TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81526 Mensagem por Bolovo » Sex Fev 23, 2018 2:46 pm

silverstone2 escreveu:
Bolovo escreveu:Kirk, eu não acredito em Deus, mas você acredita. Ele tá vendo o que você está escrevendo, heim. Postei uma matéria sobre o Gripen, com minha opinião abaixo. Em seguida o Túlio respondeu e eu repliquei. Do nada você veste a carapuça (é incrível, parece ser crime ter UMA só opinião contrária ao Gripen), e me escreve sobre "banheira russa que solta pecinha" (tipo, pra que??? pra provocar!!) e depois fala que eu estou chorando pra moderação e sou eu que não acrescenta. Vai a merda, meu caro. Como eu disse, o fórum é público, todo mundo pode ler e tirar suas conclusões. Eu recomendo que você pergunte as pessoas, vai lá, abra uma enquete no gerais perguntando quem tem razão, o comunista aqui que nunca está errado ou você.
triste sua situação !!
sem lenço nem documento, defendendo montes de m... sem argumento que se sustente.
com criminoso no avatar , ainda por cima...
Obrigado pelas palavras de apoio.
[009]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81527 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 23, 2018 2:49 pm

Bolovo escreveu:A discussão toda é porque o Gripen é o escolhido, o único caça do Brasil pelos próximos 100 anos, mas é proibido existir uma critica que seja.
Isso é imperdoável, como alguém pode ousar decisão tão sabia, sendo passível de punição (500 chibatadas).
Somente podemos tecer elogios ufanistas e vazios sobre o nosso novo caça. Eu já entendi a regra. Três salves ao caça sueco!
Urra! Urra! Urra!
Desculpa Bolovo, mas, onde está escrito aqui que é proibido criticar o Gripen? Sério isso?
For assim melhor fechar o tópico, porque nem eu que sempre defendi o caça sueco desde o FX-1 não venho mais aqui.
O que não é razoável, me parece, é ver as mesmas críticas de sempre sendo repetidas, como se o projeto simplesmente não estivesse andando, ou que qualquer avanço nele fosse motivo para somente mais uma crítica.
Críticas são sempre bem vindas, e necessárias até, mas desde que com um mínimo de fundamento e razoabilidade.
Criticar o Gripen E com bases em argumento que, ou já foram explicados, ou retificados pelo avanço do projeto, não é cabível. Fica parecendo jogo de torcida. Isso não ajuda o debate.
Não estou dizendo que você esteja fazendo isso, mas sempre que esse tópico volta a baila com alguma informação sobre o projeto, invariavelmente acaba neste tipo de discussão de torcida entre quem gosta e quem não gosta dele.
A esta altura, penso eu aqui com os meus botões, deveríamos estar gastando tempo e tutano debatendo sobre os prós e contras do caça em relação a nova organização da FAB, seus sistemas de armas, a logística de suporte e apoio, a participação da industria nacional, P&D decorrente do projeto, e por vai.
Mas o pessoal aqui parece mesmo gostar é de ficar nessa lenga-lenga de que o Brasil merecia coisa melhor... :roll:
Quem sabe se um dia tivermos o azar de a desgraça vier bater a nossa porta um dia e ainda estejamos vivos para debater o assunto, possamos verificar in loco o quão isso pode ser verdade ou não.
E da pior maneira possível. :(

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81528 Mensagem por Tikuna » Sáb Fev 24, 2018 12:08 am

FCarvalho escreveu: O Mirage III já era antigo quando chegou aqui em 1972 Tikuna,
Como que um caça que voou 10 anos antes já era obsoleto, caro amigo?

Sendo assim, Rafale, F-18, F-22, F-35 e etc são antigos e dignos de substituição.




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81529 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 24, 2018 11:25 am

Tikuna escreveu:
FCarvalho escreveu: O Mirage III já era antigo quando chegou aqui em 1972 Tikuna,
Como que um caça que voou 10 anos antes já era obsoleto, caro amigo?
Sendo assim, Rafale, F-18, F-22, F-35 e etc são antigos e dignos de substituição.
Tikuna, até o advento dos caças de terceira geração, tudo que voava e atirava antes disso era feito para durar apenas uma década, ou pouco mais que isso.
Tanto é assim que se olhares a história dos caças nascidos entre os anos de 50 e 60 verás que a maioria deles não sobreviveu muito tempo depois de completados seus 10 anos de serviço em seus países de origem. Ficou para quem não tinha as condições econômicas de desenvolver seus próprios caças, como nós.
Isso de caça voar 20,30 anos é algo muito recente, coisa dos anos 80's pra cá.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Mensagens: 636
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 11:46 am
Localização: Anápolis - GO
Agradeceram: 197 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81530 Mensagem por Juliano Lisboa » Sáb Fev 24, 2018 11:32 am

Juliano Lisboa escreveu:Vou abrir meu coração kkkkkkkkk (viadagem), e antes que me acusem, vi o Su-35 aqui em Anápolis era muito fã dele, depois de vários argumentos torci muito pelo Rafale, e depois da seleção do Gripen fui atrás pra entender os motivos que levaram a FAB escolher ele e hoje como não tenho opção de escolha, sou favorável a ele.

Mas vamos lá, não sei se é preguiça mesmo ou se é implicância, eu postei um vídeo a uns dias atrás sobre o Gripen, nele o Brigadeiro Bonoto e Crepaldi foram bem claros a muitas coisas que postam aqui. Peço mesmo que assistam.

1- TOT: Segundo os brigadeiros, a lei 8666, não determina que o TOT tem que ser exclusivo para empresas Brasileiras, mas sim que estejam no Brasil, se não tem ninguém que tenha capacidade ou demanda pra isso, vamos fazer o que? O Crepaldi ainda fala que o TOT não é pra montagem, isso já sabem fazer, não é pra apertar parafuso (uma clara alusão ao fórum, ou ele lê aqui ou alguém informa ele o que se comenta aqui), isso eles já sabem, não é pra aprender a fazer o parafuso, isso já sabem. O TOT é pra 60 áreas sensíveis, definidas pela FAB e EMPRESAS, do que eles não sabem fazer. Em certo momento ele diz que pra ser viável uma empresa precisa por exemplo dar a manutenção em 20 radares por mês ou ano, se a FAB mandar 01, a empresa quebra e já era TOT. Então essa conversa de temos que fazer isso, não só apertar parafuso depende quem quer fazer. Segundo eles o contrato tem 1.300 páginas, o contrato de TOT 2.800 e o relatório geral 40.000. Não deixaram nada para trás.

2- Poder aéreo da FAB: Em outro momento senão me engano Brig. Bonoto diz que a FAB tinha que ser mais egoísta, pensar nela e não no Brasil como faz, e isso tem duas implicações.
Primeiro: Seria muito mais fácil pra FAB segundo ele, comprar qualquer aeronave de prateleira e voar o estado de arte do que pensar no desenvolvimento nacional, ele cita o AMX, poderiam ter 3 esquadrões de F-16 aqui, mas não teríamos a Embraer como é hoje, por causa do 145. E antes que falem a mais a EMBRAER é privada e não ta nem aí pro Brasil, pensem na cadeia de empregos diretos e indiretos que ela causa, pensem nos impostos, pensem na formação intelectual das pessoas, tudo isso ajuda o Brasil a crescer.
Segundo: Ela compra o que ela pode e consegue manter, não adianta ter o x-wing e ele ficar no chão, tem que se pensar na aquisição, manutenção, reposição, armamento, disponibilidade,etc.
Terceiro: ele diz que o governo Federal não tem um projeto de estado e sim de governo a governo, e que nos 21 meses que ficou no COPAC, teve 4 ministros da Defesa. A FAB faz esse papel que seria do Ministério do desenvolvimento ou Tecnologia se ninguém faz ela se sente obrigada a fazer em prol do Brasil.

3- Fabricação do Gripen: todo mundo já sabe, 8 Gripens feitos em conjunto, 15 só por Brasileiros, o que eu não sabia é que todos os 36 vão ser finalizados aqui no Brasil pela EMBRAER. Sobre as vendas, America do Sul Brasil vende, Europa Saab vende, resto do mundo, quem tiver mais afinidade com o país vende. Sobre o WAD, segundo o video todos os Gripens vendidos com exceção dos suecos terão a tela WAD do padrão brasileiro.

Então amigos o que penso é, tem aviões melhores sim, mas confio na FAB, foram mais 60 mestres e doutores em aviação, segundo o Crepaldi, que escolheram o Gripen como o melhor custo-benefício, quem sou eu pra discordar, não sou eu que vou colocar minha vida em risco dentro desses aviões.
E outra, a FAB não ta nem aí pro que a gente pensa... decisão tomada, basta agora aceitarmos e tentar ver vantagens dessa escolha.

Espero que entendam meu ponto de vista.

Abraços,

Juliano Lisboa

Obrigado pela atenção a minha postagem, um dia quem sabe entro na panela.




Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81531 Mensagem por EDSON » Sáb Fev 24, 2018 12:19 pm

Juliano Lisboa escreveu:
Juliano Lisboa escreveu:Vou abrir meu coração kkkkkkkkk (viadagem), e antes que me acusem, vi o Su-35 aqui em Anápolis era muito fã dele, depois de vários argumentos torci muito pelo Rafale, e depois da seleção do Gripen fui atrás pra entender os motivos que levaram a FAB escolher ele e hoje como não tenho opção de escolha, sou favorável a ele.

Mas vamos lá, não sei se é preguiça mesmo ou se é implicância, eu postei um vídeo a uns dias atrás sobre o Gripen, nele o Brigadeiro Bonoto e Crepaldi foram bem claros a muitas coisas que postam aqui. Peço mesmo que assistam.

1- TOT: Segundo os brigadeiros, a lei 8666, não determina que o TOT tem que ser exclusivo para empresas Brasileiras, mas sim que estejam no Brasil, se não tem ninguém que tenha capacidade ou demanda pra isso, vamos fazer o que? O Crepaldi ainda fala que o TOT não é pra montagem, isso já sabem fazer, não é pra apertar parafuso (uma clara alusão ao fórum, ou ele lê aqui ou alguém informa ele o que se comenta aqui), isso eles já sabem, não é pra aprender a fazer o parafuso, isso já sabem. O TOT é pra 60 áreas sensíveis, definidas pela FAB e EMPRESAS, do que eles não sabem fazer. Em certo momento ele diz que pra ser viável uma empresa precisa por exemplo dar a manutenção em 20 radares por mês ou ano, se a FAB mandar 01, a empresa quebra e já era TOT. Então essa conversa de temos que fazer isso, não só apertar parafuso depende quem quer fazer. Segundo eles o contrato tem 1.300 páginas, o contrato de TOT 2.800 e o relatório geral 40.000. Não deixaram nada para trás.

2- Poder aéreo da FAB: Em outro momento senão me engano Brig. Bonoto diz que a FAB tinha que ser mais egoísta, pensar nela e não no Brasil como faz, e isso tem duas implicações.
Primeiro: Seria muito mais fácil pra FAB segundo ele, comprar qualquer aeronave de prateleira e voar o estado de arte do que pensar no desenvolvimento nacional, ele cita o AMX, poderiam ter 3 esquadrões de F-16 aqui, mas não teríamos a Embraer como é hoje, por causa do 145. E antes que falem a mais a EMBRAER é privada e não ta nem aí pro Brasil, pensem na cadeia de empregos diretos e indiretos que ela causa, pensem nos impostos, pensem na formação intelectual das pessoas, tudo isso ajuda o Brasil a crescer.
Segundo: Ela compra o que ela pode e consegue manter, não adianta ter o x-wing e ele ficar no chão, tem que se pensar na aquisição, manutenção, reposição, armamento, disponibilidade,etc.
Terceiro: ele diz que o governo Federal não tem um projeto de estado e sim de governo a governo, e que nos 21 meses que ficou no COPAC, teve 4 ministros da Defesa. A FAB faz esse papel que seria do Ministério do desenvolvimento ou Tecnologia se ninguém faz ela se sente obrigada a fazer em prol do Brasil.

3- Fabricação do Gripen: todo mundo já sabe, 8 Gripens feitos em conjunto, 15 só por Brasileiros, o que eu não sabia é que todos os 36 vão ser finalizados aqui no Brasil pela EMBRAER. Sobre as vendas, America do Sul Brasil vende, Europa Saab vende, resto do mundo, quem tiver mais afinidade com o país vende. Sobre o WAD, segundo o video todos os Gripens vendidos com exceção dos suecos terão a tela WAD do padrão brasileiro.

Então amigos o que penso é, tem aviões melhores sim, mas confio na FAB, foram mais 60 mestres e doutores em aviação, segundo o Crepaldi, que escolheram o Gripen como o melhor custo-benefício, quem sou eu pra discordar, não sou eu que vou colocar minha vida em risco dentro desses aviões.
E outra, a FAB não ta nem aí pro que a gente pensa... decisão tomada, basta agora aceitarmos e tentar ver vantagens dessa escolha.

Espero que entendam meu ponto de vista.

Abraços,

Juliano Lisboa

Obrigado pela atenção a minha postagem, um dia quem sabe entro na panela.
A maioria leu sua postagem. Quer que contra argumente o que escreveu?




Avatar do usuário
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Mensagens: 636
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 11:46 am
Localização: Anápolis - GO
Agradeceram: 197 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81532 Mensagem por Juliano Lisboa » Sáb Fev 24, 2018 2:58 pm

Aqui é um fórum de discussão não é. Manda ver.




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81533 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Fev 24, 2018 6:59 pm

Juliano Lisboa escreveu:Aqui é um fórum de discussão não é. Manda ver.
Eu li seu post, pessoalmente já cansei de escrever sobre isso, quem sabe depois.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81534 Mensagem por EDSON » Sáb Fev 24, 2018 10:10 pm

Juliano Lisboa escreveu:Aqui é um fórum de discussão não é. Manda ver.
O problema é que o assunto que você colocou já foi saturado nosso Gripen NG só pode ser contestado depois que vier a ser Full operacional. O que você escreveu como um todo não tem conta argumentação.




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81535 Mensagem por kirk » Dom Fev 25, 2018 12:45 am

Desculpe, agora que vi sua resposta
Tikuna escreveu:
Prezado:

Dizer que algo é melhor, como foi no caso do F-22, F-35, e inúmeros outros que apresentam novas tecnologias não valem no nosso contexto.

Apresentar aeronaves monomotoras num mundo onde as grandes potências apresentam sua ponta de lança os bimotores grandes (porque são sim grandes, a maioria não em metros como você faz questão de comparar, mas em envergadura, capacidade de armamento e sistemas (radares traseiros por exemplo). O peso do Gripe pode ser levado por um SU-35.

Você acha mesmo que a assinatura térmica é levada em conta quando se consegue detectar um alvo a 400 km? se o Meteor por exemplo é lançado a 100? E o Skyward-G IRST? qual o alcance efetivo?

É o mesmo problema das nossas fragatas onde você pode detectar o inimigo mas só pode abater o míssil dela a 20km.
Bom dia!

Devo discordar de sua primeira frase, o Gripen E embarca aviônica de 5ªG, inclusive algumas das capacidades "planejadas" para o F-35 principalmente no tocante a consciência situacional, na fusão de dados e sobretudo nas capacidades de troca de dados via D-link para operações NCW, essas capacidades já são realidade no Gripen E, embora o F-35 seja muito superior em furtividade, o Gripen é superior nessa outras questões.

http://aviationweek.com/awin/new-gripen ... capability
http://www.gripenblogs.com/Lists/Posts/Post.aspx?ID=11
http://aviationweek.com/awin/gripen-sen ... erformance

O peso do Gripen pode ser levado também por um rafale e qual a vantagem disso ??? ... uma maior envergadura, idem ... que implicação tem isso no combate ? ... se disser que o Gripen tem menor capacidade de carga eu CONCORDO, mas isso não compromete sua principal finalidade, sua principal MISSÃO ou seja, ser um vetor de DEFESA AÉREA ... negar nosso espaço aéreo de um agressor, um caça é bom ou ruim, adequado ou não, conforme a FINALIDADE alvo de sua aquisição.

https://s27.postimg.org/ye704pe1v/Declara_es_Pres_da_COPAC_sobre_Gripen_NG_001.jpg

Em que pese as desvantagens de um caça grande, bi-motor, que são inúmeras conforme já abordei, além do custo de aquisição e operação, eles tem uma única vantagem carregar mais bombas, pra que serve essa vantagem ??? para uma operação de ataque, depois de dizimada as defesas antiaéreas do inimigo, mais nenhuma, esse é o objetivo do caça da FAB ??? é o objetivo do FX-2, projeção de poder ??? ... não.

Assim o Gripen E como um COMPONENTE de nosso SISTEMA DE DEFESA, em quantidades adequadas, interligado com todo o sistema AEW&C, reabastacedores (KC-390), ELINT, e via satélite com navios, submarinos, forças antiaéreas terrestres SISDABRA, CINDACTA terá capacidade de negar nosso espaço aéreo a QUALQUER agressor, mesmo com aeronaves furtivas ... e nehuma outra escolha ou avião cumpriria tão bem essa missão.

Quando estamos debatendo nesse nível, fica difícil acreditar que alguém ainda aborde essa fantasia russa de radar de 400km, fica parecendo que um SU-35 detecta tudo a sua frente, na vastidão do céu, ou seja que ele "varre o céu" a 400km monitorando TUDO a sua frente, quando isso vem daqueles alopradinhos eu nem respondo, mas é de alguém do teu nível, surpreende, pois, você sabe tão bem quanto eu que para detecção a 400 km de um radar embarcado o feixe eletromagnético tem que estar todo CONCENTRADO em um único ponto do espaço e coincidentemente o "alvo" tem obrigatoriamente estar naquele ponto, bem como, o alvo tem que ser grande, bem grande ...

http://www.microwavejournal.com/legacy_ ... M39T01.gif

O outro lado da moeda de um radar com essas características é que para tal performance é necessário uma enorme emissão de energia eletromagnética o que o torna vulnerável, pois será facilmente detectado pelos sensores Radar Warning Receiver (RWR), Intelligence, Surveillance and reconnaissance (ISR) and Electronic Countermeasure (ECM) do Gripen E com uma cobertura de 360º :

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2018/02/Gripen-EW-1024x576.jpg

Não podemos esquecer que os radares do SU-35 é de uma geração já em muito superada tecnologicamente falando é um PESA, mesmo o pior radar com antenas AESA como o da Thales por exemplo, é muito superior a qualquer PESA ... outra fantasia são os mísseis, não há NADA no arsenal russo que pelo menos chegue perto do Meteor, em todos os aspectos, tecnologia, datalink, alcance, detecção, NEZ ... o Meteor hoje está no TOPO das capacidades de misses ar-ar.

Finalmente o alcance dos sensores IR é compatível com o alcance do radar e consegue travar e identificar alvos em ambiente BVR e diferentemente do que disse deve sim ser levado em conta.

http://aviationweek.com/awin/gripen-sen ... erformance

Veja a grande emissão de caças bimotores de grande porte, a partir 3:30min :


Tikuna escreveu:Alguém aqui leu o relatório do COPAC onde diz que a transferência deles é maior ou está se baseando em dados jogados pelos brigadeiros, imprensa e etc? porque pelo que eu sei o controle acionário da empresa que produzirá as peças em São Bernardo do Campo (o lobista de lá recebeu bem, como diz o velho juarez e é a única coisa que concordo com ele) é da própria saab. Que transferência há na montagem da aeronave em GPX? E porque não serem produzidos pela própria EMB e sim por uma terceirizada? A Embraer aprende a montar aeronaves monomotoras? Já não aprendeu com o AMX? Não aprendeu com seu jatos comerciais muito maiores? Com todos esses desenvolvimentos ela depende da saab, se por exemplo, ajudou a Boeing a produzir seu WAD?

Não há mensuração em quanto a Embraer adquiriu em conhecimento nessas décadas. Em Hardware e software.

Os demais produtos (radar, Iris-T e etc) vêm com ToT? obvio que não né?


Produzir fuselagem é bem fácil. Sistemas de controle da aeronave idem. Mas e aqueles específicos? Vamos passar longe.


P.S.: e dar carteirada (na assinatura principalmente, como você sugeriu) = Não.

Saudações
Ninguém aqui tem interesse em montagem e fabricação de fuselagem, como bem identificou o Juliano Lisboa "bem elucidativo, no minuto 52:20" sobre transferência de tecnologia:




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81536 Mensagem por kirk » Dom Fev 25, 2018 1:04 am

Juliano Lisboa escreveu:
Juliano Lisboa escreveu:Vou abrir meu coração kkkkkkkkk (viadagem), e antes que me acusem, vi o Su-35 aqui em Anápolis era muito fã dele, depois de vários argumentos torci muito pelo Rafale, e depois da seleção do Gripen fui atrás pra entender os motivos que levaram a FAB escolher ele e hoje como não tenho opção de escolha, sou favorável a ele.

Mas vamos lá, não sei se é preguiça mesmo ou se é implicância, eu postei um vídeo a uns dias atrás sobre o Gripen, nele o Brigadeiro Bonoto e Crepaldi foram bem claros a muitas coisas que postam aqui. Peço mesmo que assistam.

1- TOT: Segundo os brigadeiros, a lei 8666, não determina que o TOT tem que ser exclusivo para empresas Brasileiras, mas sim que estejam no Brasil, se não tem ninguém que tenha capacidade ou demanda pra isso, vamos fazer o que? O Crepaldi ainda fala que o TOT não é pra montagem, isso já sabem fazer, não é pra apertar parafuso (uma clara alusão ao fórum, ou ele lê aqui ou alguém informa ele o que se comenta aqui), isso eles já sabem, não é pra aprender a fazer o parafuso, isso já sabem. O TOT é pra 60 áreas sensíveis, definidas pela FAB e EMPRESAS, do que eles não sabem fazer. Em certo momento ele diz que pra ser viável uma empresa precisa por exemplo dar a manutenção em 20 radares por mês ou ano, se a FAB mandar 01, a empresa quebra e já era TOT. Então essa conversa de temos que fazer isso, não só apertar parafuso depende quem quer fazer. Segundo eles o contrato tem 1.300 páginas, o contrato de TOT 2.800 e o relatório geral 40.000. Não deixaram nada para trás.

2- Poder aéreo da FAB: Em outro momento senão me engano Brig. Bonoto diz que a FAB tinha que ser mais egoísta, pensar nela e não no Brasil como faz, e isso tem duas implicações.
Primeiro: Seria muito mais fácil pra FAB segundo ele, comprar qualquer aeronave de prateleira e voar o estado de arte do que pensar no desenvolvimento nacional, ele cita o AMX, poderiam ter 3 esquadrões de F-16 aqui, mas não teríamos a Embraer como é hoje, por causa do 145. E antes que falem a mais a EMBRAER é privada e não ta nem aí pro Brasil, pensem na cadeia de empregos diretos e indiretos que ela causa, pensem nos impostos, pensem na formação intelectual das pessoas, tudo isso ajuda o Brasil a crescer.
Segundo: Ela compra o que ela pode e consegue manter, não adianta ter o x-wing e ele ficar no chão, tem que se pensar na aquisição, manutenção, reposição, armamento, disponibilidade,etc.
Terceiro: ele diz que o governo Federal não tem um projeto de estado e sim de governo a governo, e que nos 21 meses que ficou no COPAC, teve 4 ministros da Defesa. A FAB faz esse papel que seria do Ministério do desenvolvimento ou Tecnologia se ninguém faz ela se sente obrigada a fazer em prol do Brasil.

3- Fabricação do Gripen: todo mundo já sabe, 8 Gripens feitos em conjunto, 15 só por Brasileiros, o que eu não sabia é que todos os 36 vão ser finalizados aqui no Brasil pela EMBRAER. Sobre as vendas, America do Sul Brasil vende, Europa Saab vende, resto do mundo, quem tiver mais afinidade com o país vende. Sobre o WAD, segundo o video todos os Gripens vendidos com exceção dos suecos terão a tela WAD do padrão brasileiro.

Então amigos o que penso é, tem aviões melhores sim, mas confio na FAB, foram mais 60 mestres e doutores em aviação, segundo o Crepaldi, que escolheram o Gripen como o melhor custo-benefício, quem sou eu pra discordar, não sou eu que vou colocar minha vida em risco dentro desses aviões.
E outra, a FAB não ta nem aí pro que a gente pensa... decisão tomada, basta agora aceitarmos e tentar ver vantagens dessa escolha.

Espero que entendam meu ponto de vista.

Abraços,

Juliano Lisboa

Obrigado pela atenção a minha postagem, um dia quem sabe entro na panela.
Bom dia Juliano,

O que você disse é bem embaraçoso para os detratores do Gripen, resumindo você perguntou se tais são mais capazes ou habilitados do que "mais 60 mestres e doutores em aviação" citados pelo Crepaldi ... vão te responder o que ??? ... vão fingir que não leram ... :D

Basicamente todos sabemos disso, sem dúvida a FAB fez a melhor escolha não somente para o nosso Sistema de Defesa Aérea, para a nossa indústria, e para o nosso País ... sem dúvida o melhor custo benefício ... considerando capacidade, ToT e custo de aquisição e operação.

E é bom que se diga, por haver co-desenvolvimento e co-fabricação significa que parte dos recursos em futuras aquisições de novas tranches permanecem no Brasil, com geração de empregos e P&D ... assim como por ser o menor custo de operação permite melhor treinamento e melhor desenvolvimento de doutrina ... além da inegável e de suma importância AUTONOMIA de manutenção.




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81537 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 25, 2018 12:03 pm

O que a FAB está investindo no Gripen E não é apenas na sua capacitação operacional, mas na capacitação do país de no futuro oferecer a sua força aérea os insumos necessários a sua operacionalidade e a construção de um poder aéreo de acordo com as suas estatura estratégica na região e no mundo.

Horas, este é o tipo de pensamento que por aqui só aparece nos noticiários e na mídia em geral a cada 4 anos com se tem eleições e do nada a defesa, e os projetos das ffaa's, começam a ser percebidos pelo populacho em geral, além dos políticos obviamente.

Não se pode depender disso se quisermos obter uma força aérea que realmente tenha condições reais de cumprir com todos os papeis que a constituição lhes abona.

Aliás, se a FAB for depender da sociedade e do Estado brasileiro para qualquer coisa, seria melhor fechar todos os esquadrões de caça e alugar o resto para a ECT.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 35910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3113 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81538 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 25, 2018 12:09 pm

há sim, pode parecer piração, mas, para a FAB o Gripen E é só o primeiro passo para isso aqui:

https://www.ainonline.com/sites/default/files/styles/ain30_fullwidth_large_2x/public/uploads/2013/06/5turkey_idef.jpg?itok=nrQ0-YvJ&timestamp=1368804225

Embora a nossa realidade diga o contrário, a FAB que é uma instituição perene do Estado, costuma pensar bem mais a frente da miopia nacional tupiniquim.

Neste sentido, independente de nossas opiniões aqui e de outrem lá fora, os objetivos da força são tratados tendo em mente os interesses do país, mesmo a FAB não sendo a mais perfeita das instituições do Estado brasileiro.

Mas é com seus erros e acertos que ela vai construindo o seu caminho, e dando ao país uma capacidade que ele nunca pensou em ter, ou se quer sabia que precisava.

Este é o papel das ffaa's... instituições do Estado, e não de governos ou deste ou aquele ten-brig da hora.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81539 Mensagem por kirk » Dom Fev 25, 2018 12:48 pm

FCarvalho escreveu:há sim, pode parecer piração, mas, para a FAB o Gripen E é só o primeiro passo para isso aqui:

https://www.ainonline.com/sites/default/files/styles/ain30_fullwidth_large_2x/public/uploads/2013/06/5turkey_idef.jpg?itok=nrQ0-YvJ&timestamp=1368804225

Embora a nossa realidade diga o contrário, a FAB que é uma instituição perene do Estado, costuma pensar bem mais a frente da miopia nacional tupiniquim.

Neste sentido, independente de nossas opiniões aqui e de outrem lá fora, os objetivos da força são tratados tendo em mente os interesses do país, mesmo a FAB não sendo a mais perfeita das instituições do Estado brasileiro.

Mas é com seus erros e acertos que ela vai construindo o seu caminho, e dando ao país uma capacidade que ele nunca pensou em ter, ou se quer sabia que precisava.

Este é o papel das ffaa's... instituições do Estado, e não de governos ou deste ou aquele ten-brig da hora.


abs.
FCarvalho escreveu:O que a FAB está investindo no Gripen E não é apenas na sua capacitação operacional, mas na capacitação do país de no futuro oferecer a sua força aérea os insumos necessários a sua operacionalidade e a construção de um poder aéreo de acordo com as suas estatura estratégica na região e no mundo.

Horas, este é o tipo de pensamento que por aqui só aparece nos noticiários e na mídia em geral a cada 4 anos com se tem eleições e do nada a defesa, e os projetos das ffaa's, começam a ser percebidos pelo populacho em geral, além dos políticos obviamente.

Não se pode depender disso se quisermos obter uma força aérea que realmente tenha condições reais de cumprir com todos os papeis que a constituição lhes abona.

Aliás, se a FAB for depender da sociedade e do Estado brasileiro para qualquer coisa, seria melhor fechar todos os esquadrões de caça e alugar o resto para a ECT.

abs.
[009]




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81540 Mensagem por kirk » Dom Fev 25, 2018 8:10 pm





[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Responder