TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
gribel
Sênior
Sênior
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72106 Mensagem por gribel » Qua Out 08, 2014 1:33 am

Luís Henrique escreveu:Acho que o Lula foi o melhor presidente do Brasil.

Mesmo com o problema do mensalão votei nele, apenas no segundo turno, mas votei.

A Dilma era o voto para continuar aquilo que o Lula tinha feito. Mas creio que grande parte do Brasil se arrependeu amargamente.
Além da corrupção que está atingindo níveis absurdos, ela fez o pior governo das últimas décadas.

A inflação está absurda. A economia em recessão. Estão acabando com a Petrobras.

Eu assisti todos os debates e entrevistas também.

O Aécio promete diminuir pela METADE os cargos de comissão.
Reduzir de 40 para 20 ministérios.
Transformar o ministério da justiça em ministério da justiça e da Segurança Pública e liderar as ações no governo federal contra o crime organizado, inclusive aprovando leis para julgar adolescentes como adultos em casos de crimes hediondos, triplicar a pena de quadrilhas que utilizam menores de idade, etc.

As propostas e promessas são as melhores para o Brasil, em minha opinião.

Portanto, mesmo tendo votado no Lula e na Dilma, agora votei no Aécio e votarei nele no segundo turno.

Conversei com uma amiga mineira e ela disse que o que atrapalhou ele em Minas foram alguns escândalos envolvendo a família dele, que ele foi pego dirigindo sem carta e alcoolizado, etc. Mas que foi o melhor governador que Minas já teve e que melhorou muito a educação e saúde pública. Disse que seu governo foi transformador.

Eu acho que ele não vai decepcionar, pois se o fizer, estará acabado e o PT voltará em 2018 e para sempre.
Acho que ele vai se esforçar ao máximo para garantir a continuidade dos governos do PSDB no futuro.

Na real...esse cara e o Anastasia esculhambaram o estado . E o que fizeram com a educação foi um crime. Eu sou primeiro colocado no último concurso da educação e falo de dentro. Esses caras são criminosos, irresponsáveis. O que sai na veja é MENTIRA sobre o estado de Minas e o governo desse safado.

saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 550 vezes
Agradeceram: 182 vezes

#72107 Mensagem por saullo » Qua Out 08, 2014 9:32 am

gribel escreveu:
Luís Henrique escreveu:Acho que o Lula foi o melhor presidente do Brasil.

Mesmo com o problema do mensalão votei nele, apenas no segundo turno, mas votei.

A Dilma era o voto para continuar aquilo que o Lula tinha feito. Mas creio que grande parte do Brasil se arrependeu amargamente.
Além da corrupção que está atingindo níveis absurdos, ela fez o pior governo das últimas décadas.

A inflação está absurda. A economia em recessão. Estão acabando com a Petrobras.

Eu assisti todos os debates e entrevistas também.

O Aécio promete diminuir pela METADE os cargos de comissão.
Reduzir de 40 para 20 ministérios.
Transformar o ministério da justiça em ministério da justiça e da Segurança Pública e liderar as ações no governo federal contra o crime organizado, inclusive aprovando leis para julgar adolescentes como adultos em casos de crimes hediondos, triplicar a pena de quadrilhas que utilizam menores de idade, etc.

As propostas e promessas são as melhores para o Brasil, em minha opinião.

Portanto, mesmo tendo votado no Lula e na Dilma, agora votei no Aécio e votarei nele no segundo turno.

Conversei com uma amiga mineira e ela disse que o que atrapalhou ele em Minas foram alguns escândalos envolvendo a família dele, que ele foi pego dirigindo sem carta e alcoolizado, etc. Mas que foi o melhor governador que Minas já teve e que melhorou muito a educação e saúde pública. Disse que seu governo foi transformador.

Eu acho que ele não vai decepcionar, pois se o fizer, estará acabado e o PT voltará em 2018 e para sempre.
Acho que ele vai se esforçar ao máximo para garantir a continuidade dos governos do PSDB no futuro.

Na real...esse cara e o Anastasia esculhambaram o estado . E o que fizeram com a educação foi um crime. Eu sou primeiro colocado no último concurso da educação e falo de dentro. Esses caras são criminosos, irresponsáveis. O que sai na veja é MENTIRA sobre o estado de Minas e o governo desse safado.
Por favor vamos parar senão o off-topic vai tomar conta, mas nos últimos 12 anos MG avançou sim, quer um exemplo, de mais de 800 municípios, cerca de 250 não tinham acesso asfaltado nem torre de celular, e hoje todos tem. Somos um estado mais pobre do que rico e os avanços foram maiores que os erros, mas por ser pobre temos muitos dependentes das bolsas do governo, o que talvez explique o resultado estadual, mas o Aécio teve bem mais votos que o Serra em 2010 e o Anastasia foi consagrado como senador.
Com o sujeito que foi eleito para governador é andaremos para trás, e muito professor se arrependerá.

