EDIT MOD: CV 3, agora FCT

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 82 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#526 Mensagem por BrasilPotência » Sex Out 31, 2014 5:05 pm





Brava Gente, Brasileira!!!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36149
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#527 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 31, 2014 8:08 pm

Eu estou vendo coisas ou o desing do NaPaOc da ENGEPROM é bem mais moderno do que o da CV-03? :|

NaPaOc
http://www.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2014/10/NPaOc-BR_02.jpg
http://www.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2014/10/NPaOc-BR_01.jpg

V-34
http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/10/CV03-02.jpg

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#528 Mensagem por Lord Nauta » Sex Out 31, 2014 10:50 pm

FCarvalho escreveu:Eu estou vendo coisas ou o desing do NaPaOc da ENGEPROM é bem mais moderno do que o da CV-03? :|

NaPaOc
http://www.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2014/10/NPaOc-BR_02.jpg
http://www.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2014/10/NPaOc-BR_01.jpg

V-34
http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/10/CV03-02.jpg

abs


O projeto do NaPaOc e de autoria do Centro de Projeto de Navios da Diretoria de Engenharia Naval da MB. A EMGEPRON e responsável pela promoção comercial do projeto e não a realizadora do mesmo, que foi concebido por engenheiros navais do quadro técnico da MB. Sendo assim e incorreto afirmar que o projeto e da EMGEPRON, empresa que vem realizando um excelente trabalho em sua área de atuação.

Sds


Lord Nauta




ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#529 Mensagem por ciclope » Sex Out 31, 2014 10:56 pm

Realmente o patrulha parece mais moderna que a corveta. Pelo menos na estetica furtiva.




Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 82 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#530 Mensagem por BrasilPotência » Sex Out 31, 2014 11:15 pm

Carvalho, penso eu que é pelo projeto ainda não estar congelado.




Brava Gente, Brasileira!!!
Avatar do usuário
Lucas Lasota
Avançado
Avançado
Mensagens: 692
Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
Agradeceram: 91 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#531 Mensagem por Lucas Lasota » Sáb Nov 01, 2014 3:09 am

F.Carvalho, vou copiar o comentário de um oficial da MB:
A EMGEPRON está expondo aqui na EURONAVAL a maquete com do novo NPaOc cuja aparência geral será idêntica as Corvetas da Classe “Tamandaré“.

A proa é idêntica a esta da concepção artística. . Contudo, a superestrutra possui desenho muito mais furtivo do que este. Tem as mesmas linhas gerais da FREMM francesa. Do tijupa até a cobertura do hangar e ambos os bordos do navio possuem a mesma altura. Não há esses recortes nas “laterais”, a chaminé fica embutida na superestrutra, igual a FREMM francesa.
http://www.naval.com.br/blog/2014/10/28 ... /#comments
Ou seja, as Tamandarés terão a superestrutura parecida com a dos NaPOc's




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#532 Mensagem por Brasileiro » Sáb Nov 01, 2014 12:31 pm

Mas, afinal, vai haver modificações na geometria do casco (como a medida da boca) em relação ao projeto da Barroso, ou não?


abraços




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#533 Mensagem por Paisano » Sáb Nov 01, 2014 1:40 pm

BrasilPotência escreveu:Artisan 3D para as corvetas

http://www.alide.com.br/joomla/componen ... etas-da-mb
Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36149
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#534 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 01, 2014 3:56 pm

Lucas Lasota escreveu:F.Carvalho, vou copiar o comentário de um oficial da MB:
A EMGEPRON está expondo aqui na EURONAVAL a maquete com do novo NPaOc cuja aparência geral será idêntica as Corvetas da Classe “Tamandaré“.
A proa é idêntica a esta da concepção artística. . Contudo, a superestrutra possui desenho muito mais furtivo do que este. Tem as mesmas linhas gerais da FREMM francesa. Do tijupa até a cobertura do hangar e ambos os bordos do navio possuem a mesma altura. Não há esses recortes nas “laterais”, a chaminé fica embutida na superestrutra, igual a FREMM francesa.
http://www.naval.com.br/blog/2014/10/28 ... /#comments
Ou seja, as Tamandarés terão a superestrutura parecida com a dos NaPOc's
Assim espero, já que são navios que praticamente idênticos em seus cascos. Então não teria porquê haver tamanha diferença na superestrutura.

E com as últimas definições sobre o armamento, acho que começo a me empolgar novamente com este projeto.
Aliás, pensando aqui comigo mesmo, não seria interessante para nós, tentar interessar os argentinos no projeto dos patrulhas de costa e oceânico além da própria CV-3 em um desenvolvimento em parceria, já que eles aparentemente estão cumprindo, até agora, com suas responsabilidades no KC-390, e talvez entrem também como o primeiro cliente de exportação do Gripen E/F?

Precisamos de escala de produção para tornar este projeto do patrulha oceânico e da corveta mais econômico possível. E como eles precisam de navios desta classe como nós, uma negociação governo a governo poderia suscitar uma parceria beneficente para ambos os lados.

Eles precisam, inicialmente, de 6/8 NaPaOc e de 4/6 corvetas para substituir as Meko 140. Se pudéssemos incluir esta demanda deles no lote inicial em um primeiro contrato conjunto para as respectivas industrias navais, creio que todos nós teríamos a ganhar. Afinal, 13 é melhor do que 5, e 10 é melhor do que 4. E o que vier depois disso, e virá com certeza, será mais que lucro para nós e para eles.

Estou quase que convencido que um segundo lote dessas corvetas já virá possivelmente com os 110 mts e as 3 mil tons anunciadas em um primeiro momento. É uma evolução lógica e garantida pela experiência do lote primário das CV-3. E nada nos impede de pensar em um terceiro lote com 115/118mts e 3,4 mil tons, seguido de um quarto lote com navios na faixa dos 125 mts e até 3,6 mil tons. Ou seja, uma família continua e regularmente desenvolvida por aqui mesmo.

Há sim, antes que alguém ache estranho chamar um navio de 3,6 tons de corveta, é sempre bom lembrar que a MB está chamando navios com 6 mil tons de fragatas... :wink:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Lucas Lasota
Avançado
Avançado
Mensagens: 692
Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
Agradeceram: 91 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#535 Mensagem por Lucas Lasota » Sáb Nov 01, 2014 6:43 pm

Sem dúvida, uma ótima ideia.




WOOBOHEHEHE
Júnior
Júnior
Mensagens: 106
Registrado em: Ter Mai 22, 2007 1:49 pm

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#536 Mensagem por WOOBOHEHEHE » Seg Nov 03, 2014 12:33 pm

Pessoal, desculpe minha ingorancia mas não entendi a configuração dos lançadores de mísseis "4-8 VLS quádruplos para Mísseis Sea Ceptor, 4-8 Mísseis Superfície-superfície (MM40 ou ManSup)". Afinal: quantos misseis AA e quantos mísseis anti-navio ela vai poder carregar?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36149
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#537 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 03, 2014 1:43 pm

WOOBOHEHEHE escreveu:Pessoal, desculpe minha ingorancia mas não entendi a configuração dos lançadores de mísseis "4-8 VLS quádruplos para Mísseis Sea Ceptor, 4-8 Mísseis Superfície-superfície (MM40 ou ManSup)". Afinal: quantos misseis AA e quantos mísseis anti-navio ela vai poder carregar?
Woobohehehe, os lançadores do Sea Ceptor possuem módulos que podem carregar cada um até 4 mísseis. E como sistema de lançamento vertical deste míssil pode ser equipado com 4 a 8 lançadores, é só multiplicar a capacidade unitária de cada lançador, que é de até 4 undes, por sua capacidade total de lançar mísseis. Ou seja, um único sistema, se equipado com 8 lançadores, com 4 módulos cada um, pode levar até 32 mísseis Sea Ceptor.

http://www.naval-technology.com/projects/6949/images/139698/large/1-sea-ceptor-missile.jpg

Da mesma forma, os lançadores de Exocet podem ser equipados com 2 a 8 mísseis, pois são modulares. É normal que em tempos de paz, apenas dois sejam portados nos sistemas. E quando necessário, até 8 podem ser adaptados nos lançadores. Aliás, o texto apenas alude a quantidade de mísseis em prontidão nos respectivos lançadores. Via de regra, cada navio, quando em combate, pode levar até o dobro de mísseis que estão disponíveis para uso imediato em seus paíós. Isto claro, a depender de cada tipo de navio, e da necessidade de cada marinha.

http://sistemasdearmas.com.br/asv/exocetmm40a.jpg


abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#538 Mensagem por Luís Henrique » Seg Nov 03, 2014 5:10 pm

WOOBOHEHEHE escreveu:Pessoal, desculpe minha ingorancia mas não entendi a configuração dos lançadores de mísseis "4-8 VLS quádruplos para Mísseis Sea Ceptor, 4-8 Mísseis Superfície-superfície (MM40 ou ManSup)". Afinal: quantos misseis AA e quantos mísseis anti-navio ela vai poder carregar?
A confusão é porque a MB ainda não definiu.

Será de 4 a 8 lançadores de mísseis antiaéreos e de 4 a 8 lançadores de mísseis antinavio.

No caso dos mísseis antiaéreos em cada lançador é armazenado 4 mísseis.

Portanto o total de mísseis seria de 16 a 32 Sea Ceptor e os mísseis antinavio seria 4 à 8.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1898
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#539 Mensagem por arcanjo » Ter Nov 04, 2014 1:01 am

03/11/2014
Radar da Corveta Tamandaré
Artisan 3D (BAE Systems & BRADAR)

Roberto Caiafa

Imagem
Radar montado no mastro do HMS Argyll, o Artisan 3D é representativo do estado da arte em radares navais 3D multiemprego. (Foto: MoD UK)

O programa de construção das futuras corvetas Classe Tamandaré, em curso pela Marinha do Brasil, alcançou uma nova etapa com o anúncio da BAE Systems, trabalhando em parceria com a brasileira BRADAR, para o desenvolvimento de um novo modelo de radar naval baseado na tecnologia do sensor Artisan 3D (Advanced Radar Target Indication Situational Awareness and Navigation). O anúncio aconteceu durante a Euronaval 2014, no estande da BAE Systems, e foi realizado pelo diretor-geral do Material da Marinha do Brasil, almirante de esquadra Luiz Guilherme Sá de Gusmão, e pelo vice-presidente para a América Latina e Canada da BAE Systems, Dr Llyr Jones.

Advanced Radar Target Indication Situational Awareness and Navigation 3D

Imagem
A BAE Systems apresentou o Type 26 Global Combat Ship equipado com mastro integrado. (Imagem: Roberto Caiafa)

O radar Type 997 Artisan 3D apresenta alcance nominal de 200 km (110 milhas náuticas), sendo creditada a ele a capacidade de traquear (buscar) mais de 800 alvos (retornos de sinal) por vez. A BAE Systems desenvolveu esse sistema para ser capaz de detectar alvos do tamanho de pequenos pássaros ou bolas de tênis viajando a velocidades superiores a Mach 3 (três vezes a velocidade do som) ao mesmo tempo em que oferece avançadas capacidades de baixa detectabilidade de emissão e alta proteção eletrônica contra sistemas de jameamento (interferência eletrônica)

http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=2016

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
Lucas Lasota
Avançado
Avançado
Mensagens: 692
Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
Agradeceram: 91 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#540 Mensagem por Lucas Lasota » Ter Nov 04, 2014 4:47 am

Senhores, eu posso estar redondamente enganado, mas eu tenho plena confiança que os ingleses levam o Prosuper.

A experiência positiva com os Amazonas, a escolha dos mísseis e dos radares são um bom indicativo dessa postura tomada pela MB em direção aos ingleses.




Responder