NASA - Science Lecture: Humans Living on Mars

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Re: NASA - Science Lecture: Humans Living on Mars

#16 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Dez 21, 2016 8:35 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

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Re: NASA - Science Lecture: Humans Living on Mars

#17 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Fev 11, 2017 12:33 pm







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Re: NASA - Science Lecture: Humans Living on Mars

#18 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mar 22, 2017 1:07 pm

Trump quer ver o Homem em Marte e dá quase 20 mil milhões à NASA para o fazer

Ao todo serão canalizados 19,5 mil milhões de dólares para a agência espacial norte-americana que terá também o apoio do executivo para celebrar parcerias com empresas como a SpaceX e a Boeing para concretizar algumas missões espaciais.

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O presidente dos Estados Unidos da América assinou esta terça-feira uma lei que autoriza a alocação de 19,5 mil milhões de dólares para a NASA no âmbito do primeiro orçamento da administração Trump. No documento é também pedido à agência espacial norte-americana que estabeleça um plano detalhado para colocar humanos para "perto ou para a superfície de Marte a partir de 2030". Sugere-se igualmente que a agência espacial continue a desenvolver o chamado Space Launch System (SLS) - o mais poderoso foguetão de sempre - e a cápsula espacial Orion.

Esta foi a primeira vez em sete anos que ambas as câmaras legislativas do Congresso dos Estados Unidos concordaram em passar uma lei que aprova financiamento para a NASA.

"Há quase seis décadas que o trabalho da NASA inspira milhões e milhões de americanos a sonhar com mundos distantes e com um futuro melhor para a Terra", disse Donald Trump na cerimónia de assinatura que decorreu na Sala Oval na presença de vários astronautas. "Estou encantado com a assinatura deste decreto. Já faz muito tempo desde a última vez que assinámos um documento como este e isto reafirma o nosso compromisso com a missão central da NASA: exploração humana do espaço, ciência espacial e tecnologia".

O documento prevê o suporte à utilização da Estação Espacial Internacional pelo menos até 2024 e abre caminho às parcerias com o sector privado, através de empresas como a SpaceX e a Boeing, para a concretização de missões.

http://tek.sapo.pt/noticias/negocios/ar ... 22zaw.html




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Re: NASA - Science Lecture: Humans Living on Mars

#19 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jun 28, 2017 10:51 am

E os 20 anos de exploração da NASA em Marte:






"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

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Re: NASA - Science Lecture: Humans Living on Mars

#20 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jul 26, 2017 1:58 pm

Musk sets expectations low for maiden Falcon Heavy launch

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Artist’s illustration of the Falcon Heavy’s two side-mounted boosters separating from the rocket’s core stage a few minutes after liftoff. Credit: SpaceX
When SpaceX’s Falcon Heavy rocket finally takes off for the first time, a debut now scheduled this fall, there’s a good chance the commercial heavy-lifter will falter short of reaching orbit, company founder and chief designer Elon Musk said last week.

The oft-delayed test flight of SpaceX’s largest rocket to date, and the most powerful present-day launcher, will take off from pad 39A at NASA’s Kennedy Space Center in Florida, a storied seaside facility that served as the departure point for Apollo moon landing missions and most of the space shuttle’s trips into orbit.

SpaceX has not released a target launch date for the Falcon Heavy’s first flight, but the company expects it to be ready to take off before the end of December, around four years later than the rocket’s originally planned debut.

The rocket’s development proved more challenging than anticipated, Musk said July 19 at the International Space Station Research and Development Conference in Washington.

“I think Falcon Heavy is going to be a great vehicle,” Musk said. “There’s just so much that’s really impossible to test on the ground, and we’ll do our best. It actually ended up being way harder to do Falcon Heavy than we thought.”

Made up of three modified rocket cores derived from SpaceX’s current Falcon 9 rocket family, the Falcon Heavy will blast off with 27 Merlin 1D main engines, nine each on a central stage and two side-mounted boosters.

“At first it sounds real easy, you just stick two first stages on as strap-on boosters, but then everything changes,” Musk said. “All the loads change, aerodynamics totally change. You’ve tripled the vibration and acoustics. You sort of break the qualification levels on so much of the hardware.”

The two side boosters on the first flight are reused Falcon 9 rocket stages that flew on missions last year, but with aerodynamic nose cones. The core booster, which is also based on the Falcon 9 design, is a new build, fitted with mounting brackets, attachment mechanisms and structural enhancements to accommodate the extra stress of a Falcon Heavy launch.

“The amount of load you’re putting through that center core is crazy because you’ve got two super-powerful boosters also shoving that center core, so we had to redesign the whole center core airframe,” Musk said. “It’s not like the Falcon 9 because it’s got to take so much load. Then you’ve got separation systems.”

The side boosters will jettison from the Falcon Heavy’s core around two-and-a-half minutes after liftoff, then return to land at Cape Canaveral Air Force Station, where SpaceX is upgrading its rocket landing zone for two simultaneous touchdowns.

Meanwhile, the center booster will continue firing a bit longer before switching off its nine Merlin engines and dropping back through the atmosphere for a landing on SpaceX’s rocket recovery barge in the Atlantic Ocean.

An upper stage similar to the Falcon 9’s will take over to drive into orbit. SpaceX has not disclosed the exact profile for the Falcon Heavy’s inaugural flight, but it is expected to include multiple firings of the second stage’s single Merlin engine to demonstrate in-space maneuvering required on future missions by the heavy-duty launcher.

The demonstration flight will not carry a customer payload.

“Falcon Heavy requires the simultaneous ignition of 27 orbit-class engines,” Musk said. “There’s a lot that can go wrong there.

“I encourage people to come down to the Cape to see the first Falcon Heavy mission,” he added, hinting at the riskiness of the launch. “It’s guaranteed to be exciting.”

Before rolling the Falcon Heavy out to pad 39A, SpaceX will have tested each of the three boosters individually. But a hotfire test at pad 39A in the run-up to the maiden flight will be the first time all 27 engines will ignite in unison, building up to 5.1 million pounds of combined thrust.

SpaceX does not have a test stand at its Central Texas development site to support such a high-thrust firing.

“This is one of those things that’s really difficult to test on the ground,” Musk said. “We can fire the engines on the ground, and we can try to simulate the dynamics of having 27 instead of nine booster engines, and the airflow as it goes through transonic (as it exceeds the speed of sound). It’s going to see heavy transonic buffet. How does it behave at Max-Q (maximum dynamic pressure)?

“There’s a lot of risk associated with Falcon Heavy, a real good chance that that vehicle does not make it to orbit,” Musk said, referring to the inaugural test launch. “I want to make sure to set expectations accordingly. I hope it makes it far enough beyond the pad so that it does not cause pad damage. I would consider even that a win, to be honest.”

The Falcon Heavy will weigh more than 3.1 million pounds (1.4 million kilograms) fully loaded with kerosene and liquid oxygen propellants and stand more than 229 feet (70 meters) tall.

“The nice thing is when you fully optimize it, it’s about two-and-a-half times the payload capability of a Falcon 9,” Musk said. “It’s well over 100,000 pounds to LEO (low Earth orbit) of payload capability, 50 tons. It can even get up a little higher than that if optimized.”

If the demo mission gets off the ground successfully by the end of this year, two more Falcon Heavy flights are on the books in the first half of 2018, both from Florida.

SpaceX will shift its Florida launch operations to nearby pad 40 as soon as September to allow construction crews to finish readying pad 39A for the Falcon Heavy. The upgrades include beefing up the transporter-erector, which holds the rocket as it climbs on rails up the ramp leading from SpaceX’s hangar to the pad 39A launch mount, then doubles as an umbilical tower during countdowns.

Crews this summer are repairing pad 40 after a SpaceX rocket exploded there last September, severely damaging the launch complex and forcing the company to shift all its Florida liftoffs to pad 39A.

https://spaceflightnow.com/2017/07/25/m ... vy-launch/




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Re: NASA - Science Lecture: Humans Living on Mars

#21 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Ago 16, 2017 12:02 pm

Aterrar em Marte pela mão de uma empresa de Lisboa


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Criada há 11 anos, quando o espaço era ainda embrionário no país, a empresa Spinworks criou um sistema mais preciso para descer noutros planetas

Dentro de três semanas, Francisco Câmara, João Oliveira e Tiago Hormigo mudam-se com os computadores e um drone todo equipado com câmaras de vídeo e vários sistemas eletrónicos para uma pedreira perto de Alenquer. Será ali, no meio do nada, num terreno desativado que eles próprios estão agora a preparar, para que se pareça com uma paisagem marciana no arranjo das rochas, que vão fazer a primeira grande prova de fogo da sua nova tecnologia espacial.

Trata-se de um sistema de deteção e desvio de obstáculos em tempo real para uma aterragem de precisão em Marte - que também pode ser usado em missões à Lua, a cometas ou a asteroides -, que a sua empresa, a Spinworks, sediada em Lisboa, desenvolveu nos últimos dois anos para a ESA, a agência espacial europeia.

Neste momento, já está tudo mais do que testado no computador - e a funcionar sem falhas. Na fase final da aterragem em Marte, que tem uma atmosfera muito rarefeita e uma gravidade cerca de três vezes menor do que a Terra, tudo acontece muito depressa: dos 400 metros de altitude até ao solo são apenas 30 segundos. Nessa descida alucinante, o software tem apenas dez segundos para avaliar o risco do local em que a nave vai descer: é o tempo de detetar um eventual obstáculo e ainda ter margem de manobra para um desvio rumo a um sítio seguro. Neste momento, o sistema que os jovens engenheiros da Spinworks desenvolveram já consegue fazê-lo em modo virtual. Num ecrã gigante, na parede, Francisco Câmara, um dos líderes do projeto, com João Oliveira e Tiago Hormigo, projeta o filme de uma das muitas simulações feitas. Visto de cima para baixo, lá está o terreno rugoso virtual a aproximar-se. Ao lado, aquela mesma zona da "superfície marciana" surge pintada a duas cores - a verde estão as áreas seguras para pousar, a vermelho as perigosas.

Subitamente, o sistema percebe que o ponto escolhido para a aterragem se encontra na zona vermelha - porque há uma rocha no caminho, ou uma cova -, e então aciona os comandos para dirigir a "nave" para a parte verde, onde por fim aterra em segurança.

O algoritmo que comanda a descida está a correr sem falhas e no tempo certo: as imagens da câmara chegam a cada décimo de segundo, como previsto, e são combinadas com as de um LiDAR, um sistema de varrimento de laser que lê o relevo, e tudo é processado em tempo real, de forma que a nave pode salvar-se a tempo de uma aterragem desastrosa.

"Com o LIDAR temos um nível de precisão do relevo da ordem dos seis centímetros, muito mais preciso do que todos os outros sistemas existentes", diz Francisco Câmara, sublinhando que este tem uma taxa de sucesso acima dos 99% numa aterragem em Marte. Atualmente, pousar no Planeta Vermelho tem taxas de sucesso de apenas 80%, dado que não há ainda nenhum sistema de aterragem deste tipo - outros grupos, além da Spinworks, estão a trabalhar nisso, na Europa e nos Estados Unidos.

Falta agora a prova dos nove, no terreno, o que vai ser feito na tal pedreira, com uma série de testes, ou seja, de aterragens, com um drone que a própria equipa construiu e equipou com a sua tecnologia. E, para que tudo se assemelhe ao que acontece com a descida de uma sonda no Planeta Vermelho, o drone tem de estar a uma altitude de cem metros no momento em que inicia a manobra de aterragem.

"Temos de fazer pelo menos mil descidas, em diferentes pontos e a horas distintas do dia, para no final termos uma estatística robusta", explica Francisco Câmara. Num projeto deste tipo, "não pode haver mais de um por cento de aterragens falhadas", resume.

