A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: A-12

#11881 Mensagem por Marino » Ter Nov 25, 2014 12:08 pm

Olha aqui:
talharim escreveu:AVANTE SAMPA AGORA VAI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


DIRETORIA DE ENGENHARIA NAVAL
EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO
A Diretoria de Engenharia Naval(DEN), vem, por meio deste,
tornar público que realizará chamamento público, no período compreendido
das 09:00h do dia 11/07/2014 às 15:00h do dia 26/07/2014,
com vistas a identificar empresas ou profissionais interessados e capazes
de prestar serviços técnicos especializados de consultoria, assessoramento
e capacitação (on the job training) da tripulação da
Diretoria de Engenharia Naval (DEN), no âmbito do Empreendimento
Modular do Período de Modernização do Navio- Aeródromo (NAe) "
São Paulo" (EMProModNAe)
, conforme Edital de Chamamento Público
disponível no endereço eletrônico htpp://www.den.mar.mil.br.
LUIS CARLOS DELGADO
Vice- Diretor




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: A-12

#11882 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 25, 2014 12:14 pm

Este pensamento não é algo pertinente apenas a esfera politica do Planalto. É algo forjado antes, e há muito, no pensamento geo-político nacional a partir do Instituto Rio Branco, e que fomentou, como ainda fomenta, até hoje, a discussão do papel, e da imagem, do Brasil na América do Sul.

Os políticos apenas pegaram carona na matéria. Pergunte a algum brasileiro médio o que ele pensa sobre a imagem que ele tem do Brasil e a resposta invariavelmente será a deste Brasil bonzinho, amigável, bonachão.... a mesma imagem hipócrita e fetichista que o brasileiro tem de si mesmo.

Para quem quiser ver como isso funciona, é só dar uma espiadela no que se anda dizendo por aí na área de humanas pelas IFES deste país. Uma completa e total reescrita da história nacional, a "manu ideologicus" em que tudo o que foi construído em termos de caráter sócio-histórico da nossa brasilidade está sendo posto abaixo e desconstruído a mais de 30 anos.

Há tempos não somos mais os mocinhos de nossa própria história... :roll:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: A-12

#11883 Mensagem por Marino » Ter Nov 25, 2014 1:03 pm

O Itamaraty tinha que ser "reformulado" nas mais claras tradições do Barão.
Ele sabia que soft power puro nao funcionava.
Ele foi um dos maiores apoiadores da reformulação da Esquadra, pois dizia que era muito mais fácil negociar com os argentinos com os encouraçados no Sul.
Também na questão do Acre, ele colocou o exército na fronteira e mesmo sem utilizá-lo soube tirar proveito do fato.
Eu trabalhei com um diplomata, um que sabe mais de temas militares que qualquer colega. Uma vez eu comecei a discutir com ele sobre crise e manobra de crise e ele mostrou desconhecimento. Como estudioso que é me pediu literatura e se empolgou.
Falei que isto devia ser matéria obrigatória do Instituto Rio Branco, pois quem iria conduzir uma crise nao eram os militares, mas os diplomatas.
Ele concordou, entrou em contato com o Diretor do Instituto e propôs introduzir o tema. A resposta do Diretor foi que nao havia interesse, que primeiro havia que definir omque era crise. :shock: :shock: :shock:
Então a contradição, nós militares estudamos o tema, fazemos exercícios sobre o mesmo, temos regras de comportamento e de engajamento, simulamos gabinetes de crise e os diplomatas ...
Outro exemplo, eu cursava a ESG e um diplomata fez uma palestra em que se posicionou contra o reequipamento das FAs, dizia que tínhamos uma população muito maior e que poderíamos, em caso de necessidade, mobilizar milhões de pessoas.
Eu, um simples estagiário, me inscrevi para o debate e seguindo a regra da Escola fiz minha pergunta por escrito.
Era algo assim: o Sr falou em mobilizar milhões de pessoas, mobilizar LEGIÕES na era da informação, legiões que seriam derrotadas por uma tecnologia superior, legiões que seriam armadas com paus e pedras e calçadas com sandálias havaianas...
E por aí segui.
Minha pergunta foi retirada da lista dos debates pelo controlador de debates, um professor civil da escola que se preocupou com a repercussão... :evil: :evil:
E assim seguimos...




