VENEZUELA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60516
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6310 vezes
Contato:

Re: VENEZUELA

#6961 Mensagem por Túlio » Seg Jan 16, 2017 2:43 pm

Bolovo escreveu:
Túlio escreveu:Os detalhes técnicos do FLANKER já foram debatidos tão extensivamente (principalmente em tópicos como o do FX e do próprio caça) que nem vale a pena recomeçar, não posso mesmo concorrer no Top 25 mesmo...
Eu te explicar algo e ainda por cima desmentir uma afirmação errada sua é flood?

CARAIO :lol: :lol: :lol:

Não, não, não entendeste, :twisted: Shelly :twisted: : NENHUM de nós se beneficia de flood, eu porque não posso concorrer, tu porque terias que te tornar um MEGAFLOODER só para chegar perto dos mais de 41 mil posts do Prepe véio... :lol: :lol: :lol: :lol:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1928
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 195 vezes

Re: VENEZUELA

#6962 Mensagem por gusmano » Seg Jan 16, 2017 3:47 pm

Vamos supor que 50% das forças principais estejam operacionais.. ou seja, 50% dos F16/Flanker e 50% dos F5/XXX/R99 ...com os misseis que sabemos que temos..e eles tb. (estou falando de caças de alta perfomance, não venham colocar super tucano nessa brincadeira).

E ai? O chicote ia estralar muito antes de podermos reagir a qualquer coisa..

Que fique claro, acho que isso nunca vai acontencer..apenas um exercicio teorico.


abs




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: VENEZUELA

#6963 Mensagem por joao fernando » Seg Jan 16, 2017 5:08 pm

gusmano escreveu:Vamos supor que 50% das forças principais estejam operacionais.. ou seja, 50% dos F16/Flanker e 50% dos F5/XXX/R99 ...com os misseis que sabemos que temos..e eles tb. (estou falando de caças de alta perfomance, não venham colocar super tucano nessa brincadeira).

E ai? O chicote ia estralar muito antes de podermos reagir a qualquer coisa..

Que fique claro, acho que isso nunca vai acontencer..apenas um exercicio teorico.


abs
Carai, e ai pra que FAs??? :mrgreen:




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: VENEZUELA

#6964 Mensagem por mmatuso » Seg Jan 16, 2017 5:41 pm

Túlio escreveu:
mmatuso escreveu:Resumo com os flankers + F16 já colocariam a FAB para sambar.

Atualmente? Bueno, se a Vuvuzela tiver uma frota consistente de Tankers e alguns AEW/AWACS (que desconheço), TALVEZ incomodasse (podemos dizer que há ao menos UMA hipótese real de nos invadirem, ou seja, nos roubar medicamentos, papel higiênico e comida :mrgreen: ). Lembrar que o F-16 é da versão mais antiga e sem qualquer modernização. Idem sobre o FLANKER deles, originalmente uma versão downgraded destinada à China, que alia um RCS imenso a uma pobre aviônica. Daí lembramos daquela Cruzex, quando os Mirage 2000-5 e N Franceses, com tudo de mais moderno do AdlA, Pilotos escolhidos pela competência PROFISSIONAL e não IDEOLÓGICA e ainda por cima apoiados por um AWACS falharam tanto em detectar os radares fraquinhos dos F-5 quanto o próprio AEW&C que empregamos.

Mas tá valendo... :lol: :lol: :lol: :lol:
Piloto acredito eu não tem como ir para a função apenas por ideologia, são anos treinando, muitos anos para formar e ainda para opera algo tão especifico como um caça. O que talvez ocorra é poucas hora voadas pelos venezuelanos já que falta de tudo.

Algumas conjunturas: sobre uma invasão eles nem precisam ir longe, podem invadir a fronteira e terraplanar alguma dessas cidadizinhas do lado do brasil ai a vantagem penderia para eles. Todo aparato br teria que ser deslocado para as fronteira além de que eles poderiam usar SAM, S300, Buk e familia toda sem sair do lado venezuelano para colocar o que o Brasil colocasse no ar com pelo menos receio de voar nessa fronteira.

Ainda sim vamos supor um cenário perfeito para o Brasil onde eles adentrem a amazonia e conseguiram sobrevoar, eles seriam vetorados e abatidos por F-5 com derby? Haveria tempo de F5 alcançarem eles antes de atingirem uma cidade povoada para "dentro" do brasil? Já que acredito eu não entrariam apenas para passear sobre arvores.

SU30 e o F16 sera que não possuem misseis com alcance maior que essa tralhas de F5? E mesmo que a diferença for de 5km poderiam ter vantagem.

Em um cenário super trunfo, os AWAC br detectariam eles antes e mandariam F5 atrás para abater, ainda sim os Su30 não poderiam ligar o radar e captar sei lá ha uns 100 km de distância(400km que dizem ser o limite eu não acredito [003] ) antes dos derbys terem a distancia correta para disparar? E dizem que ate é possível usar um dos SU com radar em função de busca algo semelhante a um awac para passar as coordenadas para os outros assim aumentando esse alcance.




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: VENEZUELA

#6965 Mensagem por joao fernando » Ter Jan 17, 2017 10:18 am

mmatuso escreveu:
Túlio escreveu:
Atualmente? Bueno, se a Vuvuzela tiver uma frota consistente de Tankers e alguns AEW/AWACS (que desconheço), TALVEZ incomodasse (podemos dizer que há ao menos UMA hipótese real de nos invadirem, ou seja, nos roubar medicamentos, papel higiênico e comida :mrgreen: ). Lembrar que o F-16 é da versão mais antiga e sem qualquer modernização. Idem sobre o FLANKER deles, originalmente uma versão downgraded destinada à China, que alia um RCS imenso a uma pobre aviônica. Daí lembramos daquela Cruzex, quando os Mirage 2000-5 e N Franceses, com tudo de mais moderno do AdlA, Pilotos escolhidos pela competência PROFISSIONAL e não IDEOLÓGICA e ainda por cima apoiados por um AWACS falharam tanto em detectar os radares fraquinhos dos F-5 quanto o próprio AEW&C que empregamos.

Mas tá valendo... :lol: :lol: :lol: :lol:
Piloto acredito eu não tem como ir para a função apenas por ideologia, são anos treinando, muitos anos para formar e ainda para opera algo tão especifico como um caça. O que talvez ocorra é poucas hora voadas pelos venezuelanos já que falta de tudo.

Algumas conjunturas: sobre uma invasão eles nem precisam ir longe, podem invadir a fronteira e terraplanar alguma dessas cidadizinhas do lado do brasil ai a vantagem penderia para eles. Todo aparato br teria que ser deslocado para as fronteira além de que eles poderiam usar SAM, S300, Buk e familia toda sem sair do lado venezuelano para colocar o que o Brasil colocasse no ar com pelo menos receio de voar nessa fronteira.

Ainda sim vamos supor um cenário perfeito para o Brasil onde eles adentrem a amazonia e conseguiram sobrevoar, eles seriam vetorados e abatidos por F-5 com derby? Haveria tempo de F5 alcançarem eles antes de atingirem uma cidade povoada para "dentro" do brasil? Já que acredito eu não entrariam apenas para passear sobre arvores.

SU30 e o F16 sera que não possuem misseis com alcance maior que essa tralhas de F5? E mesmo que a diferença for de 5km poderiam ter vantagem.

Em um cenário super trunfo, os AWAC br detectariam eles antes e mandariam F5 atrás para abater, ainda sim os Su30 não poderiam ligar o radar e captar sei lá ha uns 100 km de distância(400km que dizem ser o limite eu não acredito [003] ) antes dos derbys terem a distancia correta para disparar? E dizem que ate é possível usar um dos SU com radar em função de busca algo semelhante a um awac para passar as coordenadas para os outros assim aumentando esse alcance.
A mas ele não voam, voam pouco, não tem peças russas... [004]




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60516
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6310 vezes
Contato:

Re: VENEZUELA

#6966 Mensagem por Túlio » Ter Jan 17, 2017 11:30 am

mmatuso escreveu: Piloto acredito eu não tem como ir para a função apenas por ideologia, são anos treinando, muitos anos para formar e ainda para opera algo tão especifico como um caça. O que talvez ocorra é poucas hora voadas pelos venezuelanos já que falta de tudo.
Um pouco de História ajuda: a Itália até hoje é conhecida como "ruim de guerra" pelo péssimo desempenho de suas FFAA na 2GM. Pouca gente se importou com as razões disso. Quem o fez descobriu, entre outras coisas, que tantos anos sob regime de exceção degradou seus quadros de oficiais, sendo o critério de promoção passado da competência para o compadrio (afinidade ideológica) e nepotismo. Valia para todas as Forças (a Marinha, p ex, era comandada por oficiais altamente politizados que achavam besteira isso de combater à noite, o que se refletiu no despreparo das tripulações e mesmo falta de equipamentos adequados para isso, mesmo possuindo navios moderníssimos. O resultado previsível foi a sequência de derrotas para a RN, que inclusive, ao notar que os Italianos não eram de nada durante a noite, deu preferência a este tipo de combate, e se deu bem. No ar os Pilotos Italianos já eram famosos por suas proezas individuais mas, de novo, o comando até de simples Esquadrões por oficiais mais interessados em IDEOLOGICE e POLITICAGEM do que em técnicas e táticas reduziu dramaticamente a eficiência, muito mais do que o material obsoleto). Isso dá o que pensar sobre a competência do Comando na Vuvuzela...
mmatuso escreveu:Algumas conjunturas: sobre uma invasão eles nem precisam ir longe, podem invadir a fronteira e terraplanar alguma dessas cidadizinhas do lado do brasil ai a vantagem penderia para eles. Todo aparato br teria que ser deslocado para as fronteira além de que eles poderiam usar SAM, S300, Buk e familia toda sem sair do lado venezuelano para colocar o que o Brasil colocasse no ar com pelo menos receio de voar nessa fronteira.
Sonho. No que caísse a primeira bomba aqui ia chover gente e equipamento do mundo todo para detonar os bovinos. Mesmo que isso não acontecesse, a Defesa em Profundidade nos daria todo o tempo do mundo e acesso ao que de melhor existe para ir virando o jogo. Exatamente como foi no Paraguai. E até um DOIDO como o Maduro deve saber muito bem como ACABOU pros paraguas. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
mmatuso escreveu:Ainda sim vamos supor um cenário perfeito para o Brasil onde eles adentrem a amazonia e conseguiram sobrevoar, eles seriam vetorados e abatidos por F-5 com derby? Haveria tempo de F5 alcançarem eles antes de atingirem uma cidade povoada para "dentro" do brasil? Já que acredito eu não entrariam apenas para passear sobre arvores.
No máximo Manaus. Não tem F-5 lá, que eu saiba, e de pouco valeriam sem AWE&C. Necas de AAAe também. Mas qual o sentido de bombardear Manaus? Paralisar a montagem de motocicletas e televisores no Brasil por algum tempo? Porque não fabricamos armas nem munições lá, não produzimos energia em grande quantidade, o grosso do nosso C4ISR está BEM fora do alcance dos FLANKERS (F-16 nem pensar), assim, qual seria o objetivo?
mmatuso escreveu:SU30 e o F16 sera que não possuem misseis com alcance maior que essa tralhas de F5? E mesmo que a diferença for de 5km poderiam ter vantagem.
Os FLANKERS sim, F-16 é do tempo em que não se podia usar BVR na AL. Mas, de novo, não ia ter F-5 lá mesmo...
mmatuso escreveu:Em um cenário super trunfo, os AWAC br detectariam eles antes e mandariam F5 atrás para abater, ainda sim os Su30 não poderiam ligar o radar e captar sei lá ha uns 100 km de distância(400km que dizem ser o limite eu não acredito [003] ) antes dos derbys terem a distancia correta para disparar? E dizem que ate é possível usar um dos SU com radar em função de busca algo semelhante a um awac para passar as coordenadas para os outros assim aumentando esse alcance.
Ia faltar um data-link seguro para fazer isso. Repito, não vamos confundir com versões MODERNAS (Su-35S) deste supercaça que, se eles tivessem, seria realmente um perigo encarar, até com Gripen E/F (F-5 ia ser puro suicídio). Além disso, diria que a Colômbia está bem à nossa frente na fila dos "atacáveis" e vejas só, sequer possui um caça que preste, pela mesmíssima razão pela qual não temos nada a temer da Vuvuzela.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1928
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 195 vezes

Re: VENEZUELA

#6967 Mensagem por gusmano » Ter Jan 17, 2017 11:57 am

Resumindo então Tulio, vamos torcer para a amazonia continuar sendo só montadora de tv e moto ..pq se um dia for algo importante até a vuvuzela entra e faz o que quiser :)

Como eu disse, eu duvido que isso um dia ocorra.. SE o maduro radicalizar, vai ser contra a guiana da vida ..criar algum factoide para tentar ficar no poder. E lá tb vai passear a vontade antes que alguém faça algo..

abs




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60516
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6310 vezes
Contato:

Re: VENEZUELA

#6968 Mensagem por Túlio » Ter Jan 17, 2017 12:11 pm

O Brasil todo é alvo fácil...menos para OS VIZINHOS. Nenhum deles tem como encarar nossa Defesa em Profundidade, por absoluta falta de meios e capacidade logística. E o grau de belicosidade da Vuvuzela pode ser aferido pelo receio de invadir a paupérrima Guiana, coisa para um dia só.

Por que será que não o fazem? Pior, por que escolheriam O BRASIL?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1928
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 195 vezes

Re: VENEZUELA

#6969 Mensagem por gusmano » Ter Jan 17, 2017 1:05 pm

Exato...por isso não creio que fariam, mas tb tenho convicção que se o fizessem acabavam com manuas e sabe-se lá o que mais antes de alguem conseguir fazer algo.


abs




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60516
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6310 vezes
Contato:

Re: VENEZUELA

#6970 Mensagem por Túlio » Ter Jan 17, 2017 2:29 pm

É precisamente o "algo" que os segura: e se for "algo" do tipo Paraguai? Levamos mais de um século para devolver a espada de Solano, quantos levaríamos para devolver a de Bolívar?

Principalmente, O QUE sobraria da Vuvuzela para receber a espada (tecnicamente um sabre, em ambos os casos)?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: VENEZUELA

#6971 Mensagem por mmatuso » Ter Jan 17, 2017 7:00 pm

gusmano escreveu:Resumindo então Tulio, vamos torcer para a amazonia continuar sendo só montadora de tv e moto ..pq se um dia for algo importante até a vuvuzela entra e faz o que quiser :)

Como eu disse, eu duvido que isso um dia ocorra.. SE o maduro radicalizar, vai ser contra a guiana da vida ..criar algum factoide para tentar ficar no poder. E lá tb vai passear a vontade antes que alguém faça algo..

abs
Infelizmente eu até acho compreensível levando em consideração a falta de recursos, devem priorizar mais o sul e as regiões politicas industrias.

Agora se tiverem gripen ng nessa região eu já veria a coisa mudar completamente o balanço.

Gripen NG + R-99 e os sistemas de monitoramento, sendo que os caças fariam a defesa de ponto sem precisar se deslocar tanto, a coisa ficaria difícil para os venezuelanos.

Pena que a quantidade será ridícula, mas se chegasse há uns 108 caças e alguns alocados na região e não apenas 36 no geral e provavelmente nenhum na região.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37571
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2553 vezes

Re: VENEZUELA

#6972 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Fev 25, 2017 2:46 pm

Venezuela: Novo presidente do Supremo é um ex-polícia condenado por assassínio

O magistrado foi acusado e condenado por ter assassinado uma mulher em 1987, crime pelo qual esteve preso dois anos.

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noti ... nio-126925




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3112 vezes

Re: VENEZUELA

#6973 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 26, 2017 5:54 pm

A força aérea venezuelana, em que pese o nosso desconhecimento sobre a sua real situação operacional, tem hoje condições - em tese- lançando mão apenas dos Su-30 que possui, de fazer buracos bem grandes nos 3 centros de controle do SIVAM em Manaus, Belém e Porto Velho. E ao mesmo tempo, vários outros buracos bem grandes nas três bases aéreas que a FAB possui nestas cidades. Restariam ainda as bases aéreas de BV e Cachimbo. Todas ao alcance também dos Flankers.

Como bases de desdobramento a FAB possui SGC e Eirunepé no Amazonas. Também ao alcance dos Flankers da FAV. Há ainda pistas que podem suportar a operação dos F-5/A-1 em Tabatinga, Tefé, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Santarém, Itaituba, Altamira e Macapá.

Os demais aeroportos existentes na região não tem condições, e pistas, para receber aqueles caças em operação de guerra com segurança. No total, são/seriam 12 alvos prioritários da FAV para tentar impedir, cercear e/ou limitar as ações de defesa aérea da FAB na região norte.

Notar que todos estes alvos se encontram à distancias de bases aérea venezuelanas dos Su-30 que variam entre 500 e 1200 mn. Se a FAV, da mesma forma que a FAB, usar pistas de desdobramento na fronteira, ou perto dela, nada na região norte estará seguro em relação a um eventual ataque aéreo surpresa venezuelano. E estes aviões sequer precisariam de Revo dentro do nosso território. Se muito, talvez na volta para casa já dentro da Venezuela.

Notar que hoje, nenhuma base aérea da FAB na região norte possui defesa AAe, seja de ponto ou de área. As de desdobramento ou pistas civis nem se fala. A única defesa hoje existente são os 6 F-5EM do 1o/4o Gav em Manaus. 6 caças para defender os 5,2 milhões de km2 do espaço nacional.

Fato 1 > A FAB não tem como, ou com o quê, se defender de um ataque aéreo na região norte inteira, de qualquer de nossos vizinhos ao lado. Todos eles possuem caças, e aviões revo, que em maior ou menor medida poderiam atingir os três centros do SIVAM, e tirá-lo de circulação em uma primeira onda. Seria como um passeio no parque.

Fato 2 > A base aérea mais próxima da região, Anápolis, hoje dispõe de 4/6 F-5EM, que jamais sairiam de lá em qualquer circunstância. Mesmo que todos os F-5's fossem necessários em operações posteriores. Ademais, eles não possuem alcance suficiente, configurados para defesa aérea, para fazer qualquer coisa fora de um raio de 200 mn de Brasília. Se muito.

Fato 3 > Em um suposto ataque preventivo, a FAV pode hoje em menos de 24 horas simplesmente tirar todas as principais pistas - civis e militares (12) - com possibilidade de operação de nossos caças na região norte. Isto feito, a FAB iria levar não menos que duas semanas para conseguir reparar algumas pistas/bases, e levar insumos de fora para a região, uma vez que toda a sua estrutura logística estaria em frangalhos no curto prazo. Se levarmos em consideração que o SIVAM também estaria fora do ar, e sem os insumos necessários no local para poder voltar a operar, a vigilância aérea e a capacidade AEW da região dependeria novamente dos (raros) radares móveis de que a FAB dispõe e que conseguisse trazer para cá. As prioridades seriam, claro, as cidades de Manaus, Belém e Proto Velho, sedes do SIVAM na região. Provavelmente BV seguiria como segunda opção. em termos de prioridade. As demais teriam de esperar mais tempo até termos capacidade de impor-nos em relação à defesa aérea. E isso também iria demorar bastante.

Fato 4 > A incredulidade e o pânico tomariam conta do país, e principalmente das ruas das cidades atingidas pela ação da FAV. As ações de GLO seriam a primeira missão do EB/CFN na região, além de tentar montar uma defesa AAe minimamente crível, tendo em vista a possibilidade de outras operações de ataque subsequentes.

Fato 5 > Os aviões da FAV, no caso os Su-30, equipados com cerca de 10 pontos duros, podem levar em cada missão, munições inteligentes e "burras", de acordo com o perfil de cada missão. Como são aviões grandes, um mix de mísseis SEAD, Ar-Sup, bombas inteligentes e burras, e até foguetes em cada caça maximizariam seu uso. Como a defesa aérea brasileira é praticamente nula na região, apenas 2 misseis ar-ar WVR seria suficientes para auto-defesa. Assim, por exemplo, uma única dupla de Su-30 poderia efetuar um ataque a Belém e destruir tanto os radares, como a pista do aeroporto e o centro regional do Sivam, e/ou outros alvos de oportunidade (como portos, estações de abastecimento, redes elétricas, pontes e pistas, etc...) que aparecessem sem maiores problemas. Perceber que neste exemplo, com apenas 2 caças por cidade, a FAV conseguiria atacar ao mesmo tempo todos os 12 alvos ao mesmo tempo na região norte.

Fato 5 > Mais importante a destacar. Se acrescentarmos aos Su-30, os F-16 e uns poucos K-8 de treinamento, a possibilidade de estragos poderia se muito maior, uma vez que aqueles caças menores poderiam dar conta dos alvos mais próximos da linha de fronteira, deixando assim mais Su-30 livres para atingir alvos mais distantes dos acima listados, ou mesmo outros... como Brasília.

Fato 6 > Com uma defesa AAe praticamente inexistente na região norte, estamos a mercê dos humores, ou a falta deles, em relação aos vizinhos do lado. Sem uma defesa aérea crível, contando apenas 6 caças, ela pode ser considerada basicamente nula. Estes dois fatores levados em conjunto e considerando que não temos AEW na região e mais o SIVAM fora do ar, a defesa da região simplesmente pode entrar em colapso em menos de 24 horas.

Fato 7 > A entrada em operação do Gripen E/F não irá mudar em quase nada este cenário acima traçado. Mesmo que a FAB chega as tais 108 undes. Vamos continuar carecendo de quantidade de caças suficiente para fazer uma defesa aérea da região norte que realmente a defenda, e não apenas faça uma figuração. Na atual proposta para a modernização da estrutura da FAB, apenas a base aérea de Manaus irá contar com um esquadrão de os Gripen E/F. Em que quantidades, só o tempo irá dizer. Da mesma forma, isso pouco ou nada agregará a defesa efetiva da região. Não teremos também AEW em quantidade e qualidade suficiente, já que até hoje, mais de vinte e cinco anos depois da concepção do SIVAM/SIPAM, a FAB continua a dispor apenas dos 5 modelos E-99 do projeto original. E nada além disso foi feito, seja no sentido de ampliar a frota, ou mesmo de atualizá-la ou com novas plataformas ou atualização tecnológica.

Enfim, todo este suposto cenário serve apenas para ilustrar que mesmo que venhamos a dispor de novas plataformas de combate aéreo, e de defesa AAe, que no caso da FAB reflete-se nos Gripen E/F e na aquisição de alguns Manpads russos, de pouco ou nada isso adiantará se quem pensa a defesa aérea do país continuar a seguir a lógica de que podemos continuar fazendo isso de forma compartimentada, pontual e seletiva, como se os brasileiros que vivem fora do eixo Rio-São Paulo tivessem menos direito e/ou necessidade de dispor desta.

Talvez mais do que mudar seus organogramas, a FAB precisa mudar de mentalidade. Os anos da integração nacional já passaram. Mesmo que não estejamos totalmente integrados. É preciso avançar, sair desta mentalidade do CAN, de "missão para o interior do país", de "levar o desenvolvimento à Amazônia... ". Tudo isso foi, e continua a ser muito bonito, mas já passou. Agora é história e que precisa ser muito valorizada. Mas hoje, mais do que KC-390 cheios de remédios, tratores e estagiários do Rondon, precismos de caças, de mísseis, de sistemas AEW/ISR, de radares, de AAe decente, e principalmente, de gente que nos ajude a defender o país a partir daqui, e não de um buraco no chão a 3 mil kms de distância olhando um monte de pontinhos pretos em uma tela de fundo cinza azulado.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60516
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6310 vezes
Contato:

Re: VENEZUELA

#6974 Mensagem por Túlio » Seg Fev 27, 2017 12:46 pm

Restaria saber a razão pela qual os bovinos da Vuvuzela iriam nos atacar, ao invés de pegar aquele pedação da Guiana que eles até já botaram em sua bandeira. Aliás, se fizessem isso, talvez devêssemos é AJUDAR, pois na mesma região fica o PIRARA (a nossa Falkland), que a Inglaterra nos tomou no século XIX e incorporou à então Guiana Inglesa. Iríamos sem grande esforço tomar de volta o que é nosso e, incidentalmente, aumentar ainda mais a área que NÃO defendemos...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: VENEZUELA

#6975 Mensagem por mmatuso » Seg Fev 27, 2017 1:55 pm

Otimo post do FCarvalho, pior que eu sempre vejo mais mais próximo disso ai, mal distribuído em termos de defesa e uma terra de ninguém a região norte.

Sorte que os problemas são mínimos nessa região e no máximo alguns guerrilheiros passam a fronteira.




Responder