Abraços

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1188 vezes
Agradeceram: 720 vezes

#72108 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Out 08, 2014 9:54 am

Helton2042 escreveu:Orçamento de 2015 assegura R$ 1 bilhão para aquisição dos caças Gripen NG

Imagem

Brasília, 07/10/2014 – O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2015 deverá contemplar um total de crédito na ordem de R$ 1 bilhão para aquisição dos caças Gripen New Generation (NG), Projeto FX-2 da Força Aérea Brasileira (FAB). A sinalização desse montante de recursos foi feita nesta segunda-feira (06), durante reunião do Comitê de Acompanhamento do Projeto FX-2 no Ministério da Defesa.

Para o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), brigadeiro José Augusto Crepaldi Affonso, a indicação “demonstra o comprometimento do governo com o projeto”, que, pelo cronograma original, deverá ter seu contrato assinado até dezembro deste ano. A previsão é que os 36 caças, desenvolvidos pela empresa Saab, sejam entregues entre 2019 e 2024.

Além dos recursos, o projeto FX-2 também deverá ter incrementos no quesito transferência de tecnologia. Segundo o brigadeiro Crepaldi, graças aos avanços nas negociações, a participação da indústria brasileira de defesa nesse projeto se dará em maior escala, estando presente em mais etapas do que o que estava previsto anteriormente. Para se ter uma ideia, já em 2015, mais de cem profissionais brasileiros da indústria de defesa deverão se mudar para Linköping, cidade localizada no sul da Suécia, onde iniciarão o processo de transferência de tecnologia dos caças Gripen NG.

O brigadeiro Crepaldi ressaltou a importância das reuniões do comitê que acompanha o andamento do projeto FX-2. “A reunião do comitê gestor é muito importante porque possibilita, via Ministério da Defesa, uma interação com todos os órgãos de governo responsáveis pelo projeto em seu mais alto nível”, disse. “As orientações que saem daqui fluem muito mais rápido em todos os níveis de governo, facilitando o projeto como um todo”, concluiu.

Sea Gripen: Defesa Aeronaval

Na reunião do comitê também foi debatida a possibilidade de o contrato a ser assinado com a Suécia contemplar ainda, no pacote de transferência de tecnologia, um estudo sobre a viabilidade de o Gripen NG ser desenvolvido para uso da Marinha, como aviões de caça embarcados.

O almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, chefe da Diretoria de Aeronáutica da Marinha, explica que a ideia é que esse estudo entre como offset (tipo de compensação comercial comum em acordos de importação) do contrato e, caso seja viável, poderá representar um “ganho logístico” importante para o Brasil.

“Se eu compro um avião e utilizo esse mesmo modelo em outra Força, eu ganho no ciclo de vida, na manutenção e na operação da aeronave, reforçando os quesitos da interoperabilidade, ou seja, da capacidade de as três Forças conversarem”, explicou o almirante.

Fotos: Jorge Cardoso
Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa
61 3312-4071
Esta reportagem traz três informações interessantes:

1- Maior participação da indústria brasileira;
2- Mais de 100 profissionais brasileiros serão enviados para a Suécia;
3- Possibilidade do contrato a ser assinado contemplar o estudo de viabilidade do Sea Gripen para a MB.

Apesar de muitos estarem torcendo contra (infelizmente), o processo está caminhando muito bem. Ao que tudo indica, a COPAC acertou na escolha do Gripen-NG.

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#72109 Mensagem por Luís Henrique » Qua Out 08, 2014 11:03 am

Bolovo escreveu:Inflação absurda?

https://scontent-b-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/v/t1.0-9/10432124_928853527144420_7767940006593003446_n.jpg?oh=a907e0122747e33827cdc2c31b41346c&oe=54B829C7
Claro.
Você realmente acredita nisto? Acredita na propaganda?

Não precisamos voltar no passado para SABERMOS se o governo está sendo bom.

É claro que o Brasil de hoje é melhor que o Brasil de 20 anos atrás.
O FHC assumiu com inflação beirando 1.000%

Claro que hoje a inflação está controlada se olharmos para este passado com hiper-inflação.

Mas vá ao mercado, faça compras, veja se a inflação é de apenas 6%.
Compre um carro 0km veja se acredita.
Pague a conta de energia elétrica, veja se acredita em 6%.
Enfim, compre um lanche no McDonalds que em 1999 custava R$ 4,95 o COMBO e hoje passa dos R$ 20,00
Compre um imóvel, em 1999 você comprava uma super casa com 300m2 de área construída em bairro nobre e em cidade grande por R$ 100 mil reais.
Hoje :lol: :lol: :lol: :lol: se conseguir um barraco em uma favela por esse preço já fique feliz.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#72110 Mensagem por Luís Henrique » Qua Out 08, 2014 11:06 am

FIGHTERCOM escreveu:
Helton2042 escreveu:Orçamento de 2015 assegura R$ 1 bilhão para aquisição dos caças Gripen NG

Imagem

Brasília, 07/10/2014 – O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2015 deverá contemplar um total de crédito na ordem de R$ 1 bilhão para aquisição dos caças Gripen New Generation (NG), Projeto FX-2 da Força Aérea Brasileira (FAB). A sinalização desse montante de recursos foi feita nesta segunda-feira (06), durante reunião do Comitê de Acompanhamento do Projeto FX-2 no Ministério da Defesa.

Para o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), brigadeiro José Augusto Crepaldi Affonso, a indicação “demonstra o comprometimento do governo com o projeto”, que, pelo cronograma original, deverá ter seu contrato assinado até dezembro deste ano. A previsão é que os 36 caças, desenvolvidos pela empresa Saab, sejam entregues entre 2019 e 2024.

Além dos recursos, o projeto FX-2 também deverá ter incrementos no quesito transferência de tecnologia. Segundo o brigadeiro Crepaldi, graças aos avanços nas negociações, a participação da indústria brasileira de defesa nesse projeto se dará em maior escala, estando presente em mais etapas do que o que estava previsto anteriormente. Para se ter uma ideia, já em 2015, mais de cem profissionais brasileiros da indústria de defesa deverão se mudar para Linköping, cidade localizada no sul da Suécia, onde iniciarão o processo de transferência de tecnologia dos caças Gripen NG.

O brigadeiro Crepaldi ressaltou a importância das reuniões do comitê que acompanha o andamento do projeto FX-2. “A reunião do comitê gestor é muito importante porque possibilita, via Ministério da Defesa, uma interação com todos os órgãos de governo responsáveis pelo projeto em seu mais alto nível”, disse. “As orientações que saem daqui fluem muito mais rápido em todos os níveis de governo, facilitando o projeto como um todo”, concluiu.

Sea Gripen: Defesa Aeronaval

Na reunião do comitê também foi debatida a possibilidade de o contrato a ser assinado com a Suécia contemplar ainda, no pacote de transferência de tecnologia, um estudo sobre a viabilidade de o Gripen NG ser desenvolvido para uso da Marinha, como aviões de caça embarcados.

O almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, chefe da Diretoria de Aeronáutica da Marinha, explica que a ideia é que esse estudo entre como offset (tipo de compensação comercial comum em acordos de importação) do contrato e, caso seja viável, poderá representar um “ganho logístico” importante para o Brasil.

“Se eu compro um avião e utilizo esse mesmo modelo em outra Força, eu ganho no ciclo de vida, na manutenção e na operação da aeronave, reforçando os quesitos da interoperabilidade, ou seja, da capacidade de as três Forças conversarem”, explicou o almirante.

Fotos: Jorge Cardoso
Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa
61 3312-4071
Esta reportagem traz três informações interessantes:

1- Maior participação da indústria brasileira;
2- Mais de 100 profissionais brasileiros serão enviados para a Suécia;
3- Possibilidade do contrato a ser assinado contemplar o estudo de viabilidade do Sea Gripen para a MB.

Apesar de muitos estarem torcendo contra (infelizmente), o processo está caminhando muito bem. Ao que tudo indica, a COPAC acertou na escolha do Gripen-NG.

Abraços,

Wesley
Eu gostei muito da notícia.

E quero deixar claro que APOIO totalmente o Gripen.

Quero ver ele em grande quantidade na FAB e também nas cores da MB.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#72111 Mensagem por Bolovo » Qua Out 08, 2014 11:38 am

Luís Henrique escreveu:
Bolovo escreveu:Inflação absurda?

https://scontent-b-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/v/t1.0-9/10432124_928853527144420_7767940006593003446_n.jpg?oh=a907e0122747e33827cdc2c31b41346c&oe=54B829C7
Claro.
Você realmente acredita nisto? Acredita na propaganda?

Não precisamos voltar no passado para SABERMOS se o governo está sendo bom.

É claro que o Brasil de hoje é melhor que o Brasil de 20 anos atrás.
O FHC assumiu com inflação beirando 1.000%

Claro que hoje a inflação está controlada se olharmos para este passado com hiper-inflação.

