TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Knight
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 289
Registrado em: Dom Jul 08, 2007 12:26 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41761 Mensagem por Knight » Sáb Jun 26, 2010 8:43 pm

orestespf escreveu:O homem criou a História como uma ciência para suprir suas necessidades em compreender o presente; faz-se necessário caminhar no tempo e olhar pra trás para que se possa compreender os passos do passado. Olhar para o passado para compreender o futuro breve é inerente às limitações humanas. Percebeu-se que poucos eram visionários; exigiu-se uma métrica mais baixa que pudesse ampliar a faixa de compreensão dos comuns. Mas de forma mágica boa parte dos que possuem o poder decisório possuem a capacidade visionária, mesmo que de época em época o martírio imponha alguns momentos de baixa; limitações da própria cultura e suas inerentes bestialidades.
Perfeito.

Gostaria da sua visão no tempo para estes dois instrumentos:
Rafale na MB (futuro provável) e o SP (futuro breve)

Percebo que o período de convivência será curto, mas talvez nem seja esta a questão.




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41762 Mensagem por orestespf » Sáb Jun 26, 2010 9:36 pm

Knight escreveu:
orestespf escreveu:O homem criou a História como uma ciência para suprir suas necessidades em compreender o presente; faz-se necessário caminhar no tempo e olhar pra trás para que se possa compreender os passos do passado. Olhar para o passado para compreender o futuro breve é inerente às limitações humanas. Percebeu-se que poucos eram visionários; exigiu-se uma métrica mais baixa que pudesse ampliar a faixa de compreensão dos comuns. Mas de forma mágica boa parte dos que possuem o poder decisório possuem a capacidade visionária, mesmo que de época em época o martírio imponha alguns momentos de baixa; limitações da própria cultura e suas inerentes bestialidades.
Perfeito.

Gostaria da sua visão no tempo para estes dois instrumentos:
Rafale na MB (futuro provável) e o SP (futuro breve)

Percebo que o período de convivência será curto, mas talvez nem seja esta a questão.
Knight, não tenho visão no tempo, menos ainda do futuro, faço parte daquele grupo, os comuns. :wink: :wink:

Mas ouso comentar alguma coisa: não vejo relação alguma entre Rafale e SP da forma que está sendo exposta aqui no fórum, no máximo o SP seria uma espécie de justificativa para algo maior, ou seja, a compra de caças (Rafale ou outro) para FAB e MB, isto é a parte importante dos fatos, a tal comunalidade dos meios. Em suma, se o caça é fato, o SP é apenas a desculpa.


Abração!!!




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41763 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jun 26, 2010 9:42 pm

Olá Mestre...

Não acho que de um modo geral discordamos do que está dizendo com esses seus últimos posts, acho contudo que em momentos diferentes discutimos coisas diferentes e existiu uma certa "embolação" nas discussões.

Só isso para ser honesto...

Mas a visão que tanto você quanto o Marino, CM, Bender entre outros estão tratando, sim está correta.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41764 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jun 26, 2010 10:13 pm

E CB, não discordo de você sobre as inúmeras limitações, mas há que se avaliar o lucro dissuasório o estratégico dessa "antecipação".
E já que está aí, vamos fazer o que der, entende?




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41765 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jun 26, 2010 10:32 pm

Carlos Mathias escreveu:E CB, não discordo de você sobre as inúmeras limitações, mas há que se avaliar o lucro dissuasório o estratégico dessa "antecipação".
E já que está aí, vamos fazer o que der, entende?
Chegamos a um denominador comum meu amigo :)

E no fim é isso que importa :)

[100]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41766 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jun 26, 2010 10:40 pm

Sempre! :wink: :D




Knight
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 289
Registrado em: Dom Jul 08, 2007 12:26 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41767 Mensagem por Knight » Sáb Jun 26, 2010 10:50 pm

cb_lima escreveu:
Carlos Mathias escreveu:E CB, não discordo de você sobre as inúmeras limitações, mas há que se avaliar o lucro dissuasório o estratégico dessa "antecipação".
E já que está aí, vamos fazer o que der, entende?
Chegamos a um denominador comum meu amigo :)

E no fim é isso que importa :)

[100]

[]s
CB_Lima
Falando por mim mesmo, mas acreditando que outros também concordam, aprendi muito com este saudável embate de idéias.

Agradeço !




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41768 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jun 26, 2010 10:53 pm

Outra vez, sempre! :)




Knight
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 289
Registrado em: Dom Jul 08, 2007 12:26 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41769 Mensagem por Knight » Sáb Jun 26, 2010 10:58 pm

orestespf escreveu:
Knight escreveu: Perfeito.

Gostaria da sua visão no tempo para estes dois instrumentos:
Rafale na MB (futuro provável) e o SP (futuro breve)

Percebo que o período de convivência será curto, mas talvez nem seja esta a questão.
Knight, não tenho visão no tempo, menos ainda do futuro, faço parte daquele grupo, os comuns. :wink: :wink:

Mas ouso comentar alguma coisa: não vejo relação alguma entre Rafale e SP da forma que está sendo exposta aqui no fórum, no máximo o SP seria uma espécie de justificativa para algo maior, ou seja, a compra de caças (Rafale ou outro) para FAB e MB, isto é a parte importante dos fatos, a tal comunalidade dos meios. Em suma, se o caça é fato, o SP é apenas a desculpa.


Abração!!!
Nobre Orestes, agradeço a resposta.

Abração.




Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Rafale no Sampa...

#41770 Mensagem por Pepê Rezende » Dom Jun 27, 2010 9:12 am

Em função de denúncias que chegaram ao meu conhecimento, fui a campo verificar se houvera modificações nos laudos emitidos pela Marinha a respeito da operação do Rafale no Sampa. Na segunda-feira passada, amigos da MB e da FAB deram-me acesso ao material entregue ao Ministro da Defesa e mantidos na Exposição de Motivos que será entregue ao presidente Lula.

A assinatura dos comandantes das duas forças atestam que são originais. Alguns pontos:

1. O Rafale operaria do Sampa com apenas 40% de sua capacidade, o que poderia ser minimizado com o reabastecimento em vôo após a decolagem;
2. O F/A-18E/F Super Hornet não tem condições de operar em nosso porta-aviões. Seu peso vazio supera a capacidade de cabeamento, o comprimento é maior que os elevadores e a catapulta não teria condições de lançá-lo;
3. Mesmo o Gripen Naval, que só existe em teoria, operaria apenas com 80% da capacidade.

O documento preparado pela MB e MANTIDO TEXTUALMENTE na Exposição de Motivos afirma que os três operariam sem problemas na futura classe de navios aeródromos que será operada pela MB, de 50 mil toneladas. O material preparado pela COPAC e revisado pelo Alto Comando da Aeronáutica FOI MANTIDO. O que mudou foram os pesos atribuídos a cada item. Um bom exemplo: nos parâmetros originais, PREPARADOS EM 1995, a transferência de tecnologia tinha peso 9 em 100. Em compensação, preço e custo de manutenção receberam pesos 30 e 40. Não é para menos que o F/A-18E/F foi o vencedor do processo. Os brigadeiros fizeram os engenheiros aceitarem o que eles mesmos haviam estabelecido como regra! O Jobim devolveu porque não atendia aos novos pressupostos da END.

Dentro dos novos critérios, ESTABELECIDOS PELA ESTRATÉGIA NACIONAL DE DEFESA, o pacote tecnológico passou a valer 40%. É bom ressaltar que o recálculo das pontuações foi preparado pela COPAC. Nesse processo, terminado há 75 dias, o Rafale apareceu como vencedor porque obteve notas regulares em todos os itens, como o "timinho" do Fluminense que foi campeão carioca na década de 50 porque vencia regularmente de 1 x 0, enquanto os concorrentes, como o meu Mengão, aplicavam goleadas, mas perdiam mais pontos por se arriscarem desnecessariamente. Os concorrentes ganharam notas excelentes em alguns pontos, mas apresentaram um desempenho latimável em outros.

O Super Hornet foi extremamente penalizado pela legislação dos Estados Unidos, que impede ao governo estabelecer offsets com outros Estados. Cabe apenas ao fabricante, que não pode bancar a aquisição de aviões para as FFAA de Tio Sam, só para dar um exemplo. O Gripen, por sua vez, apresentou altos riscos, segundo a própria COPAC. Os suecos nem conseguiram apresentar uma planilha de custos do F-414, porque trata-se de material proprietário da US Navy. Só para dar uma idéia, o volume de páginas nesse quesito equivale à soma das páginas usadas para descrever os riscos dos DOIS concorrentes.

Há dúvidas sobre o desempenho do radar, sobre a durabilidade da célula, sobre o cumprimento do programa e algumas certezas devastadoras, como o fato de que, por ter pouco espaço interno e menor capacidade de geração de energia, o Gripen oferece menor capacidade de desenvolvimento que os concorrentes. Meninos, eu vi: escrito pela própria COPAC! A propósito, teve uma nota um pouco melhor que a do Rafale no quesito transferência de tecnologia, mas não o suficiente para superar seus pontos fracos nem a contrapartida comercial da França, que garante a compra de 12 KC-390 e a participação da Dassault no programa da Embraer.

Quanto à Exposição de Motivos, ela é um primor sob o ponto de vista metodológico. Cada frase remete a um documento anexo, inclusive para a Exposição de Motivos enviada em dezembro pelo Comando da Aeronáutica, que usa um código de cores para destacar pontos fortes, fracos e medianos de cada aparelho...

Por motivos de saúde, afastei-me dos fóruns. Minha diabetes, descoberta há um ano, entrou em nova fase. Para piorar, estava com uma gripe incubada há quase dois meses (deflagrou neste fim de semana). Espero ter sido útil às discussões.

A propósito: a MB quer operar 48 aviões de suas duas unidades futuras.

Abraços

Pepê




Editado pela última vez por Pepê Rezende em Dom Jun 27, 2010 9:17 am, em um total de 1 vez.
alb
Júnior
Júnior
Mensagens: 64
Registrado em: Ter Abr 11, 2006 10:37 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41771 Mensagem por alb » Dom Jun 27, 2010 9:16 am

Srs, lendo toda essa discuçao sobre o Rafale no SP, acho mesmo que as operações ficariam limitadas, mas só a possibilidade de desenvolvimento operacional com uma aeronave de alta performance, já valéria...
Fico pensando(viajando) numa cruzex com a MB, atuando como país inimigo, atuando de terra com Rafale, e embarcado com A4M, daria uma nova dimensão operacional (e muito interessante) um exercício com atividades aeronavais contra um Nae.
O ganho não seria enorme para as doutrinas operacionais tanto da FÁB , quanto da MB?
Abraços
Albernaz




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41772 Mensagem por Bender » Dom Jun 27, 2010 9:47 am

Valeu Pedro! E cuida da saúde véio,fique bem :| Um abraço!

Sds.




Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41773 Mensagem por Gerson Victorio » Dom Jun 27, 2010 10:16 am

Pepê,

muito esclarecedoras suas informações...obrigado por compartilha-las conosco!!!

Desejo-lhe melhoras e que volte a postar mais!!!

Grande abraço

Gerson




de volta a Campo Grande - MS.
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Rafale no Sampa...

#41774 Mensagem por Paisano » Dom Jun 27, 2010 10:16 am

Pepê Rezende escreveu:Por motivos de saúde, afastei-me dos fóruns. Minha diabetes, descoberta há um ano, entrou em nova fase.
http://saude.abril.com.br/edicoes/0272/ ... 7583.shtml

:wink:




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41775 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Jun 27, 2010 10:25 am

Pepê, muito obrigado pelas preciosas informações.
Estimo melhoras na saúde!

[]'s




Alberto -
Responder