A campanha seguinte também já está marcada: será em novembro, em Marrocos, num vasto terreno de solo avermelhado, pedregoso e muito "marciano", já preparado para isso mesmo. É ali que decorrem muitos dos derradeiros testes de veículos e tecnologias de missões a Marte.

Se tudo correr bem, como a equipa da Spinworks espera, em janeiro o projeto estará concluído e entregue à ESA. Até lá, ultimam-se detalhes - e respira-se confiança.

Seis jovens, uma empresa e o sonho de voar alto

No princípio eram seis, todos jovens de 20 e poucos anos, todos saídos do Instituto Superior Técnico, da área da Engenharia Aerospacial, todos com alguns anos de experiência no estrangeiro, na ESA, ou empresas de referência, como a Airbus. "Quando entrámos no Técnico não havia indústria aerospacial em Portugal", lembra Tiago Hormigo, que trabalhou no centro de controlo da ESA, em Darmstadt, na Alemanha, e foi um dos fundadores da Spinworks, em janeiro de 2006. A temporada lá fora, "a trabalhar no que de melhor se fazia na Europa na área do espaço, logo à saída do curso", fez toda a diferença. "Isso galvanizou-nos", recorda Tiago Hormigo. E a possibilidade de criar uma empresa em Portugal acabou por surgir com naturalidade. Hoje a Spinworks tem 19 engenheiros e investigadores e de projeto em projeto, todos ganhos em concursos internacionais e competitivos, nomeadamente no âmbito da ESA, a equipa cresceu, ganhou know-how e desenvolveu tecnologia própria e competitiva, como a do sistema de aterragem de precisão noutros planetas.

Do espaço para a Terra, há novas aplicações

O primeiro projeto que a Spinworks ganhou, logo em 2007, no valor de um milhão de euros, foi a produção de antenas para o Galileo, o sistema europeu de navegação por satélite. "Não foi fácil, porque só recebíamos a verba depois de entregar as antenas, mas foi um sucesso", lembra Tiago Hormigo. Isso foi decisivo para se abalançarem a novos concursos, nomeadamente da ESA. E nessa altura começou a desenhar-se o caminho para esta nova tecnologia de deteção e desvio de obstáculos para aterragem de precisão. "Achámos que valia a pena investir nesta tecnologia", conta Francisco Câmara. Logo em janeiro de 2007 ganharam um projeto da ESA para desenvolver um sistema desse tipo para a missão Next Lunar Lander, que acabou por ser cancelada. Mas o conhecimento ficou e voltou a servir de trampolim para a diversificação de outras aplicações, também terrestres, como o apoio à agricultura e silvicultura, com drones e imagem em tempo real. "Desenvolvemos os nossos próprios drones para isso e prestamos serviços a agricultores e produtores florestais", diz Francisco Câmara.


>>>> http://www.dn.pt/sociedade/interior/ate ... 07757.html




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Re: NASA - Science Lecture: Humans Living on Mars

#22 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Set 28, 2017 2:45 pm





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Re: NASA - Science Lecture: Humans Living on Mars

#23 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Set 29, 2017 11:46 am

Elon Musk plans to put all of SpaceX’s resources into its Mars rocket

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https://www.theverge.com/2017/9/29/1637 ... n-iac-2017




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Re: NASA - Science Lecture: Humans Living on Mars

#24 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Set 29, 2017 2:05 pm





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Re: NASA - Science Lecture: Humans Living on Mars

#25 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Nov 29, 2017 2:37 pm

NASA Begins Building Next Mars Rover Mission








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Re: NASA - Science Lecture: Humans Living on Mars

#26 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Dez 14, 2017 10:03 am

isto é veridico!!! [003]

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Re: NASA - Science Lecture: Humans Living on Mars

#27 Mensagem por Lucas Lasota » Qui Dez 14, 2017 12:56 pm

Boa




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Re: NASA - Science Lecture: Humans Living on Mars

#28 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Dez 22, 2017 4:01 pm





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Re: NASA - Science Lecture: Humans Living on Mars

#29 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Dez 23, 2017 9:14 am





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Re: NASA - Science Lecture: Humans Living on Mars

#30 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jan 03, 2018 12:40 pm







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