Brasil deve sair do tratado de não-proliferação nuclear??

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Anderson TR
Sênior
Sênior
Mensagens: 767
Registrado em: Qui Mar 13, 2008 10:20 pm

Brasil deve sair do tratado de não-proliferação nuclear??

#1 Mensagem por Anderson TR » Sex Abr 11, 2008 5:31 pm

Chega de blefe - Brasil deve sair do tratado de não-proliferação nuclear

A entrevista a seguir foi publicada em 06/04/2004, mas permanece muito atual, principalmente agora que o protagonista faz parte do Governo Lula, ocupando o cargo de ministro Extraordinário de Ações Estratégicas.

O Brasil deveria abandonar o tratado de não-proliferação de armas nucleares (TNP). A afirmação é do professor da Escola de Direito da Universidade Harvard, Roberto Mangabeira Unger. “Chega de blefe; o mundo jamais terá segurança se apenas os EUA e países como Índia e Paquistão dominarem a tecnologia nuclear necessária para construir armas”.

Mangabeira sustenta que o presidente Fernando Henrique Carodoso errou ao assinar o TNP. “A proliferação de armas nucleares poderia inibir o poder unilateral dos EUA, que impõem o o acordo para exercer seu poder unilateral”.

Após reportagem do jornal “Washington Post”, publicada em 04/04/2004, segundo a qual o Brasil se nega a permitir vistoria completa em suas estações de enriquecimento de urânio, os EUA exigem que o Brasil assine um protocolo permitindo aos inspetores internacionais acesso irrestrito a instalações nucleares.

Leia a íntegra da entrevista de Mangabeira a Paulo Henrique Amorim abaixo.

Paulo Henrique Amorim: Qual a sua opinião sobre essa nova polêmica entre Brasil e Estados Unidos? Quem tem razão? O que é que o Brasil deveria fazer?

Roberto Mangabeira Unger: Acho que o Brasil está se colocando em posição equívoca e equivocada. Se o Brasil permanecer signatário do acordo de não-proliferação na sua forma atual, não faz muito sentido não assinar esse protocolo de inspeção. Dá a impressão de que o Brasil, no fundo, está querendo evadir-se das implicações do tratado. Agora, eu me oponho à nossa adesão ao tratado. Eu sustento que nós deveríamos denunciá-lo e, pelos procedimentos normais, sair do tratado no futuro.

Paulo Henrique: Por quê?

Mangabeira: Por duas razões. Em primeiro lugar, por causa dos nossos interesses, os interesses nacionais brasileiros. Fica muito claro no mundo que quem ata suas próprias mãos, quem amarra suas próprias mãos é levado muito menos em conta. Veja o grande contraste dos privilégios de que desfruta a Rússia nas organizações internacionais e no relacionamento com os Estados Unidos e a posição minúscula a que continua condenado o Brasil. Mas, em segundo lugar, por conta dos interesses da humanidade, que são mais importantes do que os nossos interesses nacionais. O Brasil e seu governo estão cheios de defeitos. Mas um defeito que nunca tiveram é ser beligerante irresponsável, nesse particular, ao contrário dos Estados Unidos. Não há nenhuma razão para acreditar que o mundo ficará mais seguro com armas nas mãos de Estados Unidos e de um grupo pequeno de países como o Paquistão e a Índia, mas não nas mãos do Brasil - pelo contrário; a difusão de armamentos nucleares em potências médias até que se promova o desarmamento nuclear generalizado aumenta a segurança mundial porquer cria contrapartidas à hegemonia dos Estados Unidos e inibe os Estados Unidos do que tem sido o exercício irresponsável de seu poder hegemônico.

Paulo Henrique: Se eu entendo seu raciocínio, o Brasil, se fica no acordo, deveria assinar o protocolo adicional, mas . . .

Mangabeira: Faz muito mais sentido assinar, agora, eu acho que não deve ficar no acordo, e eu acrescento outro ponto, Paulo Henrique, o posicionamento americano está sendo mal interpretado no Brasil. Eu vejo pelos jornais brasileiros que o nosso governo e os nossos diplomatas cultivam a idéia de que os Estados Unidos estão atuando por interesses comerciais, tentando descobrir algum segredo industrial brasileiro. É absurdo! Mesmo porque a nossa tecnologia neste campo não tem nada de especial, é uma tecnologia que tem contrapartidas bem conhecidas no mundo. O Brasil não compreende a preocupação que move os interesses americanos, que, hoje, é a preocupação geopolítica, é a preocupação de segurança e consolidação de sua hegemonia. Ao contrário dos brasileiros, que têm uma visão comercialista da política exterior, os americanos compreendem claramente a política exterior, claramente, corretamente como política-política, que tem a ver com jogo de poder. Eles estão comprometidos com o fechamentro do cerco nuclear em cima das potências médias como o Brasil. O nosso comercialismo excessivo em matéria de política exterior nos leva a uma série de ilusões sobre a natureza desses constrangimentos. E, por causa dessas ilusões, vamos acabar nos dando mal, vamos acabar nos rendendo. É claro que o governo Lula, havendo se rendido aos interesses dos governos desses países ricos, sobretudo aos Estados Unidos, na matéria central da política econômica, reluta para demonstrar aquela rebeldia simbólica que ensaia na política exterior. Mas vai entregar, porque essa política militar deles, no assunto nuclear, não tem consistência.

Paulo Henrique: Quem assinou o TNP foi o presidente Fernando Henrique Cardoso. Quando ele assinou o TNP não houve uma única voz nesse país que se levantasse contra essa decisão. Nunca se discutiu nesse país a política externa brasileira, assentada na adesão ao TNP.

Mangabeira: Lamento.

Paulo Henrique: Você acha que um governo trabalhista, embora o governo Lula seja chamado de esquerdista pelo The New York Times (que não chama o governo Bush de direitista). . .

Mangabeira: Embora nós saibamos que o governo Lula seja na verdade financista.

Paulo Henrique: Vc acha que o governo Lula tem condições de cair fora do TNP?

Mangabeira: Esse governo claramente não, porque a dialética básica desse governo é a da rendição na política econômica e a do fingimento da resistência na política exterior. agora com essa história de inspeção, começaram com o que podemos chamar de blefe brasileiro. Mais tarde poderemos ver que é um blefe mesmo. Eu reitero minha posição: o governo brasileiro que merecesse meu respeito denunciaria esse tratado de não proliferação.

Paulo Henrique: Você colocaria nesse mesmo angu a compra de aviões russos pela Força Aérea Brasileira, que já está aparentemente decidida?

Mangabeira: Esse assunto tem a ver com nossa política estratégica, segundo a qual deveríamos desenvolver o nosso potencial. Em princípio, é muito melhor para nós desenvolver o potencial tecnológico aqui dentro do Brasil a partir de nossas capacitações. Vejo com grande ceticismo essa terceirização de nosso armamento. É tudo parte do sistema de ter forças armadas de brinquedo.

Paulo Henrique: Aparentemente, a intenção é construir um submarino nuclear com tecnologia russa.

Mangabeira: Então estamos brincando com essa história de submarino nuclear, pois ou estamos dentro ou não estamos desse tratado de não-proliferação. Pelas espertezas, pelas ambigüidades e pelos fingimentos é que não vai funcionar.

Paulo Henrique: Você quer dizer que o Brasil está blefando ao comprar aviões russos para adquirir a tecnologia necessária para construir um submarino nuclear?

Mangabeira: Nós participamos do tratado de não proliferação de armas nucleares com uma mão, mas tentamos fazer um submarino nuclear com tecnologia russa na outra mão, criando um potencial para sair desse regime. Eu não acredito. Pelas mesmas razões que você observou, esse governo psedo-esquerdista, pseudotrabalhista, ultrafinancista, esse governo que faz rendições reais e resitências simbólicas jamais sairá desse regime. Nós vamos precisar de outro governo instaurado em Brasília para tratar dos interesses nacionais, promover a rebeldia do Brasil no mundo e transformar o Brasil dentro do Brasil.




Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
Avatar do usuário
bruno mt
Sênior
Sênior
Mensagens: 1274
Registrado em: Qua Mar 12, 2008 2:26 pm
Localização: Cuiabá-MT
Agradeceu: 4 vezes

Re: Brasil deve sair do tratado de não-proliferação nuclear??

#2 Mensagem por bruno mt » Sex Abr 11, 2008 6:39 pm

um pais pode sair do tratado quando bem entender?

PS: eu sei que vai ouvir reclamaçoes e etc .




ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: Brasil deve sair do tratado de não-proliferação nuclear??

#3 Mensagem por Marino » Sex Abr 11, 2008 6:47 pm

Pode denunciar o tratado.
Normalmente o mesmo apresenta cláusulas deste tipo.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
joaozinho
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Abr 11, 2006 10:09 pm
Localização: São João Del Rei (MG)
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

Re: Brasil deve sair do tratado de não-proliferação nuclear??

#4 Mensagem por joaozinho » Sex Abr 11, 2008 7:22 pm

Não precisa anunciar pro mundo que está renunciando ao tratado. Basta desenvolver as nukes em sigilo, o Brasil é muito grande. Fabriquemos as nukes pelo caminho mais fácil, o do urânio, como fez o paquistão.




Nem petista, nem tucano, sou nacionalista!
RenaN
Sênior
Sênior
Mensagens: 1384
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 12:32 pm
Localização: Minas Gerais

Re: Brasil deve sair do tratado de não-proliferação nuclear??

#5 Mensagem por RenaN » Sex Abr 11, 2008 8:14 pm

Por essa eu não esperava. Essa história de que os EUA querem que o Brasil assine um protocolo para inspeções mais rígidas é de agora? Não li nada sobre o assunto.

E esse papo de repasse de tecnologia submarina russa? Os Russos voltaram atrás? Porque até onde eu sei eles não queriam repassar tecnologia submarina.

Sds.




[<o>]
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5290
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 515 vezes

Re: Brasil deve sair do tratado de não-proliferação nuclear??

#6 Mensagem por delmar » Sex Abr 11, 2008 8:19 pm

O Brasil não deve sair do tratado. Isto prejudicaria muito nossos projetos de construir usinas atômicas e até o próprio submarino nuclear. Mesmo a colaboração para construção de foguetes lançadores de satélites poderia ser cancelada. Muitos países se recusariam a trocar informações ou fornecer material.
Isto não impede, em nada, que em caso de necessidade possamos construir uma bomba em pouco tempo. O importante é termos toda tecnologia disponivel. Devemos ficar igual ao Japão e a Alemanha. Eles não tem a bomba construida mas podem faze-la em poucas semanas.

saudações




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
TR-1700
Avançado
Avançado
Mensagens: 621
Registrado em: Ter Jun 07, 2005 10:58 pm
Localização: Buenos Aires - Argentina
Agradeceram: 28 vezes

Re: Brasil deve sair do tratado de não-proliferação nuclear??

#7 Mensagem por TR-1700 » Sex Abr 11, 2008 8:29 pm

bruno mt escreveu:um pais pode sair do tratado quando bem entender?

PS: eu sei que vai ouvir reclamaçoes e etc .
Correcto, como bien dice el amigo Marino, un país signatario del tratado puede denunciarlo, y así librarse de lo que las limitaciones internacionales le han marcado.
Pero yo tengo algunas dudas que me surgen con este tema y deseearía que alguno de mis hermanos brasileños si pudiera me respondiera:
Para qué Brasil debería hacer eso?
Es necesario que Brasil tenga armas nucleares?
Por asomo creen que si Brasil desarrollara armamento nuclear, ningún otro país de la región lo seguiría?
Se justifica una carrera de ese tipo en un continente libre de tal peligro?
A santo de qué?

Yo pienso que como se viene desarrollado la relación de los pueblos de América del Sur, esa idea del armamento nuclear ya quedó un poco anacrónica.

Esperando su respuesta me despido de ustedes con el más cordial de los saludos.-




Las Islas Malvinas, Georgias y Sandwich del Sur, fueron, son y serán Argentinas.-
Avatar do usuário
Anderson TR
Sênior
Sênior
Mensagens: 767
Registrado em: Qui Mar 13, 2008 10:20 pm

Re: Brasil deve sair do tratado de não-proliferação nuclear??

#8 Mensagem por Anderson TR » Sex Abr 11, 2008 8:32 pm

RenaN escreveu:Por essa eu não esperava. Essa história de que os EUA querem que o Brasil assine um protocolo para inspeções mais rígidas é de agora? Não li nada sobre o assunto.

E esse papo de repasse de tecnologia submarina russa? Os Russos voltaram atrás? Porque até onde eu sei eles não queriam repassar tecnologia submarina.

Sds.
Você não entendeu o espírito da coisa Renan.....Esse tópico é só um "relembre" da época em que O Mangabeira Unger ainda não era Ministro....Coloquei intencionalmente, pois, ele e o Jobim Falaram algo sobre uso de equipamentos nucleares no lançamento do Pré-plano de defesa nacional(que levantou dúvidas) nos foristas.....
Essa era a posição do MU sobre um tema polêmico que são o das armas nucleares.....Olhando a concepção político/estratégica dele antes de ser ministro...e se ele vai levar adiante esse pensamento.. :wink:

saudações!!




Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
Avatar do usuário
Anderson TR
Sênior
Sênior
Mensagens: 767
Registrado em: Qui Mar 13, 2008 10:20 pm

Re: Brasil deve sair do tratado de não-proliferação nuclear??

#9 Mensagem por Anderson TR » Sex Abr 11, 2008 8:54 pm

TR-1700 escreveu:
bruno mt escreveu:um pais pode sair do tratado quando bem entender?

PS: eu sei que vai ouvir reclamaçoes e etc .
Correcto, como bien dice el amigo Marino, un país signatario del tratado puede denunciarlo, y así librarse de lo que las limitaciones internacionales le han marcado.
Pero yo tengo algunas dudas que me surgen con este tema y deseearía que alguno de mis hermanos brasileños si pudiera me respondiera:
Para qué Brasil debería hacer eso?
Es necesario que Brasil tenga armas nucleares?
Por asomo creen que si Brasil desarrollara armamento nuclear, ningún otro país de la región lo seguiría?
Se justifica una carrera de ese tipo en un continente libre de tal peligro?
A santo de qué?

Yo pienso que como se viene desarrollado la relación de los pueblos de América del Sur, esa idea del armamento nuclear ya quedó un poco anacrónica.

Esperando su respuesta me despido de ustedes con el más cordial de los saludos.-
Entendo sua posição amigo TR,Mas vale ressaltar que esse assunto foi abordado levando-se em conta uma concepção geopolítica de um atual Ministro Brasileiro (Mangabeira Unger)...antes de ser ministro das ações de longo prazo...
Respondendo sua pergunta, eu particularmente creio que o Brasil não possui nenhum receio quanto aos vizinhos Sul Americanos(olhando a opinião de um intelectual que hoje é ministro)
Nas considerações dele, o Brasil tem sua capacidade de desenvolvimento e voz ativa cerceado pelos EUA, dentro de sua visão geopolítica de hegemonia, tanto que ele ressaltou a capacidade dissuassória e o respeito que esse mecanismo impõe....
Quanto a proliferação desse tipo de armamento aqui na América do Sul tomando como ponto de partida um provável desenvolvimento brasileiro, creio que você está certo sim......E sem receio acredito que se o Brasil for desenvolver algo desse tipo,ou vai procurar o consenso dos vizinhos e aliados Sul Americanos, ou vai deixar tudo preparado para uma produção emergêncial de caráter dissuassório, como bem colocou alguns amigos foristas sobre Japão e Alemanha...

Saudações!!!




Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

Re: Brasil deve sair do tratado de não-proliferação nuclear??

#10 Mensagem por Plinio Jr » Sex Abr 11, 2008 9:22 pm

delmar escreveu:O Brasil não deve sair do tratado. Isto prejudicaria muito nossos projetos de construir usinas atômicas e até o próprio submarino nuclear. Mesmo a colaboração para construção de foguetes lançadores de satélites poderia ser cancelada. Muitos países se recusariam a trocar informações ou fornecer material.
Isto não impede, em nada, que em caso de necessidade possamos construir uma bomba em pouco tempo. O importante é termos toda tecnologia disponivel. Devemos ficar igual ao Japão e a Alemanha. Eles não tem a bomba construida mas podem faze-la em poucas semanas.

saudações
Concordo contigo Delmar....radicalismos iriam prejudicar e muito a imagem do país ....tudo tem que ser pensado e não feito por impulso... :idea:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Tupi
Sênior
Sênior
Mensagens: 922
Registrado em: Sáb Abr 15, 2006 4:45 pm
Localização: Minas Gerais - Brasil

Re: Brasil deve sair do tratado de não-proliferação nuclear??

#11 Mensagem por Tupi » Sex Abr 11, 2008 9:28 pm

O Brasil não deve denunciar o tratado, por enquanto. :wink:

Sobre a questão levantada pelo colega TR-1700. Entendo o seguinte:

O Brasil não tem problemas nem sofre ameaças dos seus vizinhos. Isso é bom pra todos :!:
Normalmente não se compra cadeado para prever o arrombamento da casa pelos amigos.

Nós temos um continente relativamente pacífico. Mas isso não vai impedir aos "donos do mundo" de tentar impor sua vontade contra qualquer um de nós (os pacificos). :oops:

O Brasil aspira novas posições no cenário global. Neste ambiente, ou você tem poder ou não tem. O resto é retórica. Quanto maior o status maior a pressão para lhe derrubar.

Então, se planejamos chegar ao centro das decisões mundiais, é compreensivo que desenvolvamos progressivamente capacidades dissuassivas, equivalente ao nosso peso específico e proporcionais as de outras potencias que nos contestem.

Mais tarde provavelmente, para fazer valer suas posições e vontades, o Brasil terá de disputar espaço com potencias nucleares. E isso requer capacidade e poder de dissuação. [006]

Assim como não percebemos ameaças dos nossos vizinhos, não vejo porque os mesmos tenham algum temor em relação ao Brasil.
Caso algum vizinhos busque a obtenção de NUKES. Isso deverá provir de uma decisão soberana do mesmo.
Todavia há duvidas: [005]
Qual dos nossos vizinhos deseja atuar como potencia central? [005]
Qual deles tem condições a médio prazo? [005]
Qual deles planeja atuar no rol das principais potencias do mundo? [005]

Mas isso é apenas minha opinião pessoal.





Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
RenaN
Sênior
Sênior
Mensagens: 1384
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 12:32 pm
Localização: Minas Gerais

Re: Brasil deve sair do tratado de não-proliferação nuclear??

#12 Mensagem por RenaN » Sex Abr 11, 2008 10:59 pm

BlInDaDo-BR escreveu:Você não entendeu o espírito da coisa Renan.....Esse tópico é só um "relembre" da época em que O Mangabeira Unger ainda não era Ministro....Coloquei intencionalmente, pois, ele e o Jobim Falaram algo sobre uso de equipamentos nucleares no lançamento do Pré-plano de defesa nacional(que levantou dúvidas) nos foristas.....
Essa era a posição do MU sobre um tema polêmico que são o das armas nucleares.....Olhando a concepção político/estratégica dele antes de ser ministro...e se ele vai levar adiante esse pensamento.. :wink:

saudações!!
Ahhhhhhh tá. Agora entendi. É que estive fora por uns dias então estou meio boiando. Bem lembrado por você, queria ver uma declaração dele sobre isso.

Sds. :wink:




[<o>]
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 40612
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1207 vezes
Agradeceram: 3034 vezes

Re: Brasil deve sair do tratado de não-proliferação nuclear??

#13 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Abr 12, 2008 7:31 am

SE o Brasil fizesse isso, estaria a dar um tiro no seu próprio pé. Para além de chamar sobre si uma atenção negativa dos países que já detêm a bomba, também seria o principio de um péssimo clima militar e politico entre o Brasil e o resto da América Latina.

O que vocês têm a ganhar com isso? Pouco ou nada.

O que têm a perder com isso? Muito, mesmo muito!

Se é para serem mais respeitados pelo mundo o Brasil deve:

- Ter umas Forças Armadas bem equipadas e treinadas (o que não acontece neste momento);
- Ter uma politica externa mais activa;
- Ter mais contigentes no exterior (no minimo umas duas brigadas de preferência em vários TO).




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
joaozinho
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Abr 11, 2006 10:09 pm
Localização: São João Del Rei (MG)
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

Re: Brasil deve sair do tratado de não-proliferação nuclear??

#14 Mensagem por joaozinho » Sáb Abr 12, 2008 11:00 am

Não deve sair do tratado se submissão nuclear, mas deve construir as nukes em segredo. Até o Paquistão tem pow




Nem petista, nem tucano, sou nacionalista!
Avatar do usuário
Anderson TR
Sênior
Sênior
Mensagens: 767
Registrado em: Qui Mar 13, 2008 10:20 pm

Re: Brasil deve sair do tratado de não-proliferação nuclear??

#15 Mensagem por Anderson TR » Sáb Abr 12, 2008 8:56 pm

Creio também ser esse o espírito da coisa!!!Continuar no tratado sem levantar suspeitas e indo em segredo desenvolvendo as nukes....Isso sim uma boa estratégia!!! :mrgreen: :mrgreen:




Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
Responder