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
J.Ricardo
Moderador
Moderador
Mensagens: 7513
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 988 vezes

Re: A-12

#11884 Mensagem por J.Ricardo » Ter Nov 25, 2014 2:45 pm

Marino escreveu:Pois é.
Mas minha pergunta é se algum vizinho se preocupa em "nao assustar o Brasil".
Se o Chile se preocupou quando comprou Leo 2, fragatas T-23, as holandesas, F-16, etc.
Se a Venezuela se preocupou ao adquirir SU, sistemas AAe como o S-300, BUK, etc.
Se o Peru se preocupou quando introduziu BVR na AL.
Se a Argentina se preocupava quando comprava a rodo antes das Malvinas.
E um grande ETC.
Acho que esta preocupação é só do brasileiro bonzinho.
É por isso que eu digo nos círculos informais, tá na hora de bons homens reformados saírem no armário (no bom sentido) e entrarem na vida pública, não aquele pessoal que prega a volta da ditadura, mas de homens com pensamento estratégico, que entendam e respeitem a democracia e sejam acima de tudo, sejam apaixonados pelo Brasil!




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: A-12

#11885 Mensagem por Alcantara » Ter Nov 25, 2014 2:52 pm

FCarvalho escreveu:Este pensamento não é algo pertinente apenas a esfera politica do Planalto. É algo forjado antes, e há muito, no pensamento geo-político nacional a partir do Instituto Rio Branco, e que fomentou, como ainda fomenta, até hoje, a discussão do papel, e da imagem, do Brasil na América do Sul.

Os políticos apenas pegaram carona na matéria. Pergunte a algum brasileiro médio o que ele pensa sobre a imagem que ele tem do Brasil e a resposta invariavelmente será a deste Brasil bonzinho, amigável, bonachão.... a mesma imagem hipócrita e fetichista que o brasileiro tem de si mesmo.

Para quem quiser ver como isso funciona, é só dar uma espiadela no que se anda dizendo por aí na área de humanas pelas IFES deste país. Uma completa e total reescrita da história nacional, a "manu ideologicus" em que tudo o que foi construído em termos de caráter sócio-histórico da nossa brasilidade está sendo posto abaixo e desconstruído a mais de 30 anos.

Há tempos não somos mais os mocinhos de nossa própria história... :roll:

abs.
Mas isso ("Brasil, país amigo", "grande irmão", etc) só veio da redemocratização pra cá. INCRÍVEL como reescrevem a nossa história a olhos vivos e NINGUÉM na sociedade vê e/ou se importa! Para a população média, a verdade é essa mesmo... "somos um país pacífico", "sem inimigos declarados", "amigo de todas as nações", etc. Goebbels não faria melhor.

Em trinta anos moldaram a mente do povo para esquecer séculos de história (não só do Brasil mas, principalmente, das relações internacionais).




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Paisano
Moderador
Moderador
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: A-12

#11886 Mensagem por Paisano » Ter Nov 25, 2014 3:18 pm

A desculpa do FHC para a aposentadoria do "Minas" foi pura conversa fiada.

Ele jamais gostou das FAA´s. Vide as declarações do mesmo de que o desfile de 7 de setembro é uma tremenda palhaçada.

Quanto aos nossos vizinhos, historicamente só a Argentina nos causou alguma preocupação.

A realidade é que sem se mexer um milímetro sequer o Brasil já assusta a vizinhança daqui da AS.

E por causa disso a estratégia utilizada pelo GF, desde o Lula, é atrair esses países para a esfera de influência do Brasil.