Mas vá ao mercado, faça compras, veja se a inflação é de apenas 6%.
Compre um carro 0km veja se acredita.
Pague a conta de energia elétrica, veja se acredita em 6%.
Enfim, compre um lanche no McDonalds que em 1999 custava R$ 4,95 o COMBO e hoje passa dos R$ 20,00
Compre um imóvel, em 1999 você comprava uma super casa com 300m2 de área construída em bairro nobre e em cidade grande por R$ 100 mil reais.
Hoje :lol: :lol: :lol: :lol: se conseguir um barraco em uma favela por esse preço já fique feliz.
Sim, acredito. Tenho explicações pra tudo isso aí. Mais tarde eu falo, pq agora to indo pra São Paulo.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
NettoBR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

#72112 Mensagem por NettoBR » Qua Out 08, 2014 12:24 pm

MARAVILHA!!! Tem um tópico maneiro para discutir esse excelente assunto, esperarei vocês lá... :wink: :lol:

http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... 2#p5381952

"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2556 vezes
Agradeceram: 1031 vezes

#72113 Mensagem por J.Ricardo » Qua Out 08, 2014 1:01 pm

Ow moderação, dá um jeito...

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#72114 Mensagem por Carlos Lima » Qua Out 08, 2014 1:19 pm

Srs... Eu ja pedi uma vez para pararem com o off topic ... A partir de agora as mensagens off topic serao apagadas.

Estao avisados.

[]s
CB

CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#72115 Mensagem por Carlos Lima » Qua Out 08, 2014 2:33 pm

Diálogo esclarecedor entre o Justin e o Sabre no PA sobre o motivo pelo qual são necessários os 1.2 Bilhões.
Sabre
8 de outubro de 2014 at 8:18 #

Bom noite Justin,
Para que o contrato de aquisição das aeronaves Gripen entre em vigor, é necessário que os recursos constem da Lei Orçamentária Anual (LOA).
Pagamentos de despesas, mesmo com recursos de financiamento externo, necessitam de previsão orçamentária.
Caso o Governo Brasileiro utilize recursos do financiamento oferecido pela Saab, com a garantia do Governo Sueco, o início do pagamento do empréstimo será somente após a entrega da última aeronave.
Os pagamentos à Saab serão feitos pelo banco financiador segundo o cronograma físico-financeiro do contrato.
Parece que existe uma pequena confusão no entendimento do cronograma de pagamento da empresa, a ser feito pelo banco financiador (“Pagamento”), com o cronograma de pagamento do empréstimo a esse banco, a ser feito pelo Governo Brasileiro (“Repagamento”).
Sabre

Justin Case
8 de outubro de 2014 at 8:38 #

Bom dia, Sabre.

Acho que entendi. Então, há necessidade de previsão orçamentária, mesmo que seja para o endividamento, uma vez que o objeto contratual será recebido e a despesa realizada. Assim, esse valor seria referente ao primeiro ano do cronograma físico-financeiro.
Vamos torcer para que tudo aconteça conforme o planejamento.
Valeu pelo esclarecimento.
Abraço,

Justin

Sabre
8 de outubro de 2014 at 8:50 #

Boa noite Justin,

É isso.

Um abraço,

Sabre
Ótima explicação... dúvida esclarecida... bola para frente. [100]

E pela 1000000000000000000000000000000000 vez... não é ser pessimista e sim cobrar as promessas de campanha Srs...

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#72116 Mensagem por pafuncio » Qua Out 08, 2014 6:53 pm

[OFF-TOPIC APAGADO]

[]s

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#72117 Mensagem por Wolfgang » Qui Out 09, 2014 3:45 pm

Não quero fazer um off topic aqui, mas como o contrato não foi assinado ainda e existem chances de mudarmos o Governo que tal trocarmos o tópico até o fim do ano? Há possibilidades reais desse tópico virar mico.

Abs

arcanjo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 381 vezes
Agradeceram: 830 vezes
Contato:

#72118 Mensagem por arcanjo » Qui Out 09, 2014 4:46 pm

09 de Outubro, 2014 - 15:00 ( Brasília )
EXCLUSIVO – GRIPEN NG TERÁ DISPLAY PANORÂMICO
Gripen NG terá Display similar ao do F-35

Imagem
Arte apresentada pela COPAC de um Wide Area Display integrado ao cockpit do Gripen NG. Na arte falta o HUD.

Nelson Düring
Editor-chefe DefesaNet

O Gripen NG, cujo contrato entre a empresa SAAB e a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), que representa a Força Aérea Brasileira, está em fase final de negociação já tem uma definição relevante.

DefesaNet obteve de duas fontes próximas às negociações, que o Gripen NG terá um Display Panorâmico (Wide Area Display). Este é uma das especificações da FAB, que enfrentava certa resistência da SAAB.

Os riscos de integração do novo display ao cockpit do caça Gripen NG, que podem resultar em atraso no cronograma de desenvolvimento e produção das 36 aeronaves destinadas à FAB, era a maior justificativa da SAAB.

Imagem
Painéis do Gripen E apresentados pela SAAB em Farnborough - Foto -SAAB

Na fase final de negociações a FAB/COPAC tem colocada na discussão tecnológica a incorporação do Display Panorâmico no caças do Brasil. Na recente exposição de Farnborough, em julho passado, a SAAB apresentou um mock-up do Gripen E, com um cockpit funcional com três displays, baseado na estrutura atual. Os equipamentos são fornecidos pela Rockwell Collins.

A SAAB como Main Project Authority, por delegação da FAB, iniciará um estudo e cotação entre os fornecedores, que estão habilitados a produzirem e participarem do desenvolvimento e integração.

Imagem
Arte apresentada pela AEL na FIDAE 2014, integrando o WAD ao cockpit do Gripen NG - Arte AEL Sistemas

No Brasil a liderança cabe à empresa AEL Sistemas, que apresentou na FIDAE 2014 (Feira Internacional de Ar e Espaço, no Chile) seu projeto para o Gripen NG. O sistema proposto (Cockpit NG) incorpora um display panorâmico (WAD: Wide Area Display), um capacete (Targo) que apresenta símbolos e imagens similares a de um HUD (Head Up Display) e computadores com elevada capacidade de processamento de dados e imagens.

Segundo a AEL o novo display otimiza a apresentação das imagens de alta resolução, permitido o redimensionamento e configuração das telas por meio de movimentos com o toque dos dedos (touch screen). As aplicações de software são projetadas para serem usadas da mesma forma que os atuais smart phones (Desktop Conception), facilitando o manuseio dos dados provenientes dos diversos sensores da aeronave.

O resultado é que a fusão e a integração de dados são apresentadas em um único ambiente visual (display único). Essas características aumentam a capacidade de engajamento simultâneo de alvos terrestres e aéreos, simplificando o processo e tomada de decisão do piloto e tornando mais eficazes e precisas as operações da aeronave.

O capacete DASH V possibilita ao piloto visualizar dados e imagens de alvos reais e virtuais, adicionando recursos que elevam a consciência situacional e a capacidade de julgamento do piloto.

A empresa AEL Sistemas, e a Boeing, posteriormente com a EMBRAER Defesa & Segurança, tinham avançado em Display Panorâmico para o F/A-18 Supoer Hornet caso este fosse o escolhido.

O prazo para que a SAAB apresente o resultado do seu estudo não foi informado para DefesaNet.

Atualmente só o caça americano Lockheed Martin F-35 Lightning II possui um Display Panorâmico.

http://www.defesanet.com.br/gripenbrazi ... anoramico/

Informações técnicas: Display de Tela Única - Cockpit de última geração para aeronaves http://www.ael.com.br/display_de_tela_unica.php

abs.

arcanjo

NettoBR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

#72119 Mensagem por NettoBR » Qui Out 09, 2014 5:09 pm

Imagem
O Display de Tela Única é uma solução que proporciona amplos benefícios operacionais aos pilotos: aprimora a consciência situacional, reduz a carga de trabalho do piloto e aumenta a segurança do voo. O sistema integra diversos tipos de displays (HMD, HUD e Display Panorâmico) com algoritmos avançados e fusão de dados, produzindo um cockpit multimissão customizável.

O Display de Tela Única otimiza as capacidades operacionais facilitando o cumprimento de missões. O sistema pode ser utilizado em aviões de combate, transporte e treinamento, além de helicópteros civis ou militares.
Informações técnicas:
· Área Efetiva: 18.7" X 10.5" (formato 16:9)
· Resolução: 1920 X 1080 pixel (verdadeiro HDTV)
· NVG Compatível com PER-STD-3009 E MIL-L85762A TIPO I Classe B
· Ângulo de Visão: >60º cone em todas as direções, com alto contraste
e sem inversão

ENTRADAS DE VÍDEO:
· DVI
· LVDS
· SMPTE292
· ARINC 818 (cobre ou Fibra Óptica)
· Analógico RGB (qualquer padrão)
· Vídeo Composto (NTSC OU PAL)
· RS422/485 dentro/fora dos canais
· MIL-STD-1553 MUX Bus Interface