as corvetas serem corvetas. Cada coisa no seu lugar. Se hoje temos fragatas com 3800 tons, tudo bem. Se amanhã elas forem de 6.000 tudo bem, também. Porque se podemos ter fragatas de 6.000 tons, porque não podemos ter corvetas de 3.000 tons?


Podemos ter corvetas de 3.000 toneladas, podemos chama-las de qualquer nome. Os japoneses chamam seus porta-aviões de cruzadores e os chineses chamam um navio de 12.000 toneladas como navio de patrulha oceânico, não tem problema o mundo aceita (mas não acredita :D ). O problema é que não podemos mentir para nos mesmos. Queremos um navio que opere um SeaHawk, dispare misseis antiaereos e antinavios, tenha sensores compativeis com todas estas capacidades, tenha uma certa autonomia e possa levar um grupo de fuzileiros interno. Todas estas capacidades são comparaveis com as fragatas Niterois (e algumas excedem as destes navios) e Greenhalg. Podemos chama-las de corvetas mas queremos que tenham o desempenho de fragatas. Poderíamos até reclassificar as Niterois e Greenhalg (santa semântica, Batman) de corvetas mas o problema fica o mesmo: queremos usar a plataforma da Barroso, aumenta-la um pouco e que tenha um desempenho igual ou superior a uma Niteroi. A pergunta que fica:o projeto da Barroso (uma evolução da Inhauma) é tão bom que nós o estamos subestimando e ele é capaz de fazer o que esperado dele? Ou além do que é esperado dele?
Aliás, lembrando o Marino. Pensem em capacidades, e não em tonelagem. As corvetas e fragatas serão complementares, e não antagônicas.
Lógico que pode-se construir uma FREMM de 6.000 toneladas, chama-la de fragata e se só colocarmos um canhão de 40 mm será na realidade o mais caro NaPaOC do mundo. Mas para as corvetas é uma questão de leis de fisica, a tonelagem implica em capacidade para este caso.




Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2911
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 173 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11284 Mensagem por saullo » Ter Dez 23, 2014 4:33 pm

Lord Nauta escreveu:
saullo escreveu:Nauta pra presidente e a rataiada na cadeia. :twisted: :twisted: :twisted:
Belo post Lord Nauta.
Tem horas que temos que desabafar mesmo, em meio a tanto desgoverno medíocre e tanto cinismo dos políticos.

Abraços


Prezado Amigo,

Grato pela deferência.


Sds


Lorda Nauta
Várias vezes você escreve aquilo que nos está engasgado.
Nós gostamos do Brasil, mas tem muita gente lá em cima que prefere se aferrar a ideologias ultrapassadas e dinheiro fácil no bolso, e estão se lixando pro país.

Abraços




Avatar do usuário
GIL
Sênior
Sênior
Mensagens: 736
Registrado em: Dom Dez 28, 2008 8:17 am
Agradeceram: 131 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11285 Mensagem por GIL » Ter Dez 23, 2014 5:36 pm

saullo escreveu:
Lord Nauta escreveu:

Prezado Amigo,

Grato pela deferência.


Sds


Lorda Nauta
Várias vezes você escreve aquilo que nos está engasgado.
Nós gostamos do Brasil, mas tem muita gente lá em cima que prefere se aferrar a ideologias ultrapassadas e dinheiro fácil no bolso, e estão se lixando pro país.

Abraços
Um pouco de coerencia.


Uma pergunta simples
Que governo civil posterior a ditadura foi o que mais gastou em defesa?




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11286 Mensagem por Lord Nauta » Ter Dez 23, 2014 5:40 pm

GIL escreveu:
saullo escreveu: Várias vezes você escreve aquilo que nos está engasgado.
Nós gostamos do Brasil, mas tem muita gente lá em cima que prefere se aferrar a ideologias ultrapassadas e dinheiro fácil no bolso, e estão se lixando pro país.

Abraços
Um pouco de coerencia.


Uma pergunta simples
Que governo civil posterior a ditadura foi o que mais gastou em defesa?

O governo de Luis Inácio Lula da Silva. Eu, prefiro o termo investimento. As FFAA's e que de fato garantem a existência dos estados nacionais. Quando elas se esfacelam, e os exemplos da história são muitos, os estados também sucumbem.

Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
gingerfish
Sênior
Sênior
Mensagens: 1449
Registrado em: Sáb Jan 13, 2007 8:45 am
Localização: juiz de fora
Agradeceram: 84 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11287 Mensagem por gingerfish » Qui Dez 25, 2014 10:56 pm

... olhe só uma coisa interessante do passado, é de Roma, quando começa a militarizar a sociedade, os generais começam a ficar cada vez mais fortes, até que eles tomaram o poder, tiraram os senadores de cena, que eram os patrícios, e aí, eles, generais, tomam o poder, e aí quando eles tomam o poder chega-se à formação do Império Romano. Imagine um Império Brasileiro...




A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
Avatar do usuário
GIL
Sênior
Sênior
Mensagens: 736
Registrado em: Dom Dez 28, 2008 8:17 am
Agradeceram: 131 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11288 Mensagem por GIL » Sex Dez 26, 2014 8:09 am

Lord Nauta escreveu:
GIL escreveu: Um pouco de coerencia.


Uma pergunta simples
Que governo civil posterior a ditadura foi o que mais gastou em defesa?

O governo de Luis Inácio Lula da Silva. Eu, prefiro o termo investimento. As FFAA's e que de fato garantem a existência dos estados nacionais. Quando elas se esfacelam, e os exemplos da história são muitos, os estados também sucumbem.

Sds


Lord Nauta
Realmente a palavra investimento é mais adequada e algumas vezes é a palavra que eu uso.

