Super Hornet News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: Super Hornet News

#4576 Mensagem por Penguin » Ter Dez 13, 2011 7:49 pm

IRST na porção inferior não é raro:

Draken, Mig-23, Mig-31, F-14, F-35 e Super Hornet.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
O Mig-31 usa o sistema eletro-ótico KOLS TP-8, que era uma combinação de IRST e telêmetro laser. A torreta não é retrátil e sim removível. O sensor sob a parte dianteira da fuselagem é um meio de detecção adicional. O sensor IR é acoplado ao radar RP-31 Zaslon (designação SBI-16 de fábrica e Flash Dance para a OTAN) e realiza vigilância passiva do espaço aéreo e designação de alvos para os mísseis IR R-40D e R-60. Os dados alimentam o HUD e o mostrador do operador de sistemas (WSO). Ele melhora a capacidade em ambiente de ECM pesado. O campo de visão é de +/-60 em azimute e +6/-13 em vertical. O alcance contra um caça se afastando sem usar o pós-combustor é de 40km.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/18/F-35_EOTS.jpeg/800px-F-35_EOTS.jpeg

Me parece que o resultado final dependerá do campo de visão obtido pelo sensor IR em cada caça.




Editado pela última vez por Penguin em Ter Dez 13, 2011 10:42 pm, em um total de 2 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Super Hornet News

#4577 Mensagem por soultrain » Ter Dez 13, 2011 7:53 pm

O Super Hornet tem como função principal o ataque, pelo que faz todo o sentido que o IRST ali esteja.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4890
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: Super Hornet News

#4578 Mensagem por Andre Correa » Ter Dez 13, 2011 8:23 pm

Justin Case escreveu:Amigos,

A posição me parece bem adequada para a função FLIR.
Já para o uso ar-ar (IRST), há o problema de sombreamento dos alvos que exigiriam look-up.
Outro problema que pode ser crítico é a vibração do conjunto óptico. Essa vibração pode causar que as imagens fiquem desfocadas e percam definição em azimute.
Creio que também seria trabalhosa a instalação do conjunto no tanque. Assim como para os canhões, para o HUD e outros equipamentos que requerem precisão em azimute; sempre é necessária a tarefa de "harmonização" que é o alinhamento preciso do equipamento com as linhas de referência de cada aeronave específica. Cada equipamento não é dimensionalmente idêntico ao anterior e esse assunto é ainda mais crítico se for instalado em um tanque, que é instalado em um pilone, que é instalado em uma estação de carga da aeronave.
A instalação no nariz também não seria simples, pois a aeronave não foi concebida para isso. O "dome" que vemos nas aeronaves que têm IRST é apenas a ponta de um iceberg que está por baixo. Há necessidade de espaço para o hardware, requisitos de carga elétrica, de disponibilidade de refrigeração, etc.
Em suma, um IRST é um problemão para qualquer aeronave que não foi concebida para tê-lo desde a fase de projeto.
Abraços,

Justin
Imagem

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: Super Hornet News

#4579 Mensagem por Penguin » Ter Dez 13, 2011 9:57 pm

soultrain escreveu:O Super Hornet tem como função principal o ataque, pelo que faz todo o sentido que o IRST ali esteja.
O SH é também o caça principal de defesa aérea da frota. O IRST tem função primária ar-ar.
O ATFLIR é que possui função primária ar-solo/mar e pode ser usado tb em função ar-ar.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
kekosam
Sênior
Sênior
Mensagens: 2500
Registrado em: Sex Out 03, 2008 10:17 am
Localização: Cuiabá-MT
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 34 vezes

Re: Super Hornet News

#4580 Mensagem por kekosam » Qua Dez 14, 2011 8:49 am

Senhores, não disse por ser na parte de cima ou na parte de baixo...

Disse por estar no tanque de combustível. Se precisar alijar, já era o sensor.




Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
PRick

Re: Super Hornet News

#4581 Mensagem por PRick » Qua Dez 14, 2011 12:06 pm

Túlio escreveu:Principalmente o canhão. Não tinha lugar PIOR para instalarem?
Isso ocorre porque a parte da frente da fuselagem é inteiramente herdada do F-18 Legacy, que é uma extrapolação do YF-17, quer dizer, nem em sonho se pensava em IRST para ele na época.

[]´s




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Super Hornet News

#4582 Mensagem por soultrain » Qua Dez 14, 2011 8:05 pm

Penguin escreveu:
soultrain escreveu:O Super Hornet tem como função principal o ataque, pelo que faz todo o sentido que o IRST ali esteja.
O SH é também o caça principal de defesa aérea da frota. O IRST tem função primária ar-ar.
O ATFLIR é que possui função primária ar-solo/mar e pode ser usado tb em função ar-ar.
Um caça de ataque que tem o tecto de operação baixo em relação a caças de alta performance, com baixa performance em velocidades elevadas, com uma assinatura enorme e com um IRST limitado na capacidade look up...





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: Super Hornet News

#4583 Mensagem por Penguin » Qua Dez 14, 2011 8:32 pm

soultrain escreveu:
Penguin escreveu: O SH é também o caça principal de defesa aérea da frota. O IRST tem função primária ar-ar.
O ATFLIR é que possui função primária ar-solo/mar e pode ser usado tb em função ar-ar.
Um caça de ataque que tem o tecto de operação baixo em relação a caças de alta performance, com baixa performance em velocidades elevadas, com uma assinatura enorme e com um IRST limitado na capacidade look up...
Qual o teto? Fiquei curioso.
Assintura enorme?! Pensava que isso era secreto.
Soultrain, acho que vc trabalha na Boeing e está insatisfeito com algo.

A limitação que um IRST localizado na parte inferior possui para look up, o IRST localizado na parte superior possui para look down.
Uma características marcante dos CAÇAS de 3G foi a introdução de radares pulso-doppler com capacidades look down/shoot down (para mais info: http://en.wikipedia.org/wiki/Look-down/shoot-down)

Há uma infinidade de alvos aéreos que estarão voando mais baixo que um caça.
Estou errado ou lugar de caças em CAP é no alto?




Editado pela última vez por Penguin em Qua Dez 14, 2011 8:50 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62993
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6849 vezes
Agradeceram: 7137 vezes
Contato:

Re: Super Hornet News

#4584 Mensagem por Túlio » Qua Dez 14, 2011 8:35 pm

É que o Soul véio vai ter um treco se a FAB não comprar de uma vez o Europeu Rafale - mesmo tendo a própria FAP os F-16 do satanás como seu principal caça... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

Re: Super Hornet News

#4585 Mensagem por Justin Case » Qui Dez 15, 2011 8:23 am

Penguin escreveu:
soultrain escreveu:
Um caça de ataque que tem o tecto de operação baixo em relação a caças de alta performance, com baixa performance em velocidades elevadas, com uma assinatura enorme e com um IRST limitado na capacidade look up...
Qual o teto? Fiquei curioso.
Assintura enorme?! Pensava que isso era secreto.
Soultrain, acho que vc trabalha na Boeing e está insatisfeito com algo.

A limitação que um IRST localizado na parte inferior possui para look up, o IRST localizado na parte superior possui para look down.
Uma características marcante dos CAÇAS de 3G foi a introdução de radares pulso-doppler com capacidades look down/shoot down (para mais info: http://en.wikipedia.org/wiki/Look-down/shoot-down)

Há uma infinidade de alvos aéreos que estarão voando mais baixo que um caça.
Estou errado ou lugar de caças em CAP é no alto?
Amigos, bom dia

Na fase de "search", os ângulos são muito pequenos e, provavelmente não faria diferença a posição do IRST.
Assim que os aviões começam a procurar posição de vantagem para ataque, são iniciadas curvas de conversão, cada vez mais apertadas, que levam os objetivos para uma posição relativa no setor "high". E esse ângulo sempre cresce à medida que o combate se torna mais próximo, na transição do BVR para o WVR.
Há também outros aspectos interessantes. Em aviões mais avançados, o IRST não está só, mas acompanhado de um sensor TV e um telêmetro laser. Esse sensor TV é importantíssimo para identificar positivamente o alvo que está designado como HPT (High Priority Target) e que será atacado com mísseis, de modo a evitar fraticídio. Essa necessidade de identificação positiva independe da distância e não deve ficar ameaçada por eventual "sombreamento" causado pelo nariz da aeronave.
Abraços,

Justin




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62993
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6849 vezes
Agradeceram: 7137 vezes
Contato:

Re: Super Hornet News

#4586 Mensagem por Túlio » Qui Dez 15, 2011 8:27 am

Justin, de cima para baixo (look-down) creio que também haverá "sombreamento" numa aeronave com IRST no topo do 'nariz', não? E alguém disse que não se faz PAC a baixa altitude...




“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: Super Hornet News

#4587 Mensagem por Penguin » Qui Dez 15, 2011 8:32 am

Túlio escreveu:Justin, de cima para baixo (look-down) creio que também haverá "sombreamento" numa aeronave com IRST no topo do 'nariz', não? E alguém disse que não se faz PAC a baixa altitude...
Ninguém disse.
Porém, mais altitude = mais energia.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

Re: Super Hornet News

#4588 Mensagem por Justin Case » Qui Dez 15, 2011 8:39 am

Túlio escreveu:Justin, de cima para baixo (look-down) creio que também haverá "sombreamento" numa aeronave com IRST no topo do 'nariz', não? E alguém disse que não se faz PAC a baixa altitude...
Pode acontecer, Túlio.

Mas não seria normal. Para que ocorresse tal situação, o inimigo incursor teria que desconhecer ou desconsiderar a presença do caça por outros motivos.
A busca por uma vantagem de posicionamento sempre leva a um cruzamento "face to face", se a manobra for iniciada ainda distante, ou a uma "ciranda" (com ambos os aviões no setor "high"), se as distâncias forem menores.
Essa situação também é a evolução normal após um cruzamento "face to face".
A possibilidade de encontrar alguém no setor "down" só é esperada para uma terceira aeronave que esteja fora da arena inicial.

Justin




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62993
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6849 vezes
Agradeceram: 7137 vezes
Contato:

Re: Super Hornet News

#4589 Mensagem por Túlio » Qui Dez 15, 2011 8:51 am

Concordo. Mas dou como exemplo a dupla Tomcat + E-2 Hawkeye. A USN nunca se queixou dessa parte - a operacional - deles, chegar perto de um CVN em média/alta altitude era uma aventura e tanto, quem tentasse se veria detectado pelo Hawkeye e os Tomcats só emitiriam no momento do disparo dos mísseis.

E temos o R-99 para cumprir a tarefa do E-2, no meu ponto de vista qualquer caça moderno 'linkado' nele teria grande chances de se aproximar por um ângulo 'cego' da aeronave incursora (3 ou 9 horas, por exemplo) mantendo-se 'mudo' até o momento do ataque (NEZ), quando 'iluminaria' o alvo e dispararia, escapando logo em seguida para outra posição sugerida pelo AEW&C. Isso (presença de AEW) inclusive lhe permitiria voar mais alto...

Mas não estou 'vendendo peixe' do Super Hornet, até prefiro o Rafale mas o fato é que arriscamos a ter o modelo ianque e é melhor já ir pensando no que fazer com ele, como melhor utilizá-lo, etc, pois o FX dificilmente escapa de um dos dois... :wink: 8-]




“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: Super Hornet News

#4590 Mensagem por Penguin » Qui Dez 15, 2011 9:19 am

Justin Case escreveu:
Túlio escreveu:Justin, de cima para baixo (look-down) creio que também haverá "sombreamento" numa aeronave com IRST no topo do 'nariz', não? E alguém disse que não se faz PAC a baixa altitude...
Pode acontecer, Túlio.

Mas não seria normal. Para que ocorresse tal situação, o inimigo incursor teria que desconhecer ou desconsiderar a presença do caça por outros motivos.
A busca por uma vantagem de posicionamento sempre leva a um cruzamento "face to face", se a manobra for iniciada ainda distante, ou a uma "ciranda" (com ambos os aviões no setor "high"), se as distâncias forem menores.
Essa situação também é a evolução normal após um cruzamento "face to face".
A possibilidade de encontrar alguém no setor "down" só é esperada para uma terceira aeronave que esteja fora da arena inicial.

Justin
Justin,

Atualmente qual a altitude usual de operação de aeronaves em missão de ataque ao solo? Médias altitudes?

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder