Geopolítica Energética

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Geopolítica Energética

#961 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Fev 16, 2018 3:01 am

Juniorbombeiro escreveu:Pois então Túlio, se quiseres podemos fazer um exercício, vê aí qual o teu consumo médio de energia elétrica, o preço do KWh (qual é a concessionaria aí na praia?). Eu tendo a analisar olhando por cima, pelo teu perfil (morando sozinho), que não deve valer a pena, ainda mais se pretenderes vender energia. Mas faz um certo tempo que não pesquiso essas coisas, podemos tirar a prova.
Cara, pesquisei aqui e quase cai duro, mas vai que eu tenha feito algo errado... Os valores aqui são de R$143,12 para um consumo de 222kWh, usando isso como exemplo, como você faria para saber se o investimento vale ou não a pena?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: Geopolítica Energética

#962 Mensagem por Juniorbombeiro » Sex Fev 16, 2018 8:51 am

Não tá parecendo caro se tu quer saber. Na minha casa aí no RS, que passou 1/3 do mês de janeiro desocupada, foram R$ 72,00 por 100 KWh de consumo. A tarifa na minha concessionária é R$ 0,46. Fazendo uma análise e considerando impostos similares, sua tarifa deve ser semelhante a minha.
São poucos dados para modelar um sistema, para fazermos uma brincadeira mais divertida, precisaríamos saber qual a sua região (para saber a insolação média), seu perfil de consumo (se usa mais durante o dia do que a noite, poderíamos descartar as baterias, por exemplo, tornando o investimento e a manutenção menor).
Mas baseado em cálculos de vendedor, eles alegam que com tarifa até R$ 0,35, se paga em 13 anos, até R$ 0,63 em 6 anos e até R$ 0,85 em 4 anos. Na minha tarifa, chuto uns 9 ou 10 anos. Dizem que os painéis tem uma durabilidade mínima de 25 anos. Baterias estacionárias, devem durar se muito, 10 anos.
Agora, como todo mercado emergente, tem muita picaretagem, eu vejo esses kits prontos sem referência de fabricante de painéis e comparo com preços de fabricantes consagrados (muitos sequer se acha no Brasil) e as contas não fecham. Eu sou cético em relação a durabilidade desses kits genéricos, e não temos nada com mais de 5 anos de uso ainda para tirar a prova.
Eu, se fosse fazer, pesquisaria mais e montaria meu próprio kit com equipamentos consagrados, mas pelo meu perfil de consumo, acho que não vale a pena financeiramente ainda.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60575
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6333 vezes
Contato:

Re: Geopolítica Energética

#963 Mensagem por Túlio » Seg Fev 19, 2018 4:18 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Juniorbombeiro escreveu:Pois então Túlio, se quiseres podemos fazer um exercício, vê aí qual o teu consumo médio de energia elétrica, o preço do KWh (qual é a concessionaria aí na praia?). Eu tendo a analisar olhando por cima, pelo teu perfil (morando sozinho), que não deve valer a pena, ainda mais se pretenderes vender energia. Mas faz um certo tempo que não pesquiso essas coisas, podemos tirar a prova.
Cara, pesquisei aqui e quase cai duro, mas vai que eu tenha feito algo errado... Os valores aqui são de R$143,12 para um consumo de 222kWh, usando isso como exemplo, como você faria para saber se o investimento vale ou não a pena?
Buenas, tigrada. Minhas desculpas pela demora em seguir com o tópico, o causo é que neste tópico sou ALUNO, e dos mais BURROS, acrescento. VOSMEÇÊS sabem mais agora sobre o tema do que eu aprenderia Googlando em uns cem anos! P ex, sequer entendo as siglas, eu não tenho a menor ideia de por que existem KWp, KWh e não simplesmente KW: não é tudo a mesma energia elétrica? Mas tá tri, toca o barco.

A fornecedora aqui, ao menos na conta, é a CEEE. Meu consumo oscila de uns 100 a 220 KWh (eletrodomésticos trocados a cada 3 anos, mais ou menos, e sempre na faixa A, lâmpadas de led, chuveiro racionalmente usado, etc), conforme a época e atividades aqui em casa. Mas pretendo adquirir uma Jacuzzi este ano e mais uns badulaques, vai saber...

Aliás, não compraria células sem um conjunto de baterias (tenho faz tempo a ideia alternativa de só comprar as baterias e "chupar" da rede até ficarem full), pois o grande problema aqui - e creio que no Brasil todo - é o maldito apagão, que ainda ocorre, mesmo que com curta duração (de alguns minutos até várias horas aqui, pelo Brasil sei de casos em que dura dias) mas nos momentos mais impróprios que se possa imaginar. Isso seria útil também com outra ideia que tenho, que é de eletrificar tudo (até o fogão, ficando independente do gás) na casa, mas sem bateria eu arriscaria a deixar a comida pela metade, nem pronta nem passível de tacar no freezer (que estaria mesmo desligado num apagão).

Aliás, qual solução seria a mais adequada? Simplesmente contratar uma empresa para instalar baterias - talvez um pequeno gerador a diesel também fosse útil - ou seguir com isso de instalar células de energia solar? Pergunto porque não sei mesmo e confio nos conhecimentos de VOSMEÇÊS.

No aguardo mas sem pressa, só começo a pensar A SÉRIO no que falei ali pelo segundo semestre...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: Geopolítica Energética

#964 Mensagem por Juniorbombeiro » Seg Fev 19, 2018 5:10 pm

Túlio, como solução anti apagão, EU acho mais vantajoso um pequeno gerador a gasolina (uns 3 kW deve ser ideal), ele vai te dar a vantagem de ainda poderes carregar para onde quiser (chácara, acampamento, fazer trabalhos com ferramentas elétricas em lugares remotos, etc). Lembro que quando eu era bombeiro, a gente tinha um gerador de 3 kW no quartel, faltava luz, era só baixar a chave geral (nunca esquecer disso) e plugar o bicho na tomada, dava tranquilo para o básico (iluminação, tv, geladeira e um ventilador no veraozão gaúcho). Como a instalação do quartel era antiga (um circuito só e monofásico), ligado na tomada ele alimentava toda a instalação.
É um negócio que dá pouca manutenção, só cuide para usar gasolina podium, a gasolina normal, mesmo aditivada se deteriora em 3 meses e forma goma. Como o consumo e a capacidade do tanque são ridículos, não é uma coisa que vá pesar no orçamento.
Um banco de baterias vai te sair muito caro, tem que colocar um inversor e elas tem durabilidade limitada.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60575
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6333 vezes
Contato:

Re: Geopolítica Energética

#965 Mensagem por Túlio » Seg Fev 19, 2018 6:01 pm

Juniorbombeiro escreveu:Túlio, como solução anti apagão, EU acho mais vantajoso um pequeno gerador a gasolina (uns 3 kW deve ser ideal), ele vai te dar a vantagem de ainda poderes carregar para onde quiser (chácara, acampamento, fazer trabalhos com ferramentas elétricas em lugares remotos, etc). Lembro que quando eu era bombeiro, a gente tinha um gerador de 3 kW no quartel, faltava luz, era só baixar a chave geral (nunca esquecer disso) e plugar o bicho na tomada, dava tranquilo para o básico (iluminação, tv, geladeira e um ventilador no veraozão gaúcho). Como a instalação do quartel era antiga (um circuito só e monofásico), ligado na tomada ele alimentava toda a instalação.
É um negócio que dá pouca manutenção, só cuide para usar gasolina podium, a gasolina normal, mesmo aditivada se deteriora em 3 meses e forma goma. Como o consumo e a capacidade do tanque são ridículos, não é uma coisa que vá pesar no orçamento.
Um banco de baterias vai te sair muito caro, tem que colocar um inversor e elas tem durabilidade limitada.
Tks, cupincha, não pares com os inputs, são valiosos (tanto que já começo a achar que nem as baterias valem realmente a pena). Eu tinha pensado mais num a diesel mas admito que um a gasolina sai umas 3x mais barato, o que compensa pela pouca utilização. O toque da Podium valeu também, cada vez mais tri a charla! [009]

Vi um Agrale 3 KVA (mais uma sigla, POWS :roll: ) por menos de dois pila no ML (e pesa 36 kg, barbada, se bem que pretendo usar em posição fixa). É um caso a pensar com muita seriedade...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: Geopolítica Energética

#966 Mensagem por Juniorbombeiro » Seg Fev 19, 2018 6:20 pm

Nossa!!! Tá barato, é usado?
KVA é kilo volt amperes, unidade de potência aparente, se usa mais em instalações industriais, onde se cobra por potencia reativa e ativa, nem esquenta com isso, multiplica por 0,85 que você tem a potência aproximada em KW, que é o interessa para instalação residencial.
Se vc for mesmo comprar, não esqueça de deixar uma folga, pois os picos de corrente de partida de motores elétricos (da geladeira por exemplo), costumam ser de 4 a 7 vezes acima da nominal. Mas um gerador de 2,5 a 3 kW vai atender de boa, se vc não tiver uma câmara frigorífica em casa.
Editora: tinha saído um industrial no lugar de residencial.




Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: Geopolítica Energética

#967 Mensagem por Juniorbombeiro » Seg Fev 19, 2018 6:30 pm

Uma marca que eu tenho simpatia é a Toyama. Pelo menos costumava ser uma marca mais tradicional, hoje em dia tem muita marca diferente no mercado (quase tudo chinês), não que a Toyama também não seja, mas pelo menos tem tradição no segmento.
Marcas top, são Honda e Briggs Stratton por exemplo, mas aí a brincadeira já fica cara, pra uso eventual.
A Agrale eu sei que era boa nos diesel, os gasolina eu não sei, mas tem uma vantagem, se precisar atirar na porta dos gringos e tacar fogo, fica bem pertinho.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60575
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6333 vezes
Contato:

Re: Geopolítica Energética

#968 Mensagem por Túlio » Seg Fev 19, 2018 6:40 pm

Juniorbombeiro escreveu:Nossa!!! Tá barato, é usado?
KVA é kilo volt amperes, unidade de potência aparente, se usa mais em instalações industriais, onde se cobra por potencia reativa e ativa, nem esquenta com isso, multiplica por 0,85 que você tem a potência aproximada em KW, que é o interessa para instalação residencial.
Se vc for mesmo comprar, não esqueça de deixar uma folga, pois os picos de corrente de partida de motores elétricos (da geladeira por exemplo), costumam ser de 4 a 7 vezes acima da nominal. Mas um gerador de 2,5 a 3 kW vai atender de boa, se vc não tiver uma câmara frigorífica em casa.
Editora: tinha saído um industrial no lugar de residencial.
Não, novinho: aqui um TOYAMA, que peguei do teu post seguinte (meio pesadinho masss...):

https://www.lojassgeradores.com.br/gera ... hTEALw_wcB

O que eu tinha visto (igualmente zero km):

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... source=gps

Outra coisa que não entendo é isso de ser monofásico, nem sei o que diabos isso significa...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60575
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6333 vezes
Contato:

Re: Geopolítica Energética

#969 Mensagem por Túlio » Seg Fev 19, 2018 7:13 pm

OUTRA: pelo que entendi, CHAVE GERAL é aquela que a CEEE trava com selo quando quer cortar a luz de um eleitor do El Gringo, correto? Porque tenho 3 disjuntores dentro de casa, se desligar não vai ter energia nem com mil geradores.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: Geopolítica Energética

#970 Mensagem por Juniorbombeiro » Seg Fev 19, 2018 7:14 pm

Monofásico é a instalação residencial mais comum, a antiga tomada de 2 pinos (hoje 3 pela obrigatoriedade do terra em alguns equipamentos). Onde um dos fios é o fase (com tensão em corrente alternada) e o outro é o neutro. Aí no RS, temos monofásico em 110 v, 127 v e 220 v, acredito que o seu seja 220 v, como a maioria das instalações mais novas (Tramandaí é uma cidade nova, sob o ponto de vista de instalações elétricas). Existe também o bifásico, que é o que se fazia para obter 220 v em instalações antigas e o trifásico que é mais para indústria, aí pode ser 220v, 380v, 440v, 4160v.
A propósito, olha só como o assunto fica interessante, caí por acaso nisso

https://www.survivalkit.com/blog/genera ... hout-kits/

Sei que não é o seu caso, pois pretende se livrar do gás, mas eu fiquei balançado.




Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: Geopolítica Energética

#971 Mensagem por Juniorbombeiro » Seg Fev 19, 2018 7:21 pm

Túlio escreveu:OUTRA: pelo que entendi, CHAVE GERAL é aquela que a CEEE trava com selo quando quer cortar a luz de um eleitor do El Gringo, correto? Porque tenho 3 disjuntores dentro de casa, se desligar não vai ter energia nem com mil geradores.
Geralmente sim, se recomenda desligar aquela que fica logo após o medidor na rua. Pq eletricista ruim é sempre uma caixinha de surpresas, se a instalação tiver gambiarras, a hora que voltar a energia da concessionária e o gerador tiver ligado, vc torra ele. Vc precisa garantir que o circuito esteja isolado, que não tenha nenhuma alimentação passando por fora da sua caixa de disjuntores interna. Se vc conhece e confia na sua instalação, de boa. Se não, melhor derrubar na rua mesmo.




Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: Geopolítica Energética

#972 Mensagem por Juniorbombeiro » Seg Fev 19, 2018 7:32 pm

Outra vantagem de derrubar na rua, é que como os disjuntores internos são para separar os circuitos, se vc derrubar eles não vai ter como alimentar toda a casa com o gerador, vc vai alimentar só o circuito da tomada que vc ligar.
Instalações bem feitas tem um disjuntor geral na caixa e um na rua, somente um desses vc deve derrubar (ou os dois se quiser garantir), o resto deixa ligado.
Ou então, o mais certo mesmo, é um circuito de entrada paralelo exclusivo para o gerador, se tiver como colocar um dispositivo de intertravamento, melhor ainda, nunca se sabe quando um bisonho pode meter a mão em uma instalação.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60575
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6333 vezes
Contato:

Re: Geopolítica Energética

#973 Mensagem por Túlio » Seg Fev 19, 2018 7:39 pm

[009]

Sem probs, aqui é tri. Perguntei apenas para não ficar na dúvida. Se eu desligar lá fora, não entra nem sai nada de energia, ou seja, posso ligar/deixar ligados todos os disjuntores internos sem interferir nem sofrer interferência da rede externa, desde que eu corte o do poste (CEEE).

A questão-fulcro fica em torno disso de 3 KWA: como seria com um desktop (tipo uns 300 W tops na fonte, rodando música com áudio e vídeo), um monitor (SmarTV) mais uma caixa de uns 90W RMS ali pelos 15/20% de potência empregada e uma Jacuzzi de casal, da qual não acho informação de consumo em lugar algum?

Ia ter que apagar tudo que é lâmpada e/ou o esquentador de bunda do vaso (sanita)?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: Geopolítica Energética

#974 Mensagem por Juniorbombeiro » Seg Fev 19, 2018 7:52 pm

Túlio escreveu:
Juniorbombeiro escreveu:Nossa!!! Tá barato, é usado?
KVA é kilo volt amperes, unidade de potência aparente, se usa mais em instalações industriais, onde se cobra por potencia reativa e ativa, nem esquenta com isso, multiplica por 0,85 que você tem a potência aproximada em KW, que é o interessa para instalação residencial.
Se vc for mesmo comprar, não esqueça de deixar uma folga, pois os picos de corrente de partida de motores elétricos (da geladeira por exemplo), costumam ser de 4 a 7 vezes acima da nominal. Mas um gerador de 2,5 a 3 kW vai atender de boa, se vc não tiver uma câmara frigorífica em casa.
Editora: tinha saído um industrial no lugar de residencial.
Não, novinho: aqui um TOYAMA, que peguei do teu post seguinte (meio pesadinho masss...):

https://www.lojassgeradores.com.br/gera ... hTEALw_wcB

O que eu tinha visto (igualmente zero km):

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... source=gps

Outra coisa que não entendo é isso de ser monofásico, nem sei o que diabos isso significa...
Esse Toyama que tu pegou é bem mais sofisticado que o Agrale, ele tem proteção para equipamentos sensíveis (não sei exatamente o que, mas devem ser filtros para atenuar ruídos e oscilações). Se tu quiser um Toyama mais simples, existem opções mais em conta, como o tg3000cxh




Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: Geopolítica Energética

#975 Mensagem por Juniorbombeiro » Seg Fev 19, 2018 7:55 pm

Túlio escreveu:[009]

Sem probs, aqui é tri. Perguntei apenas para não ficar na dúvida. Se eu desligar lá fora, não entra nem sai nada de energia, ou seja, posso ligar/deixar ligados todos os disjuntores internos sem interferir nem sofrer interferência da rede externa, desde que eu corte o do poste (CEEE).

A questão-fulcro fica em torno disso de 3 KWA: como seria com um desktop (tipo uns 300 W tops na fonte, rodando música com áudio e vídeo), um monitor (SmarTV) mais uma caixa de uns 90W RMS ali pelos 15/20% de potência empregada e uma Jacuzzi de casal, da qual não acho informação de consumo em lugar algum?

Ia ter que apagar tudo que é lâmpada e/ou o esquentador de bunda do vaso (sanita)?
Tem informações da potência do motor da banheira? Basta converter para Watts (deve ser algo na casa de 1/3 ou 1/4 de HP, o que vai ficar lá pelos 300 W, já com margem. Se for por aí, é de boa.




Responder