Saudades da VARIG

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Saudades da VARIG

#136 Mensagem por Skyway » Qui Ago 22, 2013 12:32 pm

Rsrsrsrs, a Varig teve uma pintura tão linda antigamente...a mesma coisa a DELTA e American, pinturas perfeitas no passado, e hoje um negócio sem graaaaça...

Quanto a GOL, acredito que a ligação dela com a Boeing não vá trazer nenhum surpresa no que diz respeito a 787 ou outro modelo de aeronave. Só os 737 MAX mesmo e olhe lá. Acredito que nesse momento para a GOL, mais importante que a ligação com a Boieng, é a ligação com a DELTA. É uma relação que se estreita a cada dia. Acho que a GOL pode vir a ter outras aeronaves e rotas mais ousadas sim, quando for comprada de vez pela DELTA...rs

Não sei se isso já foi publicado em algum lugar mas...é só olhar o que está sendo pintado ao lado da porta de quase todas as aeronaves da GOL:

http://i.imgur.com/R1cKvtb.jpg

Isso sem falar nos acordos codeshare que só aumentam, e etc...

Então, pode até ter no futuro um 767 com a pintura da GOL, ou até VARIG como tinha antigamente, mas serão aeronaves da DELTA. :mrgreen:




AD ASTRA PER ASPERA
gral
Avançado
Avançado
Mensagens: 663
Registrado em: Qua Mar 15, 2006 8:47 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 3 vezes

Re: Saudades da VARIG

#137 Mensagem por gral » Qui Ago 22, 2013 5:19 pm

FCarvalho escreveu:ps: putz, mas essa última pintura da VARIG foi para acabar de vez com os ânimos de qualquer um. Ô troço feio. :evil:
A melhor que dizem dessa pintura é que a Rosa dos Ventos está se escondendo de vergonha.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36107
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3129 vezes

Re: Saudades da VARIG

#138 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 22, 2013 10:10 pm

E para não dizer que não falei em flores...
Até a pintura comercial da Boeing aplicada com a Rosa dos Ventos símbolo maior da Varig ficaria, imensamente, mais bonita que aquelas porcarias que fizeram pouco antes da empresa ir à falência.

Imagem

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36107
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3129 vezes

Re: Saudades da VARIG

#139 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 22, 2013 10:23 pm

Skyway escreveu:Rsrsrsrs, a Varig teve uma pintura tão linda antigamente...a mesma coisa a DELTA e American, pinturas perfeitas no passado, e hoje um negócio sem graaaaça...
Quanto a GOL, acredito que a ligação dela com a Boeing não vá trazer nenhum surpresa no que diz respeito a 787 ou outro modelo de aeronave. Só os 737 MAX mesmo e olhe lá. Acredito que nesse momento para a GOL, mais importante que a ligação com a Boieng, é a ligação com a DELTA. É uma relação que se estreita a cada dia. Acho que a GOL pode vir a ter outras aeronaves e rotas mais ousadas sim, quando for comprada de vez pela DELTA...rs
Não sei se isso já foi publicado em algum lugar mas...é só olhar o que está sendo pintado ao lado da porta de quase todas as aeronaves da GOL:
Isso sem falar nos acordos codeshare que só aumentam, e etc...
Então, pode até ter no futuro um 767 com a pintura da GOL, ou até VARIG como tinha antigamente, mas serão aeronaves da DELTA. :mrgreen:
Pois é Sky, se os pioneiros da nossa aviação comercial tanto e quanto lutaram para que tivéssemos uma aviação verdadeiramente internacional, acho que agora estamos conseguimos. Enfim.

É pena somente que não teremos qualquer competência para decidir os nossos próximos destinos. :|

Mas para não poucos neste país que mandam alguma coisa e não decidem nada, e que ainda acham que voar de avião é coisa de burguês e de uma minoria opressora das classes assalariadas... estamos bem até demais em, ainda, termos uma aviação comercial.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36107
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3129 vezes

Re: Saudades da VARIG

#140 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 15, 2014 10:01 am

13 de Março, 2014 - 09:52 ( Brasília )
Aviação

STF GARANTE À VARIG INDENIZAÇÃO QUE PODE CHEGAR A R$ 7 BILHÕES

Decisão favorável à empresa aérea se confirmou nesta quarta-feira por 5 votos a dois; Barbosa e Mendes defenderam que não havia razão para que a companhia fosse beneficiada em detrimento de outras empresas também penalizadas pelas mudanças de planos econômicos

Por cinco votos a dois, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta quarta-feira que a antiga companhia aérea Varig tem direito a receber uma indenização bilionária da União como forma de compensar prejuízos causados pelo tabelamento de preços de bilhetes aéreos entre 1985 e 1992. A Varig brigava há cerca de 20 anos pelo ressarcimento do governo sob a alegação de que o congelamento dos valores das passagens aéreas na época dos planos econômicos foi responsável por sangrar o caixa da empresa até a sua falência. A companhia havia conquistado vitórias em todas as instâncias judiciais e estima que deve ser indenizada em cerca de 7 bilhões de reais. A Advocacia-geral da União (AGU) fala em passivo de cerca de 3 bilhões de reais.

No julgamento, os ministros Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski afirmaram, em seus votos, que o poder público tem obrigação de indenizar a empresa porque, a despeito de vários setores terem sido atingidos por planos econômicos, a aérea, como detentora de um contrato de concessão, foi mais prejudicada.

Os ministros da Corte apresentaram teses sobre a possibilidade ou não de se ressarcir uma empresa por prejuízos decorrentes de políticas de governo. Apenas Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes consideraram que planos econômicos, na tentativa de conter índices astronômicos de inflação, afetaram toda a sociedade, e não apenas as empresas — o que liberaria o poder público de qualquer indenização. A corrente vitoriosa, porém, apresentada pela ministra Cármen Lúcia, é a de que o Estado pode ser responsabilizado por atos lícitos, como os planos econômicos, quando alguns setores da sociedade são muito mais prejudicados que o restante da coletividade.

Além de resolver o impasse econômico sobre o dever de indenizar atores afetados pelas medidas governamentais de contenção da pressão inflacionária, a decisão tomada nesta quarta-feira pelo STF afeta pelo menos 10 000 ex-funcionários da Varig, que veem na possibilidade de indenização uma forma de receber direitos trabalhistas nunca pagos. O Instituto Aerus, entidade de previdência de empresas ligadas ao setor aéreo, estima que pelo menos 6 bilhões de reais seriam necessários para quitar dívidas de aposentados e pensionistas. Aproximadamente 1 000 funcionários da empresa já morreram à espera da decisão do tribunal.

Na sessão desta quarta, o presidente do Supremo Joaquim Barbosa, que proferiu o primeiro voto contrário à Varig, questionou o argumento da empresa de que o tabelamento das tarifas tenha provocado uma situação “especialíssima”, pior que o restante da coletividade afetada pelos planos econômicos. Para o ministro, não se pode atribuir ao congelamento de preços o baque no caixa da aérea e a consequente falência da empresa, já que as medidas econômicas adotadas pelo governo afetaram não somente o setor aéreo, mas diversos setores da economia e cidadãos economicamente ativos.

“A companhia Varig possuía posição econômica absolutamente ímpar no mercado de serviços aéreos no Brasil. Essa condição invejável parece afastar a possibilidade de atribuir a União a culpa exclusiva dos prejuízos. Parece lícito especular que o que pode ter ocorrido foi a dificuldade de ajustar o perfil de atuação da companhia às demandas surgidas a partir do crescimento de concorrentes”, disse o ministro. Seus argumentos são similares aos do então Ministério da Aeronáutica, que ainda na 1ª instância, afirmou que “a situação deficitária jamais deixou de acompanhar as empresas aéreas, que arrimadas no paternalismo que presidiu o transporte aéreo brasileiro, sempre recorreram aos cofres públicos para cobrir os resultados desastrosos de uma administração desastrosa”.

“Internamente a empresa enfrentou mal a abertura dos mercados interno e externo de aviação, bem como foi afetada pela oscilação cambial iniciada em 1999. A Varig sofreu com aumento dos valores dos seguros nos mercados internacionais, mercado que dominava, principalmente após os atentados de 11 de setembro. Diante de todas as intempéries, é altamente improvável que o congelamento das tarifas tenha somado prejuízos que montassem quase 4 bilhões de reais. Não há garantia de que Varig teria conseguido aplicar aumento pretendido no volume por ela estimado”, disse o ministro.

Ainda no ano passado, quando o STF começou a analisar o caso, a relatora, ministra Cármen Lúcia, havia dado ganho de causa à companhia aérea por considerar que a empresa, que detinha um contrato de concessão pública, foi muito afetada pelas medidas econômicas e não teve alternativa senão comercializar passagens com preço congelado. “Na condição de concessionária de serviço público, a Varig não poderia adotar qualquer providência para se esquivar dos danos. Não tem liberdade para atuar segundo a sua conveniência, não tem como evitá-los ou conduzir-se de outra que não a forma pré-determinada pelo próprio ente concedente”, afirmou ela em seu voto.

“É inconteste que o Estado deve ser responsabilizado pela prática de atos lícitos quando deles prejuízos específicos expressos e demonstrados para particulares em condições que os desigualam dos demais porque teriam uma sobrecarga em relação a todos os outros cidadãos. A Varig não teria como não cumprir o que foi determinado e, ao cumprir, assumir sozinha os danos que se sucederam até o comprometimento não apenas de seus deveres, que não mais puderam ser cumpridos, como dos seus funcionários, dos aposentados, dos pensionistas, cujos direitos não puderam ser honrados e que, pela delonga dessa ação, estão pagando com a própria vida”, completou a ministra. O entendimento dela foi seguido por outros quatro ministros. Não participaram da votação os ministros Teori Zavascki, Luiz Fux, José Antonio Dias Toffoli e Marco Aurélio Mello.

A primeira ação movida pela Varig, na 17ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, data de fevereiro de 1993, quando a aérea alegou pela primeira vez que a política de congelamento de preços de outubro de 1985 a janeiro de 1992 comprometeu seu capital de giro, já agravado pela política de juros elevados da época. Dois anos depois, a 17ª Vara deu ganho de causa à Varig e definiu o valor da indenização: 2.236.654.126,92 reais. Desde 1995, o imbróglio jurídico já foi analisado pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, por diversos colegiados no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e há quase sete anos aguardava uma decisão definitiva do STF.

Má administração – Nas diversas instâncias em que se discutiu o pedido de indenização da Varig, o governo utilizou recorrentemente o argumento de que as aéreas reivindicavam um "direito hipotético" e atribuiu à má gestão das empresas a situação financeira que levou boa parte delas à insolvência.

Ainda na primeira instância, em 1993, a União, com base em informações do então Ministério da Aeronáutica, afirmou que “a situação deficitária jamais deixou de acompanhar as empresas aéreas, que arrimadas no paternalismo que presidiu o transporte aéreo brasileiro, sempre recorreram aos cofres públicos para cobrir os resultados desastrosos de uma administração desastrosa”.

Com o processo já em tramitação no STF, a advogada da União Grace Maria Fernandes afirmou, durante o julgamento em 2013, que “não há uma relação direta entre os supostos prejuízos alegados pela empresa e a conduta promovida pelo Estado brasileiro” e que, em todas as antigas decisões desfavoráveis, o Executivo estaria sendo condenado “por exercer legitimamente a função administrativa de regular e controlar a prestação do serviço público em prol da coletividade”.

http://www.defesanet.com.br/aviacao/not ... 7-bilhoes/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: Saudades da VARIG

#141 Mensagem por Valdemort » Sáb Out 18, 2014 1:15 pm

Entenda como a VARIG foi assassinada pelo governo.





Se houver interesse posso postar mais material sobre o assunto.




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36107
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3129 vezes

Re: Saudades da VARIG

#142 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 20, 2014 8:55 pm

Pode mandar que eu estou cá esperando.

[009]

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36107
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3129 vezes

Re: Saudades da VARIG

#143 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 29, 2015 2:52 pm

Imagem

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36107
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3129 vezes

Re: Saudades da VARIG

#144 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 20, 2015 1:56 pm

Em um tempo em que voar não era igual a pegar o trem, o metrô ou o ônibus para voltar para casa. :roll:

Imagem

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: Saudades da VARIG

#145 Mensagem por Wingate » Qua Mai 20, 2015 5:30 pm

O Caravelle da VARIG, a Pioneira:


Imagem


Wingate
P.S.: com saudades também da PANAIR, VASP, REAL AEROVIAS, CRUZEIRO DO SUL, LLOYD AEREO, PARAENSE, etc..




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36107
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3129 vezes

Re: Saudades da VARIG

#146 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 21, 2015 1:37 pm

Uma história tão rica, a da nossa aviação comercial, e tão mal conhecida, contada e reconhecida, com só ela... :roll:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36107
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3129 vezes

Re: Saudades da VARIG

#147 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 22, 2016 7:18 pm

19 de Março, 2016 - 10:40 ( Brasília )
Caso VARIG - A maior tragédia da aviação brasileira

Jaime Cimenti
Jornal do Comércio / RS

http://55ca7cd0-f8ac-0132-1185-705681baa5c1.s3-website-sa-east-1.amazonaws.com/defesanet/site/upload/news_image/2016/03/30137_resize_620_380_true_false_null.png

Caso Varig - A história da maior tragédia da aviação brasileira (Editora Jaguatirica, 408 páginas), do comandante Marcelo Duarte Lins, 59 anos, carioca, bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea Brasileira no curso de Oficiais Aviadores em 1979, retrata o Caso Varig, processo judicial que se arrasta nos corredores do Judiciário e, ao mesmo tempo, segue arrastando as vidas de ex-funcionários, demitidos e aposentados que tiveram seus ideais aprisionados, seu futuro sem um voo certo e cujas vozes ainda ecoam em um vazio de respostas.

http://www.defesanet.com.br/ecos/notici ... rasileira/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: Saudades da VARIG

#148 Mensagem por Wingate » Ter Mar 22, 2016 7:59 pm

FCarvalho escreveu:19 de Março, 2016 - 10:40 ( Brasília )
Caso VARIG - A maior tragédia da aviação brasileira

Jaime Cimenti
Jornal do Comércio / RS

http://55ca7cd0-f8ac-0132-1185-705681baa5c1.s3-website-sa-east-1.amazonaws.com/defesanet/site/upload/news_image/2016/03/30137_resize_620_380_true_false_null.png

Caso Varig - A história da maior tragédia da aviação brasileira (Editora Jaguatirica, 408 páginas), do comandante Marcelo Duarte Lins, 59 anos, carioca, bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea Brasileira no curso de Oficiais Aviadores em 1979, retrata o Caso Varig, processo judicial que se arrasta nos corredores do Judiciário e, ao mesmo tempo, segue arrastando as vidas de ex-funcionários, demitidos e aposentados que tiveram seus ideais aprisionados, seu futuro sem um voo certo e cujas vozes ainda ecoam em um vazio de respostas.

http://www.defesanet.com.br/ecos/notici ... rasileira/
A VARIG foi, merecidamente, um verdadeiro Cartão de Visitas do Brasil. Tive colegas de trabalho estrangeiros que exigiam usar somente essa empresa em viagens internacionais.

Deixou muitas saudades...

Wingate

Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36107
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3129 vezes

Re: Saudades da VARIG

#149 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 23, 2016 12:24 pm

Infelizmente, este é apenas mais um dos tantos e quantos exemplos das idiossincrasias que reinam na política governamental deste país, onde os interesses pessoais e particulares são mais relevantes do que... todo o resto.

Muito se tem usado, e abusado, de palavreados no mundo político como republicano, democracia, golpe, institucional, etc... e isso e mais aquilo, que já virou bordão.

É sempre aquele negócio. Quando não vai por bem, vai por mal. Seja ele qual for.

Como diz o ditado, "a verdade é sempre a primeira vítima em toda guerra".

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36107
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3129 vezes

Re: Saudades da VARIG

#150 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 13, 2017 12:42 pm

Vi esta foto por acaso hoje, e me peguei pensando que nunca na vida pensei que sentiria saudade dela.
Mas... :roll:

https://farm9.staticflickr.com/8271/8745322757_78baa1ab44_b.jpg

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder