TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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cvn73
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#18511 Mensagem por cvn73 » Sex Set 18, 2009 3:02 pm

FAB e Embraer preferem caça da Boeing
Por Angela Pacheco Pimenta | 18/09/2009 - 12:38


Como já se sabe, se depender do presidente Lula e do ministro da Defesa, Nelson Jobim, a França - com quem o Brasil já fechou negócio para a compra de cinco submarinos e 50 helicópteros - também deverá fornecer um pacote de 36 caças Rafale para a Força Aérea Brasileira, a FAB, numa transação que pode variar entre 4 bilhões e 8 bilhões de reais.
Além do Rafale, fabricado pela Dassault, também estão na disputa os caças FA-18 Hornet, da americana Boeing, e o sueco Gripen, da Saab. Os três concorrentes devem apresentar uma nova rodada de propostas à FAB na próxima segunda-feira. A decisão do governo deve sair em outubro.

Mas ainda que não comentem a respeito - tanto a FAB, quanto a Embraer, que deverá participar da contrução dos caças e assimilar a transferência de tecnologia exigida do governo brasileiro do fornecedor - preferem o caça FA-18 Hornet, da Boeing.
Para a Embraer, a preferência pela Boeing é claramente comercial. De saída, a empresa brasileira participa de uma licitação de 100 aviões leves de combate, como o Super Tucano, para a Força Aérea Americana, que pretende usá-los em cenários de guerra de guerrilha, como no Afeganistão.

A decisão ianque sobre a compra, que pode alcançar 90 milhões de dólares, deve ser anunciada em 2010.
As duas transações são independentes. Mas se o Brasil optar pelo FA-18, a Embraer deverá contar com maior simpatia dos americanos pelos Super Tucanos.
Outro ponto importante para a Embraer é o interesse já manifesto pela Boeing em desenvolver com a empresa brasileira um avião cargueiro militar, o KC-390, também a ser vendido para as forças armadas brasileiras.

O presidente francês Nicolas Sarkozy disse que a França gostaria de desenvolver um cargueiro com a Embraer. Mas acontece que a Airbus, que é sediada na França, já trabalha num projeto similar ao KC-390.

Já do ponto de vista da FAB, a preferência pela Boeing diz respeito à superioridade técnica do FA-18 sobre o próprio Rafale e o Gripen.
Aliás, nos últimos anos, o Rafale, que é fabricado pela Dassault, perdeu cinco disputas internacionais para o FA-18, em países como a Coreia.
Um dos trunfos do FA-18 é o seu sistema de radar AESA, desenvolvido pela Raytheon, que permite que o avião se torne invisível para o inimigo, que uma vez detectado pode ser fulminado antes mesmo de saber que estava sendo perseguido.
Além disso, para a FAB, a superioridade técnica da Boeing tem a ver com o sistema de navegação GPS.

Os americanos possuem a única constelação de satélites do mundo dotada da tecnologia. O GPS permite a localização exata de um objeto na superfície terrestre ou próximo dela, independente de condições meteorológicas ou de luminosidade.
Cabe ao Pentágono licenciar o uso do GPS para fins civis e militares em todo o mundo.
Logo, se comprar os Rafales, o Brasil continuará dependente dos americanos, ainda que indiretamente. A importação do GPS certamente tornará o pacote francês mais caro para o Brasil.

Desde o início da década que a União Europeia analisa a construção de um sistema GPS próprio. Mas a proposta, que está longe de sair do papel, custaria pelo menos 20 bilhões de dólares.
Outro aspecto que até agora vem sendo ignorado por Lula e Jobim - mas que é de interesse dos comandantes brasileiros - é a transferência tecnológica enquanto treinamento.
Só um piloto muito bem treinado consegue um rendimento máximo em ação. E nesse quesito, mais uma vez os militares brasileiros tem mais intimidade com os americanos, que por sinal tem as forças armadas mais bem treinadas do mundo.

A discussão sobre transferência tecnológica dos caças está restrita à resistência americana em permitir que a tecnologia a ser cedida para o FA-18 Hornet no Brasil seja revendida para países indesejáveis para os EUA, como a Venezuela ou o Irã.
Os americanos já declararam que o Brasil não teria carta branca para revender os FA-18 "made in Brazil".
De forma explícita, a provável decisão brasileira em comprar os Rafales vai se apoiar nesse aspecto.

Mas de forma velada, a intenção do governo Lula em se alinhar à França tem a ver com a intenção de demonstrar aos nossos vizinhos latino-americanos independência em relação a Washington.
No governo brasileiro, o Itamaraty tem dado sinais de que essa seria uma resposta em boa hora à Casa Branca, poucos meses depois do anúncio da instalação de bases militares americanas na Colômbia de combate ao narcotráfico.
O anúncio gerou uma enorme polêmica na Unasul, que reúne os países sul-americanos, com anti-americanistas notórios, como os presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, e Rafael Corrêa, do Equador.

Com razão, o Brasil não gostou da maneira como os americanos trataram o tema, não consultando, ou pelo informando Brasília de antemão a respeito.
Mas para o bem da segurança nacional, da FAB e do contribuinte brasileiro - que vai pagar a conta - é preciso esclarecer todos os aspectos - geopolíticos, técnicos e comerciais - que cercam a maior compra de aviões militares pelo Brasil desde 1973.




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#18512 Mensagem por ninjanki » Sex Set 18, 2009 3:18 pm

Senhores,

Nenhum país vai transferir tecnologia com carta branca, ou seja, sem restrições para revenda. Ninguém passa cheque em branco. O problema dos americanos é de atitude, não de proposta. Os americanos não se colocaram da forma correta, não tem uma parceria razoável e estratégica em vista, não nos dão um produto vendável. De fato, o F-18 deixa-os na pior posição no FX. Nesse ponto, os suecos pelo menos garantem ToTs que podem cumprir, num produto comercialmente viável para a AL, e de menor custo de manutenção(desde que produzidos em quantidade suficiente, o plano tem de ser de 100+)

No fundo, as 3 transferências de tecnologia propostas atendem os requisitos da FAB e do governo. Mas a proposta americana é um dead-end, uma rua sem saída. O SH é uma plataforma morta, ou seja, algo que já está em vias de ser substituido no seu principal operador. Não é um produto fácil de vender(nem a força aérea americana quer comprar, mesmo com o gap que surge devido aos atrasos do F-35 e do fim da fabricação do F-22), e sabemos que é uma coleção de remendos, que funciona, mas ainda assim remendos. Oque aprendermos com o SH será útil para nosso caça de 5,5 geração, mas teremos de faze-lo quase que sozinhos, porque a Boeing não tem nenhum programa vivo(ou morto, concepção não conta) de caça de 5a. geração!!! Eles não servem para o próximo projeto da FAB!!!!

Os franceses tem a vantagem de, assim como os americanos, dominarem 99% da tecnologia do produto que vendem. Eles podem transferir 100% da tecnologia, mas está claro que no escopo do programa, só irão transferir oque estivermos prontos/dispostos a absorver. A nossa indústria, mais a FAB, não está pronta hoje, e nem estará no futuro próximo, para fazer tudo que um caça precisa. Logo é óbvio que não vamos receber 100% da tecnologia do caça. Oque eles estão dizendo é que transferem oque a gente quiser, sem restrições, ou seja, podemos escolher aquilo que mais vai nos beneficiar a longo prazo.(tudo tem o seu preço, é claro! ToT não é "de gratis"...) Por outro lado, o produto deles não é vendável na AL, por ser caro, ainda mais se fabricado no Brasil. De fato, oque o governo deveria procurar deles é oque a Boeing está fazendo, ou seja, abrir portas para a nossa indústria fornecer peças e componentes à preços competitivos, ou seja, entrarmos na cadeia de produção. Isso sim pode garantir a sobrevivência e fortalecimento da nossa indústria, à longo prazo, e abrir possibilidades de uso dual de tecnologia para as áreas civís.

Os suecos tem o mesmo posicionamento dos franceses, o único problema deles é que não podem oferecer 100% das tecnologias, porque não são donos de tudo. Mas se oque oferecerem for suficiente e o desejado, já dá jogo. De resto, a proposta deles é muito boa, até onde posso supor, mas a questão de custos de manutenção e operação preocupa(será maior que o proposto)...




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18513 Mensagem por Knight » Sex Set 18, 2009 3:38 pm

ninjanki escreveu:... Logo é óbvio que não vamos receber 100% da tecnologia do caça. Oque eles estão dizendo é que transferem oque a gente quiser, sem restrições, ou seja, podemos escolher aquilo que mais vai nos beneficiar a longo prazo.(tudo tem o seu preço, é claro! ToT não é "de gratis"...) ...
Desculpe ninjanki por usar uma parte do seu texto.

Estou evitando comentar sobre o final do FX2, mas esta frase é muito lúcida.
A questão sobre ToT não está em 100% da tecnologia do caça.
É principalmente em não ter "tabus" sobre o que podemos escolher e ter capacidade para absorver.

Dependendo do que for escolhido pode ser caro, muito caro, caríssimo, absurdo etc.
Mas se for requisitado como ToT pode ser negociado.