Resulta absurdo ver a galera falando mal do PT em foruns e sites de defesa justamente em referencia a esses temas, quando foi o governo que mais fez pelas FFAAs no Brasil, mais além de possiveis erros, eu mesmo que não nunca fui simpatizante deles reconheço isso.

Parece que os caras somente querem entrar no tema para criticar por criticar.
Eu sempre gostei de governos que investem em defesa, pra mim me da igual se eles são de direita, esquerda, centro ou extremos
não existe nada pior que um país indefeso, o que ainda é o nosso caso.

Seria inclusive legal fazer um post criando uma comparativa sobre o que os governos do passado fizeram para melhorar o Brasil nesse aspecto.




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11289 Mensagem por WalterGaudério » Sex Dez 26, 2014 10:48 am

Não quero jogar água fria nos senhores, mas....


A nova equipe econômica vem " com sangue nos óio"




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11290 Mensagem por J.Ricardo » Sex Dez 26, 2014 12:02 pm

gingerfish escreveu:... olhe só uma coisa interessante do passado, é de Roma, quando começa a militarizar a sociedade, os generais começam a ficar cada vez mais fortes, até que eles tomaram o poder, tiraram os senadores de cena, que eram os patrícios, e aí, eles, generais, tomam o poder, e aí quando eles tomam o poder chega-se à formação do Império Romano. Imagine um Império Brasileiro...

Esquece, os generais brasileiros já fizeram isso nos anos 60/70 e não deu em nada, vamos deixar a democracia tomar o rumo dela, se quiserem voltar que seja pelo voto, me comprometo a votar se apresentarem um bom candidato.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36103
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3129 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11291 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 26, 2014 2:16 pm

WalterGaudério escreveu:Não quero jogar água fria nos senhores, mas....
A nova equipe econômica vem " com sangue nos óio"
Já era de se esperar. Estamos largados nas mãos de um bando de "burrocratassauros" que só conseguem entender a realidade por meio de planilhas e gráficos de excel. :roll:

Ministro da defesa político. Equipe econômica tipo "liberou geral" para cortar na carne. O pessoal já pensando em 2018, sem nem acabar 2014... é vai ser complicado. :?

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 82 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11292 Mensagem por BrasilPotência » Sex Dez 26, 2014 4:14 pm

Por ora apenas quero que o Siroco seja adquirido, estou tentando não criar falsas ilusões.




Brava Gente, Brasileira!!!
Avatar do usuário
GIL
Sênior
Sênior
Mensagens: 736
Registrado em: Dom Dez 28, 2008 8:17 am
Agradeceram: 131 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11293 Mensagem por GIL » Sex Dez 26, 2014 5:22 pm

FCarvalho escreveu:
WalterGaudério escreveu:Não quero jogar água fria nos senhores, mas....
A nova equipe econômica vem " com sangue nos óio"
Já era de se esperar. Estamos largados nas mãos de um bando de "burrocratassauros" que só conseguem entender a realidade por meio de planilhas e gráficos de excel. :roll:

Ministro da defesa político. Equipe econômica tipo "liberou geral" para cortar na carne. O pessoal já pensando em 2018, sem nem acabar 2014... é vai ser complicado. :?

abs

Eu também tenho esse temor, mais não vamos nos precipitar, a Dilma desde que se reelegeu anunciou os Gripens e também liberou (pese a não ser um investimento em defesa) o projeto do maior programa cientifico do Brasil, o projeto Sirius que vai nos ajudar muito em outras facetas tecnologicas.

Não sei se o fato do cara ser um MD politico seja algo ruim, pode que seja até positivo ele ser ter peso dentro do partido

O Tivemos no passado outro MD de carater politico (Jobim) e ele nos foi até bastante bem.

Somente sinto falta de termos um cara como o Mangabeira Unger no pedaço.




Editado pela última vez por GIL em Sex Dez 26, 2014 8:44 pm, em um total de 1 vez.
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11294 Mensagem por Lord Nauta » Sex Dez 26, 2014 6:25 pm

Prezados Colegas.


Para manter aquecido o tópico realizei uma pesquisa em relação ao PRM (PEAMB) com os meios previstos a serem incorporados entre 2010 e 2022.

PRM - Previsão de obtenção de meios no período de 2010 – 2022: Previsto x realizado (meios em construção/incorporados/encomendados):

SSK: 5 (4)
SNA: 1 (1)
Navios de propósitos múltiplos: 2 (0)
Navios de escolta 6.000 ton : 6 (0)
Navios varredores: 8 (0)
Navios caça minas: 4 (0)
Navios de Apoio Logístico: 3 (0)
Navios de salvamento submarino: 2 (0)
Rebocador de alto mar: 2 (0)
Veículos de desembarque de colchão de ar: 4 (0)
EDCG: 8 (3)
EDVM: 32 (5)
NTraAp: 2 (0)
NaPaFlu: 8 (0)
Rebocador fluvial: 3 (0)
NAsHosp: 6 (3)
NaPaOC : 9 (3)
NaPa 500: 20 (7)
NaPa 200: 3 (0)
Aviso de Instrução: 6 (0)
NaTraFlu: 5 (1)
NaApLoflu: 1 (0)
AvHOcFlu: 6 (5)
NaHOcFlu: 2 (1)
NaHOc: 2 (1)
NaBalizador: 3 (0)


A comparação com o que foi planejado e o previsto/realizado até o momento e simplesmente 'brochante''. :cry:


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36103
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3129 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11295 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 26, 2014 10:07 pm

São as disfunções heréticas de sempre da defesa, Nauta. As vezes não pega nem no tranco. :lol:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder