Voos de longo curso com aeronaveis bimotores nos dias de hoje nao implica maior risco , e so uma questao de legislacao. Aeronaves bimotores precisasm de um aeroporto "suitatle " nao mais que 1 hs de voo para alternar no evento de uma falha de motor . Maior que 1hs precisa de autorizacso para voo ETOPS que pode ser 120/180/207 minutos , ja ha estudos para 240min . isso tudo e baseado em estatisticas , quanto menos problemas de manutencao por determinado tempo a empresa amplia o ETOPS.PRick escreveu:Mas ele já transportou alguma vez um presidente dos EUA? Sinceramente, me parece um risco desnecessário, voos de longo curso em regiões com pouca alternativa de aeroportos ou sobre o mar, requerem multiplos motores, é uma segurança extra, que o diga o debate entre caças bi e monotores. O acidente do A-330 da Air France apenas me deu mais uma certeza, não gosto de grandes jatos de passageiros com apenas duas turbinas, se tiver que escolher, prefiro ter 03 ou 04 motores.sapao escreveu:Depende da missão Delta, as vezes e mais facil acionar uma aeronave de Manaus ou do Rio do que deslocar uma de Brasilia, helis demoooooram a chegar...
FCarvalho, sobre a quantidade de motores depende da certificação. Temos ai o Caravan que é monomotor e homologado para transportar o presidente dos EUA!
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Num futuro com a confiabilidade dos motores atingindo um maior nivel , o ETOPS nao fara mais sentido .
Empresas aereas se baseiam em custo e lucro , por isso preferem os Bimotores , mesmo em certas operacoes tendo que efetuar um caminho maior , compensa pela economia de combustivel.
Em avioes militares ecnomia de combustivel nao faz tanto sentido , expecialmente um aviao presidencial , nesse caso vale a pena um Quadrimotor pelo aumento de seguranca e nao necessitar de plano de voo ETOPS .
Quanto a alcance o B777LR possui maior que o A340 e e muito mais economico tendo com isso feito a Airbus praticamente nao fabricar mais o mesmo por falta de encomendas .
Nos dias de hoje a confiabilidade dos motores permite as empresas optarem praticamente por avioes Bimotores pelo maior lucro proporcionado .
Os Quadrimotores se resumem em supergigantes somente para serem operados em areas de grande densidade de passageiros e pouco espaco de "slots" .
Valeu ...
Cheers