Ministério da Defesa

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37532
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3220 vezes

Re: Ministério da Defesa

#466 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 06, 2018 8:37 pm

Mas o Gen Carlos Alberto não disse que era contra, pelo contrário. A defesa dele é em favor da manutenção do atual MD e do acesso a qualquer cidadão, civil ou militar, ao cargo.

Essa discussão é muto mais ideológica e política de grupos que tem o rabo entre as pernas, ou preso mesmo com o status quo, em função de discursos tão antigos quanto antiquados.

Aí, na falta do que fazer, ou dizer, ficam levantando esse tipo de argumento sem qualquer cabimento para os dias atuais. Para o tipo de gente quer abrir tal tipo de celeuma, não interessa o interesse público e do Estado, mas como sempre, os próprios interesses. E como a maioria do populacho não lê jornal ou só assiste novela e futebol...

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18552
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: Ministério da Defesa

#467 Mensagem por knigh7 » Qui Mar 22, 2018 11:35 pm

Link da página do MD que contém o estudo "Cenários de Defesa 2020-2039" elaborado pelo Ministério.

Recomendo a leitura, pois mostra como o MD projeta os cenários futuros e servem de subsídio para a elaboração das políticas de Defesa.

http://www.defesa.gov.br/arquivos/ensin ... a_2039.pdf




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37532
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3220 vezes

Re: Ministério da Defesa

#468 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 23, 2018 3:16 pm

Excelente. Leitura obrigatória para quem se interessa pelo tema defesa.

[009]




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37532
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3220 vezes

Re: Ministério da Defesa

#469 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 08, 2018 9:17 pm

Temer convida Denis Rosenfield para ser ministro da Defesa
6 de Abril de 2018

http://www.forte.jor.br/2018/04/06/teme ... da-defesa/

Eu não sei se é para rir ou para chorar. :mrgreen:

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Ministério da Defesa

#470 Mensagem por Túlio » Dom Abr 08, 2018 10:23 pm

O mais interessante desta notícia - que aliás é de quarta ou quinta passada, se não me engano - não é o filósofo em si mas quem o indicou. Não postei nada porque estava tentando entender e no fim acabei esquecendo, com aquele furdunço todo em torno do Lulla-lau.

Minha leitura é que a tchurma do pijama parece ter angariado mais influência do que a da ativa. Acredite quem quiser mas penso assim e não é de graça, remeti-me aos meus tempos na mídia de Defesa e à relativa surpresa que tive ao perceber que não checavam se o índio com (ou perto de) quem estavam falando não tinha algum curso e/ou experiência em Inteligência. Justamente por ter e saber o que é bom pra tosse que paro por aqui.

Porque as opiniões sobre o atual QI eram o mais interessante... :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37532
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3220 vezes

Re: Ministério da Defesa

#471 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 08, 2018 10:59 pm

Bom, ele vai durar apenas 8 meses no cargo. Então é mais um figurante a sentar na vaga de ministro do MD.
Vamos ver se ele não arruma nenhuma confusão até lá.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Ministério da Defesa

#472 Mensagem por Túlio » Dom Abr 08, 2018 11:32 pm

FCarvalho escreveu:Bom, ele vai durar apenas 8 meses no cargo. Então é mais um figurante a sentar na vaga de ministro do MD.
Vamos ver se ele não arruma nenhuma confusão até lá.

abs.
E como arrumaria? Se as coisas "evoluíram" ao ponto de o pijama falar mais alto que o verde da tropa na ativa e tendo o Filósofo livre trânsito entre os "pijamudos", bobear e seja qual for o próximo governo, seguirá no cargo enquanto quiser...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37532
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3220 vezes

Re: Ministério da Defesa

#473 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 09, 2018 7:05 pm

Eu não duvido de mais nada a esta altura dos acontecimentos deste país. :roll:

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18552
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: Ministério da Defesa

#474 Mensagem por knigh7 » Qui Abr 19, 2018 1:05 am

Metas do MD para o triênio 2016-2019 (documento atualizado em fev/2018):

http://www.defesa.gov.br/arquivos/lai/a ... 060218.pdf




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18552
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: Ministério da Defesa

#475 Mensagem por knigh7 » Sáb Jul 07, 2018 11:14 pm

Segue o link no site do MD do último relatório de fins de maio de 2018, sobre a execução, meta, realizado, os valores dos projetos de investimento das FFAA.

São cerca de 600 páginas.

https://www.defesa.gov.br/arquivos/lai/ ... 180518.pdf




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Ministério da Defesa

#476 Mensagem por Túlio » Qua Ago 08, 2018 12:33 am

Geopolítica (na verdade acho que TUDO) começa nas pequenas coisas. Olhem só como é em um País que nunca teve golpe militar: o Presidente vai embarcar num heli VVIP, a sentinela o saúda, ele nem dá bola, embarca e...tem que voltar.




Filme antigo mas sempre vale a pena recordar...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Ministério da Defesa

#477 Mensagem por Bourne » Qua Ago 08, 2018 11:52 am

Não tinha que voltar. O Obama voltou porque quis.

Porém existem motivos importantes que fazem sentido nos EUA. Primeiro que fica bem eleitoralmente e dentro da estrutura de estado tratar os funcionários e subalternos como iguais. Seja civis ou militares. E também na comunicação com os civis em geral. Segundo de que a construção institucional, do estado e do Presidente nos EUA segue a ideia de que "Estou no comando. Sou igual a vocês, No momento represento a instituição de estado democrático, mas não me devem obediência cega. Sigo a constituição e defendo os direitos do cidadão".

Tudo bem que real não é bem assim. Mas é uma ideia presente em vários aspectos de como no comportamento do Presidente, forças armadas, judiciários, congressistas e senadores.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Ministério da Defesa

#478 Mensagem por Bolovo » Qua Ago 08, 2018 2:33 pm

Bourne escreveu: Qua Ago 08, 2018 11:52 am Não tinha que voltar. O Obama voltou porque quis.

Porém existem motivos importantes que fazem sentido nos EUA. Primeiro que fica bem eleitoralmente e dentro da estrutura de estado tratar os funcionários e subalternos como iguais. Seja civis ou militares. E também na comunicação com os civis em geral. Segundo de que a construção institucional, do estado e do Presidente nos EUA segue a ideia de que "Estou no comando. Sou igual a vocês, No momento represento a instituição de estado democrático, mas não me devem obediência cega. Sigo a constituição e defendo os direitos do cidadão".

Tudo bem que real não é bem assim. Mas é uma ideia presente em vários aspectos de como no comportamento do Presidente, forças armadas, judiciários, congressistas e senadores.
O Obama era mestre nisso. Uma foto que viralizou foi esta:

https://c1.staticflickr.com/3/2727/4190811941_98497f9c4d_b.jpg




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37532
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3220 vezes

Re: Ministério da Defesa

#479 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 04, 2018 11:19 pm

No blog Forças Terrestre da Trilogia há uma matéria que julgo muito pertinente mas que está passando batida.
Dos 13 candidatos à presidência, apenas 4 possuem em seus peopostas de programas de governo os itens Defesa e Relações Exteriores.
São eles, Bolsonaro, Marina Silva, Ciro Gomes e mais um que não lembro o nome agora.
Em todos eles uma característica comum: duas páginas, no máximo, dedicadas aos temas. E em nenhuma das propostas se encontra qualquer indicação concreta de ações, planejamento e/ou política públicas que visem tirar objetivamente a defesa do atual status quo.
Traduzindo em miúdos, se vocês acham que chegamos ao fundo do poço, é melhor esperar um pouco.
Os demais 9 candidatos sequer possuem menção aos temas defesa e Relações Exteriores em seus programas.

Abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7540
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 997 vezes

Re: Ministério da Defesa

#480 Mensagem por J.Ricardo » Qua Set 05, 2018 3:34 pm

Outro dia estava escutando o Vila da JP criticando isso nos candidatos, nenhum tinha uma ideia de nação, propostas de política externa, de como posicionar o Brasil diante do mundo, só o mesmo de sempre, ou alinhamento com os EUA/Europa, ou o contrário disso, nada independente.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Responder