Se está conseguindo ou não é outra história, mas o importante é perceber essa movimentação por parte do Brasil.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: A-12

#11887 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 25, 2014 8:21 pm

Alcantara escreveu:
FCarvalho escreveu:Este pensamento não é algo pertinente apenas a esfera politica do Planalto. É algo forjado antes, e há muito, no pensamento geo-político nacional a partir do Instituto Rio Branco, e que fomentou, como ainda fomenta, até hoje, a discussão do papel, e da imagem, do Brasil na América do Sul.
Os políticos apenas pegaram carona na matéria. Pergunte a algum brasileiro médio o que ele pensa sobre a imagem que ele tem do Brasil e a resposta invariavelmente será a deste Brasil bonzinho, amigável, bonachão.... a mesma imagem hipócrita e fetichista que o brasileiro tem de si mesmo.
Para quem quiser ver como isso funciona, é só dar uma espiadela no que se anda dizendo por aí na área de humanas pelas IFES deste país. Uma completa e total reescrita da história nacional, a "manu ideologicus" em que tudo o que foi construído em termos de caráter sócio-histórico da nossa brasilidade está sendo posto abaixo e desconstruído a mais de 30 anos.
Há tempos não somos mais os mocinhos de nossa própria história... :roll:
abs.
Mas isso ("Brasil, país amigo", "grande irmão", etc) só veio da redemocratização pra cá. INCRÍVEL como reescrevem a nossa história a olhos vivos e NINGUÉM na sociedade vê e/ou se importa! Para a população média, a verdade é essa mesmo... "somos um país pacífico", "sem inimigos declarados", "amigo de todas as nações", etc. Goebbels não faria melhor.
Em trinta anos moldaram a mente do povo para esquecer séculos de história (não só do Brasil mas, principalmente, das relações internacionais).
Não se engane meu caro amigo. Os pais dos nossos bisavós já pensavam assim há tempos. A coisa simplesmente foi ficando, apesar de adjacente, mais e mais concreta na mentalidade do povão na medida em que incutida na formação escolar e acadêmica do brasileiro do séc XX, com sérios respingos no séc XXI.

E não em jeito. Vamos precisar de uma nova guerra, ou de algumas gerações para mudar isso.

Vai levar tempo... :roll:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: A-12

#11888 Mensagem por Carlos Lima » Qua Nov 26, 2014 5:25 am

Isso sem dúvida é muito mais preocupante do que qualquer hardware que venhamos utilizar.

Só ver a quantidade de gente que não deve saber nem desenhar a bandeira nacional e muito menos cantar o hino.

... brabo isso. :|

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Lucas Lasota
Avançado
Avançado
Mensagens: 692
Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
Agradeceram: 91 vezes

Re: A-12

#11889 Mensagem por Lucas Lasota » Qua Nov 26, 2014 5:44 am

Marino escreveu:O Itamaraty tinha que ser "reformulado" nas mais claras tradições do Barão.
Ele sabia que soft power puro nao funcionava.
Ele foi um dos maiores apoiadores da reformulação da Esquadra, pois dizia que era muito mais fácil negociar com os argentinos com os encouraçados no Sul.
Também na questão do Acre, ele colocou o exército na fronteira e mesmo sem utilizá-lo soube tirar proveito do fato.
Eu trabalhei com um diplomata, um que sabe mais de temas militares que qualquer colega. Uma vez eu comecei a discutir com ele sobre crise e manobra de crise e ele mostrou desconhecimento. Como estudioso que é me pediu literatura e se empolgou.
Falei que isto devia ser matéria obrigatória do Instituto Rio Branco, pois quem iria conduzir uma crise nao eram os militares, mas os diplomatas.
Ele concordou, entrou em contato com o Diretor do Instituto e propôs introduzir o tema. A resposta do Diretor foi que nao havia interesse, que primeiro havia que definir omque era crise. :shock: :shock: :shock:
Então a contradição, nós militares estudamos o tema, fazemos exercícios sobre o mesmo, temos regras de comportamento e de engajamento, simulamos gabinetes de crise e os diplomatas ...
Outro exemplo, eu cursava a ESG e um diplomata fez uma palestra em que se posicionou contra o reequipamento das FAs, dizia que tínhamos uma população muito maior e que poderíamos, em caso de necessidade, mobilizar milhões de pessoas.
Eu, um simples estagiário, me inscrevi para o debate e seguindo a regra da Escola fiz minha pergunta por escrito.
Era algo assim: o Sr falou em mobilizar milhões de pessoas, mobilizar LEGIÕES na era da informação, legiões que seriam derrotadas por uma tecnologia superior, legiões que seriam armadas com paus e pedras e calçadas com sandálias havaianas...
E por aí segui.
Minha pergunta foi retirada da lista dos debates pelo controlador de debates, um professor civil da escola que se preocupou com a repercussão... :evil: :evil:
E assim seguimos...
Posso estar enganado, mas o caráter "intelectualista" do Itamaraty se consolidou com San Tiago Dantas, que era um grande jurista e intelectual, cuja preocupação maior residia no discurso, imagem exterior e ligações ideológicas.