Tem muita coisa, que mesmo custando um absurdo, é interessante aprender a fazer.

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18514 Mensagem por Mapinguari » Sex Set 18, 2009 4:11 pm

sergiobraz escreveu:
Santiago escreveu:Valor, 18/09

Governo da Suécia faz pressão por caça da Saab

De Brasília

O vice-ministro de Defesa da Suécia, Hakan Jevrell, afirmou ontem que seu país "não está buscando compradores, mas parceiros" para o caça Gripen. Segundo ele, caso opte pela proposta sueca - que será apresentada juntamente com as demais propostas no dia 21 - o Brasil poderá comprar dois aviões pelo preço de um oferecido pelos outros concorrentes.

A empresa disputa com a americana Boeing e a francesa Dassault o fornecimento de aviões de combate à Força Aérea Brasileira (FAB). O negócio está avaliado em pelo menos US$ 4 bilhões. O governo brasileiro já manifestou a preferência pelo Rafale, da Dassault, embora o processo de compra dos aviões ainda esteja em curso.

Jevrell se reunirá nesta tarde com o ministro da Defesa, Nelson Jobim. O vice-ministro garantiu que a Suécia e a Saab, empresa fabricante do caça Gripen NG, estão 100% comprometidas com a transferência de tecnologia para o Brasil. "Não buscamos um comprador. Buscamos uma parceria estratégica e cooperação de longo prazo para as futuras gerações do poder aéreo e do desenvolvimento industrial", disse.

"A Suécia pode oferecer um programa de desenvolvimento conjunto de uma aeronave, com a Embraer, que tem como principal característica a capacidade de se adaptar às necessidades específicas de cada usuário", disse. O vice-ministro garantiu que a proposta que será apresentada ao governo brasileiro será muito atrativa. Segundo ele, o caça Gripen é o que apresenta menor custo por ciclo de vida. Além disso, segundo ele, "a Suécia oferecerá um financiamento bastante favorável ao Brasil", caso seu caça seja o escolhido.

Apesar da garantia de transferência de tecnologia, o Gripen não utiliza nem motor nem radar com tecnologia sueca. O motor é americano e o radar é italiano. Jevrell disse que isso não é um problema. "A integração de um motor é muito cara. mas se no futuro o Brasil quiser desenvolver um caça próprio com outro motor, nós vamos mostrar como se integra esse motor. Nós mostramos como integrar o motor num caça supersônico. Depois, se o Brasil quiser escolher outros motores, é possível."

"A grande vantagem para o Brasil seria a possibilidade de integrar constantemente novos sistemas ao caça. A filosofia sueca é de que a célula dure 40 anos. Para manter o caça como top de linha, é fundamental que utilize plataformas que comportem computadores cada vez mais rápidos e softwares sempre atualizados. Essa é a característica mais marcante do Gripen", explica o presidente da Saab no Brasil, Bengt Janér.

"Já a filosofia tradicional é de utilizar uma plataforma de 15 anos e, então, fazer uma atualização de meia-vida", acrescenta. Segundo Janér, os caças suecos estão constantemente atualizados porque mantêm a "massa crítica" funcionando. "Se você parar durante 15 anos, boa parte do pessoal que estava envolvido no projeto provavelmente não estará mais trabalhando. Nossa filosofia é de estar sempre mexendo para estar sempre com o produto atualizado", disse.

Ele cita, como exemplo, os radares atuais, que "são menos capazes dos que os que estão por vir", com varredura eletrônica e mais pesados em termos de softwares. "Nossa proposta permitirá ao Brasil estar com seus caças sempre atualizados e sem depender de apenas um fornecedor de equipamentos", afirma o presidente da Saab no Brasil.

"O que queremos é, com o desenvolvimento de um projeto conjunto entre os dois países, dar ao Brasil a liberdade de fazer as modificações no futuro, com ou sem a Suécia", resumiu.

Pessoal, diante das reviravoltas desde do dia 07 de setembro e tendo em vista a pressão por todos os lados e por fim, considerando estas propostas anunciadas pela SAAB (logicamente se estiver escrito no papel), não seria interessante para o Brasil anunciar Rafaele e Gripen como vencedores. Falo isso pois a maioria das Forças Aéreas operam mais de um vetor, um de alto desempenho, O RAFALE, e o Gripen como segunda linha.
O que acham?
Ai, meu Deus! Vai começar de novo... :lol:
Sergio, o negócio é o seguinte: não haverá Hi-Lo-Mix na FAB a partir do F-X2. Um único modelo de caça substituirá os três modelos atualmente em uso (primeiro os Mirage 2000, depois os F-5M lá por 2020, e, por último, os A-1).
E quem disse que um caça como o Gripen NG é de segunda linha? Ele é do mesmo nível do Rafale. Só é menor e monomotor. Além disso, se formos abordar questões como desempenho, se não me falha a memória, a relação empuxo-peso é melhor no Gripen do que no Rafale. :wink:
Abração!




Editado pela última vez por Mapinguari em Sex Set 18, 2009 4:31 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18515 Mensagem por Adriano » Sex Set 18, 2009 4:12 pm

Não me parece que Lula e NJ vão aceitar qualquer coisa diferente de Rafale na FAB. A decisão já está tomada e o novo prazo para ofertas finais foi apenas para evitar problemas legais, pela divulgação indevida de 7 de setembro.

Se os americanos e seus "papagaios no congresso brasileiro" ( :D ) não jogarem areia na compra, em breve teremos na América do Sul os Rafales verde e amarelo, ao lado dos SU-30, F-16 e Typhoons!!

Abraços,

Adriano




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18516 Mensagem por Adriano » Sex Set 18, 2009 4:30 pm

Mapinguari escreveu:
sergiobraz escreveu:
Pessoal, diante das reviravoltas desde do dia 07 de setembro e tendo em vista a pressão por todos os lados e por fim, considerando estas propostas anunciadas pela SAAB (logicamente se estiver escrito no papel), não seria interessante para o Brasil anunciar Rafaele e Gripen como vencedores. Falo isso pois a maioria das Forças Aéreas operam mais de um vetor, um de alto desempenho, O RAFALE, e o Gripen como segunda linha.
O que acham?
Ai, meu Deus! Vai começar de novo... :lol:
Sergio, o negócio é o seguinte: não haverá Hi-Lo-Mix na FAB a partir do F-X2. Um único modelo de caça substituirá os três modelos atualmente em uso (primeiro os Mirage 2000, depois os F-5M lá por 2020, e, por último, os A-1).
E quem disse que um caça como o Gripen NG é de segunda linha? Ele é do mesmo nível do Rafale. Só é menor e monomotor. :wink:
Abração!
Bem.... se o número 120 é mesmo uma meta a ser atingida.... não me perece mal a proposta Rafale + Gripen NG na FAB.
Isso é que seria transferência de tecnologia.... :lol:
E, pensando bem, os caças podem cumprir funções distintas, como Mirage e F-5 sempre cumpriram na FAB. Isso já foi proposto por alguns na Inglaterra....(Typhoon + Gripen). Por que não no Brasil?
Rafales no planalto central, Amazônia e Nordeste. Gripens no Centro Sul, onde as distãncias entre as localidades de apoio são bem menores.
Com a P&*@ta diferença de custo entre a hora de vôo do Gripen, em comparação com a do Rafale, qualquer "padronização da logística e treinamento" poderia ser compensada....

Adriano




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18517 Mensagem por Wardog » Sex Set 18, 2009 4:49 pm

Só sei que se a SAAB formalizar todas essas propostas que ela vem jogando na mídia eu sou Gripen desde criancinha, é um "número" perfeito para o Brasil, julgando os quesitos tecnologia, poder de fogo, manutenção e preço.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18518 Mensagem por nike123 » Sex Set 18, 2009 5:18 pm

FINALMENTE UMA REPORTAGEM MUITO COMPETENTE
MATA A PAU E MOSTRA AS ENORMES VANTAGENS DO GRIPEN

A proposta da Saab para o F-X2

Material divulgado hoje na coletiva de imprensa com a presença do Secretário de Estado da Defesa da Suécia, Håkan Jevrell, e do diretor geral da Gripen/ Saab no Brasil, Bengt Janér
A Suécia não busca um comprador, a Suécia procura uma parceria estratégica. Uma parceria baseada em uma cooperação de longo prazo para o benefício das futuras gerações do poder aéreo e do desenvolvimento industrial.

Acreditamos que temos a proposta mais vantajosa, quer no preço quer na transferência de tecnologia, baseada em uma cooperação de longo prazo. A Suécia e a Saab, juntamente com os brasileiros, irão desenvolver uma aeronave para o mercado mundial, e o governo sueco apoia totalmente esta parceria.

Somos os únicos que podem oferecer ao Brasil a oportunidade única de participação em um programa de desenvolvimento de uma caça supersônico, possibilidade impossível para os nossos concorrentes. Esta parceria com a Embraer está incluída na oferta do Gripen NG para o Brasil. Nossa proposta inclui a instalação de uma linha de montagem do Gripen NG na Embraer, sem qualquer custo adicional. O primeiro Gripen NG brasileiro será construido no Brasil.

Esta é realmente nossa proposta e não apenas a subcontratação e montagem parcial, como por exemplo, os concorrentes tem oficialmente declarado.

A proposta da Suécia é a que oferece mais oportunidades de emprego no Brasil, pois é baseada no desenvolvimento e construção conjunta.

Somente o desenvolvimento conjunto fornece a verdadeira transferência de tecnologia e somente a Suécia pode oferecer um programa de desenvolvimento conjunto com a total e transparente transferência de tecnologia. Isto dará a capacidade ao Brasil de concepção, fabricação, modificação e atualização de todas as áreas críticas do Gripen NG. Significa, também, a possibilidade para o Brasil vender, de forma independente, o Gripen NG para a América Latina e outros países com os quais possua influência no mundo inteiro.

A Suécia possui um irreprensível histórico de parcerias com outros países, que é facilmente verificável, em relação a preços, qualidade de produto e transferência de tecnologia. A nossa oferta é totalmente viável sob o ponto de vista econômico e técnico.

A Saab é renomada por entregar o que promete na data correta e na qualidade esperada.

O mais importante da nossa oferta é o conteúdo da parceria, a aquisição de novos conhecimentos para o desenvolvimento de um avião de caça.

A adesão ao desenvolvimento conjunto do Gripen NG é uma oportunidade única para o Brasil adquirir habilidades e conhecimento para operar um caça de forma autônoma e independente. Isto é investimento para o futuro.

Estamos também pesquisando sobre como resolver a necessidade de treinamento de futuros pilotos na Suécia, bem como a forma de melhorar o nosso avião de transporte C-130 e, eventualmente, no futuro, substituí-los. Isto, obviamente, poderá gerar outras formas de cooperação quando sabemos que a Embraer possui produtos como o já testado Super-Tucano e o projeto KC-390.

Independência
A Suécia destaca-se como uma alternativa independente por não ser um país militarmente alinhado. Possuímos tecnologia de ponta e estamos abertos à cooperação mútua. Estamos oferecendo a possibilidade do Brasil de ter a sua própria indústria de aviões supersônicos de combate, algo que os outros países não podem oferecer. A oferta da Suécia dá ao Brasil uma alternativa independente e flexível para o desenvolvimento de suas futuras forças da Defesa. A Suécia e a Saab estão 100% comprometidas com a transferência de tecnologia.

O governo da Suécia e a Saab garantem a transferência de tecnologia de forma completa e transparente. Todas as tecnologias-chave estão sob controle sueco e a Saab possui todas as autorizações necessárias por parte do governo sueco para apresentar a sua proposta. Nós não usamos caixas pretas no que diz respeito à transferência de tecnologia. Estamos habituados a cooperar com os nossos parceiros para desenvolver a aeronave. E uma de nossas vantagens é saber adaptar as aeronaves para as necessidades de cada cliente.

O governo sueco não imporá nenhuma restrição no uso e contará com o governo brasileiro no que diz respeito ao acompanhamento ao certificado de usuário final. Um ponto forte do Gripen NG é o fato de que será desenvolvido de acordo com as necessidades do comprador. E nós não faremos quaisquer restrições à transferência de tecnologia e atenderemos a demanda do governo brasileiro para que possa estar apto e fabricar os futuros modelos de aviões de combate.

Há um forte compromisso político do governo sueco de que o contrato assinado e subseqüentes entregas, incluindo todos os software, hardware, códigos-fonte, etc, serão aprovados para o Brasil.



O único subsistema principal norte-americano presente no Gripen NG é o motor, item mecânico capaz de funcionar durante o ciclo de vida por meio da compra antecipada de peças de reposição, se necessário. O motor, de fato, é basicamente um motor comercial sem nenhuma tecnologia sensível, e é o mesmo motor que os Estados Unidos ofereceram ao Brasil no F-18 Hornet.

Alega-se que a desvantagem do Gripen NG Brasil é o fato de ter um motor. Nós consideramos que, pelo contrário, é uma grande vantagem.

É um avião mais leve que mantém os custos do ciclo de vida e custos operacionais muito baixos.
Nos tempos atuais não tivemos nenhuma falha de motor com o Gripen mesmo após 120.000 horas de voo.
Tanto o F-16 com 5000 caças vendidos e o JSF possuem um motor. Entendemos o caça com um motor como o futuro.
Não é correto a informação que Gripen NG possui 47% de componentes americanos. A Suécia e a Saab controlam toda a tecnologia sensível do Gripen NG. O único componente americano é o motor, que é basicamente um motor comercial e o mesmo que foi oferecido a vocês pela Boeing no F18 Hornet.

Gripen NG Brasil
O Gripen será a espinha dorsal da defesa sueca para, pelo menos, os próximos 30 anos. Estamos atualmente atualizando nossa frota com os modelos Gripen C/D que substituiram alguns poucos modelos A/B da geração anterior.

Para ser capaz de desenvolver o Gripen C/D às necessidades das próximas décadas, o Parlamento decidiu e investiu em um programa, o programa “Demonstrador” para encontrar as melhores soluções para as necessidades futuras. O avião existe e os testes de vôo feitos até agora têm sido muito bem sucedidos. O Gripen NG é baseado neste Demonstrator . Seu alcance será muito maior do que das atuais aeronaves Gripen C/D; terá mais capacidade de carga e um melhor sistema de radar, para mencionar algumas melhorias. Nós mesmos utilizaremos o Gripen NG.

O governo sueco está dando total apoio a esta oferta da Gripen NG feita ao Brasil, uma vez que nós mesmos temos interesse neste produto, que convidamos o Brasil para participar do seu desenvolvimento e produção de forma conjunta.

O demonstrator Gripen NG já está voando e com excelentes resultados. É a base para o Gripen NG.

Uma aeronave de caça é um conjunto de sistemas, e na maneira atual de desenvolvimento de aeronaves, é natural que diferentes tipos de sistemas, subsistemas, e componentes sejam testados antes que se decida o que melhor irá atender às suas demandas. Portanto, sob essa perspectiva, a versão NG final é uma oportunidade para o Brasil e para a Suécia decidirem sobre o que irá atender as necessidades específicas, sob a ótica dos seus requisitos operacionais Mas o fator mais importante na criação de aeronaves modernas é o conhecimento e habilidade para integrar, validar e aplicar um sistema de sistemas. Essa habilidade está baseada em uma experiência de mais de 100. 000 horas de vôo com o Gripen e com outros bem-sucedidos caças suecos ao longo dos anos. Nossa habilidade também é reconhecida por nossos concorrentes. Um exemplo são os testes de tiro com o novo míssel Meteor European BVR Air-to-Air, realizados com a aeronave Gripen em vez do Eurofighter.

Sabemos muito sobre integração de sistemas de aeronaves. Isto significa que diversos fornecedores podem oferecer os sistemas que comporão a aeronave. Nossos parceiros poderão escolher quais os componentes que serão incluídos em seus jatos de caça de acordo com suas necessidades. O radar é um bom exemplo: Embora haja poucos fornecedores no mercado, tivemos a possibilidade de escolher a melhor solução, em termos técnicos e econômicos, sem nenhum problema.

O Gripen tem uma reputação de entregar o que promete, e no prazo.

Temos um recorde de pontualidade na entrega da plataforma do jato de combate Gripen, não só para a Força Aérea Sueca, mas também para os nossos outros clientes estrangeiros. Não temos nenhuma preocupação com a possibilidade de atender os prazos do FX-2. Nós sabemos exatamente qual será o custo de seu desenvolvimento, de sua operação e de sua manutenção. O Gripen foi projetado para operar a partir de bases aéreas remotas e pode ser mantido por recrutas e poucos técnicos. Isto significa que esta é uma aeronave simples de manter, e que exige poucas pessoas para isso. Além dos fatores de ser uma aeronave mais leve, com apenas um motor, mantém o custo do seu ciclo de vida muito baixo. Uma vez que a Suécia sempre utilizou aeronaves de combate monomotoras, a Saab reforçou a confiabilidade e a segurança do motor e de seu sistema de apoio. Não temos casos de falhas de motores com as atuais aeronaves Gripen ou com seus antecessores. Nós sabemos exatamente quanto dos custos de aquisição, bem como dos custos do ciclo de vida (LCC) e estamos oferecendo a melhor relação custo-benefício. Esta avaliação é sempre feita por governos que buscam novas opções para a aviação militar. A longo prazo será muito lucrativo para o Brasil devido à cooperação industrial que estamos oferecendo.

O sistema Gripen tem um custo de aquisição, manutenção e operação significativamente mais baixo comparado aos custos conhecidos ou presumidos de qualquer outra aeronave de combate moderna. O Brasil terá condições de adquirir e operar o dobro de aeronoves Gripen NG do que com qualquer outro competidor, pelo mesmo custo, por um período de 40 anos. Nenhum caça concorre com o Gripen em termos de acessibilidade financeira.

O caça será competitivo e oferecerá a melhor relação custo-benefício. Estamos habituados a cumprir os acordos de transferência de tecnologia, porque os caças Gripen não são os únicos aviões de combate que já foram exportados pela Suécia. Com relação ao financiamento do programa FX-2, discussões frutíferas foram realizadas entre a SEFA, Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica, e autoridades suecas. Se a Saab AB for a escolhida como o fornecedor do programa FX-2, uma oferta de financiamento favorável será apresentada pela Swedish Export Credit Corporation SEK, corporação sueca de crédito de propriedade integral do Governo sueco, juntamente com a EKN, agência do governo sueco de crédito à exportação.



FONTE: Embaixada da Suécia/SAAB




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18519 Mensagem por Bender » Sex Set 18, 2009 6:59 pm

Já que voce colocou esse mesmo post 3 vezes :? vou colocar um 10 vezes 8-] :twisted:

Primeira...

Jobim ironiza proposta de venda de caças suecos

JB Online


RIO - Em solenidade na Praia Vermelha, onde foi assistir à cerimônia de lançamento da Quinta Edição dos Jogos Mundiais Militares - Os jogos da Paz -o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ironizou a suposta proposta sueca para vender aviões caça para o Brasil em que dois deles teriam sido oferecidos pelo preço de um. De acordo com Jobim, ele não recebeu qualquer proposta.

- É que nem promoção de refrigerante: compre uma cerveja e leve quatro guaranás - ironizou

A suposta proposta foi divulgada ontem, mas Jobim negou ter ouvido qualquer fato sobre o assunto e voltou a dizer que a decisão é das Forças Armadas. Após esta etapa, a autorização final para a compra será da presidência da República. O presidente Lula já anunciou a compra dos caças do governo francês - uma decisão política - por ter recebido a promessa de total transferência de tecnologia por parte dos franceses, além da garantia de poder vender para o mercado da América Latina.

- Ainda não recebi nenhuma proposta - concluiu. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Sds. :twisted:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18520 Mensagem por Bourne » Sex Set 18, 2009 7:09 pm

Queria saber quem vai ter limite no cartão de crédito ($$$$$$$$$$$$$$$$$$ :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: ) para comprar o Rafale na América Latina. Pois os russos são mais robustos e os americanos mais camaradinhas.




Editado pela última vez por Bourne em Sex Set 18, 2009 7:12 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18521 Mensagem por WalterGaudério » Sex Set 18, 2009 7:11 pm

Adriano escreveu:Não me parece que Lula e NJ vão aceitar qualquer coisa diferente de Rafale na FAB. A decisão já está tomada e o novo prazo para ofertas finais foi apenas para evitar problemas legais, pela divulgação indevida de 7 de setembro.

Se os americanos e seus "papagaios no congresso brasileiro" ( :D ) não jogarem areia na compra, em breve teremos na América do Sul os Rafales verde e amarelo, ao lado dos SU-30, F-16 e Typhoons!!

Abraços,

Adriano
Que o Rafa JÁ É, cvomo dizem os cariocas até meus cabelos grisalhos já sabem..., gosteria de vê-los na Argentina e no Peru Tb.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18522 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Set 18, 2009 7:30 pm

DBader escreveu:
AlbertoRJ escreveu: Douglas Bader,
Os suecos não podem transferir o que não é deles e nem podem exportar o Gripen sem autorização.

Apresentação completa:

http://www.usaire.org/US_Export_Control ... 0State.ppt
Agora, me mostre algo assim do Rafale.

[]'s
Leia:

"Nous pouvons espérer également que le contrat actuellement en cours de négociation comporte une réglementation sur l’exportation des technologies françaises. Des règles du même type que la réglementation ITAR américaine qui interdit tout exportation d’un matériel s’il contient un composant américain fabriqué dans un autre pays sans l’accord de Washington."
http://www.aeroplans.fr/Aviation-milita ... afale.html

Ou você acha que a França não iria impor restrições à exportação de tecnologia francesa?

[]s,
Douglas Bader
Claro que vai e eu não disse o contrário.
Quero ver é você colocar algo que indique que a França não é livre para vender o Rafale e passar a tecnologia que quiser sem pedir autorização do Departamento de Estado dos EUA.

Abraços




Alberto -
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18523 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Set 18, 2009 7:33 pm

PRick escreveu:
Santiago escreveu: -----------------------------

Que é isso Douglas! Na França quem manda é o Imperador Sarkozy I. Ele é a lei e os regulamentos.
Esse negócio de lei e regulamentos que funcionam só se aplica aos EUA.

[]s
Vocês parecem estar querendo distorcer os fatos de modo proposital, não estamos falando em receber diretamente a tecnologia, o que existe é a proibição do repasse a terceiros, assim, a tecnologia dos EUA que está no Gripen, em relação ao Brasil, somos terceiros. Esse é o primeiro ponto, no caso da França e dos EUA, receberemos a tecnologia da fonte.

A segunda diferença está nas políticas e na legislação da França e dos EUA, todos sabem que os EUA tem a política mais restritiva no que tange ao repasse de tecnologia. É certo que todos os países protegem sua tecnologia, por isso mesmo, celebramos um Tratado e uma séria de Acordos com a França, e ainda estamos fechando um amplo pacote, por ser a melhor e mais completa maneira de receber tecnologia. Assim, não se trata de saber ser haverá repasse ou não, nem podemos aplicar a lógica do tudo ou nada. Parece claro que nesta área os EUA são os piores, e os franceses foram o que mais tinham para oferecer, e ofereceram. Repito, ninguém é santo ou bonzinho, é questão de necessidade, legislação, competência(pode de tomar a decisão) e história. Tudo isso redunda em graus de dificuldade e restrições para obter o repasse de tecnologia.

Para quem duvida da disposição dos franceses temos 02 contratos assinados agora para comprovar, vamos receber deles, coisas que nem os Russos se dispuseram, já os EUA? Nem propostas apresentaram... 8-] 8-]

[]´s
Exatamente, distorceram o que eu escrevi.
Colocam aqui que o Rafale usa uma rebimboca de um, outra de outro, mas o fato é que está livre de pedir benção.

[]'s




Editado pela última vez por AlbertoRJ em Sex Set 18, 2009 9:07 pm, em um total de 1 vez.
Alberto -
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18524 Mensagem por orestespf » Sex Set 18, 2009 7:35 pm

Bender escreveu:Já que voce colocou esse mesmo post 3 vezes :? vou colocar um 10 vezes 8-] :twisted:

Primeira...

Jobim ironiza proposta de venda de caças suecos

JB Online


RIO - Em solenidade na Praia Vermelha, onde foi assistir à cerimônia de lançamento da Quinta Edição dos Jogos Mundiais Militares - Os jogos da Paz -o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ironizou a suposta proposta sueca para vender aviões caça para o Brasil em que dois deles teriam sido oferecidos pelo preço de um. De acordo com Jobim, ele não recebeu qualquer proposta.

- É que nem promoção de refrigerante: compre uma cerveja e leve quatro guaranás - ironizou

A suposta proposta foi divulgada ontem, mas Jobim negou ter ouvido qualquer fato sobre o assunto e voltou a dizer que a decisão é das Forças Armadas. Após esta etapa, a autorização final para a compra será da presidência da República. O presidente Lula já anunciou a compra dos caças do governo francês - uma decisão política - por ter recebido a promessa de total transferência de tecnologia por parte dos franceses, além da garantia de poder vender para o mercado da América Latina.

- Ainda não recebi nenhuma proposta - concluiu. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Sds. :twisted:
E chamou de reportagem as declarações marketeiras da Embaixada da Suécia/ SAAB. :? :? :?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18525 Mensagem por WalterGaudério » Sex Set 18, 2009 7:41 pm

orestespf escreveu:
Bender escreveu:Já que voce colocou esse mesmo post 3 vezes :? vou colocar um 10 vezes 8-] :twisted:

Primeira...

Jobim ironiza proposta de venda de caças suecos

JB Online


RIO - Em solenidade na Praia Vermelha, onde foi assistir à cerimônia de lançamento da Quinta Edição dos Jogos Mundiais Militares - Os jogos da Paz -o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ironizou a suposta proposta sueca para vender aviões caça para o Brasil em que dois deles teriam sido oferecidos pelo preço de um. De acordo com Jobim, ele não recebeu qualquer proposta.

- É que nem promoção de refrigerante: compre uma cerveja e leve quatro guaranás - ironizou

A suposta proposta foi divulgada ontem, mas Jobim negou ter ouvido qualquer fato sobre o assunto e voltou a dizer que a decisão é das Forças Armadas. Após esta etapa, a autorização final para a compra será da presidência da República. O presidente Lula já anunciou a compra dos caças do governo francês - uma decisão política - por ter recebido a promessa de total transferência de tecnologia por parte dos franceses, além da garantia de poder vender para o mercado da América Latina.

- Ainda não recebi nenhuma proposta - concluiu. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Sds. :twisted:
E chamou de reportagem as declarações marketeiras da Embaixada da Suécia/ SAAB. :? :? :?
Mas professor, a coisa é a seguinte :wink: ..., tem que botar preto no Branco. Se não tiver no papel, não vai não!!!

Os suecos poderiam ter pedido consultoria aos russos... [003] [003] [003] [003] [003]




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