O que, relacionado à aviação, vocês tem interesse em ver?

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Pedro_Carvalho
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Nov 19, 2017 1:07 pm

O que, relacionado à aviação, vocês tem interesse em ver?

#1 Mensagem por Pedro_Carvalho » Dom Nov 19, 2017 1:12 pm

Olá pessoal!

Estou realizando uma pesquisa entre pilotos, mecânicos, comissários, engenheiros e todos apaixonados pela aviação sobre o que vocês se interessam, tem curiosidade, buscam na internet, etc (relacionado à aeronáutica).

Eu sou formado em Engenharia Aeronáutica, já trabalhei projetando e desenvolvendo aeronaves na Embraer e dando aulas em escola de aviação.

Atualmente estou interessado em desenvolver um website e produzir e disponibilizar conteúdo relevante para a comunidade aeronáutica. Para isto gostaria da opinião de vocês sobre quais temas seriam de maior interesse.

Sintam-se livres para sugerirem qualquer tipo de conteúdo que vocês tenham interesse, quais conteúdos relacionados à aeronáutica vocês consomem no dia-a-dia, em seus tempos livres. Qual formato vocês consideram mais interessante (texto, documentário, aulas, ...).

Agradeço muito as sugestões!

[Por fim, quem tiver interesse em acompanhar o que estou fazendo, pode me enviar uma mensagem com seu e-mail que irei cadastrar em minha lista de e-mails.]




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60520
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6310 vezes
Contato:

Re: O que, relacionado à aviação, vocês tem interesse em ver?

#2 Mensagem por Túlio » Dom Nov 19, 2017 1:21 pm

Primeiramente, como Forista, benvindo.

A seguir, e agora como Moderador e Site Admin, devo dizer que uma coisa é estares disposto a debater conosco e compartilhares conhecimentos, o que é sempre bom para todos; outra bem diferente é sermos usados apenas para engrossar acessos a Sites e canais do YT. Quero crer que não é esta a tua intenção. A meu ver, o ideal estaria ao centro: ao mesmo tempo em que interages conosco, prestigiaremos teu Site, canal no YT, etc. Win-win!

No primeiro e terceiro casos vais encontrar amigos e muitas informações relevantes, bem como questionamentos (e eu mesmo tenho vários, como a empenagem em "T" do KC-390 e aquele projeto da Calidus feito pela NOVAER, o B-250 Bader) diversos; no segundo a recepção tende a ser bem fria, sinto informar. Notes ainda que em Fóruns como o nosso não estamos interessados apenas em ver, mas em interagir.

Assim, escolhas qual caminho preferes seguir: o destino já está claro.


Cordialmente

Túlio Ricardo Moreira

Moderador e Forista aficcionado por detalhes de Aviação, especialmente Militar.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Pedro_Carvalho
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Nov 19, 2017 1:07 pm

Re: O que, relacionado à aviação, vocês tem interesse em ver?

#3 Mensagem por Pedro_Carvalho » Seg Nov 20, 2017 9:56 am

Bom dia Túlio, obrigado pelas boas vindas!

Certamente meu interesse não é utilizar vocês para engrossar acesso ao meu site, até porque ainda não possuo um. Meu principal interesse ao criar esse post é levantar o que seria mais interessante para disponibilizar no site. Quais temas são de maior relevância!

Fiz esse post com a intenção apenas de realizar esse levantamento com vocês, meu público-alvo. O objetivo é desenvolver um site que tenha, de fato, relevância para a comunidade aeronáutica, com temas que a maioria gostaria de consumir. Por exemplo, seria melhor eu utilizar meu tempo desenvolvendo e disponibilizando aulas sobre performance, mecânica de voo, controle ou aulas para PP e PC? Ou talvez aulas não sejam de tanto interesse, sendo melhor disponibilizar artigos sobre acidentes, ou quem sabe produzir documentários sobre acidentes famosos. Ou será que a maioria teria interesse em conhecer melhor a história da aviação, detalhando a evolução das aeronaves civis, executivas, militares, experimentais.

