EDIT MOD: CV 3, agora FCT
Moderador: Conselho de Moderação
- BrasilPotência
- Sênior
- Mensagens: 1390
- Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Agradeceram: 82 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36149
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3130 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Eu estou vendo coisas ou o desing do NaPaOc da ENGEPROM é bem mais moderno do que o da CV-03?
NaPaOc
V-34
abs
NaPaOc
V-34
abs
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
A. Sapkowski
-
- Sênior
- Mensagens: 4579
- Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
- Agradeceram: 455 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
O projeto do NaPaOc e de autoria do Centro de Projeto de Navios da Diretoria de Engenharia Naval da MB. A EMGEPRON e responsável pela promoção comercial do projeto e não a realizadora do mesmo, que foi concebido por engenheiros navais do quadro técnico da MB. Sendo assim e incorreto afirmar que o projeto e da EMGEPRON, empresa que vem realizando um excelente trabalho em sua área de atuação.
Sds
Lord Nauta
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Realmente o patrulha parece mais moderna que a corveta. Pelo menos na estetica furtiva.
- BrasilPotência
- Sênior
- Mensagens: 1390
- Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Agradeceram: 82 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Carvalho, penso eu que é pelo projeto ainda não estar congelado.
Brava Gente, Brasileira!!!
- Lucas Lasota
- Avançado
- Mensagens: 692
- Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
- Agradeceram: 91 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
F.Carvalho, vou copiar o comentário de um oficial da MB:
Ou seja, as Tamandarés terão a superestrutura parecida com a dos NaPOc'sA EMGEPRON está expondo aqui na EURONAVAL a maquete com do novo NPaOc cuja aparência geral será idêntica as Corvetas da Classe “Tamandaré“.
A proa é idêntica a esta da concepção artística. . Contudo, a superestrutra possui desenho muito mais furtivo do que este. Tem as mesmas linhas gerais da FREMM francesa. Do tijupa até a cobertura do hangar e ambos os bordos do navio possuem a mesma altura. Não há esses recortes nas “laterais”, a chaminé fica embutida na superestrutra, igual a FREMM francesa.
http://www.naval.com.br/blog/2014/10/28 ... /#comments
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9335
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceram: 506 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Mas, afinal, vai haver modificações na geometria do casco (como a medida da boca) em relação ao projeto da Barroso, ou não?
abraços
abraços
----------------
amor fati
amor fati
- Paisano
- Sênior
- Mensagens: 16163
- Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
- Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
- Agradeceram: 285 vezes
- Contato:
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
BrasilPotência escreveu:Artisan 3D para as corvetas
http://www.alide.com.br/joomla/componen ... etas-da-mb
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36149
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3130 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Assim espero, já que são navios que praticamente idênticos em seus cascos. Então não teria porquê haver tamanha diferença na superestrutura.Lucas Lasota escreveu:F.Carvalho, vou copiar o comentário de um oficial da MB:Ou seja, as Tamandarés terão a superestrutura parecida com a dos NaPOc'sA EMGEPRON está expondo aqui na EURONAVAL a maquete com do novo NPaOc cuja aparência geral será idêntica as Corvetas da Classe “Tamandaré“.
A proa é idêntica a esta da concepção artística. . Contudo, a superestrutra possui desenho muito mais furtivo do que este. Tem as mesmas linhas gerais da FREMM francesa. Do tijupa até a cobertura do hangar e ambos os bordos do navio possuem a mesma altura. Não há esses recortes nas “laterais”, a chaminé fica embutida na superestrutra, igual a FREMM francesa.
http://www.naval.com.br/blog/2014/10/28 ... /#comments
E com as últimas definições sobre o armamento, acho que começo a me empolgar novamente com este projeto.
Aliás, pensando aqui comigo mesmo, não seria interessante para nós, tentar interessar os argentinos no projeto dos patrulhas de costa e oceânico além da própria CV-3 em um desenvolvimento em parceria, já que eles aparentemente estão cumprindo, até agora, com suas responsabilidades no KC-390, e talvez entrem também como o primeiro cliente de exportação do Gripen E/F?
Precisamos de escala de produção para tornar este projeto do patrulha oceânico e da corveta mais econômico possível. E como eles precisam de navios desta classe como nós, uma negociação governo a governo poderia suscitar uma parceria beneficente para ambos os lados.
Eles precisam, inicialmente, de 6/8 NaPaOc e de 4/6 corvetas para substituir as Meko 140. Se pudéssemos incluir esta demanda deles no lote inicial em um primeiro contrato conjunto para as respectivas industrias navais, creio que todos nós teríamos a ganhar. Afinal, 13 é melhor do que 5, e 10 é melhor do que 4. E o que vier depois disso, e virá com certeza, será mais que lucro para nós e para eles.
Estou quase que convencido que um segundo lote dessas corvetas já virá possivelmente com os 110 mts e as 3 mil tons anunciadas em um primeiro momento. É uma evolução lógica e garantida pela experiência do lote primário das CV-3. E nada nos impede de pensar em um terceiro lote com 115/118mts e 3,4 mil tons, seguido de um quarto lote com navios na faixa dos 125 mts e até 3,6 mil tons. Ou seja, uma família continua e regularmente desenvolvida por aqui mesmo.
Há sim, antes que alguém ache estranho chamar um navio de 3,6 tons de corveta, é sempre bom lembrar que a MB está chamando navios com 6 mil tons de fragatas...
abs.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
A. Sapkowski
- Lucas Lasota
- Avançado
- Mensagens: 692
- Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
- Agradeceram: 91 vezes
-
- Júnior
- Mensagens: 106
- Registrado em: Ter Mai 22, 2007 1:49 pm
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Pessoal, desculpe minha ingorancia mas não entendi a configuração dos lançadores de mísseis "4-8 VLS quádruplos para Mísseis Sea Ceptor, 4-8 Mísseis Superfície-superfície (MM40 ou ManSup)". Afinal: quantos misseis AA e quantos mísseis anti-navio ela vai poder carregar?
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36149
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3130 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Woobohehehe, os lançadores do Sea Ceptor possuem módulos que podem carregar cada um até 4 mísseis. E como sistema de lançamento vertical deste míssil pode ser equipado com 4 a 8 lançadores, é só multiplicar a capacidade unitária de cada lançador, que é de até 4 undes, por sua capacidade total de lançar mísseis. Ou seja, um único sistema, se equipado com 8 lançadores, com 4 módulos cada um, pode levar até 32 mísseis Sea Ceptor.WOOBOHEHEHE escreveu:Pessoal, desculpe minha ingorancia mas não entendi a configuração dos lançadores de mísseis "4-8 VLS quádruplos para Mísseis Sea Ceptor, 4-8 Mísseis Superfície-superfície (MM40 ou ManSup)". Afinal: quantos misseis AA e quantos mísseis anti-navio ela vai poder carregar?
Da mesma forma, os lançadores de Exocet podem ser equipados com 2 a 8 mísseis, pois são modulares. É normal que em tempos de paz, apenas dois sejam portados nos sistemas. E quando necessário, até 8 podem ser adaptados nos lançadores. Aliás, o texto apenas alude a quantidade de mísseis em prontidão nos respectivos lançadores. Via de regra, cada navio, quando em combate, pode levar até o dobro de mísseis que estão disponíveis para uso imediato em seus paíós. Isto claro, a depender de cada tipo de navio, e da necessidade de cada marinha.
abs
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
A. Sapkowski
- Luís Henrique
- Sênior
- Mensagens: 8391
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
- Agradeceram: 184 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
A confusão é porque a MB ainda não definiu.WOOBOHEHEHE escreveu:Pessoal, desculpe minha ingorancia mas não entendi a configuração dos lançadores de mísseis "4-8 VLS quádruplos para Mísseis Sea Ceptor, 4-8 Mísseis Superfície-superfície (MM40 ou ManSup)". Afinal: quantos misseis AA e quantos mísseis anti-navio ela vai poder carregar?
Será de 4 a 8 lançadores de mísseis antiaéreos e de 4 a 8 lançadores de mísseis antinavio.
No caso dos mísseis antiaéreos em cada lançador é armazenado 4 mísseis.
Portanto o total de mísseis seria de 16 a 32 Sea Ceptor e os mísseis antinavio seria 4 à 8.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1898
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceram: 789 vezes
- Contato:
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
03/11/2014
Radar da Corveta Tamandaré
Artisan 3D (BAE Systems & BRADAR)
Roberto Caiafa
Radar montado no mastro do HMS Argyll, o Artisan 3D é representativo do estado da arte em radares navais 3D multiemprego. (Foto: MoD UK)
O programa de construção das futuras corvetas Classe Tamandaré, em curso pela Marinha do Brasil, alcançou uma nova etapa com o anúncio da BAE Systems, trabalhando em parceria com a brasileira BRADAR, para o desenvolvimento de um novo modelo de radar naval baseado na tecnologia do sensor Artisan 3D (Advanced Radar Target Indication Situational Awareness and Navigation). O anúncio aconteceu durante a Euronaval 2014, no estande da BAE Systems, e foi realizado pelo diretor-geral do Material da Marinha do Brasil, almirante de esquadra Luiz Guilherme Sá de Gusmão, e pelo vice-presidente para a América Latina e Canada da BAE Systems, Dr Llyr Jones.
Advanced Radar Target Indication Situational Awareness and Navigation 3D
A BAE Systems apresentou o Type 26 Global Combat Ship equipado com mastro integrado. (Imagem: Roberto Caiafa)
O radar Type 997 Artisan 3D apresenta alcance nominal de 200 km (110 milhas náuticas), sendo creditada a ele a capacidade de traquear (buscar) mais de 800 alvos (retornos de sinal) por vez. A BAE Systems desenvolveu esse sistema para ser capaz de detectar alvos do tamanho de pequenos pássaros ou bolas de tênis viajando a velocidades superiores a Mach 3 (três vezes a velocidade do som) ao mesmo tempo em que oferece avançadas capacidades de baixa detectabilidade de emissão e alta proteção eletrônica contra sistemas de jameamento (interferência eletrônica)
http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=2016
abs.
arcanjo
Radar da Corveta Tamandaré
Artisan 3D (BAE Systems & BRADAR)
Roberto Caiafa
Radar montado no mastro do HMS Argyll, o Artisan 3D é representativo do estado da arte em radares navais 3D multiemprego. (Foto: MoD UK)
O programa de construção das futuras corvetas Classe Tamandaré, em curso pela Marinha do Brasil, alcançou uma nova etapa com o anúncio da BAE Systems, trabalhando em parceria com a brasileira BRADAR, para o desenvolvimento de um novo modelo de radar naval baseado na tecnologia do sensor Artisan 3D (Advanced Radar Target Indication Situational Awareness and Navigation). O anúncio aconteceu durante a Euronaval 2014, no estande da BAE Systems, e foi realizado pelo diretor-geral do Material da Marinha do Brasil, almirante de esquadra Luiz Guilherme Sá de Gusmão, e pelo vice-presidente para a América Latina e Canada da BAE Systems, Dr Llyr Jones.
Advanced Radar Target Indication Situational Awareness and Navigation 3D
A BAE Systems apresentou o Type 26 Global Combat Ship equipado com mastro integrado. (Imagem: Roberto Caiafa)
O radar Type 997 Artisan 3D apresenta alcance nominal de 200 km (110 milhas náuticas), sendo creditada a ele a capacidade de traquear (buscar) mais de 800 alvos (retornos de sinal) por vez. A BAE Systems desenvolveu esse sistema para ser capaz de detectar alvos do tamanho de pequenos pássaros ou bolas de tênis viajando a velocidades superiores a Mach 3 (três vezes a velocidade do som) ao mesmo tempo em que oferece avançadas capacidades de baixa detectabilidade de emissão e alta proteção eletrônica contra sistemas de jameamento (interferência eletrônica)
http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=2016
abs.
arcanjo
- Lucas Lasota
- Avançado
- Mensagens: 692
- Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
- Agradeceram: 91 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Senhores, eu posso estar redondamente enganado, mas eu tenho plena confiança que os ingleses levam o Prosuper.
A experiência positiva com os Amazonas, a escolha dos mísseis e dos radares são um bom indicativo dessa postura tomada pela MB em direção aos ingleses.
A experiência positiva com os Amazonas, a escolha dos mísseis e dos radares são um bom indicativo dessa postura tomada pela MB em direção aos ingleses.