Participei de algumas palestras na Escola de Guerra Naval e ESG ministradas por diplomatas antigos e novos, os quais afirmavam existir um preconceito dentro da Pasta contra aqueles que se interessavam por assuntos exclusivamente de hard power. Havia até mesmo descaso com os diplomatas do famigerado "grupo da morte", que conduziam as negociações com clientes externos para exportação de material de defesa.




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: A-12

#11890 Mensagem por Marino » Qua Nov 26, 2014 9:21 am

Erro




Editado pela última vez por Marino em Qua Nov 26, 2014 10:03 am, em um total de 1 vez.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: A-12

#11891 Mensagem por Marino » Qua Nov 26, 2014 9:22 am

Erro




Editado pela última vez por Marino em Qua Nov 26, 2014 10:01 am, em um total de 2 vezes.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: A-12

#11892 Mensagem por Marino » Qua Nov 26, 2014 9:44 am

EMProModNAe – Empreendimento Modular do Período de Modernização do Navio-Aeródromo

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=48058




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5441
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 427 vezes

Re: A-12

#11893 Mensagem por henriquejr » Qua Nov 26, 2014 2:00 pm

E a atual polêmica que ronda esta modernização, onde alguns oficiais da MB andam dizendo que serão gastos por volta de 1 bilhão de reais na referida modernização, onde o sistema de propulsão a vapor será substituído por um a diesel, e com isso, a velocidade final do A-12 deve ficar bem abaixo dos 32 nós alcançados pelo conjunto de propulsão atual (caldeira e turbinas a vapor)? Fala-se até que isso colocará em risco a operação da avição naval....




.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: A-12

#11894 Mensagem por Carlos Lima » Qua Nov 26, 2014 2:17 pm

Marino escreveu:EMProModNAe – Empreendimento Modular do Período de Modernização do Navio-Aeródromo

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=48058
Impressionante o nivel de detalhes!!

BZ!!!

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: A-12

#11895 Mensagem por Marino » Qua Nov 26, 2014 3:56 pm

henriquejr escreveu:E a atual polêmica que ronda esta modernização, onde alguns oficiais da MB andam dizendo que serão gastos por volta de 1 bilhão de reais na referida modernização, onde o sistema de propulsão a vapor será substituído por um a diesel, e com isso, a velocidade final do A-12 deve ficar bem abaixo dos 32 nós alcançados pelo conjunto de propulsão atual (caldeira e turbinas a vapor)? Fala-se até que isso colocará em risco a operação da avição naval....
"Oficiais da MB" encarregados dos pedalinhos na lagoa Rodrigo de Freitas.
Pelo amor de Deus, há um estudo de uma Diretoria de Engenharia e os "pedaleiros da lagoa, o que duvido, dizem que "nao vai funcionar, oh dia, oh hora...".
Funciona na China e na Índia.
Aqui, oh vai dar merda, oh dia, oh hora....




Editado pela última vez por Marino em Qua Nov 26, 2014 3:59 pm, em um total de 1 vez.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Responder