A ideia é levantar esse tipo de informação, para eu utilizar meu tempo desenvolvendo algo que o público realmente queira.

Peço desculpas se pareceu que eu queria fazer algum tipo de propaganda!




Avatar do usuário
Lucas Lasota
Avançado
Avançado
Mensagens: 692
Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
Agradeceram: 91 vezes

Re: O que, relacionado à aviação, vocês tem interesse em ver?

#4 Mensagem por Lucas Lasota » Seg Nov 20, 2017 11:15 am

Obrigado pela iniciativa.

Tendo em vista seu background em engenharia aeronáutica, seria muito interessante a confecção de artigos instrutivos sobre as soluções técnicas e de design encontrados nos aviões da Embraer e outros. Por exemplo, o porquê das escolhas de asa alta ou baixa, os perfis aerodinâmicos, o enflechamento das asas, questões envolvendo os profundores, ailerons, superfícies de hipersustentação, etc.

Também seriam legais insights sobre o processe produtivo da Embraer e as fases de qualificação das aeronaves. Por exemplo, quais tipos de testes, os equipamentos utilizados, etc.

Minha proposta segue o modelo adotado pelo blog Cultura Aeronáutica. Aprendi demais com o Jonas Liasch.

Sucesso!




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60520
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6310 vezes
Contato:

Re: O que, relacionado à aviação, vocês tem interesse em ver?

#5 Mensagem por Túlio » Qui Nov 23, 2017 1:01 pm

Pedro_Carvalho escreveu:Bom dia Túlio, obrigado pelas boas vindas!

Certamente meu interesse não é utilizar vocês para engrossar acesso ao meu site, até porque ainda não possuo um. Meu principal interesse ao criar esse post é levantar o que seria mais interessante para disponibilizar no site. Quais temas são de maior relevância!

Fiz esse post com a intenção apenas de realizar esse levantamento com vocês, meu público-alvo. O objetivo é desenvolver um site que tenha, de fato, relevância para a comunidade aeronáutica, com temas que a maioria gostaria de consumir. Por exemplo, seria melhor eu utilizar meu tempo desenvolvendo e disponibilizando aulas sobre performance, mecânica de voo, controle ou aulas para PP e PC? Ou talvez aulas não sejam de tanto interesse, sendo melhor disponibilizar artigos sobre acidentes, ou quem sabe produzir documentários sobre acidentes famosos. Ou será que a maioria teria interesse em conhecer melhor a história da aviação, detalhando a evolução das aeronaves civis, executivas, militares, experimentais.

A ideia é levantar esse tipo de informação, para eu utilizar meu tempo desenvolvendo algo que o público realmente queira.

Peço desculpas se pareceu que eu queria fazer algum tipo de propaganda!
De fato pareceu mas, devidamente explicado, não parece mais; desse modo, ofereço minha contribuição: não me leves a mal mas escolheste logo a Seção menos frequentada do Fórum para tentar obter os dados de que necessitas. Assim, se aceitas uma sugestão, bem que poderias fazer um post/tópico como este na Seção Forças Aéreas, pois de longe é a Aviação Militar que mais interesse atrai em um espaço como o DB. Como exemplo, digo-te que recentemente aquele quase-acidente com um dos protótipos do KC-390 rendeu páginas de debates, e apenas sobre a vantagem ou desvantagem de usar cauda em "T". Há ainda questões em aberto sobre o Calidus B-250 Bader, como a disposição dos assentos, uso de hélice de 4 pás, vantagens e desvantagens de a aeronave ser feita de fibra de carbono ao invés de metal, assunto é o que não falta e, interagindo, irás adquirir credibilidade e receber sugestões sobre o modelo de Site/Canal que seria mais interessante a todos, assuntos a ser abordados, formas de fazê-lo, etc.

Acrescento que há entre nós integrantes e ex-integrantes da Mídia Especializada - eu mesmo fiz parte, em 2013/14, embora minha área de expertise seja focada primordialmente em armas leves e secundariamente em blindados - que também poderão te dar sugestões, pois todos já/ainda atuamos em Sites. Conheço ainda dois outros Fóruns Brasileiros e um Português que seria interessante que frequentasses: no Brasil há o Fórum Base Militar e o Fórum Defesa Brasileira, em Portugal o Fórum Defesa. Quanto mais se é conhecido, melhor, não?

Por fim, tenho grande interesse e participo de debates em Aviação Militar, como a maioria dos Colegas. A Seção para isso se chama Forças Aéreas.

Abração e novamente benvindo!




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Bruno Falcão
Avançado
Avançado
Mensagens: 351
Registrado em: Sáb Jun 11, 2005 1:55 pm
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceram: 3 vezes

Re: O que, relacionado à aviação, vocês tem interesse em ver?

#6 Mensagem por Bruno Falcão » Qui Nov 23, 2017 3:11 pm

Bem, como atuante na área da manutenção aeronáutica civil, eu procuro sempre noticias da área de manutenção. O que vejo muito em sites especializados é detalhar muito sobre o modelo da aeronave mas muito pouco sobre os seus componentes e acessórios como os motores, APU's, avionicos e etc. Seria interessante um site que mostrasse as inovações, atualizações, e desenvolvimento nessa área também. Notícias sobre as novas atualizações ou o que as fabricantes como a PW e GE estão desenvolvendo para um futuro próximo e etc.. Seria uma boa.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: O que, relacionado à aviação, vocês tem interesse em ver?

#7 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 24, 2017 9:10 pm

Eu acho que sites de notícias militares já temos muitos, embora nem todos de qualidade, ou de qualidade duvidosa.
Na área de noticias sobre aviação civil também temos alguns fóruns e vários sites que via de regra são generalistas.
Assim, como sugestão, é bom que te concentres em duas ou três temáticas específicas sobre a área de conhecimento que tens. Isso com certeza diminuiria em partes o teu público, mas por outro lado enriqueceria muito os conteúdos e o acesso a informação mais qualificada sobre questões que pouco são comentadas e/ou esclarecidas no meio civil.
Eu particularmente gosto muito do tema aviação civil, mas em um contexto genérico, nada de tecnicidades. Acho muito legal saber sobre projetos de aviões e gestão do setor.
Neste caso eu entendo ser muito útil um site que pudesse trazer informações sobre a industria aeronáutica no Brasil e no mundo. Sua história, projetos, desafios, gestão e relação com sociedade e governo, e por aí vai.
É sempre bom ter fontes de informações sobre assuntos os quais pouco ou nada são tidos como relevantes para a maioria das pessoas.
Voar é legal, mas a maioria ainda acha que é coisas para os pássaros. :lol:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pedro_Carvalho
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Nov 19, 2017 1:07 pm

Re: O que, relacionado à aviação, vocês tem interesse em ver?

#8 Mensagem por Pedro_Carvalho » Sex Dez 01, 2017 8:40 pm

Muito obrigado gente! Estou levando tudo que foi comentado em consideração.
Acho que vou começar escrevendo um série de artigos sobre a engenharia por trás da notícia, onde irei usar notícias veiculadas na mídia para aprofundar em conceitos (fly-by-wire, CAT I, II, III, ADS-B, etc) e o porque de certas decisões de projeto (asa alta ou baixa, empenagem convencional ou em T, canard, etc)




Avatar do usuário
Lucas Lasota
Avançado
Avançado
Mensagens: 692
Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
Agradeceram: 91 vezes

Re: O que, relacionado à aviação, vocês tem interesse em ver?

#9 Mensagem por Lucas Lasota » Ter Dez 12, 2017 7:24 pm

Obrigado pelo esforço didático, sucesso




Responder